Projeto-piloto: semana de 4 dias foi um sucesso em Portugal
Cada vez mais se fala na semana de 4 dias de trabalho. Esta modalidade visa que as pessoas tenham mais um dia de descanso, a juntar ao sábado e ao domingo. Em Portugal foi feito um projeto-piloto e o resultado mostra que foi um sucesso.
Projeto-Piloto Semana de Quatro Dias decorreu durante 6 meses...
95% das cerca de quatro dezenas de empresas que aderiram ao "Projeto-Piloto Semana de Quatro Dias" em Portugal avaliam positivamente a experiência, que teve início em junho e decorreu durante seis meses.
Concretamente, da parte dos trabalhadores inquiridos, é de assinalar o ganho em termos de conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar. Se antes da adesão ao projeto essa harmonização era difícil ou muito difícil para 46% dos envolvidos, a percentagem baixou para 8% após quase seis meses de experiência.
65% dos trabalhadores declaram ter passado mais tempo com a família após o início da redução horária. Isto reflete-se, também, na redução em 19% de sintomas de exaustão associada ao trabalho. A frequência de outros sinais negativos a nível de saúde mental também registou uma redução: o índice de ansiedade diminuiu em 21%; o de fadiga em 23%; o de insónia ou problemas de sono em 19%.
Este artigo tem mais de um ano
3 dias ainda tem mais sucesso, 2 dias nem vou comentar porque é sucesso garantido!
Segundo o pessoal do RSI 7 dias é o mais indicado.
“Em média, a experiência da semana de quatro dias envolveu uma redução de 13,7% das horas semanais, de uma média de 39,3 para 34 horas, reportada pelas empresas…”
42% das empresas basicamente fizeram horário dos funcionários públicos.
desculpe a correcção, mas ainda fazem um horário inferior ao dos funcionários públicos 😛
Nem quero ouvir falar nisso! Enquanto não corrigirem a injustiça de uns terem 40 semanais e outros 35, nem quero ouvir falar nisso! Seria uma injustiça em cima de outra injustiça!
Fará aquelas pessoas que trabalham mais de 40h semanais, isso sim é uma injustiça
Os sindicatos do privado que façam o papel deles tão bem como fazem os do público, que resolvem essas injustiças. O ódio dos capitalistas aos trabalhadores da FP vem do facto de ainda conseguirem ter sindicatos a funcionar e do medo de contagiarem os trabalhadores deles.
maioria dos privados não é sindicalizado, não é uma questão de sindicatos, é uma questão de socialismo, eles dão 35h e recebem os votos da FP, é tipo acordo para continuarem a lixar o país
Só que não. A não ser que tenhas dados para comprovar o que dizes, que é uma balela, basicamente
Dados? Tens os últimos 22 anos como prova
Já para não falar dos pensionistas
40? isso é para rir, semanas com menos de 60h são “slow weeks”
Semanas de 60 horas são excelentes para diminuir as despesas com a reforma.
Dá para perceber porque trabalhas mais de 60h por semana, metade desse tempo passas aqui a comentar artigos.
Antes fosse, divertia-me mais
qual injustiça que estas a falar?
queres ter 35 horas muda para um trabalho que seja 35
a injustiça é dois pesos duas medidas, o país é só um, tem de ser tudo igual.
Nos EUA há 50 pesos e 50 medidas.
É mudares para um emprego com 35 h semanais. Está ao teu alcance
Quando viveres num país com estados perceberás, olha para os EUA de forma semelhante que olhas para a UE
Pois devia, dai eles terem 35h semanais.
Mas como nao sabes do que falas ou só lês o que te interessa vou te explicar…
Os trabalhadores do estado tiveram 10 anos sem subida de carreira e aumentos, aquele pequeno aumento que tens no final do ano relacionado com a percentagem da inflação, o estado nunca teve durante 10 anos, sim 10 anos e sim 0 aumentos. isto reflete uma grande perca de poder de compra.
Então como o estado nao tinha dinheiro para pagar os milhoes anuais que teria que largar para actualizar esses aumento pendentes de 10 anos.
Foi decidido compensar esse valor com a redução de 40 para 35h, ou seja o trabalhador esta a receber um valor superior a hora, mas trabalha menos.
Então para que percebas, há trabalhadores do privado que passam a vida toda sem progressão de carreira nem aumentos de acordo com a inflação… só deves ler o que te interessa
não faltam vagas na função pública, portanto, se está descontente, candidate-se … mas atenção que os salários são inferiores e o seguro de saúde (ou seja, a adse) não é oferecido 🙂
os salarios são inferiores para cargos especializados, para cargos administrativos são bem superiores e com muito menos trabalho, os seguros existem muitas empresas que nem os dão e as que dão consideram o seguro como um beneficio, ou seja como parte integrante do custo do colaborador
Sabes que a ADSE é paga a parte pelo trabalhador do estado nao sabes
Mas só paga quem quer…
Então na Saúde, Segurança, Forças Armadas, Escolas…… vai ser um sucesso certo!
logico que isto é só para privados, na FP com a má gestão que existe ainda precisavam o dobro das pessoas por causa de 1 dia a menos
Um dia a menos não implica horas semanais a menos!!!!!! Ou seja trabalha-se mais por dia por teres “direito ao dia extra de descanso”. Com turnos tudo se resolve
Fo***se lá o dia de trabalho a menos, não quero trabalhar mais horas só para dizer que tenho mais um dia de descanso
claramente não conheces trabalho..
eu só de pensar em ir de férias prefiro não as tirar face ao trabalho que tenho de preparaçao e o trabalho que tenho quando chego, mais vale ir trabalhando durante as “férias”
depende dos modelos, muitas empresas adoptaram 32h semanais, conheço algumas que até 30h.
aqui a minha empresa só trabalha sexta-feira quem quiser, mas isso é deste sempre, tipicamente toda a gente trabalha a sexta-feira de manhã e folgam a tarde.
Se for de 35h semanais – 7h x 5 dias para 32h – 8h x 4 dias é apenas a redução de 3h…
Parece-me que as conclusões estão enviesadas e adaptadas para o resultado que se quer.
“Dos trabalhadores inquiridos, uma larga maioria – 85% – ponderaria mudar para uma empresa com um funcionamento a cinco dias, após ter trabalhado numa empresa em que vigorasse a semana de quatro dias, mediante um aumento salarial superior a 20%.”
Ora então isto é tudo uma questão de dinheiro, agora que trabalho 4 dias, se queres que trabalhe 5 tens de me pagar mais 20%. Num país de baixos ordenados e elevado custo de vida seria expectável ter outro resultado?
E nos casos em que as empresas optaram por 1 quinzena de 9 dias a trabalho, significa que os seus trabalhadores trabalham em média 4,5 dias por semana. É como ter um feriado a cada 2 semanas. Não é o mesmo que 1 semana de 4 dias.
No entanto no estado trabalham 35h semanais, apenas mais 1h do que a média deste estudo, e não é por isso que as pessoas estão motivadas e fazem o seu trabalho a tempo e horas e com um sorriso na cara. E seguramente a maioria dirá que é difícil ou muito difícil conciliar o trabalho com a vida familiar.
E resta perceber quais os setores de atividade em que operam as empresas que participaram no estudo, e quantas empresas foram.
As estatísticas têm este problema, é muito fácil cozinhar os resultados para mostrar o que queremos.
Num país em que uma demasiado grande parte dos trabalhadores ainda trabalha 6 dias por semana, não faria mais sentido começar por aí?
no estado tens o problema da má gestão e o problema da cultura.. podiam ser 2 milhões na FP e trabalhar 30h e ganhar o dobro, continuariam a não estar motivados, provavelmente ainda fariam menos e ainda se queixavam que trabalham muito
O problema não é o princípio, é venderem a ideia de que é possível isto ser adoptado por todas as empresas e por todos os sectores de actividade. Cada empresa deve ser livre de adoptar ou não estas medidas.
Por muito que gostasse de ter semanas de 4 dias, não é aplicável a todas as áreas. A não ser que esteja na lei, isto nunca vai acontecer.
Pela lei, há quantos anos são 22 dias de férias? Se não aumentam os dias de férias por uns 5 ou 10 acham que nos vão dar 53 dias por ano fixos?
Não sabemos o dia de amanhã. Antigamente também só se folgava ao Domingo, depois veio o sábado. Mas mesmo assim, se não for lei, não vai acontecer.
As empresas participam nestes projetos temporários para dar umas cenouras aos colaboradores, ver se os aguentam mais uns tempos.
há empresas que fazem semelhante precisamente para retenção e work life balance.
cada empresa é livre de implementar as regras que bem entender desde que dentro da lei, aqui a minha empresa dá 25 dias de férias por ano + aniversário + majoração de 2 dias para quem tirar férias na semana do natal, total 28 dias de férias, ainda se quiser trabalhar uns meses de outra geografia mundial é só pedir, são casos e casos, se o fazem para retenção de pessoas ainda bem que o fazem porque funciona
Para onde envio o curriculo?
Empresas assim são mato, tudo o que é banca, tudo o que é de origem francófona e até as alemãs, se és da área de IT é só ires ao LinkedIn que a maioria tem benefícios semelhantes
“Antigamente também só se folgava ao Domingo, depois veio o sábado.”
E felizmente nunca mais se voltou atrás. Se bem que há algumas seitas que dão pelo nome de partidos políticos que desejariam isso… Bem como os idiotas úteis que andam por aqui a lamber as botas ao patronato.
Se os fins de semana de 2 dias já têm a criminalidade e confusao na noite que tem, imaginem um fim de semana de 3 dias…
As métricas apresentadas no artigo são pontos positivos do lado dos trabalhadores.
Seria interessante saber também as métricas do lado das empresas.
Bom, seria trabalho por objetivo
voilá
É normal, em Portugal já se faz pouco ou produz-se pouco, bastou os trabalhadores executarem as suas tarefas na velocidade que deveria ser a normal, mas num menor período de tempo.
Se “foi um sucesso”, então porque não se aprova uma lei para que todos os trabalhadores trabalhem no máximo 4 dias por semana em vez dos 5 atuais? Porque é que só o Livre tem isso no seu programa? E quanto à escumalha que aqui comenta, fui ver as horas dos comentários… Porque é que estavam todos a comentar durante o horário de trabalho? O vosso patrão sabe? Era despedir-vos a todos que o patronato não paga a traidores de classe… Escumalha!
Boa ,foste promovido a relogio de ponto oficial do pplware,parabens.