Portugal: Venda de veículos elétricos quase triplicou até abril
Os veículos elétricos estão a beneficiar do aumento do preço dos combustíveis e da popularidade gerada pelo conceito futurista. Portugal, como um país altamente atraído às tecnologias também começa paulatinamente a aderir a esta nova moda.
2018 prova a apetência dos lusos pelos carros elétricos e entre janeiro e abril deste ano, foram vendidas 1.184 unidades no nosso país, com a Renault a liderar a preferência dos consumidores.
Energia gratuita também atrai clientes
O mercado dos veículos elétricos está a crescer na oferta e também na procura, havendo já um ajuste normal nos preços praticados. Essa realidade permite ao nosso país apostar nesta nova realidade até porque ainda é gratuito carregar nos postos disponibilizados por várias entidades distribuídos pelo país.
Segundo o Público, a venda de veículos elétricos quase triplicou em Portugal entre janeiro e abril. Registou-se um crescimento de 170,9% face a igual período de 2017, para um total 1.184 viaturas, de acordo com dados da ACAP - Associação do Comércio Automóvel de Portugal noticiados pela agência Lusa.
Renault Zoe é o líder incontestável
A Renault é, sem sombra de dúvidas, a marca que lidera a preferência dos consumidores nestes quatro meses. A fabricante de automóveis lidera com um total de 485 veículos vendidos, que se traduz em mais 131% comparativamente aos primeiros quatro meses de 2017.
A Nissan segue no segundo lugar do pódio com 230 unidades comercializadas o que se traduz num acréscimo homólogo de 81,1%.
Não foram só estas marcas a deixar o seu cunho neste terço de ano, contudo, sem vendas em 2017 que permitam a comparação, as marcas Smart (com 160 unidades) e Citroën (com 154 veículos) ocupam o terceiro e quarto posto no ranking da ACAP, respetivamente. Os primeiros cinco lugares da liderança encerram com a BMW, que vendeu 73 unidades, registando uma progressão de 14,1%.
Os portugueses apostaram sobretudo nos modelos Renault Zoe, que vendeu 485 unidades (cresceu 131%), o Nissan Leaf com 230 veículos (cresceu 81,1%), Citroën C-Zero com 153 unidades, Smart Fortwo, com 107 carros e o BMW serie 3 com 73 veículos vendidos.
Incentivo do Governo é escasso
Dado que os veículos ainda têm alguns constrangimentos no carregamento (dada a falta de postos necessários) e porque o preço ainda não é para todas as carteiras, o Governo manteve para 2018 o incentivo de 2.250 euros na compra de carros 100% elétricos.
Quem compra veículos de duas rodas recebe 20% do valor de compra, até ao máximo de 400 euros.
Para estes incentivos existe um teto máximo de apoios no valor de 2,65 milhões de euros.
Na página do Ministério do Ambiente sobre estes incentivos, lê-se que foram recebidas 710 candidaturas para automóveis e cinco para motociclos e ciclomotores.
Veículos elétricos: O país está a mudar
Segundo a mesma entidade reguladora, o total de carros movidos a energias menos poluentes foi de 3.777, valor que soma os veículos 100% elétricos, os híbridos ‘plug-in’ e os híbridos. Estes números estão já a concorrer diretamente com os 34.138 motores movidos a gasóleo e 25.314 movidos a gasolina.
Qual será a sua escolha para a compra do seu próximo veículo?
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Por acaso tenho visto muito mais carros 100% eléctricos ultimamente…
Pplware, não sei o porquê de tapar certas matrículas e outras não e a matrícula do Tesla vê-se na mesma, o carro é importado e a matrícula é 12-TJ-98
12-TJ-93 pertence ao Tesla, de Junho de 2015
12-TJ-98 pertence a um Renault, de Abril de 2013
Bem me parecia que era um 3 e não um 8
E o carro é importado porque a série de matrículas TJ é de Julho/Agosto de 2017, segundo a aplicação Android “Matrículas Portugal”
RGPD com algumas falhas 🙂
qualquer dia vai haver powerbanks para os carros eléctricos. lol
Não é qualquer dia, já existe.
já vi um gerador, a gasolina, a ser usado para carregar as baterias de um elétrico… 😀
vale tudo…
E não se vendem mais porque ainda são caros.
Ainda dizem que portugal é pobre…
A quantidade de TESLA´s que vejo no Porto…
deve ser teste drive. eheheh
Era bom era… mas pelo que sei, só no Porto andam 29 Tesla´s. Só em Valongo estão 3 e falamos de uma cidade pequena…
Portanto 😉 não sei onde andam os pobres, mas os ricos de certeza anda pelo Norte 😉
Portugal é Pobre = a todos os portugueses são pobres?
Rico é uma pessoa que compra um carro de 70K-80K€?
Um renting de um tesla são 1000€/mês. Isso é alguma coisa para uma pequena empresa?
Sabias que existem 68.000 Portugueses milionarios(+ de 1 Milhão de Dolares, em dinheiro +patrimonio)? Isto significa que Portugal é pobre ou rico?
Sabias que a china tem mais de 1 Milhão de milionarios? isto faz da china um pais rico?
Se 1/100 dos milionarios portugueses, compra-se um tesla, já viste a quantidade de carros que ias ver?
Vejo este comentario tantas vezes, e sinceramente cada vez percebo menos… talvez seja só uma forma de não estar calado… tipo conversa de elevador…
PS. não, não estou neste grupo restrito, infelizmente…
a maioria dos portugueses sao pobre sem duvida. Portugal nao ‘e so Lisboa e Porto.
“Sabias que existem 68.000 Portugueses milionarios(”
Isto faz de Portugal um país pobre ou rico?
A riqueza de um país é determinada pelo seu PIB (produto interno bruto). Já a distribuição da riqueza é outro assunto. Digamos que, a riqueza e o PIB tem a ver com o tamanho do bolo, maior ou menor, e a distribuição da riqueza é a forma como cortas o bolo, ou seja, o que se chama de equidade. Em 10 milhões de pessoas 68 mil são milionárias, ou seja, então a riqueza parece estar mal distribuída. Esse número que apresentaste poderá servir para perceber como a riqueza está distribuída. Depois seria ainda preciso ver quantas pessoas têm rendimentos anuais de 50 a 100 mil, 20 a 50 mil por ano, e por aí em diante para perceber como está a riqueza distribuída.
Portugal é um país com um PIB baixo, crescimento económico baixo e má distribuição de riqueza.
Ai sim então olha. Estas no café com os teus amigos. Entra o Bill Gates. O PIB agora diz que são todos bilionários. No entanto se fores pedir a garrafa de champanhe mais cara de la o teu cartão é recusado na mesma. E outra coisa, os ricos não ficaram ricos a roubar os pobres porque os pobres não têm dinheiro. As pessoas são estúpidas e pensam que não têm dinheiro porque alguém os anda a roubar. Se começam a distribuir o dinheiro dos ricos pelos incompetentes o que vai acontecer é que os ricos deixam de tentar ganhar dinheiro porque não vale a pena uma vez que estão a ser roubados e o resultado disso é que fica tudo pobre porque a grande maioria dos pobres que se queixam continuam a ser incompetentes.
Nuno? O conceito de uma pessoa com bens no valor de 1 milhão de euros ser milionária……. é puxado!
Eu posso ter uma casa de 900.000€ e mais carro e contas bancárias a perfazer 100.000€ e ….. ficar em apuros se perder o emprego, por exemplo, considerando que para ter a casa pedi um empréstimo ao banco de 800.000€ ou 700.000€.
Mas mesmo que que 68.000 portugueses tenham líquidos 1 milhão de euros, com 1 milhão de euros só os considero ricos (não precisam de mais dinheiro o resto da vida para viverem bem). Milionários, só com 1 ou 2 milhões de euros…… talvez a quem tenha mil milhões de euros em bens e mesmo esses são poucos os que moram cá e contam-se pelos dedos de 1 ou 2 mãos!!!!!!!
O conceito de riqueza é muito relativo…
Eu considerava-me um gajo RICO se pudesse ir às compras à vontade e pagar o que quisesse sem ter que fazer contas de sumir ou rezar para que o pagamento multibanco não fosse rejeitado… não importa o quê… poder comprar, pagar e vir embora na boa…
E ainda… chegar a casa, ter cama, mesa, roupa lavada e mulher (jeitosa) sempre disponível para umas “cambalhotas”.
E ainda… ter saúde e continuar a manter a mulher (jeitosa) e força no pau para poder dar “cambalhotas” à vontade, até aos 90 anos, sem ajuda milagrosa…
Ter 1 milhão de euros no banco, ou 2 ou 3 ou meia dúzia… e não ter saúde, viver sozinho ou com uma mulher feia como Judas, ter falsos amigos ou inimigos, ou ter que viver rodeado de guarda-costas… prefiro estar tesinho mas sempre alegre…
Tenha eu dinheiro e a primeira opção vai para um dessa categoria.
Tudo muito bom mas temos de trocar de Carro ou de bateria de 5 em 5 anos.
Sim? porque? vai trocar a bateria com 5 anos quando tem garantia de 8 anos ou mais conforme a marca?
Nem todos ver link abaixo.
Não sou contra, longe disso. Planeio comprar o novo XC40 T5 PHEV para o ano.
Mas puro electrico tenho duvidas.
http://www.carbuyer.co.uk/tips-and-advice/160649/electric-car-battery-life-explained
No caso da Tesla, as baterias perdem uns 5% da capacidade nos primeiros 100 mil km, mas depois estabiliza
Fonte: https://electrek.co/2016/11/01/tesla-battery-degradation/
Um estudo aponta para que num Tesla com 840 000 km, as baterias ainda têm 80% de capacidade
Fonte: https://www.teslarati.com/tesla-battery-life-80-percent-capacity-840km-1-million-km/
E não serão esses estudos como os consumos anuncioados pelos fabricantes, totalmente irreais? Pergunto porque não faço mesmo ideia.
Não faço ideia…
Os meus diesel, quando vieram para as minhas mãos, faziam consumos de 9 / 10 e depois de umas alterações mecânicas e reprogramações, já fazem médias de 6 / 7 … não fazem melhor não, porque eu sou um doido ao volante…
Não tenho nenhum carro stock… está tudo alterado / modificado / “aldrabado”, dentro dos limites possíveis… não quero saber… e passam no IPO
Se vocês têm sistemas nos vossos carros que só vos dão dores de cabeça, alterem-nos, modifiquem-nos ou retirem-nos, se der para isso… nos meus carros tudo o que está lá “a mais” ou “a encher”, sai fora… é menos peso…
Entretanto o CEO da Audi foi preso (hoje) e o da Mercedes ameaçado pelo próprio governo alemão de ter de pagar uma multa de quase 4 mil milhões de euros!!!!!!
Model 3, estamos à tua espera… 😀
À espera do Hyundai kauai e do Kia Nero, ambos têm linhas bonitas e parecem apontar para preços mais acessíveis +/- € 35 mil.
Estou farto de pagar a volatilidade dos preços dos combustíveis
Para mim, os eléctricos pecam pela autonomia… há dias em que eu faço quase 1000 km de uma assentada… é muito prático parar numas bombas de combustível 10 ou 15 minutos para atestar e prosseguir viagem.
Nenhum eléctrico, até ao momento, permite fazer longas distâncias sem paragens longas…
Por exemplo, o meu sogro costuma vir do Luxemburgo para Portugal em 24 a 26 horas (a cumprir os limites de velocidade)… se ele tivesse um eléctrico, mesmo a cumprir os limites, uma viagem de 24 a 26 horas seria feita em quantas horas, tendo em contas as paragens para carregamento das baterias?
Quando eu ouço falar em camiões eléctricos, eu desconfio bastante … convivo diariamente com camionistas que trabalham desde as 8 da manhã até às 20 horas… durante estas horas, fazem km e km e km, alguns deles com cargas de 50 toneladas em cima (10 toneladas acima da lei) e alguns deles em estradas de terra batida… muito sinceramente, não consigo ver um camião eléctrico a fazer e aguentar o mesmo que estes camiões…