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Portugal: Vodafone é o primeiro operador a disponibilizar VoLTE


Pedro Pinto é Administrador do site. É licenciado em Engenharia Informática pelo Instituto Politécnico da Guarda (IPG) e obteve o grau de Mestre em Computação Móvel pela mesma Instituição. É administrador de sistemas no Centro de Informática do IPG, docente na área da tecnologia e responsável pela Academia Cisco do IPG.

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  1. Henrique Cunha says:

    Lá vai a net 4G da Vodafone ficar mais lenta.

  2. Invision says:

    Enquanto isso, tem os piores tarifários e os preços mais ridículos de telemóveis bloqueados(muitos deles mais caros que os que são vendidos desbloqueados em algumas lojas em portugal).

    É continuar o excelente trabalho vodafone /s

    • Edexote says:

      E fazem um bom trabalho. O serviço de apoio técnico é de LONGE o melhor dos 3 operadores e nunca ligam para os clientes para tentar vender um pacote novo ou para aderir ao aditivo XPTO. Além do mais, o serviço é robusto e fiável. A qualidade e o bom tratamento paga-se. Ou querias tarifários WTF para toda a gente?

      • Invision says:

        E então? não podem ser melhores no resto só porque tem um bom apoio técnico? Sinceramente acho que praticamente nunca liguei para o apoio técnico da vodafone por isso preferia telemovéis a preços decentes e melhores preços nos tarifários do que bom apoio técnico…lol

        • Bruno M. says:

          Pois, mas o apoio técnico diz muito sobre uma empresa (Vê-se pela NOS – Ou o oposto, na altura, a clix, por exemplo).

          Enquanto a nos, desde a tvcabo, sempre teve um serviço de sh*t, a clix sempre primou pelo bom serviço e pelo bom atendimento ao cliente e técnico (até antes da integração e começo da integração à nos, no qual o serviço de apoio e restantes serviços (TV, _NET e Telefone) começaram a regredir.)

          • TTMS says:

            Para quê ter um bom apoio técnico?
            A Vodafone precisa assim de tanta assistência?
            O pessoal quer é bons preços naquilo que contratam, a eles cabe cumprir o que foi contratado.

          • Daniel says:

            Essa do bom apoio técnico é para colmatar o mau serviço é? É o único motivo que vejo para ser chamado à baila quando o contexto é qualidade de serviço e preços praticados…

        • André Marques says:

          Bom apoio técnico… essa é para rir ou para chorar… no apoio corporate são uma nódoa, alteram configurações e depois dizem que a culpa é do cliente, entre outras coisas

        • paulo says:

          Se calhar existe uma razão para nunca teres precisado de ligar para o apoio tecnico. Além disso se achas que 5000 min. ou sms para vodafone, mais 2000 min ou sms para outras redes mais 200mb de navegação, por 12.50€ mês, um mau tarifario, não sei o que é bom para ti…

        • André says:

          Eu neste momento não sou vodafone mas já fui. Pensa o seguinte: se achas que nunca ligaste para o apoio técnico da vodafone, é porque eles são bons e as pessoas não precisam de resolver problemas.

      • XPTO says:

        ahahahahah essa é boa! este ano já me ligaram pelo menos 4 vezes a tentar impingir tv´s net´s voz e tarifários ridículos

        • Pedro says:

          +1

          Eu estou confortável com a Vodafone mas só tu é que não andas a ser “escolhido” para ser contactado pela Vodafone.

          Há uns tempos, telefonaram-me a dizer que o meu perfil se enquadrava para o seu NOVO TARIFÁRIO! Tarifário orientado para quem faz muitas chamadas (obviamente). Eu: não faço chamadas (de todo). Só uso SMSs quando preciso; de resto, WiFi.

      • Carlos Correia says:

        “nunca ligam para os clientes para tentar vender um pacote novo” então tás com sorte, pois a mim já me calhou isso várias vezes, sempre fui vodafone, desde a telecel aliás, e volta a e meia lá está uma chamada, ainda há 2 semanas atrás tive uma.

    • says:

      Ninguém precisa de apoio técnico… até precisar dele… e depois aí é que reclamam se não for bom.
      Sou cliente Vodafone TV+net+voz há mais de 5 anos. Precisei de apoio técnico por 3 vezes. Das 3 vezes, resolveram os problemas em menos de 24h, descontaram o valor da chamada e ainda fizeram um desconto de 50% na mensalidade seguinte (isto, claro, quando o problema não é provocado pelo utilizador). Tudo isto sem ter que andar a pedinchar. É política deles. Já um colega meu, teve um problema na Meo que admitiram ser do lado deles, reclamou o valor das várias chamadas que teve de efectuar e não lhe devolveram o dinheiro, nem qualquer tipo de mensalidade.

      • Luis says:

        Reclamou no sitio errado. Eu quando tenho problemas com os MEO’s nem sequer ligo 16 não sei das quantas, vai logo mail para a Provedoria do cliente, em linguagem cuidada, e sempre me devolveram o que reclamei, inclusivé os custo das chamadas móveis quando o router se lembra de entregar a alma ao criador.

      • Sully says:

        Falando de alguém que faz trabalhas para a Vodafone e MEO.

        As reparações da Vodafone, nas linhas de fibra que é a minha área, têm que ser sempre no dia e tem que estar sempre tudo direito e impecável num espaço de 2 hora, nunca num dia para o outro, nem que a gente fique lá à noite.
        Faz fiz trabalhos de antenas e eles são muito rígidos, sendo que nada pode falhar e não pode haver erros. As infraestruturas tem que estar sempre em ordem e receber manutenção.

        Eu quando tenho trabalhos da MEO, tenho medo de me aproximar das antenas deles, metade estão podres, quadros eléctricos visíveis e sem qualquer proteção, tudo sujo e montado “à cão”.
        Os PDO´s de fibra é outro, tudo partido, cabos em ligados a lado nenhum e que nem são de reserva…. e os próprios PDO´s partidos..

    • Ahrdir says:

      Tristeza!! Uma política que poderia acabar e acabava já com esse coitadinho todo do bem e do mau serviço e doseu preços… Acabava se a oferta da instalação e pagava o cliente o material que lá e gasto… Talvez assim as pessoas perceberem que ao fim de 24 meses do primeiro contrato tinham acabado de pagar a instalação ao operador basicamente. E ainda mais… Queres te queixar dos preços vs qualidade de atendimento/serviço? Primeiro queixa te ao teu governo que pôs a PT à chusar te balbúrdios por cada chamada e uma fortuna por uma linha ADSL que demoravam 6 meses a instalar… Nessa altura optavam pela sapo ou pela PT que é a mesma merda… E não havia onde te queixares. Chora agora que existe uma operadora que dentro da possibilidade ouve os clientes e é de fato política garantir a sua satisfação acima de valores monetários… Claro que tudo carece de uma análise pois também não vais chorar milhares de euros porque tiveste dois dias sem Internet
      Quanto ao volte… Acho fantástico já que a Vodafone e também neste momento a única em condições de investir eme novas tecnologias. Quem não gostar pode sempre voltar ao ADSL da meu ou as suas raspas de fibra.

  3. Cobertura says:

    Pena é a cobertura dentro de edifícios ser fraca…. e a rede estar constantemente a alternar entre 4G e 3G.
    Com NOS e Meo noto mais estabilidade de rede e cobertura dentro de edifícios!

    • Chico says:

      Isso depende muito da zona que se encontra o utilizador, comparar cobertura de operadoras num único sítio é inútil. Tenho NOS e VDF, por vezes um tem 4G outro não. Em termos de cobertura geral, a VDF encontra-se a frente da NOS. Não tenho comparativos com a MEO.

  4. alkjsdlkajsd says:

    vodafone 😀 daquelas operadoras que tenciono nunca mais usar eheh, primeiro que resolvam problemas dos clientes… é preciso ir a deco para mexerem o rabo…

  5. Theboice says:

    Pois e, desculpem a nabice, isto em português traduz-se em quê? Para que serve e como se usa? Obrigado.

  6. Concept says:

    LOL, o pessoal ai todo a dizer que o atendimento não interessa, quero ver quando tiverem problemas e precisarem de gastar mais 100/200€ só porque o antendimento não foi capaz de resolver um problema simples.

  7. says:

    Tal como o 4G é necessário contactar o apoio ao cliente para ativar!

  8. Celso says:

    É preciso ser entre dois telemóveis com 4g? Ou com volte? O meu g4 é compatível tal como o g3 que aqui está em casa troquei de cartão em ambos mas muda ao ligar para outra pessoa de 4g para 3g…

  9. Mikes says:

    “A disponibilização da tecnologia VoLTE será efetuada de forma gradual, para os clientes com equipamento e software compatíveis. Inicialmente, estes equipamentos serão o Microsoft Lumia 640 e os Samsung Galaxy S6 e S6 Edge.” Fonte: Vodafone
    Não sei porque falam do iPhone 6 quando não ainda não pode usar este serviço?!
    Não deveriam no vosso artigo mencionar que só o Microsoft Lumia 640 LTE e o Samsung Galaxy S6 podem usar VoLTE actualmente?!

  10. Tiago TT says:

    PPlware: Sabia que o iPhone 6 foi um dos primeiro smartphone a suportar VolTE?

    Vodafone: Com que telemóveis é compatível o VoLTE?

    Microsoft Lumia 640
    Samsung Galaxy S6 (brevemente)
    Samsung Galaxy S6 Edge (brevemente)

    Kappa

    • RR says:

      Uma coisa não anula a outra. O iphone 6 SUPORTA voLTE/viLTE, no entanto o serviço ainda não está disponivel nesta fase para o iphone6. No futuro estará.

      Basicamente, não vais precisar de adiquir outro telemovel. Quando estiver disponivel, funcionará!

  11. transcendez says:

    E eu que ainda ontem falava nisso e na possibilidade dos operadores usarem esta tecnologia para podermos fazer chamadas por wifi quando a a cobertura do operador é deficiente.

  12. Henrique says:

    Vamos lá ver se a Malta se entende numa coisa de uma vez por todas… O facto de um aparelho suportar determinados serviços não quer dizer que o operador os disponibilize nas frequências que ele suporta… Determinados fabricantes tem licença para operar em algumas frequências e outros fabricantes licença para operar em outras, daí ser por exemplo possível um samsung ter 4g em determinado sítio e outro telefone lg ou iPhone não ter ,exactamente no mesmo sítio.. O mesmo se aplica aqui em termos de disponibilização de serviço… Posso adiantar que as antenas são na sua grande maioria nokia ou huawei ou zte ou motorola e até ericsson, não conheço antenas samsung ou lg ou Apple !!!!

  13. Rúbrn Ribeiro says:

    E tudo muito bonito mas existem certos sítios que nem sequer é possível apanhar rede quanto mais 4G.
    Mais publicidade enganosa.

  14. Mr.Antunes says:

    Gostava era de saber em que bandas vai ser disponibilizado o VoLTE.
    O 1+1 num commit recent do CM12.1 parece que suporta VoLTE..

  15. Gonçalo says:

    A Vodafone com este anuncio levantou primeiro a bandeira do VoLTE. No meu entender é um anuncio que não passa disso mesmo. Na prática significa que se alguém comprar o Microsoft Lumia 640 da Vodafone apenas irá conseguir realizar uma chamada de voz com a tecnologia VoLTE com outro Microsoft Lumia 640 (pois são os unicos que estão disponiveis comercialmente e que suportam a tecnologia nesta altura). Algo que não é explicado. Seria interessante também perceber qual a maturidade do serviçlo VoLTE que anunciam, nomeadamente se suportam SRVCC (continuidade da chamada de Voz em 2G/3G quando se perde a cobertura 4G)

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