Vahana – Protótipo de carro voador autónomo da Airbus
A Airbus, empresa francesa com sede em Toulouse, conhecida por ser líder mundial no fabrico de aviões comerciais, no desenvolvimento de programas espaciais e na produção de helicópteros para uso civil, poderá estar prestes a apresentar o primeiro protótipo de um carro voador autónomo.
Voar poderá ser uma alternativa ao que se faz nas estradas.
Vahana... a próxima revolução
Chama-se Vahana o projecto que se integra na divisão Urban Air Mobility, criada no ano passado e que tem como objectivo criar um serviço que permita a qualquer pessoa reservar um carro voador autónomo através de uma qualquer aplicação móvel, à semelhança do que acontece actualmente com a Uber.
Segundo o CEO da Airbus, a empresa estará pronta para apresentar e para testar o primeiro protótipo deste veículo já no final deste ano de 2017 e, apesar de muitos acharem esta data muito ambiciosa, Rodin Lyasoff acha mesmo que esta data é mesmo viável:
Many of the technologies needed, such as batteries, motors and avionics are most of the way there.
Quanto à sua entrada no mercado, Lyasoff é igualmente ambicioso e afirma que estes veículos poderão estar disponíveis para uso comercial num prazo máximo de 10 anos, sendo os prestadores de serviços de transportes o seu público-alvo preferencial. E caso isto seja mesmo possível, esta será uma completa evolução para o mundo dos transportes.
Via: Reuters
Este artigo tem mais de um ano
Há que muito que aguardamos por uma coisa deste género. O tendão de Aquiles será mesmo a relação peso\capacidade das baterias. Mas quem sabe daqui a 10 anos…
Atenção que a Airbus não é uma empresa francesa. Tem sede em França, mas é fruto de um consórcio envolvendo vários países europeus.
França, Inglaterra, Alemanha e se não me engano Espanha também faz parte.
Gosto do conceito 😀 Pena que seja num futuro longínquo e que vá custar um balúrdio. Para não falar nas licenças que, obviamente, a ANAC vai “criar” para que o Vahana possa ser usado por qualquer um
Mas, Airbus? “If it’s not a Boeing, I’m not going” 😉
Chamar a isto um carro não acho correto.
Desde logo porque não tem rodas.
Ou também se pode chamar carro a um helicóptero?
(embora isto se pareça mais com um avião de descolagem vertical)
É preciso arranjar outro nome!
Veiculo
Engraçado a escolha do nome mitológico Hindu “Vahana” para este protótipo…
Sim, mas não associar as Vimanas! 🙂
Porque Vahana significa aquele que transporta ou que puxa!
Se voa não é carro!!!
A menos que seja um carro voador. Se boiar é barco?
Pelas fotos parece usar o mesmo principio do “osprey”, logo de carro não tem nada!!!
quero ver com que baterias este “drone ” tripolado levanta un minimo de 500kg de peso (pessoa, 8 motores brushless , baterias,chassis mesmo que em carbono) e tem autonomia para mais de 5kms!