Powerpack: Um projecto da Tesla do Futuro
Mais um passo em direcção ao futuro e mais uma vez a Tesla! A empresa de Elon Musk inaugurou esta Segunda-Feira um enorme abastecimento de energia elétrica na Califórnia a menos de 100km de Los Angeles.
O projecto Powerpack, em conjunto com o fornecedor de eletricidade local Southern California Edison, vai apoiar a operação da rede durante horas de pico e melhorar a integração de recurso de energia renovável, já uma bandeira que a marca de automóveis elétricos já nos habituou.
Jeffrey Brian Straubel, o diretor de tecnologia da marca disse que este se tratava de um projecto exactamente em consonância com a missão da marca em acelerar a tecnologia sustentável em todo o mundo.
O armazenamento é algo que ainda não é comum na rede elétrica desde que esta foi inventada. Assim, e graças a este tipo de tecnologias, nós estamos exatamente no ponto de viragem em que não só é possível disponibilizar energia renovável - solar, eólica às pessoas- como armazená-la para partes de dias mais longos
O Powerpack é uma solução que permite uma disposição modular flexível e é infinitamente escalável. Este projecto é similar ao Powerwall mas em ponto grande, para uma escala comercial. Este equipamento carrega a partir de energia solar mas também através da rede elétrica, quando esta se encontra fora do horário de maiores picos.
Cada Powerpack possui 16 compartimentos individuais de baterias, cada um com um conversor de CC-CC isolado. A estrutura dos compartimentos e a eletrónica de potência integrada aumentam o desempenho em todo o conjunto e permitem uma troca fácil em qualquer altura.
Um Powerpack, em Mira Loma, na Califórnia, contém 16 000 células de baterias de lítio cada, resultando assim em mais de 210kWh por sector.
Sabendo que nada deste tipo de tecnologia seria possível há 5 ou 10 anos atrás, Straubel disse que este armazenamento em Mira Loma até era relativamente pequeno deixando a entender que os objectivos da Tesla são grandes e não ficam por aqui, uma vez que já começa a ser recorrente a marca associar-se e desenvolver projectos do género como é o caso da remota ilha Ta'u na Samoa Americana situada na Polinésia.
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E uma ótima opção para quem quer praticidade e não precisa carregar objetos. Os empresários serão um público ativo, estendendo aos micros e pessoas de excelente gosto e praticidade.
Esta notícia parece-se mais com uma propaganda commercial. Além disso, tenho uma pergunta simples:
Quando as baterias chegaram ao fim de vinda, o que irão fazer com esse material radioactivo?
Primera observação: que disparate Anónimo.
Resposta à questão: são recicladas dado que o material que as compões pode der actualmente quase todo re-aproveitado.
É por causa de anónimos destes que existe tanto ceticismo em relação ás energias renováveis e respetivos apoios ás mesmas.
Ignorando completamente a questão colocada pelo anónimo, não é só uma questão de mentalidades, eu tenho a plena consciência de que a energia dita não poluente ou verde (o que é mentira, basta ver a maior fonte que é a hídrica, os custos ambientais que têm em cada barragem construída) é bem mais cara do que a produzida por outros meios. Já ouviste falar em déficit tarifário? Sabes para que é utilizado o déficit tarifário? Uma parte de leão é para subsidiar os parques eólicos e fotovoltaicos instalados pelo peís a fora!!!!!! A energia mais barata que existe é a nuclear e até é bem mais ecológica que a hídrica, com um grande SENÃO….. e se houver uma fuga radiotiva?!
“Uma parte de leão é para subsidiar os parques eólicos e fotovoltaicos instalados pelo peís a fora!!!!!!”
Exacto não te esqueças que para os construir tens de ter dinheiro. Inicialmente os preços são mais caros, futuramente quando o investimento estiver pago voltarão a diminuir se a empresa for justa.
Energia nuclear é um engano.. (se pensares nos prós e contras não há dinheiro que pague, no entanto já ouvi dizer que não é assim tanto ganho)
Vítor, qual é o processo de reciclagem das baterias de lithium? Num artigo científico (http://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2214993714000037), podemos ler:
“Recycling of automotive lithium-ion (Li-ion) batteries is more complicated and not yet established because few end-of-life batteries will need recycling for another decade.”. Eu próprio desconheço qualquer processo transparente e amigo do ambiente para a reciclagem de baterias.
As baterias não são radiotativas.
devem de ter uranio e nao litio.
é tipo o auto-rádio do carro . Como é muito activo (o carro), é também radio-activo! :s
o Anónimo deve saber de “coisas” que nós nao sabemos! eles andem por aí!
Material radioactivo em baterias? Que eu saiba os telemóveis têm baterias e o pessoal não anda para aí feito Hulk. Lê um pouco mais e aprende um pouco sobre o assunto em vez de vieres para aqui dizer barbaridades.
No caso português, seria interessante estudar a rentabilidade de um sistema destes para as empresas, evitando as pontas e cheias e carregando as powerpack nas horas de vazio (de madrugada)! Esse diferencial de preço compensa o investimento, num sistema tri-horário?
E os telhados/telhas solares, quando é que eles disponibilizam isso para a EU??
Isso sim.. cá em Portugal era um mimo uma vivenda com um telhado tesla… mandava logo as EDP’s da vida dar uma volta com os preços exorbitantes da electricidade! (e sim.. o custo inicial era diluído ao longo dos anos)
Infelizmente creio que, caso fosse possível sermos totalmente autônomo em produção elétrica a mesma EDP juntamente com o governo tratava logo de taxar todos os equipamentos individuais. Ja acontece isso em certos estados americanos.
Será bom que toda a tecnologia Tesla chegue a Portugal, claro que só para aqueles que tem possibilidades.
Já é possível ser totalmente autónomo e produzir electricidade apropria. A questão é que, após esse DL ter saído, os preços dos painéis ficou 3x ou 4x mais caros.
Depois, o investimento necessário em painéis e baterias, ainda não compensa ficar totalmente autónomo.
Isto já foi aplicado cá em Portugal.
O Sistorage da Siemens, para a EDP em Évora…