Que dados vai o Facebook recolher com o Home?
O Facebook Home foi lançado na passada semana num evento especial e dedicado a este nova forma de interacção social que passou a estar disponível para os telefones Android.
Mas assim que foi conhecido e desvendadas todas as sua características e funcionalidades ficou a ideia de que esta poderia ser mais uma forma de o Facebook recolher ainda mais informação sobre os seus utilizadores e sobre as suas preferências.
O Facebook, face a essas dúvidas todas, apressou-se a vir a público revelar quais os dados que vai recolher com este novo serviço/software.
Com as capacidades de interação com o Android que o Home vai ter tornou-se quase óbvio que o Facebook poderia aceder a muito mais informação do que actualmente acede com a sua aplicação.
Esta nova interface social irá permitir que o vosso telefone seja o cento de todas as vossas acções nesta rede. Podem aceder directamente a um vasto fluxo de informação assim que ligam o vosso telefone e a qualquer momento, em qualquer aplicação, vão poder receber notificações e iniciar a conversação com os vossos amigos, sem terem de sair dessas aplicações.
As questões de privacidade, e isto porque o Home tem acesso às aplicações que estão a usar no vosso telefone, surgiram de imediato. Tendo acesso a tanta informação sobre a vossa actividade, aplicações e outros dados, quais seriam as que o Facebook recolheria e processaria para seu proveito?
Pela informação que o Facebook publicou não vão ser recolhidos mais dados do que os que actualmente são recolhidos. Naturalmente que, e porque agora têm acesso às aplicações lançadas dentro do Home, esta informação é recolhida, mas apenas por 90 dias, e apenas para poderem providenciar o serviço e melhorá-lo.
No caso dos telefones que tenham o Home pré instalado, e porque estes dispositivos vão ter a capacidade de apresentar notificações do sistema, também esta informação é recolhida, mas não as notificações em si. O prazo de retenção da informação é o mesmo.
Q: What information does Home collect?
A: Like other parts of Facebook, Home collects information when you interact with the service, such as liking or commenting on a post or sending a message. Home also may collect other information about how you use it. For example, Facebook maintains a list of the apps that you have in the Home app launcher. We store this information in identifiable form for 90 days and use it to provide the service and improve how it works.
For devices that come with Home preinstalled, Home can display system notifications, meaning that it will show notifications from apps on your phone. Since these notifications appear in Home, Facebook collects information about the notification (such as which app is generating them) but not the content of the notification itself. We remove identifying information from this data after 90 days.
O Facebook anunciou ainda que a informação sobre a localização dos utilizadores será tratada da mesma forma que é tratada a que as anteriores aplicações do Facebook a usa, podendo esta função ser desactivada a qualquer altura.
Curioso foi também perceber que o Home poderá ser configurado de forma isolada nos seus diferentes componentes, sendo alguns deles activáveis ou não, consoante o gosto do utilizador. O próprio Home pode ser desactivado ou removido a qualquer altura.
Uma vez que o Home se integra de forma quase completa com o Android e com o vosso telefone existia a dúvida sobre se o Facebook iria recolher informação sobre essas aplicações e sobre os dados por elas gerados.
A resposta a essa questão foi também apresentada pelo Facebook. Apesar de ter acesso a essa informação não irá recolhê-la. As aplicações que já interagiam com o Facebook vão continuar a fazê-lo da mesma forma que o faziam antes.
Apenas será recolhida a informação sobre a forma como os utilizadores interagem com o Home e não com as aplicações que lançarem dentro dele.
Q: Does Home collect information about what I do in non-Facebook applications?
A: No. Home will only see how you interact with Home itself. For example, Facebook could see that you launched a map application using the app launcher, but Facebook would not receive information about what directions you searched for or any other activity within the app itself. Of course, some apps already are Facebook-enabled so that you can share your activity within the app back to Facebook. This kind of integration existed long before we launched Home, and apps that have it will tell you if it is available.
Estão assim esclarecidos os mais cépticos e declarada a intenção do Facebook com o seu novo Home. Os dados são os mesmos que eram antes recolhidos.
Apenas mudou a forma como acedemos ao Facebook. Deixam de ser aplicações isoladas no Android para passar a ser o centro do telefone e da nossa vida social nesta rede.
O Home chegará no dia 12 e nessa altura todos vão poder ver o que realmente o Facebook apresentou e a forma como ele mudará a utilização dos telefones, colocando o Facebook no seu centro e em que tudo gira em torno dele.
Homepage: FAQ on Home and Privacy
Homepage: Faceboook Home
Este artigo tem mais de um ano
Incoming brainless facebook hate!
Tudo copiado pelo Windows Phone! Depois dizem que a Microsoft é que anda a reboque dos outros. Nota-se…
Não é bem igual. E tens novidades que não tens no WP, eles são o facebook se queriam lançar algo assim estavas a espera de que?
copiado pelo windows phone?! Fazes ideia de quantos pluguins existem no market para fazer o facebook home?!
será que não foi a microsoft que copiou a interface metro de um outro lado qualquer?!
google it my friend
Acho até que foi a Microsoft que copiou a ideia desta nova app do Facebook..envolve time travel e tal mas parece-me fazível.
Lá se vai a ram…
Já apareceram na PlayStore aplicações a “fazerem-se passar” pelo facebook home. Segundo alguns dos utilizadores, estão cheias de virus e tal…
Cuidado com as instalações e verifiquem sempre no site oficial quando sai a aplicação.
A oficial sai dia 12 deste mês.
Como pode isso ser, a google não verifica os uploads para a store? Não ha politica de segurança nem passa por fases de teste?
Se assim for estão explicadas as 700.000 apps…
Supostamente existe um algoritmo que verifica virus em app’s no Google Play, mais que isso não.
Obrigado,mas não.
Mais treta
Como se costuma dizer, “como tudo na vida”, a unica informação que vai para o Facebook é a que se lá põe.
Se o pessoal gosta de mandar postas até a dizer a cor das cuecas ou quando é que vai ao escritório mandar um fax, e manda essas postas para o mundo, então o Facebook vai “saber” isso tudo e toda a gente, com uma conta no Facebook, vai poder saber isso também.
Simples.
Se há alguma coisa que querem manter fora do Facebook, não a ponham lá. Não é assim tão complicado.
Por exemplo, se gostam de ter relações sexuais com animais vestidos de pai natal enquanto comem pasteis de nata e não querem que ninguém saiba isso, não coloquem isso no Facebook.
Vou experimentar, mas é bem provável que tire…..não gostei muito da interface
Não obrigado.
Demasiada intromissão no meu telemóvel.
Um telemóvel que vier a ter isto de origem bem que fica na prateleira. Só mesmo se tiver uma relação qualidade/preço tão boa que valha a pena arriscar perder a garantia fazendo root e instalando uma ROM limpa.
E a resposta ao que recolhem é tão vaga e ambígua que dá a entender que podem recolher quase tudo o que é actividade. Basicamente é um “tracking device” em tempo real que a única coisa que assumem não fazer é ver a actividade dentro da aplicação.
O exemplo que dão da navegação até “garante” que não monitorizam a actividade da mesma, mas nada garante que não vá buscar dados do GPS para registar a localização. Não há nada que diga o contrário, logo não vão buscar dados à aplicação mas conseguem a mesma informação de outra forma.
Acho isto abusivo.
Já não basta os 20MB de RAM que consome para correr em 2º Plano num ANdroid agora vem isto, qual será o seu peso no Smartphone? em RAM claro.
Qaunto aos dados com que eles ficam, a continuar assim com os meus é que não, estou já a um passo de anular a minha conta pois isto já começa a passar o razoavel, o que era até a algum tempo uma brincadeira e nos decidiamos o que queriamos partilhar, hoje é ao contrario nos temos de decidir o que não queremos partilhar. Confesso que não estou a gostar do rumo que esta rede está a levar.
Teorias de conspiração à parte 🙂
Chamem a Teresa Guilherme.
Abuso!
Chamem a policia!
Isto de certeza que afecta ou pode afectar as regras de informacao da base de dados..
So falta saber fazer isto um big brother em tempo real sem necessitar de autorizacao dos utilizadores!
Com os google glasses ate poderam ver as coisas a acontecer!
Ate aonde pode ir a invacao de privacidade gratuita??
Humm
Eles dizem que têm acesso a tudo, mas que “escolhem” continuar apenas a recolher a informação que recolhem nas aplicações actuais.
Tendo em conta o histórico de violações de privacidade do Facebook, não acredito nisso…
No telemóvel não uso nenhuma APP deles. Só acedo via browser…