Qualcomm compra Arduino e revela UNO Q, com processador duplo e IA
A Qualcomm anunciou a aquisição da Arduino, uma plataforma eletrónica de código aberto. A gigante tecnológica anunciou que a aquisição dará aos programadores e entusiastas acesso aos chips de IA mais avançados da empresa e a outros produtos.
Qualcomm compra Arduino
Confirmou também que a Arduino manterá a sua marca, ferramentas e missão independentes, bem como o suporte para microcontroladores e componentes de outros fabricantes. Em comunicado, a Qualcomm revelou que esta aquisição irá impulsionar a produtividade dos programadores em todos os setores. O primeiro produto desta fusão é o novo Arduino UNO Q, a primeira placa dual-brain equipada com o processador Dragonwing QRB2210 e um microcontrolador em tempo real.
De acordo com a Arduino, o UNO Q combina um microprocessador Linux compatível com Debian, oferecendo desempenho quad-core e suporte para câmara, áudio e ecrã. A placa é semelhante a um Raspberry Pi e permite a ligação de teclado, rato e ecrã através de um dongle USB-C. A arquitetura dual-brain permite executar “soluções de visão e som baseadas em IA que reagem ao ambiente”.
O anúncio não refere o valor que a Qualcomm irá pagar, embora a compra ainda não esteja finalizada e necessite de aprovação regulatória. A empresa enfatizou que oferecerá acesso a ferramentas mais poderosas e um caminho claro para a comercialização a mais de 33 milhões de programadores na comunidade Arduino.
UNO Q traz processador duplo e IA
A Qualcomm garantiu que esta aquisição não irá alterar a missão do Arduino, uma vez que irá preservar a abordagem de código aberto e o espírito comunitário que tornaram a plataforma italiana excelente.
Além do UNO Q, a Arduino anunciou um novo ambiente de desenvolvimento integrado para as suas placas. A plataforma Arduino App Lab unifica os fluxos de trabalho entre RTOS, Linux, Python e IA, permitindo um desenvolvimento mais rápido e fácil através de uma única interface para diferentes domínios. O ambiente suporta o Edge Impulse para a construção e ajuste de modelos de IA utilizando dados do mundo real.
O Arduino UNO Q estará disponível a partir de 24 de outubro de 2025 na loja online da Arduino e através de vários distribuidores. Esta placa será a primeira a suportar o App Lab e custará 44 dólares nos Estados Unidos.





















RIP arduino :'(
Como assim? Se foi garantido que plataforma se irá manter open-source quem usa Arduino sai beneficiado com a experiência que a Qualcomm tem.
Quando uma megacorp compra alguma coisa fixe normalmente estraga e ou elimina concorrência. Mas claro nunca se sabe, é esperar para ver se continuam o bom trabalho que foi feito até agora pela arduino (comunidade, código aberto e suporte). Não ponho muita esperança nisso, espero estar errado.
+1
É pena, receio que não vai ser bom para o Arduino. Vou mandar vir mais uns quantos nano.
A questão que fica é. Será que só o Uno é que vai ter esta evolução? Estaria interessado se o fizessem para o Mega. Torna se bastante desafiante configurar mais elementos num projecto. A meu ver e que uso muito os Mega, seria excelente programar com IA.