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Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Luis L says:

    Uber primeiro regulamenta-te depois falamos…

    • Ricardo Afonso says:

      Não me parece que exista muita regulamentação nos Táxis actuais. Basta ver os preços que pedem aquando a venda de alvarás!

      Para um motorista convencional o que importa é o carro andar. Condições do mesmo? Que importa isso, importante é ter lucros.

      Em conversa, uma vez com um motorista da Uber, a empresa em PT paga uma multa mensal (creio eu de 200.000€, não me recordo se era este o valor) para poder operar.

      O problema não é a regulamentação mas sim a falta de provisão a nível legal, não há nada que proíba, mas não há nada que permita.

      Mais ou menos o exemplo das drogas leves, não sou penalizado por consumir, mas para consumir tenho que ir a um dealer!

      Para mim, uber é excelente!

      • celestial says:

        Simep é barato porque não tem espaço físico e não paga impostos e não precisa de alvarás. Assim até um cego diria que a uber é fixe.

      • JohnD Censurado says:

        Eu teria vergonha de afirmar isso Ricardo Afonso mas cada um é que sabe , se procurares bem a informação e fizeres bem as contas talvez , sim , talvez entendas melhor as coisas .

        Se vires bem os taxistas já competem entre eles de varias formas … mas nem vou dar exemplos .

        Por outro lado a estratégia da Uber será matar literalmente os serviços de taxi e ficar com o dito “monopólio” existente como alguns afirmam existir …

        Enfim .

        Acho que um dos principais problemas é a lei não ser cumprida ,

        A fiscalização nula que origina o ” Chico espertismo ” … seja no que for …

        Talvez te tenhas esquecido , ou não , de referir a tal ” tabela dinâmica ” da Uber que no caso dos táxis esta definida e é fixa … por aí , pela Uber o preço por um dado trajecto de manha pode não ser o mesmo de tarde ,,,

        Antes os Portugueses ( taxistas e outros ) e Europeus barafusta-sem mais quando alguma lei menos justa é aprovada ou alterada … mas em primeiro colocam o face, depois, o futebol e as telenovelas e saem argumentos desses .

        Nem vale a pena dizer mais nada tal como cupernico dizia …

        JohnDoe27 gostei da tua ” ANALISE ” .

        Assim me despeço com amizade .

    • Hugo says:

      Já vi melhores desculpas para fugirem dos locais poder ser que assim evitem de apanhar porrada. Quem não deve não teme para quê a pressa.

    • Johnd Censurado says:

      Acho curioso alguns fenómenos que infelizmente se constatam serem tendenciosos e reveladores de algo menos positivo no mínimo .

      Como todos sabem basta procurar num qualquer motor de busca ” Tribunal Condena Uber ” para terem um sem numero de noticias reveladoras de muita coisa , no entanto , opta-se por calar e fazer de conta que essas não existem .

      Assim me despeço com amizade .

  2. gajo de alfama says:

    Em Portugal a Uber está disponivel em que cidades? Lisboa e Porto?

    • Heeello says:

      Sim. Lisboa e Porto, mas vi, no site da SIC Notícias uma cliente que fez o trajecto Bragança-Porto, salvo erro, por isso devem poder ir fora das cidades desde que o destino final seja Lisboa ou Porto. Também li um caso de um condutor Uber que referiu que era possível fazer uma viagem Lisboa-Porto utilizando a plataforma.

      Relativamente à notícia, onde se lê “Além disso, foi incluída uma penalização para aqueles condutores que demorem mais do que dois minutos para entrar dentro do veículo”, não devia ser clientes/utilizadores, em vez de condutores? Pela leitura geral compreendi que quem pode ser “multado” é o cliente/utilizador ou não terei compreendido bem a notícia?

  3. 3*4=12 says:

    Go Go Go os táxistas vem ai, “fujem”

    Para quem for desenvolvedor de jogos, tem aqui uma oportunidade que não tem patente ainda (acho). Um jogo com vários modos: Condutor da Uber fugir de taxistas, Sendo táxista tentar apanhar o da Uber. Disputas de artes marciais para satisfazer os clientes (que vão reagindo positiva ou negativamente conforme a porrada). Fazer manifestações para atirar ovos ao maior número de carros “potentes” possiveis. No modo taxista tentar manipular o caminho sem ser apanhado pela policia sem o taximetro ligado. É so dar largas à imaginação.
    Boa sorte se alguém quiser pegar na ideia 😆

  4. ZE DA PIPA says:

    É um fartote de rir com estas “coimas”

  5. Dani says:

    Desde quando um cliente é multado por atraso numa compra de um servico? Desde quando um servico é uma autoridade para multar.
    Expliquem la isso que nao faz sentido nenhuma a noticia…

    • Ciro Espítama says:

      Ao contratar o Uber o utilizador assina um contrato de prestação de serviços, e caso quebre as regras com as quais concordou, a empresa tem a possibilidade de aplicar as penalizações previstas em contrato. Exemplo claro disso são as quebras de fidelização nas operadoras de telecomunicações.

      • int3 says:

        “empresa tem a possibilidade de aplicar as penalizações previstas em contrato” nada disto tem haver com fidelização e mesmo na fidelização a empresa não é autoritária para exigir uma coima a qualquer entidade. Nenhuma empresa tem autoridade para multar nem por contrato com uma pessoa singular ou coletiva. NENHUMA. Se acha-se lesada por um atraso de 5min tem que ir a tribunal pedir indemnização por danos patrimoniais assim como é o caso das empresas de telecomunicações quando o contrato não é realizado no seu inteiro.
        Agora nos EUA não sei até que ponto está legislado…
        Só autoridades com poder e estatuto jurídico é que podem o aplicar a qualquer entidade.
        Uma empresa não. É ilegal.

        • Diogo Almeida says:

          Engraçado, o mês passado atrasei-me a pagar a factura da vodafone e foram-me cobrados mais 50 cêntimos de ‘coima’ neste mês por esse facto, coisa que está prevista no contrato, assim como a ‘coima’ para reactivação do serviço de água/luz/gás quando há corte por falta de pagamento. Não me diga que são autoridades xD

        • paulo says:

          És muito nabo…

    • O Xano says:

      Nao é uma questao de dinheiro é uma questao de ética! Voce nao fale muito que se nao é multado!
      Olhe que eu sou uma empresa!

      • Daniel Jesus says:

        Uma empresa privada tem o direito de aplicar as medidas que quiser, desde que respeite as leis gerais que regulamentam o setor.

        Neste caso, a uber pode aplicar uma multa pelo atraso pois está nas condições do serviço.

    • Daniel says:

      Faz esta experiência:

      1) Faz uma compra na net, a enviar para a tua morada e paga;
      2) Quando o carteiro chegar para a entregar não atendas, ele que deixe o aviso;
      3) Vê quantos dias tens para levantar a encomenda;
      4) Depois de passar 2 ou 3 dias após a data limite de recolha tenta levantar;
      5) Queixa-te aos correios por já não estar disponível.

      Ilucidativo?

      Além de que a Uber não “multa”, a Uber cobra uma taxa extra pelo inconveniente que o cliente causa, de igual forma se deixares passar os 30 dias para recolha de algo na alfandega e fores levantar depois pagas a taxa diária de armazenamento dos CTT.

      Vendo bem, existem imensos serviços que cobram taxas extra semelhantes a “coimas” ao prestarem um serviço e os “clientes” excedem as condições contratualizadas, quem diria?

  6. Ricardo says:

    A multa sempre existiu para quem não entre na viatura, vai é passar de 5 para 2m…esta regra foi criada para quem pedia o serviço e nem sequer aparecia, acho normalíssimo reduzirem o tempo de espera dos condutores para evitar os “brincalhões” que pediam o serviço só no “gozo”…(queriam o quê? um condutor 1 dia inteiro à espera do cliente?)…
    Quem pede um uber com intenção de o apanhar, não tem que se preocupar com isto, pede, e quando ele chega entra normalmente…acho uma excelente ideia a do jogo dos condutores uber a fugir dos taxistas… 🙂

    • Daniel Jesus says:

      Essa coima dos 5 minutos continua a existir. Esta é uma coima complementar para quem demora mais de 2 minutos. Ou seja vem atuar naqueles 3 minutos entre a nova multa e a multa já existente dos 5 minutos

  7. int3 says:

    Quando os condutores começarem a emitir faturas e aplicar os impostos assim já se pode falar.

    • Rui says:

      Ou seja, mais ou menos quando cumprirem com todas as regras como os taxistas, não é?
      LOL

    • F.D. says:

      tem graça porque nunca nenhum taxista me passou factura…

      • José Moreira says:

        Pediu? Se pediu e o taxista recusou, é caso de polícia. Se não pediu factura…

        • Daniel says:

          A maioria dos taxistas passam factura que é basicamente inválida ou não está de acordo com a lei. Quantas facturas pediu em que eles metem os KMs percorridos? Quantas facturas pediu em que eles metem o local onde começou a viagem e o local onde terminou?

          Acho que estamos falados então.

        • YaBa says:

          Nem é preciso pedir, é obrigatório entregar fatura no acto do pagamento. Mas agora tem de ser o cliente a fiscalizar os gatunos?

        • MLopes says:

          a emissão de fatura não “é a pedido”! a emissão da fatura é obrigatória quer o cliente peça, ou não. seria ótimo que as pessoas se abstivessem de comentários quando não sabem do que falam. cria ruído e induz em erro os mais incautos.

          • Johnd Censurado says:

            Incautos ?! Antes de pagar seja o que for pergunto quanto é e peço factura . Só pago depois de ter a factura … Só um idiota é que pensa e age de outra maneira ,,,, embora já saiba que é obrigatório , Mas no metro não funciona assim e devia ser mal a pessoa carrega a viagem … é que uns são filhos da mãe e outros não … é só um exemplo daquilo que existe neste cantinho à beira mar plantado .

            Os grandes Roubam a torto e direito mas os pequenos não podem porque é imoral e ainda assim existe gentinha que tem a lata para não dizer outra coisa de os defender quando esta a ser roubado.

    • Cabecinha Pensadora says:

      Os condutores da Uber, para o serem, têm de criar uma empresa e regista-la no Turismo Português e só depois serão aceites. A Uber fará todos os pagamentos através da empresa, empresa essa que declara impostos como qualquer outra. Para além disso, na Uber já sabemos de antemão quanto tempos de pagar antes de iniciar uma viagem. Não existem voltas ao quarteirão para fazer dinheiro “à la taxista”.

      Quanto a esta notícia, faz todo o sentido. Quando alguém liga para uma central de Taxis começa logo a contar na viagem. Na Uber, se marcar uma viagem e depois desaparecer e deixar o condutor à espera sem qualquer aviso, acho bem que seja multado. Se bem que a multa é de 1 a 2€.

      • Daniel says:

        Um reparo, quando alguém liga para um central de Taxis NÃO começa logo a contar a viagem. A viagem só começa a contar quando o taxí chega à morada onde é suposto apanhar o cliente. Por ter de fazer um percurso extra para apanhar o cliente é existe (e se paga) a taxa extra da chamada via radio-taxis.

      • Bruno says:

        isso é mentira , nenhum taxi fica a contar quando se liga para a central! paga-se uma taxa de chamada ! só depois de entrar é que começa a contar e no fim entra essa taxa! por isso se não sabe , não fale!!

        • MLopes says:

          e então?! a taxa de chamada não resulta num pagamento adicional?! já agora, uma vez que sabe tanto, qual é o valor dessa taxa? só para comparar com a penalização imposta, e muito bem, pela Uber.
          é que para o taxista é praticamente o mesmo se o cliente demora a entrar ou não, o taximetro já começou a contar mal ele chega ao local. se o cliente quiser demorar uma hora a falar com os amigos com a porta do taxi aberta, seja. está a pagar e nem gasóleo é gasto.

    • Francisco Pinto says:

      Engraçado é que todos os clientes da UBER 2 minutos ou menos depois de termimar a viagem recebem sem precisarem de pedir no seu e-mails a respectiva factura com os devidos impostos…

    • Paulo says:

      Tá calado, que a Uber passa, e manda-te para o email.

      • Laurindo Ruivo says:

        Oh Sr. Paulo o que a Uber passa e um papel que vale tanto como nada!!! Pois se e uma Empresa / aplicação que não tem regulamentação aonde e que o Senhor coloca essa Factura???
        Desculpe me o exemplo que vou dar isto e o mesmo que o Senhor ir a uma Prostituta e ela lhe passar um recibo você colocaria esse recibo nas Contas???

        • vagueante says:

          Caro Laurindo, antes de falar devia informar-se melhor, a fatura é emitida por uma aplicação aprovada pela AT e quem passa não é a uber mas a empresa que prestou o serviço,a empresa de aluguer de carro com condutor, por exemplo e sim aparece no e-fatura. Mais limpo não há.
          Se depois a uber participa lá onde tem o domicilio fiscal a comissão que recebe pelo serviço, isso acho que não vamos saber, mas também como sabe que a booking declara as comissões que recebem dos hoteis?
          Muita desinformação e pouca procura de descobrir como tudo funciona….

        • YaBa says:

          A fatura vem em nome da empresa transportadora e não da UBER, uma empresa legal e registada, com alvará de transporte de turismo.

          E é um processo automático, já no táxi é o que se vê. Pense lá bem quem é afinal de contas o mais honesto? Um processo automatizado ao qual não há fuga ou um mal disposto que começa logo a insultar e arranjar desculpas quando se pede fatura? Note-se o pedir, que de boa vontade nunca dão.

          Antes de dizer mal, informe-se.

  8. Diogo Almeida says:

    Estava aqu ia pensar que exista uma plataforma chamada BlaBlaCar, em que os métodos são os pouco diferentes, são viagens planeadas com alguma antecedência, na maioria, embora também possa ir ao site e pesquisar uma boleia que sai daqui a 5 minutos e passa pelo destino que quero. Sei de antemão o preço que vou pagar, também não tem factura, e não vejo grande escândalo com isso. Deixem de cobrar 20€ por uma viagem de 10km, parecemos um país riquissimo. Dizer que a UBER não pode existir por causa dos taxis é o mesmo que dizer que não devia haver email se já existe CTT. É estúpido, no mínimo! Convivam com a concorrência, é assim para todos, os taxistas não são especiais!

  9. Helder Lopes says:

    E se. Uber chegar atrazado ao cliente, como e?

  10. JULIO says:

    ERA BOM QUE A UBER VIESSE PARA TODO O PAÍS POIS Á LUGAR PARA TODOS É PENA QUE OS TAXISTAS NÃO QUEIRAM VER O OUTRO LADO PARA BEM DE TODOS DEVERIA SER OBRIGATÓRIO ANDAR DE FATO E GRAVATA POIS COMO NÓS VIMOS ALGUNS METEM NOJO ATÉ DENTRO DO CARRO DORMEM E COMEM ISSO É O QUE SE TINHA QUE VER

  11. JohnDoe27 says:

    A Uber não é economicamente viável se tiver a concorrência dos táxis tradicionais.
    Na Uber, a margem de lucro tem de ser dividida por 3: motorista, subsidiária nacional (com custos fixos consideráveis), empresa-mãe multinacional (estrutura pesada).
    Um taxista vive com a sua margem e pode reduzi-la muito mais do que a Uber se for necessário.

    Neste momento, estamos a assistir a dumping com o objectivo de eliminação da concorrência para mais tarde serem monopolistas e cobrarem o que lhes apetecer.
    Convém lembrar que a Uber acumula prejuízos e está a ser financiada pela Goldman Sachs, Google, Jeff Bezos da Amazon, etc.

    Qualquer pessoa ingénua que utilize os serviços da Uber nesta fase está a contribuir para um crime punível por lei.

    Além de que, obviamente, ao utilizar a Uber estamos a fazer uma IMPORTAÇÃO de serviços e a colocar dinheiro fora do país. Ou seja, a contribuir para o crescimento de um gigante multinacional que suga cêntimos por todo o planeta, a troco de nada de novo ou merecedor. Por si só, este pormenor já me chega para nunca utilizar a Uber.

    • Filipe Coelho says:

      Por acaso sabes quanto vale a Uber???
      E ja agora,o problema dos taxistas nao se chama Uber.
      Chama-se Antral.
      E mais vale ficar calado e por aqui.

      • YaBa says:

        +1
        Táxistas que não operam junto de aeroportos e estações de grandes centros nem sequer concordam com a Antral nem andam por aí a distribuir porrada à concorrência.

    • Ana Moura says:

      Rapaz ninguém quer saber de o capital que sai de Portugal, basta ver o sistema bancário Português.

    • MLopes says:

      não é viável com a concorrência dos táxis? então de que se queixam os táxis?! se assim fosse só tinham que deixar a Uber em paz. ela acabaria consigo própria…. LOL

  12. anonimus says:

    o fim do tacho(monopólio) dos táxis está próximo , não percam os próximos capítulos, que eu também não…

    • Ana Moura says:

      Muito bom 😀

    • JohnD Censurado says:

      Se vires bem os taxistas já competem entre eles de varias formas … mas nem vou dar exemplos .

      Por outro lado a estratégia da Uber será matar literalmente os serviços de taxi e ficar com o dito monopólio existente …

      Enfim .

      Talvez te tenhas esquecido , ou não , de referir a tal ” tabela dinâmica ” da Uber que no caso dos táxis esta definida e é fixa … por aí , pela Uber o preço por um dado trajecto de manha pode não ser o mesmo de tarde ,,,

      Nem vale a pena dizer mais nada tal como cupernico dizia …

      Assim me despeço com amizade .

  13. Nuno Azevedo says:

    Como cidadão utilizo o serviço que bem me apetece, quem não deve não teme, devia era haver mais concorrência, querem ter o monopólio seguro esses Taxistas .

  14. Maciek says:

    Uber forever! Sou cliente há muito tempo e adoro.

    • Aquele says:

      Olha eu então adorava ter o serviço na minha cidade.
      Assim que chegar cá, muita coisa muda.

      Antes Uber que selvagens que roubam à cara podre com caminhos longos e viagens demoradas.

      • Filipe Coelho says:

        Sei da história de um taxista que a levar turistas do marquês para Belém atravessou 2x o mesmo rio -.-

      • Laurindo Ruivo says:

        E mais engraçado quando eles Aplicam a Tarifa Dinâmica que você paga 42€ para andar 3 km isso não será roubo???? Ah já sei como e com um gajo de gravata já não faz mal!!!!

  15. F.O says:

    Afinal de contas nao teem opiniao formada: os TAXISTAS teem o monopolio e nao prestam e a gigante Uber quer o monopolio dos TAXISTAS EM QUE É QUE FICAMOS. A UBER QUER É O MONOPOLIZAR disso voces nao tenham duvidas. Tenho pena que dos clientes que vão ter de CORRER PARA COLOCAR A BAGAGEM E ENTRAR NO CARRO PARA NÃO APANHAR MULTAS, não se deixem enganar ninguem esta interessado em voces apenas veeem lucro.
    Tem que HAVER REGRAS E CONCORRENCIA DESLEAL LEVA AS FIRMAS Á FALENCIA E DESEMPREGO ,
    E TAXISTAS MELHOREM O SERVIÇO

  16. TiagoDM says:

    Acho que os taxistas é que têm de modernizar-se… pagam mais impostos? são insatisfeitos? olham para os outros e não para eles? façam-se motoristas uber!

  17. jAugusto says:

    Uber exemplo de uma empresa “moderna”: um gajo faz uma app, os degraçados levam porrada e são esmifrados para satisfazer o customer e claro nunca dão lucro:
    (http://www.bloomberg.com/news/articles/2016-01-21/facing-a-price-war-uber-bets-on-volume).
    Mas os táxistas coitados lutam contra o vento.

  18. Diogo Costa says:

    Quanto mais se vêem os taxistas a reclamar contra a UBER mais penso que o serviço da UBER só pode ser excelente. Os taxistas em vez de se modernizarem optam por tentar impedir que a concorrência se manifeste. Querem o monopólio e os clientes tem que tem que se sujeitar.
    Quanto à penalização não é de todo despiciente. Quando se chama um taxi o taxímetro esta sempre a contar enquanto espera pelo cliente.
    Quando se recorre a esse serviço (e na UBER sabemos o tempo de chegada da viatura) 2 minutos sao suficientes para entrar na viatura

  19. 145 says:

    Uber e. uma lavagem de dinheiro

  20. Laurindo Ruivo says:

    Falam que os Taxistas são isto e são aquilo!!! Mas esquecem se que os Motoristas da Uber são umas Centenas e normal que ainda não apareçam os podres mas esperamos para ver e depois tirem as conclusoes !!! Eles no Brasil e nos EUA já começaram a dar problemas em Portugal e só uma questão de tempo!!!

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