Presidente do México ameaça processar a Google por causa do “Golfo da América”
O Google Maps apresenta diferentes designações para o Golfo do México dependendo do país a partir do qual se acede à aplicação. No México, mantém-se a denominação tradicional, mas nos Estados Unidos surge como "Golfo da América". Claudia Sheinbaum, presidente do México, parece não ter gostado deste novo conceito, e está a ameaçar processar a gigante tecnológica.
Sheinbaum enfrenta a Google
Claudia Sheinbaum afirmou esta quinta-feira, numa sessão de perguntas e respostas, que o seu governo está em conflito com a Google e que poderá tomar medidas legais contra a empresa caso esta não reverta as mudanças efetuadas após o decreto de Donald Trump.
A controvérsia intensificou-se a 9 de Fevereiro, quando o novo presidente dos Estados Unidos assinou um decreto que determina a "redefinição como 'Golfo da América' da área da plataforma continental dos EUA". Pouco depois, tanto o Google Maps como o Apple Maps atualizaram os seus mapas para os utilizadores de certas regiões.
Dias antes, o Ministério dos Negócios Estrangeiros do México enviou uma carta à Google a solicitar que a mudança não fosse implementada, mas a resposta da empresa não foi satisfatória.
Eles já responderam à carta, e nós já voltámos a responder. Se for necessário, avançaremos com uma ação judicial.
Declarou Sheinbaum, acrescentando que a empresa "não tem razão".
Nem sequer o presidente Trump está a propor que todo o Golfo do México seja renomeado como Golfo da América, mas apenas a parte correspondente à plataforma continental dos EUA.
Esclareceu a presidente mexicana. Nas comunicações com a Google, explicou, o ministro dos Negócios Estrangeiros incluiu tanto o decreto de Trump como referências às normas internacionais.
Sheinbaum sublinhou ainda que, embora a Google seja uma empresa privada e possa estabelecer acordos com diferentes países, o seu serviço tem um impacto global significativo, tornando-se uma referência internacional.
Resta agora saber se a empresa liderada por Sundar Pichai irá reconsiderar a sua posição e aceder às exigências do governo mexicano.
Importa referir que, apesar de o decreto especificar que a alteração do nome se aplica apenas à plataforma continental dos EUA, a Casa Branca celebrou, no X, a sua aparição no Apple Maps sem esclarecer essa distinção.
Além disso, o discurso de Trump apresentou a medida como uma grande conquista.
Leia também:
É assim:
– Quem usar uma VPN e se localizar nos EUA – aparece Golfo da América
– Em Portugal e suponho que no resto do mundo aparece – Golfo do México (Golfo da América)
Não estou a ver o que mais possa fazer. Só se for Golfo da América, como mandou Trump, para quem está nos EUA e Golfo do México para o resto do mundo.
Alternative facts, going to build you a world of lies!
Que apareça “Golfo da America” só para os EUA tudo bem. São um povo maioritariamente burro que fiquem com a burrice.
Agora no resto do mundo aparecer “Golfo do México (Golfo da América)”, está mal. Deveria ser só “Golfo do México”
Pois… aí é que estás a ver mal a coisa. O facto de só aparecer para os americanos não é irrelevante. É claramente uma tática de lavagem cerebral. Já tradicionalmente os americanos têm uma visão muito estreita do resto do mundo. E assim continuam a estreitar ainda mais. Não gosto muito de levar a conversa para esses lados, mas a história ensina-nos tanto e não aprendemos nada. Na europa central/leste, a quantidade de cidades que iam mudando de nome consoante o lado do vento… entre os várias corrente políticas do império russo, bolcheviques, comunistas… os nazis tinham listas com nomes para as cidades conquistadas (e mudaram nomes de localidades antes e durante a II guerra). E com estes DDTs que estão agora no poder nos USA, é mesmo brainwash ao mais alto nível. MMGA… Make Murica Great Again!!!
isto!
Aquilo!
Já mandei vir com a Google. Se continuar vou começar com insultos inteligentes pois 80% dos americanos têm falta de massa cinzenta (IQ: 80)
Nirelle, sim, já a tugalhada tem massa cinzenta por todo lado.
Deve ser dos cinzeiros…
Uma pessoa inteligente nunca ia votar no Trumpetas portanto pode-se considerar 80% dos americanos como burros.
Para quem está no México o nome que aparece é Golfo do México, e Golfo da América para quem estiver nos EUA.
Concordo que Golfo do México também devia ser o nome para o resto do mundo, em vez de “Golfo do Mexico (Golfo da América)”.
A Google diz que cumpre a tradição de respeitar as designações oficiais. Então, para o resto do mundo, devia respeitar a designação reconhecida pela ONU – Golfo do México.
Os EUA podem chamar-lhe o que quiserem. Para o resto do mundo é “Golfo do México”, não é “Golfo do México (Golfo da América)” como aparece no maps em Portugal e também no México e, presume-se, no resto do Mundo. Espero que o mundo reaja e obrigue os bullies a corrigir o atrevimento
terrorismo dos super-ricos! a era da vergonha acabou
Acabou? Mas alguma vez houve uma era da vergonha?
Alguma vez o grupo de eleição do MLopes teve vergonha?
Tantas as mentiras que esse seu grupo de marxistas/leninistas/trotskistas virados pseudo-progressistas nos pregou e nas quais continua a insistir e vergonha foi coisa que nunca teve.
ui.. quando ela souber que o New Mexico também vai mudar de nome e vão acabar com todos os nomes “estrangeiros” do mapa. Lá se vai Los Angeles, New York, Santa Clarita, Brooklin, Florence, Lisbon, Anaheim, California, Berlin, Saint Louis… Em New Orleans (que também irá mudar de nome) o French Quarter passará a ser o “American Quarter where the Frenchies lived”, Chinatown passa a ser “MuricaTown for the asians”.
Que ser mais desprezível que não tem o mínimo de humildade, não sabe história (nem quer saber) e acha que é o DDT.
Boa sorte com isso, na América mandam os Americanos.
Ainda hoje a tarde na Alemanha foi lindo de ver toda a Europa a levar uma lição de democracia do Vance, alguns políticos Europeus nem sabiam como reagir…
Aconselho a ver:
https://www.youtube.com/live/pCOsgfINdKg
+1
Lição de democracia? A sério? Não sei em que planeta vives:) Para quem sabe um pouco de história mas mais um show de stand up comedy.
A tua mãe sabe que andas na internet a enganar as pessoas? ès fanboy da extrema direita e nem percebes que com a democracia eles não querem nada.
Não sei pergunta a tua.
X, já lhe disse para não sair da madrassa.
Quem o deixou sair?
Não venha para a rua, pode ser atropelado…
Lições de democracia vindos de quem tentou reverter umas eleições porque não gostou do resultado. Está giro…
Então mas… está a falar das eleições Romenas ou da ameaça de invalidar as eleições Alemãs se a AfD vencer?
É que democracia boa é só aquela em que o meu candidato ganha, tem muito que se lhe diga..
E se as pessoas votam mal, anulo as eleições até o meu candidato vencer.
Assim sim, democracia à Bruxelas…
Acusar os outros de serem isto e aquilo e depois fazerem o mesmo, enfim…
O que vale é que isto é para acabar portanto deixa andar…
Usar vance e democracia na mesma frase é dose…lol
Zé, eu acho que os americanos votaram nele.
Se calhar sabe algo que eu não sei.
Por acaso vc votou na Ursula corrupta?
Lá de democracia deve vc perceber bem…
Volte para a madrassa…
Isto ainda vai acabar com os EUA expulsos da NATO.
Lol a EUA é a NATO.
Nirelle, elucide-me. o que seria da NATO sem os EUA?
Volte para a madrassa.
Caso não saiba os americanos impedem que os países da NATO desenvolvam a sua própria industria militar para que possam vender-lhes armas. Para os EUA a NATO não passa de um negocio. Sem os EUA a NATO iria permitir ou até mesmo forçar o desenvolvimento da industria militar europeia. Sem os EUA na Nato o nosso país teria forçosamente de meter mais dinheiro na defesa.
Isso muda muito rapidamente, desde que os países europeus aumentem significativamente as sua encomendas à indústria militar europeia. Está altamente desenvolvida em países como a Alemanha, França, Espanha, Itália e Suécia, não ficam atrás da dos EUA.
Na fase atual de produção dessa indústria, os países europeus terão que fazer as compras nos EUA, que é o que pretende Trump (e sobretudo, que países europeus não aumentem a sua capacidade nuclear de dissuasão).
Como na Europa se está a chegar rapidamente a conclusão de que, com Trump os EUA deixaram de ser um aliado fiável, se não passaram mesmo a um adversário – essas encomendas à indústria militar euro peia vão chegar. Um primeiro passo, já anunciado pela Presidente da Comissão Europeia é retirar as despesas militares das regras orçamntais do défice e da dívida.
E Portugal não precisa da NATO.
Está longe de tudo e são irrelevantes para o mundo. A Islândia são 400.000 e são mais relevantes. Os tugas sào uma cambada de seguidistas onde até a extrema direita é o efeito colateral de um acidente genético, o lixo do lixo.
Portugal devia-se unir à España e criar a Ibéria. Deixavam de ser uns básicos. España já controla a economia aqui dos mendigos seguidistas, por isso seri fácil.
vance e democracia na mesma frase é algo absolutamente ridículo!
depois o gajo fala em valores comuns entre a europa e os eua e democracia!!! deve ser para rir 😀
primeiro os únicos valores comuns entre a europa e os eua são o poder e o dinheiro, no que ao cidadão comum diz respeito não os há sequer. segundo, democracia é algo que não existe nos eua e em muitos países europeus como portugal. existe sim pseudo-democracia ou a chamada ilusão da democracia.
a europa devia devia mostrar o que são de facto valores democráticos e humanistas. expulsar estes tipos da nato. juntar-se com a ásia, áfrica e américa do sul e isolar estes tipinhos (e a rússia) no comércio mundial e deixar de usar o dólar como moeda para esse mesmo comércio.
mas não, a europa continua um bando de corruptos e vendidos que só vêm poder e dinheiro nos seus próprios bolsos e que estão dispostos a qualquer coisa, a qualquer humilhação, para que isso assim continue.
vivemos tempos em que a ética morreu
MLopes, ainda quer mais integração com África e Ásia?
Já visitou as principais cidades europeias?
Isto já não é integração coisa nenhuma, vamos acabar e isto vai ser deles.
Vai ser uma bela porcaria, mas é o que é…
Já disse umas vinte vezes, está a acontecer com a Europa o mesmo que ao Império Romano.
Tal e qual…
Quem são os políticos americanos com moral para falar de democracia? Acho que andas a dormir neste mundo. Estuda história, informa-te como funciona a política americana e quem realmente governa e depois comenta, ignorante.
É Golfo do México e mais nada. Esse Trump vai acabar é no cemitério em poucos meses.
maxapadajáá…. ninguém está livre disso e muito menos vc.
Um atentado como na Alemanha, que são quase diários, e vc estar por lá, seria terrível, uma perda para o mundo.
Se forem ao google maps aparece os 2 nomes…. para brevemente eliminar um!!! Lavagem cerebral também para europeus.
Isto para mim é um pouco estúpido a mais do que um nível.
Cada país tem o direito de chamar zonas adjacentes ao seu país o que quiser. O mar que separa a Inglaterra e a França tem nomes diferentes conforme a quem perguntam (English channel / La Manche, por exemplo).
Mas o nome golfo do México em origens históricas muito mais antigas que o país do México ou mesmo os estados unidos. O nome México já é usado desde os tempos dos Astecas. Onde é hoje a cidade do México já foi o local da capital do império Asteca e existe muita história para ler/descobrir nessa região.
A maneira como foi alterado o nome do golfo do México é que parece ter a ver com razões mais mesquinhas. Apesar de terem todo o direito de o fazer, considerando a influência da google vai acabar inevitavelmente por apagar uma parte da história dessa região. E isso nunca é uma coisa boa.