Quais os países onde é mais seguro viver? Portugal está no top 10!
A segurança é, cada vez mais, um dos critérios essenciais na escolha de um país para viver, trabalhar ou investir. Por isso, o Global Peace Index (GPI) procura mostrar os países onde é mais seguro viver. Conheça o top 10 deste ano, onde se inclui Portugal.
Publicado anualmente pelo Institute for Economics and Peace, o GPI mede a paz em 163 países com base em 23 indicadores, incluindo taxas de criminalidade, estabilidade política, conflitos internos/externos e respeito pelos direitos humanos.
Com base nesses dados, estes são os 10 países onde é mais seguro viver, em 2025:
- Islândia
- Irlanda
- Nova Zelândia
- Áustria
- Suíça
- Singapura
- Portugal
- Dinamarca
- Eslovénia
- Finlândia
Assumindo que a paz é "notoriamente difícil de definir", o Institute for Economics and Peace aborda-a em termos de harmonia alcançada pela ausência de violência ou pelo medo da violência.
Os três domínios da paz
Descrito como "Paz Negativa", é um complemento da Paz Positiva, definida como as atitudes, instituições e estruturas que criam e sustentam sociedades pacíficas.
Assim sendo, o GPI mede o nível de paz negativa de um país usando três domínios de paz:
1️⃣ Conflitos Domésticos e Internacionais em Curso
- Recorre a seis indicadores estatísticos para investigar até que ponto os países estão envolvidos em conflitos internos e externos, bem como o seu papel e duração do envolvimento nos conflitos.
2️⃣ Nível de harmonia ou discórdia numa nação
- 11 indicadores avaliam amplamente o que pode ser descrito como Segurança e Proteção Social: baixas taxas de criminalidade, atividade terrorista mínima e manifestações violentas, relações harmoniosas com países vizinhos, um cenário político estável e uma pequena proporção da população deslocada internamente ou refugiada podem ser equivalentes à paz.
3️⃣ Militarização
- Seis outros indicadores exploram a ligação entre o nível de desenvolvimento militar e acesso a armas de um país e o seu nível de paz, tanto internamente quanto internacionalmente.
Além disso, dados comparáveis sobre gastos militares, como percentagem do PIB e o número de oficiais das forças armadas per capita, são considerados, assim como as contribuições financeiras para as missões de manutenção da paz da ONU.
Mapa do estado da paz global
Conclusão
A segurança vai muito além da ausência de guerra ou criminalidade. Inclui, também, estabilidade política, qualidade dos serviços públicos, coesão social e respeito pelos direitos humanos.
Os 10 países compilados pelo Institute for Economics and Peace destacam-se por conseguirem combinar paz interna com elevada qualidade de vida, sendo modelos de sociedades seguras e funcionais.
Para quem procura um novo lugar para viver, investir ou visitar, estes destinos podem ser ideais.
Leia também:


























Não admira. Este foi um inquérito feito a gringos. E Portugal é o único país do mundo que trata gringos como príncipes e nacionais como pessoas cuja cor estamos legalmente impedidos de dizer.
Gringos e grunhos. Afinal, o debate tem sido à volta disso.
hahahahahahahaah lloolllllll
+1 tens toda a razao qualquer pais Europeu de Este e mais seguro do que Portugal e , A Holanda e MUITO mais segura do que Portugal nao se enconra nesta list.
Portugal e seguro para imigrantes illegais que entram por ai dentro e fazem o que bem lhes apetece!
Noruega? Finlandia? Onde estão? Principalmente Noruega… e não venham com indices de tristeza.
E a Polonia é um dos mais seguros…
Eu penso que esta classificação é dos mais seguros em termos de menos criticas etc, porque Nova Zelandia de seguro não tem nada, é cobras, é um pau mandado dos estados unidos lol
Cobras na Nova Zelândia??? Imensas, pois estão a arrasar os cangurus.
cangurus na nova zelandia?!
Ironia?
Não sabia que as cobras entravam na avaliação. Abana que a referência era á segurança da população referente em crimes. Crimes estás a ver, roubos Violações,assassinatos. Esse tipo de coisas não sabia que as cobras cometiam esse tipo de delitos
xD…..pensa que NZ e igual a Australia…. Mas Noruega e sem duvida mais segura que Portugal.
Ah sim viver em Portugal, o sonho de muitos Portugueses sem dúvida! quem sabe um dia…
Um dia em que os portugueses resolvam expulsar daqui os gringos que fazem disto parque temático.
Prefiro expulsar grunhos (com g minúsculo).
Justo seria por cada turista que entrasse em Portugal dava direito a um português de fazer férias lá fora, isso sim era justiça!
Nao e melhor expulsar os Portugueses que concordaram deixar os tais ‘gringos’ entrar? Resolve o problema a partir da raiz que e melhor, so assim deixa de crescer.
Mas nao te esquecas dos milhoes de Portugueses que vivem no exterior que tambem nao fazem muito. Ha Portugueses aqui em Londres a viver ha mais de 30 anos e nao falam patanisca de ingles….
+1
Portugal está cada vez mais inseguro para se viver.
Não deverá ser coincidência as fronteiras terem estado abertas nestas últimas décadas…
oh prova-lá isso com factos e não com “impressão”!
tiago, se quer provas, vá passear ali para o Martim Moniz à noite.
Terá as provas todas que quiser.
De preferência leve uns calções bem justos….
Ainda não dá para fechar. Os capitalistas querem importar mais migrantes para repovoar o exército industrial de reserva, partir a espinha aos sindicatos e fazer baixar salários ainda mais.
Qual exército industrial? Onde está a indústria? Só se for TVDE e UBER EAT’s da vida e similares.
O exército industrial de reserva de que falava Marx é um excedente de gado humano que os capitalistas não utilizam para produzir, mas que vai ser extremamente útil para partir a espinha aos sindicatos, com aquele paleio intimidatório do “vês ali aqueles todos à espera do teu lugar”. É a base do dumping salarial.
Espanta-me a Noruega e Suécia estarem fora do top 5, ainda mais fora do top 10…
Andas desatualizado então, principalmente em relação à Suécia. Engraçado que aqui na livre e pacífica tugolandia não posso dizer porque se não ainda sou cancelado
Não creio… Portugal mais seguro que a Suécia? Hmm…
Com a quantidade de imigração (má é bom frisar) que temos no nosso pais tenho grandes dúvidas mas…
1º a imigração nao é sinonimo nem está ligada à criminalidade
2º estatisticamente, se tens 10milhoes de pessoas, tens uma certa taxa de criminalidade; se passas a ter 12 milhores seria de esperar um aumento proporcional de 20% na criminalidade. Mas isso não se verifica! … já o aumento de grunhos e idiotas à conta das redes sociais e do populismo, nem é preciso fazer um levantamento e uma análise estatístca para termos certezas
3º a Suécia tem muito mais criminalidade com a mesma da população de Portugal, o que estatisticamente faz aumentar a percentagem! A criminalidade mais usual é de cariz sexual e drogas: recordo que o país passa 80% do ano no gelo, metade passa 6 meses às escuras, e o pessoal stressa em casa! Resultado: uso e trafego de drogas aumentam, alcoolismo idem, e resulta e maior numero de crimes sexuais, não só de homens a atacar mulheres como também o inverso:
“According to a victimisation survey of 1,201 residents in 2005, Sweden has above-average crime rates compared to other EU countries. Sweden has high or above-average levels of assaults, sexual assaults, hate crimes, and consumer fraud. Sweden has low levels of burglary, car theft and drug problems. Bribe seeking is rare.”
4º nos ultimos anos têm sido noticias actos terroristas e “mass shooting”: há que não esquecer o Anders Breivik
Resumindo: se ao invés de andaram a jogar Roblox, ver o Clube do aVenturas no YT ou ver influencers milionários-mente-capta-que-vendem-amendoins-a-macacos o dia todo fizessem um exercicio mental como ler livros e ver noticiários decentes, aprenderiam um pouco mais!
Amigo, deixa os ácidos que te estão a fritar o juizo completamente e mais não digo! Pois é perda de tempo, tenho a certeza que nunca deves ter saido do sofá agarrado sabe-se lá ao quê para dizeres tanta estupidez num.post só 😀 😀 😀
tiago, a entrada em massa de muçulmanos coincidiu com o aumento exponencial de crimes.
Mas deve ser só uma coincidência.
Não mudes de madrassa não…
«se tens 10milhoes de pessoas, tens uma certa taxa de criminalidade; se passas a ter 12 milhores seria de esperar um aumento proporcional de 20% na criminalidade. Mas isso não se verifica! …»
Hoje imensos alunos foram sujeitos a exames de matemática.
Tu não chegavas a entrar na sala.
Como se opina algo sem distinguir um número absoluto de uma percentagem? Surreal.
Questiona a IA sobre o erro crasso que acabaste de escrever e vai tomar uma cerveja para meditar.
É por causa dos carros elektros.
Presentemente não é de espantar, face á quantidade de imigração e dos gangues daí resultantes.
A Suécia não me espanta afinal está a enfrentar o mesmo problema que nós graças a ter aberto as fronteiras. A Noruega de facto não sei como está
País seguro? Sim, para quem puder pagar segurança…
Para quem não pode, é consultar os astros.
Para quem vive nos condomínios privados do Parque das Nações, ou na Quinta da Marinha.
Vivo na Amadora, nunca senti insegurança!
Ainda ontem andaram aos tiros na amadora…..segurissimo. E depois na rua ver os blacks a dizer “oh socio passa o telemovel”….na Polonia não existe isso
Na polonia nao existe o que? xD Opa voces sao demais. E lindo ver portugueses a falar sempre mal dos outros e nunca olham para as cuecas que vestem. Se cresceste em Portugal no anos 90 e inicio 00s, sabes bem que os maiores lideres de gangs (pretos ou brancos) era brancos…mas pronto.
Eu vou a polonia todos os anos ja que o meu afilhado e meio polaco, por isso digo – ve menos noticias em portugal e vai andar pelo pais fora. Eu nao ando por uma cidade polaca por ano, mas varias.
Depois, isso dos Blacks, sempre a mesma tecla, ja doi. Tens razao, sim, num lado, mas noutro lado abre o olho e tentar (sempre) entender a razao e o porque, ai logos ves que o problema de Portugal, – e muitos outros paises – e quem governa o pais. Nao os imigrantes, nao os ‘blacks’, nao os ‘bifes’….o governo.
Olha paises como a Singapura – fazes merda estas logo lixado. Mesmo no governo(!). Olha paises como a Noruega, que da tudo ao povo, do bem e melhor, especialmente educacao. Educao que e o que define uma nacao, e nos em Portugal nada.
Nao vale a pena limpares a boca com agua. Tem que escovar os dentes, com uma boa pasta dentrifica. Agua so nao ajuda em nada.
O que vale é que com o investimento em defesa, os países da UE vão desaparecer dessa lista.
Opa eu nao acredito desculpem la….GEneve na suica, Varsovia, Munique sao 1000x mais seguros que Lisboa, Porto, Faro….dizer que Portugal é seguro so se for no alentejo porque em Lisboa até os meus pais ja tem medo de andar na rua a noite.
Até digo mais, senti mais seguro as 11 da noite numa praia pública no UAE, que porto ou Lisboa nos últimos anos.
+1
Com quase um milhão de estrangeiros em Portugal, 75% sendo de fora da comunidade EU , vai ficando mais
seguro vai!
Quase 2.000.000, se não mesmo mais. E ainda é pretendido acrescentar mais, com o reagrupamento familiar (agora com algum travão, mas será ver para crer).
Estás atrasado no tempo. Segundo sei já está mais perto dos 2 milhões que de 1. Deves estar em 2017 ainda
Quase 1 milhao? Amigo so os brasileiros em portugal sao 1.7 milhoes. Indianos e bangladesh sao 600 mil…portugal tem 2.8 milhoes de estrangeiros a viver em Portugal. Dados de fevereiro 2025
tens factos para sustentar isso? 1.7mi brasileiros?! a serio?!
Qual a percentagem de estrangeiros na Singapura?
Suecia já foi dos mais seguros do mundo, agora nem no top 20 xd
Imaginem o que aconteceu 🙂
Espero que não estejas a sugerir que foi a emigração que estragou a Suécia. Olha se a MM vê o teu comentário
Pais seguro só se for para o Sócrates. Os seus crimes vão prescrevendo todos os dias.
Quem paga a fatura é o zé povinho.
Enquanto existir povos pobres nunca haverá segurança, os ricos não terão paz.
Vamos falar de estrangeiros, como muitos falam. Metam aqui o vosso top 5 e vejam a quantidade de estrangeiros nesses países sff.
O problema de Portugal, Inglaterra, Alemanha, Suecia, EUA, etc., e o seu governo que nao quer saber de nada do pais. So de causar problemas, manter o povo ocupado com parvoices e eles encham os bolsos.
Nao entendo, com internet e os tais ChatGPT, nos ainda somos burros de nao entender como o mundo funciona.
Portugal nao e seguro no seu total, se bem que o interior de portugal e seguro simplesmente porque 70% da populacao vive perto do mar.
Depois temos a historia de Portugal nomeadamente anos 70 a 90. Tens tambem o facto de um dos nosso PM ter dito que se jovem quiserem ter futuro, o melhor e sair de Portugal (lol).
Depois, seguimos como malucos, as ordems da UE, que nao quer saber de nada de Portugal ou outro pais senao eles mesmo.
O aumento de brasileiros, nepaleses e indianos em portugal nao faz sentido – verdade. Mas ninguem portugues reclamou de Portugueses irem viver para fora e abusar do sistema doutros paises…..tens gangs portugueses em Londres, tinhas em Southport numa altura, Luxemburgo, EUA, Brasil, Marrocos, Angola e outros…mas pronto, nos somos anjinhos.
Ja falei muito que doi ate a mim mesmo. Abram os olhos e vejam que os culpados estao todos no governo e nada mais!
eu sera sera, sim, segundo as más línguas, os gangues de Portugueses na Europa era só cortar cabeças e atentados à bomba e tiros de kalashnikov por todo lado.
Não abra a pestana não…