Prestação da casa vai voltar a descer em junho
A prestação da casa deverá voltar a cair, no próximo mês, uma vez que o Banco Central Europeu (BCE) deverá voltar a descer as taxas de juro de referência, na reunião da próxima quinta-feira, dia 5 de junho, cortando a taxa de depósitos em 0,25 pontos base, para os 2%.
Apesar de parecer que a descida das taxas de juro por parte do BCE está a terminar, em junho, as taxas deverão cair mais um pouco.
Por isso, caso o seu contrato de crédito à habitação for revisto em junho, a sua carteira vai sentir uma folga.
Num contrato de 200 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor 6 meses e com um spread (margem do banco) de 1%, a descida na prestação deverá ser de quase 70 euros, segundo a CNN.
Por sua vez, para um contrato de 200 mil euros a 30 anos, indexado à Euribor 12 meses e com um spread de 1%, a prestação deverá contar com uma descida de quase 168 euros.
Haverá mais descidas nas taxas de juro após junho?
A expectativa dos 81 economistas consultados pela Reuters aponta para um corte de juros na próxima semana.
A partir daí, contudo, mais de 70% dos economistas disseram esperar que o BCE faça uma pausa em julho na descida de taxas e, embora a maioria dos inquiridos espere pelo menos mais um corte depois de junho, não há consenso sobre o momento do próximo passo.
Conforme citado pela CNN, cerca de 45% dos economistas consultados pela Reuters, afirmaram que haverá mais um corte nas taxas depois de junho, enquanto quase 30% disseram que junho seria o último. Os restantes preveem duas ou mais reduções adicionais das taxas após junho.




















