PplWare Mobile

Os taxistas protestam, mas os portugueses querem a Uber no país


Gestora de conteúdo e de redes sociais do Pplware. Mestre em Economia, foi o fascínio pelo universo da tecnologia e da comunicação que falou mais alto.

Destaques PPLWARE

  1. MarioM says:

    Portugueses querem a Uber. Qual Uber ?
    A estatistica diz o que quem a faz quer.
    A Uber pode existir se pagar os mesmos impostos que os taxis.
    Isto é como um tipo trabalhar e depois um gajo qualquer ir fazer a minha função porque é faz mais barato porque não tem os custos legais associados.

    • Jorge Carvalho says:

      A Uber sub-contracta empresas legalizadas para o transporte de passageiros e paga impostos. Isso é apenas uma aldrabice que a Antran gosta de fazer passar 🙂

      • FNP.PT says:

        Antran? É Antram e os passageiros não são mercadorias!

      • Cris says:

        Tens noção que qualquer pessoa pode ser motorista Uber? No entanto, para ser taxista tens de pagar licença de taxi, e pagas impostos.

        • flavio says:

          Mentira. Mas a desinformação da nisto. Por exemplo, tens de mostrar o teu cadastro criminal

          • SeriusBlack says:

            É tão ilegal que a policia não anda atrás de nenhum motorista da uber, porque será ?
            Faz-me comichão ver estes gajos fazerem acusações e acusarem uma empresa legitima de lhes roubar os clientes quandos estes sempre se estiveram a cagar para os clientes, os taxistas são apenas mais uns a fazer o que os donos dos clubes de video fizeram há uns anos atrás..
            Se em vez de melhorarem as condições do serviço e tentarem ir ao encontro do que os clientes querem, e assim fazer concorrencia à uber, e continuarem com esta guerra para manterem um monopólio vão ter o mesmo futuro.
            Não tenho pena nenhuma, não se querem sujeitar às leis da oferta e da procura e acompanhar a evolução do mercado problema deles.

            (ah e os clubes de video não desapareceram por causa da pirataria mas sim porque a tecnologia evoluiu e as associações de direitos de autores + clubes de video não se quiseram adaptar)

          • Vlad says:

            @SeriusBlack
            É ilegal porque o tribunal assim decretou! Ou agora apenas é ilegal quando a policia anda atrás de alguém?
            Lei da oferta e da procura quando um concorrente têm uma vantagem desleal sobre o outro. Os condutores da uber não precisam de tirar licenças e alvarás para poderem operar um veículo, e o mesmo se estende às centrais de táxi e à uber.

          • Cris says:

            Exacto, ou seja, até eu me posso tornar motorista Uber, precisando apenas de usar o meu carro. Agora pede uma factura.

        • Ciro Espítama says:

          Isso só é possível na modalidade Uber Pop, indisponível em Portugal. Aqui só há o Uber Black, onde empresas e/ou profissionais de transporte privado devidamente legalizados actuam ao serviço do Uber.

          • Johnd Censurado says:

            E que tal procurar no motor de busca ” Tribunal Condena Uber ” ?!

            Ficarias com uma ideia sobre todo o resto .

            Com amizade assim me despeço .

        • Joao Magalhaes says:

          Fico mais preocupado em entrar num carro de 1981 que provavelmente passou na inspecção pagando ao inspector, completamente sujo ( probabilidade de apanhar alguma doença ) muitas das vezes a cheirar a tabaco e com um motorista com licença mas que provavelmente mamou meio litro de vinho ao almoço.

          • Daniel says:

            Já não seria a primeira vez que entrava num taxi e dizia “desculpe, mas não vou consigo porque o seu taxi não tem condições” e saio de imediato e apanho outro. Já o fiz inclusive em praças de taxis.

            A última vez que o fiz foi porque entro no taxi e o pano do tejadilho estava descolado e caido para baixo, ficava a minha cabeça a suportar o pano… falta de higiene e desconfortável. Mas já o fiz pelos bancos estarem todos porcos, pelos cintos não apertarem, pela porta estar em má condição, ou mesmo pelo cheiro do veículo ser nauseabundo. Já terminei viagens antes de chegar ao destino pelo taxista não se calar, condução perigosa, por teimar em ir por trajetos estranhos depois de eu dizer explícitamente por onde ir, etc.

            E também já ganhei uma viagem de borla uma vez, pois assim que ia pagar disse-lhe que iria apresentar queixa (não queria fazer troco para 20 euros, para mais quanto lhe tinha dito assim que entrei que só tinha 20 euros, e fez um percurso mais longo do que o que seria necessário e a apanhar todos os semaforos que conseguia, só não saí do taxi a meio pois eram 4 da manhã e seria complicado apanhar algum a passar ali aquela hora). Pedi-lhe recibo com indicação do local de inicio de viagem e de fim e os km’s efectuados (como manda a lei) e disse que ia apresentar queixa (felizmente não sou nada pequeno o que faz pensar duas vezes antes de me agredirem, pois de outra forma acho que ele ainda teria pensado nessa possibilidade)… ele fecha o livro de recibos, devolve-me os 20 euros e diz que aquela era por conta dele, “para compensar o inconveniente”.

        • APereira says:

          Cris,
          Nao, nao podes ser motorista da Uber so porque sim…

          Informate antes de tentares passar a desinformacao as outras pessoas.

        • Johnd Censurado says:

          Que tal procurar no motor de busca ” Tribunal Condena Uber ” para se entender o que se passa ?!

          Desse modo talvez muitos deixa-sem de fazer a figurinha que fazem .

          É como o outro diz ” contra factos não existem argumentos ” …

          Com amizade assim me despeço .

          • YaBa says:

            Carissímo, você deve ser taxista porque faz exactamente o mesmo que eles: Não escutam o cliente nem se preocupam com o que ele quer.

            Como utilizador final, tanto me dá que a UBER seja condenada ou que seja gerida pela máfia italiana ou pela Yakuza, o FACTO é que o serviço é de longe muito melhor que qualquer táxi.

            Cumprimentos 🙂 🙂

      • Vlad says:

        Qualquer pessoa pode ser condutor da uber desde que tenha o registo criminal limpo. Como é que a uber paga impostos se esta é considerada ilegal no nosso país. A uber nem sequer uma simples factura pode lançar.

        • Daniel says:

          Não confundas as coisas. Primeiro a Uber não foi considerada “ilegal”, o tribunal simplesmente aceitou uma providência cautelar, mais nada.

          Segundo, a providencia cautelar foi interposta à empresa errada, visou a Uber Technologies Inc. (com sede nos EUA), enquanto que é a Uber BV (com sede na Holanda) que sempre operou em Portugal (e no resto da Europa) pelo que essa empresa pode exercer actividade à vontade. É um pormenor mas é um pormenor que faz toda a diferença.

        • vagueante says:

          Errado, A uber em pt apenas funciona com empresas legalizadas para o transporte de passageiros e passa fatura em app aprovada pela AT, A uber pop e outra que não sei qual é, utilizava a “partilha de boleia” 🙂 que basicamente qq um podia se uber, mas em Pt não é esse o sistem. Aliás penso que foi esta partilha de boleia que inviabilizou o inicio da uber em espanha, que agora arrancou com os moldes iguais aos tugas

      • JohnD Censurado says:

        Jorge Carvalho esse como outros argumentos ” Chicos espertenses ” visam contornar as regras em vigor e isso indica que o Estado , que regulamenta e fiscaliza a actividade , tem que apertar não só os mesmos regulamentos como a fiscalização que é nula favorecendo fenómenos ( como aquele que se passou em França ), nesta como noutras actividades ou isto tudo vira um circo ou o caos absoluto .

        Se a uber quer entrar no mercado tem que cumprir as regras como os outros e depois em conjunto com os demais tentar que o Estado MELHORE os regulamentos e não como tem feito .

        Se vires bem os taxistas já competem entre eles de varias formas … mas nem vou dar exemplos .

        Por outro lado a estratégia da Uber será matar literalmente os serviços de taxi e ficar com o dito “monopólio” existente como alguns afirmam existir …

        Enfim .

        Acho que um dos principais problemas é a lei não ser cumprida seja no que for .

        Talvez te tenhas esquecido , ou não , de referir a tal ” tabela dinâmica ” da Uber que no caso dos táxis esta definida e é fixa … por aí , pela Uber o preço por um dado trajecto de manha pode não ser o mesmo de tarde ,,,

        Antes os Portugueses ( taxistas e outros ) e Europeus barafusta-sem mais quando alguma lei menos justa é aprovada ou alterada … mas em primeiro colocam o face, depois, o futebol e as telenovelas e saem argumentos desses .

        Nem vale a pena dizer mais nada tal como cupernico dizia …

        JohnDoe27 gostei da tua ” ANALISE ” .

        Assim me despeço com amizade .

    • Rui Lima says:

      Aposto que há mais taxistas a ocultarem mais impostos que a uber

    • rui says:

      Além de fazer mais barato ainda a faz melhor! Claro que os portugueses querem a Uber. Quem diz que isso é falso é porque nunca saiu de Portugal e/ou não sabe como as coisas funcionam (e bem melhor que aqui) noutros países. Os taxistas de certas zonas “críticas” do nosso país não sabem sequer como tratar um cliente nem sequer têm um pingo de respeito para com a profissão. Até é um completo desrespeito para aqueles taxistas que sabem como ser um profissional como deve ser, e que há mesmo muito poucos. E por causa de a maioria dos taxistas não fazerem as coisas como deve ser é que os portugueses querem a Uber. E foram esses mesmos taxistas que atiraram à parede com o barro a falar de não terem custos legais e isso calhou de colar porque os “ceguetas” acreditam em tudo. São como a esmagadora maioria dos sportinguistas quando o bruno de carvalho abre a boca: acreditam-se em tudo e depois, vai-se a ver, e é mentira.

      • André A. says:

        So podia ser um comentario de um benfiquista, que parece que sabe todo e não sabe d nada. Não sei se sabe mas em Portugal existem muitos empregos e como em qualquer profissão existem maus profissionais, agora por ver alguns não quer dizer q sejam todos. Por um restaurante Italiano cozinhar mal não vou dizer q são todos uma m#### e vou deixar de ir aos restaurante e passo a ir aos chineses. Também acho mal partirem para a violência, pois aí perde-se a razão toda. O que os taxistas querem é que haja igualdades, profissionalismo, s não mais va-le encostar. Quem está a pagar impostos são os taxistas, que tiveram que fazer um grande investimento para estar onde estão para nada. Agora dar lucro a uma empresa que tem a sede na Holanda.

        É por isto que Portugal nunca cresce. E não se esqueçam que somos todos Portugueses…

        • Marco says:

          Quando pagarem os impostos na sua totalidade na aquisição de carros falamos.

        • jorge says:

          Amigo, então eu tenho mesmo azar.
          Eu fiz 5 viagens em Lisboa (percurso curto cerca de 6€), 5 taxis diferentes e nas 5 viagens fui “obrigado” a ouvir faltas de educação, respeito e desaforos de todo o tipo, apenas e só porque apanhei um taxi (nunca mais apanhei taxis em Lisboa).
          Ponta Delgada, realizei o mesmo percurso (com bagagem) 3 vezes e paguei:
          1 – 25€
          2 – 15€
          3 – 17€
          Resumindo e concluindo, deixei de andar de taxi, pois em 8 viagens apanhei um honesto (13%).
          Sejam bons profissionais que a Uber, não teria o sucesso que obteve.

        • Carlos Belchior says:

          Eu até nem discordo do que escreveu. Mas falando em sede na Holanda… Ninguém compre no Pingo Doce ou compre produtos da Gerónimo Martins que a sede deve ser no mesmo edifício da Uber…

          Cumprimentos.

        • APereira says:

          Grande investimento? Acabem com o mercado paralelo dos Alvara…

          Isso nao importa nao e? Porque ganham milhares as custas disso…

          Concorrem para alvaras que sao atribuidos pelas autarquias, criam novas empresas para enganar o sistema que evita alvaras concentrados no mesmo proprietario e depois metem a venda por 250vezes mais…
          Outros, sao taxistas e no final de carreira vendem a licenca a preco de ouro…

          E os precos dos carros? Porque nao pagam a totalidade de IA como os Uber? Porque nao sao obrigados a usar carros novos/recentes?e limpos?

          Porque é que nao podem os clientes dar uma classificacao ao taxista depois do servico e lhe ser retirado o alvara caso ele tenha um comportamento inadequado?

          Os taxistas com isto tudo, apenas estao a fazer muita e boa publicidade a Uber.
          No dia da manifestacao dos taxistas, era impossivel apanhar um Uber porque estavam todos ocupados.

          Quanto a empresa com sede na Holanda, porque é que vais ao supermercado comprar fruta?A maioria nao e de origem Portuguesa.Porque e que vais comprar roupa de marca?A maioria nao e de origem Portuguesa.
          Porque é que tens carro? De certeza que o teu carro nao e de origem Portuguesa…

          Os taxistas conduzem carros fabricados em Portugal?De empresas com sede em Portugal?

          Porque e que os taxistas, ao inves de pedirem para acabar com o trabalho dos motoritas da Uber, atirando-os para o desemprego, nao pedem antes para serem iguais a Uber?Eles queixam-se que a Uber nao paga tanto como eles, se eu tivesse no Governo era já… Acaba com os alvaras, pagam IA total nos carros como qualquer outro cidadao e passam a ser obrigados a ter carros novos.

      • André says:

        So podia ser um comentario de um benfiquista, que parece que sabe todo e não sabe d nada. Não sei se sabe mas em Portugal existem muitos empregos e como em qualquer profissão existem maus profissionais, agora por ver alguns não quer dizer q sejam todos. Por um restaurante Italiano cozinhar mal não vou dizer q são todos uma m***a vou deixar de ir aos restaurante e passo a ir aos chineses. Também acho mal partirem para a violência, pois aí perde-se a razão toda. O que os taxistas querem é que haja igualdades, profissionalismo, s não mais va-le encostar. Quem está a pagar impostos são os taxistas, que tiveram que fazer um grande investimento para estar onde estão para nada. Agora dar lucro a uma empresa que tem a sede na Holanda.

        É por isto que Portugal nunca cresce. E não se esqueçam que somos todos Portugueses…

    • Telmo M. says:

      Eu sou Português e QUERO a Uber!

    • David Guerreiro says:

      A Uber paga mais IVA do que os associados da ANTRAL. Taxistas é tudo a fugir às faturas, e por consequência ao IVA.

    • Marco says:

      Pelos vistos pagam ainda mais impostos que os taxistas, pagam IUC, e não descontam os custos com o gasóleo..

    • jonithu says:

      MarioM, c/ essa mentalidade não vais longe! Andaram anos a prestarem maus serviços aos clientes, ninguém vos mede a qualidade de trabalho, são vigaristas na maioria das vezes e a UBER expôs de forma brutal o que é um serviço baseado nas novas tecnologias e cujos serviços são julgados de imediato. Usem as mesmas ferramentas, respeitem quem vos paga os salários e chorem menos! 😉

    • billidkid says:

      Não adianta espernear,se o Uber diz que vai…Já está instalado.Tipo o BAIDU !

    • Marcio says:

      Não tem nada a ver o preço…é o serviço de vocês que é uma droga…coloquem um sorriso no rosto, sejam corteses, deixem o carro limpo, tomem banho e depois venham falar em impostos…eu pagaria 10x mais para não ter que suportar um taxista fedorento e mal educado antes de ir trabalhar…

  2. Renato says:

    Aquilo que separa Uber dos táxis não é mais nada que burocracia, o Estado a decidir o que é bom para nós… Enfim…

    Mais uma vez, os tentáculos do estado…

    PSD devia ter vergonha de ser um partido de direita a defender a situação.

  3. Arlindo Pereira says:

    A Uber presta um melhor serviço? Sim
    Os taxistas Teem razão nos protestos? Sim
    Porquê? Porque os taxistas pagam uma carga fiscal enorme, os preços são tabelados pelo governo. A Uber “foge” ao control governamental e contributivo e isso não é justo. Coloquem a Uber a pagar os mesmos impostos. Então assim será justo. E depois destaquem-se pela qualidade do serviço e não pelos preços não tabelados.

  4. Bruno Gama says:

    Aqui no Brasil tem sido exatamente a mesma barbaridade.
    Mas espero que o Uber ganhe. Nunca mais pego um taxi na minha vida.

  5. Tiago says:

    A favor sou…..e a favor sou destes gajos que atiraram pedras irem presos. Não têm que apedrejar quem está neste mundo da uber, seja cliente ou condutor, visto que esta actividade ainda não está legislada. E nao estando legislada, nao têm que se insurgir contra. Ponto final parágrafo.
    MAs muito sou contra aos taxis….isso sou. Muitos nao andam com taximetro, muitos cobram “de cabeça”, muitos enganam os clientes com trajectos maiores…isso sim sou contra. Na uber, ao menos isso nao acontece pois o preço está já pago antes de eu fazer a viagem. Mais……os taxistas ditos normais porque nao se tornam “uber’s”? simples…..e se calhar tinham muito mais negócio! ….e vá…sejam calminhos la com as pessoas pois elas não tem culpa. Isso so denegride a vossa imagem de taxistas…..que diga-se de passagem já não é das melhores!

    • Sera says:

      Apoiado. Mais… Vejo cada taxista a cometer casa ilegalidade na estrada que se fosse um comum mortal já tinha ficado sem carta.

    • alienflowerx says:

      E TAMBEM ÉS CONTRA ILEGALIDADES
      E TAMBEM ÉS CONTRA VIOLAÇÕES DENTRO DOS CARROS DA UBER
      E TAMBEM ÉS CONTRA OS CLINTES QUE CHEIRAM MAL
      E NÃO PAGAM
      E URINAM DENTRO DO TAXI E DEFECAM E VOMITAM E MATAM
      É QUE SE SIM ENTÃO ÉS CONTRA A UBER OU ATRASADO MENTAL
      O ESTADO SOMOS NÓS E A UBER NÃO É UMA EMPRESA DE TRANSPORTES
      E FOGE AOS DEVIDOS IMPOSTOS E OS PSEUDO TÉCNICOS DE TRANSPORTE TAMBEM
      LOGO ÉS ROUBADO 2 VEZES QUANDO PAGAS A CORRIDA E QUANDO ELES FOGEM AOS IMPOSTOS
      QUE COMO DEVIAS SABER SOMOS NÓS
      mas enfim a ignorância é tanta que já não admira.

  6. Gonçalo says:

    Viva a Uber! Só falta alargar os serviços para mais cidades.

  7. Alexandre Xavier Pedro Carvalho says:

    O Uber não é tão utilizado por causa dos preços, Existe muitas outras vantagens. A simpatia, e não tentarem enganar os clientes com caminhos mais longos, e respeitarem todos de igual forma na estrada para isso já conta mais que o dinheiro!!!

    • Felipe Teixeira says:

      Sem duvida, e a possibilidade de ver o feedback do condutor, que para quem está numa cidade desconhecida, ou viaja de noite é muito importante.

      Os taxistas estão ultrapassados, que se juntem à Uber porque têm os dias contados, prestam um serviço obsoleto com leis com décadas, devem isto a quem este à frente deles nestes anos, pessoas sem visão.

      Pior ainda vai ser se proibirem a Uber, estes ainda pagam impostos e estão dentro da legislação atual, mas este tipo de serviço qualquer pessoa/empresa implementa, por isso proibir é a pior solução.

      E os políticos que se preparem, porque dentro de poucos anos vai acontecer o mesmo para o transporte de mercadorias/encomendas, alias há muitos serviços de hoje, que vão sofrer uma “uberização”.

    • André A. says:

      enfim.. Um taxista faz m***a e os taxistas de todo o Portugal já não valem uma m***a.

      Se todas as pessoas aqui olha-sem para as próprias caras.. São mesmo rancorosas.. Só estão bem a ver os outros na miséria

    • David Guerreiro says:

      Pois, vais num táxi, com “sorte” apanhas com o bafo a bagaço do taxista, que não pode beber em serviço, mas bebe. Depois ainda levas com os palavrões do mesmo, e a tua namorada ao teu lado. E se começa a falar de futebol e percebe que não és do mesmo clube ainda te ofende. E vais o caminho todo a ouvir músicas do Marco Paulo que te lixas…
      Depois pedes fatura, ainda levas um berro. E um trajeto pequeno? Levas logo um não.
      É assim o dia-a-dia do taxista tuga.

  8. Ruben says:

    E é co este tipo de condutores, que apedreja, bate e rouba carros que pretendem recuperar a confiança dos consumidores? Assim é extremamente difícil, vindo já coma fala que tem de roubarem pois clientes nos preços.

  9. André Dias says:

    A Uber pode andar em Portugal desde que o governo aprove algum tipo de medidas, pois os taxistas tambem estão sujeitos a elas. Por outro lado os taxistas tem de inovar pois a Uber é um serviço com que ja tem presente as novas tecnologias e o preço é mais barato.

  10. Jorge says:

    Não utilizo Taxi ou Uber! Ladrões e antipáticos existem em todas as profissões…
    Sou Português e não gosto da manipulação que o titulo e o artigo indicia, nem Portugal não é Lisboa nem Porto, nem as generalizações redutoras e maniqueistas ajudam a informar …

  11. Marco B. says:

    No lugar de querer acabar com a competição devia é actualizar o sistema de táxis em Portugal.
    Os outros meios de transporte não tem problemas com isso, sejam públicos ou privados.

  12. taxi vs uber says:

    os taxistas deviam era fazer a requalificação, pois alguns não sabem como tratar um cliente. Alguns aposto que deviam voltar a tirar a carta. Aí talvez sim quem sabe um dia teriam alguma hipótese contra uber.

  13. 3x7=21 says:

    Com as noticias que vejo desses “animais” a apedrejar carros, e agredir pessoas. Só tenho a dizer, nunca andei de táxi, mas se precisar de andar, chamo um Uber com toda a certeza!

  14. Xinuo says:

    Mas em Portugal não existem leis que restringem o trabalho dos taxistas aos taxistas?!?!?

    Melhorando a pergunta: eu, um cara comum, pego meu carro e vou andar por aí a pegar passageiros e cobrar pelo serviço. Perante a lei de Portugal, isso seria legal?

    Não quero entrar em discussões se os consumidores gostam ou não. Óbvio que quanto mais concorrência, melhor é para o consumidor.

    • flavio says:

      A dúvida de muita gente está ai. A Uber não pega num gaijo qualquer com um carro para trabalhar para ela. Contacta empresas de transporte privado legais em Portugal para esse fim para fazer os serviços

    • Ciro Espítama says:

      Existem, claro. Por isso aqui em Portugal apenas a modalidade Uber Black é permitida. Empresa ou motoristas que já prestavam esse tipo de transporte antes do advento do Uber passaram a fazê-lo através da plataforma.

    • Vlad says:

      “Perante a lei de Portugal, isso seria legal?”

      Não é ilegal e um tribunal português já se pronunciou sobre este assunto impedindo de a UBER operar no nosso país. Só que pelos vistos como é uma empresa americana estão acima da nossa soberania e lei.

  15. gajo de alfama says:

    Os taxistas são tudo menos santos. Acho muito bem que a Uber entre em força por todo o país, para ver se esses chicos espertos atinam.

  16. Ricardo Ruivo says:

    Esses 72% de Lisboetas que defendem a Uber nos parâmetros atuais também devem defender o que emprego deles esteja sempre em recibos verdes mesmo que haja disponibilidade de pertencerem aos quadros da empresa eles querem porque querem estar a recibos verdes! Será que alguém lhes explicou bem o porque dos taxistas estarem com isto tudo? ou só lhes perguntaram se acham que devia haver concorrência para com a companhia de taxis?

  17. darksantacruz says:

    Viva a UBER!

  18. ww55 says:

    Se taxistas estão preocupados com UBER porque não tentam acabar com ónibus e comboio e eléctricos, assim teriam muito mais passageiros.

  19. Luis says:

    O que eu quero em Portugal são empresas que cumpram as leis do país. Coisa que a Uber não está a fazer já que está a fazer o serviço de Táxi que como todos sabem são os únicos habilitados para tal.

    • David Ramos says:

      Habilitados? Não me diga que é preciso mais do que a carta de condução…. Os taxistas são os que cometem mais irregularidades na estrada

  20. hmmn says:

    os taxistas criticam tanto a uber…… mas…. http://turismo.dnoticias.pt/artigo/5854-46-taxistas-aeroporto-lisboa-apanhados-enganar-turistas e mais é só pesquisar pela net

  21. Ciro Espítama says:

    Imaginemos que um navio afunda e dois barcos salva-vidas são atirados ao mar. Um deles está com furos e começa a encher d’água. O outro (sem furos)permanece incólume. O que fazem os passageiros do barco que está a afundar? Tentam tapar os buracos do seu barco? Não, obrigam os passageiros do outro barco a fazer furos e ficarem a afundar também. Afinal, todos devem passar pelo mesmo, não é mesmo?

  22. badsector says:

    Reina a hipócrisia/ignorância nos defensores da Uber…

  23. Danny says:

    Os taxistas mais cedo ou mais tarde teriam algo ou alguém a lhes fazer frente.
    Nunca mudaram a não ser os seus famosos Mercedes. Nunca mudaram as suas atitudes, sempre a querer enganar tudo e todos. Infelizmente não conheço um taxista honesto. Nenhum!

    Quando cheguei ao aeroporto de Lisboa, fui até a praça de taxis. Meu amigo que ja estava em Lisboa disse-me que para chegar até a casa dele, seria uma viagem curta, assim que o valor a pagar andava a volta dos 8€.
    Entrei no taxi, disse o nome da rua, o taxista arranca e 10 metros depois pará.
    Disse que nao sabia onde era essa rua, assim que ia perguntar aos colegas. e lá foi ele, saindo do carro. Mais umas voltinhas e uns nao sei, nao sei e a volta foi maior. Resultado? Acabei pagando 24€!!!

    Vivemos numa altura em que a tecnologia esta a mão de todos. porque não esta nas mãos deles um simples GPS?
    Resposta óbvia para quem sabe. ELES NÃO QUEREM SER CONTROLADOS! querem agir ao seu belo prazer, enganando o coitado do estrangeiro ou de quem é dos Açores ou Madeira.

    Temos o Meo taxis, 99 Taxis e outras app, mas estas não são difundidas porque? Porque é que a os taxistas nao falam destas apps? das suas vantagens para o consumidor?

    Outra resposta óbvia. Mais uma vez não querem ser controlados.

    E falam sempre do mesmo assunto. pagam impostos. tem licenças caras para serem motoristas e afins. Eles lutam para poderem ter baixa de impostos? ou terem outras vantagens? Ainda não vi isso.

    So falam da concorrência. UBER!

  24. RubenS says:

    Noutros paises desenvolvidos usa-se a Uber. Acho que por cá devíamos evoluir também, mas claro sem desrespeitar os taxistas e colocar a Uber e os taxistas ao mesmo nível. As opiniões são melhores na Uber do que nos taxistas, visto que se diz melhor serviço na Uber do que num taxista, se calhar devíamos aprimorar os nossos taxistas. O que eles andam a fazer não é nada bom para a imagem deles, sim os nossos taxistas, que como profissionais deviam ser mais profissionais e respeitadores.

    Concluindo, que se igualem ambos os serviços e que os nossos taxistas melhoram os seus serviços.

  25. Telmo M. says:

    Não entendo porque é que os taxistas não se tornam condutores Uber. Se a Uber está realmente com tanta vantagem, porque é que eles não passam para lá?
    Não entendo.

    • David Guerreiro says:

      Não entendes? É porque a maioria deles nunca seria aceite, pois são uma cambada de brutos, mal educados e arruaceiros. Vês as pessoas a queixarem-se dos motoristas da Uber? Não. Por norma, são pessoas educadas e cordiais.

    • Marcio says:

      Porque existe uma máfia por trás de cada associação de táxis…eles não querem perder o monopólio…mas bom serviço é um sorriso no rosto que é bom, os taxistas não querem oferecer!!

      • JohnD Censurado says:

        Se vires bem os taxistas já competem entre eles de varias formas … mas nem vou dar exemplos .

        Por outro lado a estratégia da Uber será matar literalmente os serviços de taxi e ficar com o dito monopólio existente …

        Enfim .

        Talvez te tenhas esquecido , ou não , de referir a tal ” tabela dinâmica ” da Uber que no caso dos táxis esta definida e é fixa … por aí , pela Uber o preço por um dado trajecto de manha pode não ser o mesmo de tarde ,,,

        Nem vale a pena dizer mais nada tal como cupernico dizia …

        Assim me despeço com amizade .

    • Samuel L. J. says:

      a) Gostam de se passar por coitadinhos,
      b) Velhos do Restelo
      c) Tem de haver algumas noticias para alem das dos famosos e de que alguém foi morto nos telejornais, noticias relativas a politica é que nem velas.

  26. JohnD Censurado says:

    Sempre usei o serviços de taxi e sempre solicitei factura e nunca me foi negado .

    A única vez que apanhei um ” Chico esperto ” pedi para parar junto da esquadra ,
    Entrei na esquadra … dei a matricula e o numero e o mesmo nem esperou para receber ,..

    Acho que um dos principais problemas é a lei não ser cumprida ,

    A fiscalização nula .

    Quantos carros foram apreendidos ?!

    Porque não foi logo bloqueada ?!

    E mais uns porquês que nem vou agora referir ,

    Por mim a Uber nunca foi ou será opção por uma questão de principio .

    Com amizade assim me despeço .

    • David Guerreiro says:

      Mesmo que não neguem, muitos começam a barafustar, podem chamar-te uma série de nomes menos honrosos, coisa que nunca sucede na Uber. É sempre tudo faturado, e não há troca de dinheiro com o motorista.

      • JohnD Censurado says:

        Os maus condutores também barafustam , os maus peões igualmente … o mau cidadão também mesmo quando não sabe o que diz , tal como o mau empresário ou o mau trabalhador,,, ou quem tenta contornar a lei … isto além dos que até têm razões para o fazer …

        Antes os Portugueses e Europeus barafusta-sem mais quando alguma lei menos justa é aprovada ou alterada … mas em primeiro colocam o face, depois, o futebol e as telenovelas e saem argumentos desses .

        Offshores e fugas aos impostos à parte é que a uber é e sempre foi ILEGAL DESDE INICIO mas mesmo assim também barafusta .

        David podes guardar esse argumento…como outros .

        Devo salientar que Não sou a favor da violência seja ela sob que forma for e nada a justifica no entanto facto é que se as autoridades no geral tivessem actuado em tempo útil nem se ouviria tanto barulho ou promoção . A uber ter-se-ia adaptado e pronto estaria tudo bem .

        Um bom dia para todos !

        Com amizade assim me despeço.

  27. Pela Positiva says:

    Força taxistas.. Lutem pelos vossos direitos

  28. Pedro H. says:

    Existem prós e contras nesta situação toda, embora sejam mais prós a favor da Uber do que propriamente para os táxis. Eis como eu vejo a situação:

    Táxis:
    1- Modelo obsoleto de transporte de pessoas que já se podia ter modernizado adoptando o modelo da Uber e deixar os alvarás e essas coisas todas caras que pagam.
    2- O serviço em bastantes táxis deixa bastante a desejar. Se querem justiça para o lado deles, pelo menos que tenham carteira profissional de condutor ou que pelo menos prestem o devido serviço e a preços justos.
    3- A atitude com que tratam do problema é, à falta de melhor frase, é similar a uma pessoa que está tão viciada no seu sistema, o seu monopólio, que não consegue tomar a decisão de deixar o táxi e experimentar a Uber. Não vejo porque razão têm de estar a apedrejar pessoas que também estão a prestar serviços. É a mesma coisa que eu como pedreiro, estar a bater em estrangeiros porque estão a tirar-me trabalho…
    4- A solução para eles é que querem ser os únicos no mercado. Ora se isso não é monopolismo, então não sei o que é.
    5- Há pessoas que se queixam e a imagem que passa lá fora é que táxis em Portugal é para evitar.

    Uber
    1- Contratam empresas ( legalizadas ) para o transporte de pessoas. Resultado: Mais pessoas empregadas. Se é a Recibos Verdes ou não não interessa. O que interessa é que se cria emprego.
    2- Avaliação. O simples facto de existir avaliação, permite ao cliente final ter sempre qualidade de serviço garantida. Os motoristas que forem mal avaliados são postos de lado.
    3- Preços praticados não têm nada a ver com os preços praticados pelos táxis ( mas isso pode ser nivelado se o Estado abolir ou reduzir os impostos ).

    No final de tudo, o cliente final é que decide.

  29. Kekes says:

    Acho que há espaço paratodos, mas a lei tem que ser bem estruturada, justa e respeitada.

  30. Maestro says:

    A UBER agradece a publicidade gratuita que os taxistas andam a fazer. Era interessante perceber o numero de passageiros transportados antes e depois dos protestos dos taxistas.

  31. Ricardo Oliveira says:

    Se há lugar para a Uber em Portugal?
    A partir do momento em que OS TAXISTAS SE RECUSAM A TRANSPORTAR UMA PESSOA PORQUE A DISTÂNCIA É MUITO CURTA, não permitir alternativas é ficar nas mãos dos taxistas.
    Para quem não acredita isto passa-se no aeroporto! Os taxistas recusam-se (todos) a levar uma pessoa para casa nas chegadas do aeroporto porque a distância é curta e, sendo português, não vai ser possível dar uma volta a Carcavelos para “desenferrujar” o taxímetro…

    Sou utente dos 2 serviços. A qualidade é incomparável. Mas nem preciso de um serviço tão selectivo. Mas desde que, em Lisboa, entro num taxi (sem opção de escolha por ser aquele que estava na frente da fila) com um motorista estrangeiro que arranhava o português, num caso velho que se desligava em todos os semáforos e ainda tive que indicar o caminho… Perante isto, dizer que há exigência na atribuição de licenças é piada!

    O mercado dos taxistas é regulado por licenças para evitar sobrelotação do mercado, à semelhança das farmácias. Mas uma farmácia não se recusa a vender um fármaco por ter uma margem de lucro baixa. Perante esta recusa, esta regulação de mercado não faz sentido.

    É necessário regulamentar as empresas que façam este tipo de transporte (Uber e quem aparecer), de forma a que não haja concorrência desleal, e para que haja taxação das receitas dentro do país. Mas proteger uma serviço que não é público e que não garante acesso aos cidadãos não faz sentido!

  32. João Ferreira says:

    Se os taxistas achas que os Uber estão em situação ilegal tem bom remédio!!
    Encostem o carro preto e verde e comecem a trabalhar na Uber….
    Eu USO UBER e recomendo, pena em Portugal não ter as mesmas opções que existem fora do país!
    Taxi…. para quê, saio do aeroporto e para meter a bagagem na mala pago uma taxa e ainda tenho de ser eu a meter a bagagem na mala, porque não existe qualquer serviço ao cliente a não ser o de mexer no taxímetro par a meter a taxa (ridicula) de ocupação da bagageira?? RIDICULO…
    Espero que a Uber venha para ficar, e que os senhores da Antram se ….

  33. pardaluxo says:

    Cuidem-se aqueles que possuem mercedes de cor escura, porque os “donos disto tudo” fazem isto:
    Um carro de alta cilindrada foi pontapeado e atingido com ovos na estação da Campanhã, no Porto. Motorista gritava: “Não sou Uber, não sou Uber.”

    Um carro topo de gama terá sido confundido com um da Uber, tendo sido o alvo de ataques por parte de taxistas na estação de Campanhã, no Porto. Alguns homens pontapearam o veículo e atiraram ovos, segundo uma testemunha.

    O vídeo divulgado pelo Jornal de Notícias mostra o momento em que os homens cercam o carro. “Mal o viram começaram a atirar ovos lá para dentro e a dar pontapés ao carro”, contou uma testemunha ao mesmo jornal, que acrescentou que o condutor gritava: “Não sou Uber, não sou Uber.”

    O incidente ocorreu por volta das 13:45 e a testemunha referiu que o carro poderia ser uma limusina de um hotel, confirmando que os taxistas estavam munidos com ovos para atirar aos motoristas da Uber que fizessem serviços naquela estação.

  34. Marco says:

    http://sicnoticias.sapo.pt/pais/2016-04-29-O-que-e-necessario-para-exercer-a-atividade-de-taxista-e-de-motorista-da-Uber

    A SIC só não disse o que é preciso para ter a letra A ou a letra T, e quem passa os alvarás… 😉

  35. Filipe Lourenço says:

    Eu e os meus colegas temos pensões espalhadas por todo o país. Algumas a cair de podre, outras renovadas, e alguns funcionários já não se percebe bem o que dizem, e as vezes como fazem muitas (14/15h) horas de trabalho, no fim do turno já não apresentam as condições de higiene que apresentam no inicio do turno. Durante muitos anos fomos os únicos a oferecer serviços de dormida no país, porque na altura a única maneira que se conhecia de fazer negócio era esta, que nós monopolizamos.
    Há um ou dois anos, apareceram aí uns marmanjos com hotéis todos bonitos, empregados jovens a fazer turnos de poucas horas, sempre com barba feita e, veja-se bem, ATÉ AJUDAVAM OS CLIENTES A LEVAR AS MALAS PARA O QUARTO!!!! Claro, desde esse tempo eu e os meus colegas temos andado a perder clientes…
    Estes novos marmanjos, vêm lá com os apoios ao turismo, acabam por não pagar tantos impostos como eu e os meus colegas, ou não investem tanto para abrir os estabelecimentos… e agora ainda por cima, nós quisemos pôr uma placa a dizer Hotel na nossa porta e adivinhem: não temos condições para isso, porque as pensões são velhas e, note-se, querem que o Sr. Zé que já trabalha nisto há 50 anos não faça parte dos serviços.
    Isto realmente Portugal anda tudo de pantanas. Onde já se viu as pessoas quererem optar pelo serviço destes gajos novos?! o Estado devia era acabar com eles, se não eu e os meus colegas não vamos sobreviver.

  36. ppfoasld.1 says:

    concorrencia nunca fez mal a ng

  37. luislelis says:

    Os taxistas e que nao pagam impostos. Nao teem formacao especifica, usam carros velhos ou mal cuidados. Passam horas a espera do cliente nos aeroportos e estacoes de comboios (devem ganhar muito bem para nao precisarem de andar as voltas a procura de clientes).
    Tem contratos avencas com varios servicos publicos para transporte de funcionarios. (cobram em norma o dobro, nos pagamos lol)
    Nao ha licencas de taxi para venda nas autarquias (sempre esgotadas). Simplesmente sao controladas pelas mafias taxistas, os mesmos que se manifestam (proprietarios))
    Existem licensas no mercado paralelo, e custam em media 50 000 euros.(normalmente sao vendidas pelo dobro) Ver anuncios correio da manha etc.
    Ja alguem aqui alguma vez tentou ter uma licença de taxi? Tentem para ver.
    Os taxis raramente pagam IVA, nao passam factura ,e quando a passam nao teem valor fiscal. (algo que a Uber nao pode escapar tendo em conta que sao so transacoes electronicas)
    Os taxistas que nao querem o uber, sao propietarios das viaturas. (viram algum empregado manifestar-se? pq sera?
    Uso bastante o servico uber em inglaterra (criaram-se dezenas de milhares de empregos so na cidade d londres) e os taxis continuam a facturar.
    Nao pagam impostos a uber? como podem fugir ao iva se so ha transacoes electronicas? as financas sao estupidas? se forem isso nao sera culpa da uber seguramente.
    Os condutores da uber pagam tantos impostos como nos , seguranca social, seguros, imposto automovel, irs, e nao fogem pq … controlados electronicamente nao ha dinheiro vivo lembrem se disso.
    Que imposto tem um taxista que um conductor uber nao tem?
    o contrario ja nao se passa. taxista nao paga o mesmo imposto automovel que um uber (menos de 70%.
    Tem tratamento especial nos aeroportos estacoes de comboio etc (nos e que pagamos esse espaco)
    Nao acham que quem nao paga os impostos sao os taxistas que so querem dinheiro vivo?
    Detestam que lhes pecam para pagar com multibanco (a maioria nem tem)
    Realmente informacao tem de um valor incalculavel.
    Que venha a uber q sempre se pouca e o estado ganha mais.

  38. AlexX says:

    Sou a favor da Uber em Portugal.
    Por este caminho não tarda também temos companhias de Aviação, Ferroviárias e Rodoviárias juntas contra o Blablacar. Que também sou a favor.

    Isto de hoje fede a coisa organizada por sindicatos e interesses dos mesmos. Porque existe mercado para ambos os serviços. Os taxistas conseguiram não apenas prejudicar a vida dos seus próprios clientes como a de tantos outros profissionais que precisam andar na estrada e não ficar engarrafados. Devem estar rejubilantes com os danos causados para além dos actos de vandalismo. No final deu grande jantarada e já puderam transportar alegremente utilizadores com 1g de álcool no sangue.

  39. Marcio says:

    Os taxistas de Portugal são mal educados, mal humorados, muitos carros são cegos, cheiram a fumo, perguntam para onde você vai antes de te aceitar. É o pior serviço que se pode ter…eles te tratam como se eles estivessem a fazer um favor por entrar no taxi deles. O Uber chegou para ficar…o que os taxistas não percebem é que cara destrato com o passageiro, cada serviço
    Mal prestado são seus maiores concorrentes, não o Uber. Querem continuar a ganhar dinheiro e pararem de fazer palavras cruzadas nas paradas? Então se renovem, se vistam adequadamente, sejam cordiais e coloquem um sorriso no rosto…porque de amarga já basta a vida!!!!!

  40. bruh says:

    Nem me interessa quem tem razão, os taxistas com reacções destas, apedrejar a concorrência, perdem toda a razão.

  41. Ricardo says:

    Cerne da questão…a Uber foi o melhor serviçio de transporte personalizado que jamais foi inventado!!!
    É mais barato, é conveniente, apanha-se em qualquer lado a qualquer hora, a tendência será para aumentar…
    Acho que deviam obedecer a algumas questões legais de que os taxis normais são obrigados, a questão dos seguros e das licenças não está bem contada, aliás a lei que existe está desactualizada para estas plataformas, terá que ser revista, tanto para os taxis como para estas plataformas tecnológicas…
    Apanho um uber no aeroporto para Odivelas e pago entre 15 a 17€, num taxi pago 23 a 26€ mais as malas, se for à noite nem vos conto…e se falar inglês com um colega e armar-me em turista, vou primeiro à avenida de roma…

  42. Palito71 says:

    Eu acho que ainda tenho direito de escolha, pois eu ao contrário destes dois, pago os meus impostos.
    Num mercado aberto o cliente é que decide o que quer, sem “pedradas”, insultos ou pressões.

  43. Francisco Rocha says:

    Eu nunca vi motoristas da uber a atirarem ovos a carros e pessoas que simplesmente passavam na via e a shuttles de hotel que estavam a receber turistas estrangeiros, mas taxistas já vi. Puseram inclusive um senhora a chorar e ainda gozaram com ela por se queixar de ter apanhado com um ovo.
    By the way, o ultimo táxi que apanhei quase atropelou uma rapariga e ter tido quase 2 acidentes desde Gaia até aos clérigos, tudo isto em 10 mins…
    Utilizo os dois serviços, mas a uber está noutra liga.

  44. Joao Magalhaes says:

    Eu acho que os portugueses não querem a uber, os portugueses querem é um serviço como a uber, se os taxistas fossem honestos, educados e mais profissionais talvez hoje não tinham que protestar contra a uber.

  45. Nuno Azevedo says:

    Eu como cliente, utilizo o serviço que eu bem intendo, a Uber não é ilegal, se eu quiser chamar o Taxi eu chamo, se eu quiser chamar um Uber eu chamo, se eu quiser chamar uma Limousine eu chamo, ainda tenho opção de ir de autocarro, Metro e para concluir posso ir a pé, resumindo como o meu dinheiro chamo o que eu quero.

    continuação de um bom dia…….

  46. luis santos says:

    Mas foi feito algum referendo , que me passou ao lado ? Feito um inquérito para a ubere ? esse inquérito feito pela empresa contratada o resultado final era sempre favorável ou não . Não estou contra a uber nem a favor . Agora a noticia que os portuguese querem a uber é desproporcional e exagerada ou comprada .

  47. billidkid says:

    Não adianta espernear,se o Uber diz que vai…Já está instalado.
    Tipo o BAIDU ! 🙂

  48. silva says:

    Uber é roubo. É igual legalizar a pirataria. Tem de regulamentar e colocar as mesmas cobranças que existem para os taxistas, para os motorista e a empresa Uber.

    • YaBa says:

      Roubar é o que fazem os taxistas quando vão pelo percurso mais longo.
      Roubar é o que fazem os taxistas quando não passam fatura e ainda insultam quem as pede.
      Informe-se antes de debitar asneiras publicamente.

  49. Diogo Costa says:

    Da próxima vez que precisar… recorro à UBER
    Taxistas… Nao obrigado..

  50. Alex says:

    Tanto paleio e o que interessa dizer é que os consumidores têm a palavra final. Se eles acharem que preferem a UBER para viajar, não adianta aos taxistas andarem a espernear porque não vai ser isso que lhes vai atrair clientes, muito pelo contrário. Mas os taxistas acham que sim.

    Já dizia o meu avô: “Alguns pensam que se benzem, mas partem é o nariz”.

  51. Fogareiros says:

    Isto resolve-se facilmente. É toda a gente começar a fazer greve aos táxis. É começar a informar as pessoas que a Uber está aí e é bem mais honesta, segura, e rápida que estes taxistas. E só por causa disto, vou sacar a aplicação da Uber para quando precisar. Não andarei nunca mais de táxi.

  52. Dias says:

    É a electricidade veio estragar o vapor, e não vi nem ouvi que tivesse havido uma marcha lenta no mundo.

  53. Diogo Filipe Almeida Jesus says:

    Ao ver isto, a pergunta que eu faço é: Demora muito o serviço a chegar a Coimbra?

  54. Marcos Medeiros says:

    Não sei como está ai em Portugal, mas no Brasil, alguns passageiros do Uber chegaram a ser agredidos pelos taxistas. Complicado a situação.

  55. Ismael Guimarães says:

    Eu gostava de saber é o porquê deste monopólio dos taxistas. Eu acho errado isso.
    Eu penso que as Escolas de Condução deverão começar a dar formação para condução automóvel de ligeiros de passageiros e, depois, qualquer que tenha essa formação deve poder conduzir um veículo de transporte de passageiros.
    Sabem que existe um mercado de transporte de passageiros ligadas à rede dos ATL e centros de explicações e ninguém fala nada. E porque é que não fala?!
    Simplesmente porque as crianças não são o público-alvo dos taxistas.

    Se calhar os clientes UBER também não são o público-alvo dos taxistas mas, com toda a certeza, isto vai mexer com os preços a praticar pelos taxistas.

    Como escrevi à pouco tempo, considero que é preciso evoluir nos veículos de táxi e estes passarem a ser de 4 tipos: (1) táxi citadino caraterizado que deve assumir uma única cor e todos os veículos têm que ser exclusivamente dessa cor e devem ser sempre da mesma marca e modelo, sendo este um veículo elétrico; (2) táxi não citadino caraterizado em que o veículo deve ser híbrido; (3) veículo 9 lugares caraterizado que deve ser híbrido e que servirá para transporte de doentes; (4) veículo não caraterizado híbrido que deve ser visto como sendo, também, um táxi mas um táxi de luxo, ou seja, um táxi que as pessoas não precisam perceber que são táxis.

    Para mim, os táxis de luxo devem ser contratados via a APP Uber, bem como os outros se a APP se conseguir adaptar para que o pagamento possa ser feito de outras formas que não só o Cartão de Crédito.

    Quanto aos impostos que os taxistas caraterizados pagam estes devem sempre ser maiores porque privilegiam de acesso a vias para veículos prioritários, bem como de estacionamentos gratuitos exclusivos para sua utilização. Os táxis de luxo não beneficiam disso pois são veículos iguais a qualquer outros que circulam na rua.

  56. MISS A says:

    Prefiro o Uber do que os taxistas. O Uber é mais honesto e oferece muito melhor serviços. Quem não pode competir vai ceder o lugar no mercado. Esse é a verdade que se repete sempre na hisória.

  57. Rogério Maciel says:

    Os taxistas que venham para a UBER e acaba-se a polémica tôda.
    Só têm vantagens para êles .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.