Quota de mercado do Chrome atingiu os 20%
Todo o empenho que a Google tem aplicado na construção de um browser que seja verdadeiramente universal e que agrade a todo os utilizadores tem surtido efeito. Muito utilizadores têm mudado para o Chrome por problemas nos seus browsers preferidos ou porque testaram o browser da Google e ficaram convencidos.
O Chrome é sem dúvida nenhuma um browser capaz de competir com a concorrência mais directa e será dentro de muito pouco tempo o brower mais usado na Internet, segundo muitos especialistas. A sua quota de mercado tem vindo lentamente a crescer e é já expressiva, face aos concorrentes. Os 20% que já apresenta são sinónimo de crescimento sustentado e um alerta para os demais browsers.
Os números apresentados são originários da StatCounter e mostram uma coisa óbvia. Todo o esforço que a Google tem colocado no Chrome tem compensado e isso reflecte-se nos números que apresentados e no crescimento do Chrome como browser de eleição por muitos internautas. Não é também alheio a este facto a muita publicidade que tem sido feita pela Google.
O próximo alvo que a Google vai perseguir é o Firefox. Os 29.95% de quota que tem são apetecíveis e passar um dos ditos grandes seria uma grande vitória para a Google. O objectivo IE, que apresenta 41,85%, está muito longe e provavelmente nunca será atingido. O facto de vir pré instalado com o Windows torna-o uma meta muito difícil de atingir. A subida do Chrome tem sido gradual, mas sustentada.
Os dados referentes ao nosso país diferem um pouco da realidade que se verifica a nível global e o Chrome passou a marca dos 20% já há algum tempo. Está agora com uns 22,03%, muito perto de apanhar o Firefox, que conta com 24,58%. O IE continua a sua caminhada solitária, com 48,2%.
Naturalmente que os dados apresentados variam com o tempo e os resultados vão com certeza variar nos próximos tempos.
No entanto espera-se um novo empurrão no Chrome caso se verifiquem os rumores da disponibilização do Chrome OS nos próximos dias. Aí a Google poderá competir em igualdade com a Microsoft ao ter o seu browser já pré instalado num sistema operativo que irá com certeza ser testado e usado por muitos.
Surpreende-vos os números apresentados para o nosso país ou a nível global?
Qual a vossa preferência quando o assunto são browsers?
Deixem nos comentários as vossas opiniões.
Homepage: StatCounter
Este artigo tem mais de um ano
Sem dúvida que o chrome irá ultrapassar o firefox…
Usava o Firefox há já 6 anos, mas ultimamente e principalmente com a nova versão 4.0, este perdeu muita performance.
Mudei a semana passada para o Chrome, que me tem surpreendido pela simplicidade e velocidade.
A nível de addons que era aquilo que me prendia mais ao Firefox, consegui encontrar quase todos para o Chrome e até alguns muito melhores.
Estou satisfeito com a migração de browser.
Também migrei mas já foi na versão 3.3 (ou algo parecido). Na altura andava descontente com o desempenho do firefox e não era grande utilizador de addons, simplesmente mudei. Desde aí só tenho sido feliz, e para mim a features chave do Chrome é a sincronização, no trabalho, em casa sempre tudo sincronizado.
Gosto da versão 4 do FF mas não largo o Chrome. O Chrome para mim traz mais inovação mais que o Firefox.
chrome = simplicidade + segurança + velocidade
^_^’
Bom dia,
O Chrome só tem a popularidade que tem por ser da google.
O Opera é melhor do que o chrome e quase não tem mercado.
Se o Opera fosse da google era o browser mais usado do mundo
Cumprimentos
César Oliveira
Concordo com sua análise, mas aí temos uma pescadinha de rabo na boca: O Chrome tem sucesso porque é do Google ou o Google tem condições de fazer um browser mais funcional porque domina o mercado? É como dizer que o Messi ou o Cristiano são bons porque jogam nas melhores equipas. Se eles são os melhores obviamente devem jogar nas melhores equipas. Sou usuário do Chrome e eventualmente do FF. O IE ainda não foi completamente esquecido pois alguns sites insistem em funcionar apenas com esse browser.
Concordo. O opera é o meu browser favorito há já alguns anos, e também sincroniza facilmente vários o opera instalado em vários computadores e até mesmo com a versão mobile.
o opera é de facto muito melhor que o Chrome. O problema é que a maior parte da malta nem sequer instala para perceber do que se está a falar.
Quando ao Chrome não obrigado. Já tive más experiencias com ele. O FF nao me parece.
Podes Partilhar os problemas do Chrome?
já tive a testar o opera e aquilo tem uma performance um bocadinho abaixo do google chrome.
E o facto de o site da google apresentar um link para fazer download do chrome aquando se utiliza o IE.
Concordo 😀 a 0% -.-
Usa antes de falar, e sim antes que mandem bocas, já usei o Opera, e está lá em baixo por algum motivo é, agora abram os olhos.
Se fosse pelo o nome, o Firefox não estava onde está agora.
Tudo dito.
Podes fundamentar, por favor?
Hoje em dia, não é obscenidade nenhuma dizer que o Chrome irá ultrapassar (ainda este ano) a quota de mercado do Firefox, mas quando o escrevi em 2009, há dois anos e pouco… quase caiu o Carmo e a Trindade: 😀
https://pplware.sapo.pt/informacao/chrome-plug-ins-o-principio-do-fim-do-firefox/
A verdade estava já à frente dos olhos: a sustentabilidade do Firefox era a Google. Depois de criado o Chrome, era óbvio, que todos os recursos (financeiros e publicitários) seriam canalizados para o desenvolvimento deste e, paulatinamente, seriam retirados apoios ao Firefox, como temos visto acontecer.
O Firefox não irá desaparecer mas terá em alguns anos uma existência residual.
Só te posso dar toda a razão!
Muito bem visto.
Dizer que o chrome tem popularidade só por ser da google até pode ser verdade. Há produtos bons com pouco sucesso porque não têm a visibilidade de uma grande marca.
Mas que o chrome é, para mim, o melhor browser da actualidade, disso não tenho dúvida. Não por ser da Google, mas porque é realmente bom. Eu sou um utilizador de windows, office e não é por gostar do windows (7) e do office (2010) que gosto do internet explorer! Não gosto e só o tenho instalado porque há certos sites onde tenho mesmo que entrar com o IE9 (que já é melhor que alguns antecessores). Aliás, por minha influência, toda a gente do meu serviço tem o chrome instalado e já ninguém usa o IE, quando, tendo duas opções, optam sempre pelo chrome.
Ter os favoritos e as password´s sincronizados é uma vantagem que vem por defeito no chrome que se tornaram imprescindíveis para mim, que utilizo diariamente vários computadores.
x2 🙂
Já está somado nessa percentagem o Chromium(versão linux)?
O Chromium não deve entrar na estatística, visto não ter nada a ver.
Era o mesmo que por numa estatística do Ubuntu, todas as distros de Linux.
O Chrome foi criado a partir da fonte do Chromium, é a unica coisa que têm de idêntico.
Estatísticas sobre quotas de mercado de browsers e de sistemas operativos dependem da fonte. Mas não há dúvida que o Chrome está a subir.
http://marketshare.hitslink.com/browser-market-share.aspx?qprid=1
Infelizmente, o Chrome irá ultrapassar o Firefox em breve.
É uma pena, pois foi graças ao Firefox que o domínio do IE começou a ser desafiado.
Além disso, é um projecto verdadeiramente Open source, pois é desenvolvido por uma comunidade, em conjunto com a própria Mozilla e depois disponibilizado à comunidade global.
O Chrome, pelo contrário, é desenvolvido pela própria Google e só por eles próprios e só depois disponibilizado aos utilizadores.
Mas o Chrome trouxe muitas novidades e “fez pela vida”. Mas, pessoalmente, prefiro o Firefox e o seu ecossistema de add-ons.
O Internet Explorer (8 ou 9) é que é uma desilusão. Acho que o tempo da MS nos browsers já passou. Penso que a quota de mercado do IE vai-se resumir àqueles que limitam-se a utilizar o que quer que venha instalado no seu PC.
Cumprimentos.
Eu uso o Firefox 4 até agora não tive problemas. A uns tempos tentei usar o Chrome, mas de tempos a tempos dava erros. Acho que tens razão quanto dizes que o Firefox é um projecto realmente Open Source e até a pouco tempo muito inovador, mas também não deixa de ser verdade que o Chrome tem crescido muito e bem.
Mas no meu ponto de vista acho que não se deve descartar a Microsoft que com o Windows 7 fez um bom trabalho, acho que é um gigante que passou por uma fase turbulenta mas que ainda tem muitas cartas para dar, se adquirir o skype com os valor firmados como a xbox, kinet e com uma nova postura de desenvolvimento do seu browser acho que vai dar um novo folgo.
Eu não sou fã, nem deixo de ser da Microsoft, mas sei que quando eles querem fazem.
Não esquecer que o Google Chrome é baseado no projecto Chromium, esse sim é open-source. Portanto não se pode dizer que o Chrome seja apenas desenvolvido pela Google e esquecer a comunidade que está por trás dele…
Diz-me quais os erros, que eu uso o Chrome desde que saiu, e nunca consegui ver a janela de erro, por isso estou interessado em saber.
Até as versões alpha são estáveis.
O pá já não me lembro ao certo de qual era a mensagem, mas era algo do género ” Ups, deu erro vou encerrar”. E eu do chrome nunca usei versões beta nem alpha
“O Chrome, pelo contrário, é desenvolvido pela própria Google e só por eles próprios e só depois disponibilizado aos utilizadores.”
Nao existe diferenca entre o que a Mozilla Foundation e a Google faz com o Firefox/Chrome e “codename”/Chromium. A versao oficial (Firefox/Chrome) sao sempre baseadas no codigo fonte “Tumucumaque”*/Chromium. Ambos permitem que outros contribuam para o seu desenvolvimento e criem as suas proprias versoes. No entanto, nao permitem versoes alteradas da versao oficial.
Google CRIOU e DESENVOLVE o Chromium com a comunidade, criando tambem a versao oficial. Eles nao desenvolvem uma versao ‘a parte.
PS: o Firefox da’ um nome diferente ao codigo-fonte de cada nova versao. Esta corresponde ‘a versao 4.0.
Fiquem Bem!
Eu utilizo o Opera e não me importo nada que este tenha pouca cota de mercado.
Não vou atrás do rebanho.
Não é de admirar. Estou muito contente com estes dados, principalmente em relação ao “mercado” português.
Os professores lá da escola, grande parte deles, usa o Chrome. E todos os dias (ok, quase todos) eu me surpreendo por pessoas com conhecimentos de informática não muito abrangentes, a usar o Chrome “na maior”.
A rapidez do Chrome (tanto a navegar, como o próprio “abrir” do programa) tornam-no num browser apetecível. Quem é que gosta da ter o PC “atafulhado” e bloqueado só por abrir o browser? Em PC’s com recursos mais reduzidos, é o que acontece, com o Firefox.
Além da excelente segurança proporcionada pelo Chrome, a sua utilização é tão fácil que uma criança conseguia aprender sozinha ahah
Espero bem que o mercado do IE e do Firefox seja (ainda mais) abalado por este “rocket” 🙂
? A utilização do chrome é exactamente igual à de qualquer outro browser. O chrome é fácil em quê? Que eu saiba usa tabs (que não são inovação sua), página de iniciação com os sites mais visitados (que não é inovação sua), extensões (que não são inovação sua), etc etc.
Qual a diferença entre o Chrome e o FF ou o Opera que o tornem mais fácil de usar? Não vejo nenhuma, usam-se todos da mesma maneira…
Desculpa, não podes comprar a interface do Chrome à interface do Firefox… tu no Chrome tens meia dúzia de botões, e é só isso que precisas, no Firefox, a interface já é mais carregada (sim, na versão 4 não tanto – mas mesmo assim não é a mesma experiência que no Chrome). Opera não posso falar muito pois não uso.
Eu estava-me a referir à facilidade de utilização por ser tão simples, tão fácil, tão lógico, tão directo.. whatever… quando comparada com o eterno rival, o IE (e as versões anteriores do FF).
Não há como negar que o Chrome é um dos browsers mais simples e fáceis de usar que existe.
Não falem sem testar, por amor de Deus.
Qualquer pessoa que tenha posto as mãos ao chrome, sabe que é o mais simples, limpo e rápido do mercado de momento.
Se repararem as linhas do gráfico são constantes tirando o Chrome e o IE que são o oposto uma da outra, isso leva a concluir que os que variam são dd Chrome para IE e vice-versa mas os utilizadores do outros browsers mantêm-se na mesma, se os utilizadores destes 2 browser mudam constantemente é porque nenhum dos 2 browsers os satisfaz por isso talvez devessem experimentar outro… A única razão do safari estar acima do Opera só pode ser mesmo por vir de origem nos macs, como é possível que o firefox para mac faça uso do touchpad devidamente e o safari não o faça? São os pormenores que fazem o FF tão bom.
o gráfico é a evolução no último mês. É natural não se ver tendencias
Em segurança o IE9 mata a pau qualquer outro aplicativo de navegação. O FF4 caiu com a versão 4.0, vai ser seu enterro igualmente o antigo Netscape. O Chrome é rápido, desempenho é bom para uma simples navegação. Mas a nível de segurança, hummm sei não. Não peguei ele a fundo para testes.
Tranho com segurança de sites de bancos aqui no Brasil, e grandes bancos….
Estive a ver alguns comentários, e reparei que o pessoal disse que o Firefox perdeu performance com a versão 4.0, mas na verdade ganhou, no arranque perdeu um pouco de velocidade, mas foi devido à evolução da segurança. O Chrome puxa muito pela RAM, e para mim a sua performance à inferior à do Firefox, nas não sou nenhum perito na área e só estou a fazer um comentário…
Fiquei desiludido com a preferência dos portugueses pelo IE mas pronto compreende-se…
Opera, o incompreendido…
Eu confesso que n sou fã de addons, nem sequer de mexer nas definições, gosto dos meus browsers prontos a rodar ao fim da instalação(preguiça ftw ).
Sou utilizador do opera, não por ser o coitadinho, mas pq vem de origem com funcionalidades que aprecio bastante: gestos do rato e o agrupamento das janelas (sim eu gosto de colecionar janelas, e qd fecho o browser quero que elas continuem lá da próxima vez ).
Dito isto tb uso o chrome, pelo simples facto que é bastante rápido a abrir (no caso de ter o Opera fechado), em oposição ao Opera, que tem de abrir umas 20 janelas (já expliquei porquê :p ).