Proteção Civil lança alerta por causa do tempo quente e seco
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou esta segunda-feira para o perigo de incêndio rural nas próximas 48 horas. O alerta teve como base as previsões do IPMA que apontam para tempo quente e seco.
Proteção Civil: Condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais
No aviso à população da Proteção Civil, é alertado para o “aumento do risco de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como, o aumento da dificuldade das ações de supressão, especialmente no interior Norte e Centro e Região Sul”.
O IPMA refere que “valores de humidade relativa inferiores a 20/30% no interior Norte e Centro e na região Sul, com fraca recuperação noturna”. A juntar ao tempo quente e seco está também o vento temporariamente forte de sul/sudoeste, com rajadas até 75 km/h, no interior Norte e Centro, em especial ao início da tarde.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:
- É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva SEM AUTORIZAÇÃO. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520;
- Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados SEM AUTORIZAÇÃO ou SEM COMUNICAÇÃO PRÉVIA. Informe-se na sua câmara municipal ou através do 808 200 520.
- Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito.
- Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
- Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da câmara municipal.
- Nos dias de risco de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.
Este artigo tem mais de um ano
Este tipo de alertas serve só para informar os srs. incendiários que está na hora de passar ao ataque. E eles estão com atenção. E vão prová-lo.
Conhecço quem concorde com essa teoria por acaso. Até poderá estar certa, diga- se de passagem.
É importante saber se a ausência de chuvas e elevadas temperaturas neste mês de Abril, se deve à Natureza ou se está a ser provocado pelo Homem.
E precisas realmente que te respondam ao óbvio?
7 ponto do artigo – POUPE ÁGUA.
Sim, poupe água, a burguesia precisa dela toda para regar abundantemente os campos de golfe. Para que raio precisa você de tomar banho todos os dias? Não sabe que há 60 anos era só uma vez por semana?