PplWare Mobile

Portugal tem espiões em bancos, Finanças e operadoras…


Vítor M.

Responsável pelo Pplware, fundou o projeto em 2005 depois de ter criado em 1993 um rascunho em papel de jornal, o que mais tarde se tornou num portal de tecnologia mundial. Da área de gestão, foi na informática que sempre fez carreira.

Destaques PPLWARE

  1. Quando trabalhei na tmn em 2007/2008 como Operador de Call Center tive uma reunião na Sonaecom para apresentação de ideias que tinha para uns serviços, à saída dessa reunião vi a entrar no piso que estava a sair um dos coordenadores/chefe da linha one estava na tmn, ou seja, trabalhava num cargo elevado para a Optimus com um cargo de chefia na tmn. Por isso para mim não é nenhuma novidade este tipo de situações.

    • Rafael says:

      Moral da história, tu e o teu chefe passavam informação aos adversários…

      • Ricardo says:

        Nunca passei informações e para teu conhecimento havia imensos operadores na tmn que também trabalhavam ao mesmo tempo para a concorrência em part time.

        • Helder Coelho says:

          O cliente (TMN) não tem conhecimento que o SP tem funcionários em ambos operadores, porque se tiver conhecimento pode incluive perder o contrato. É ilegal e esta previsto em contrato.

    • O próprio says:

      Este cromo Ricardo Saraiva andava desparecido, o expert em Localização celular que insistia que a TMN tinha de ter o serviço ativo só porque ele assim o entendia (porque tinha um projeto baseado nisso), apesar do serviço não ser usado por mais ninguém.

      • Ricardo says:

        O que é certo é que o serviço continua activo e a funcionar. 🙂

        • Ricardo says:

          É fácil ofender as pessoas confortavelmente atrás de um computador sem sequer pelo menos dar a cara ou identificar-se. Quanto ao projecto que esteve a ser desenvolvido nunca recorreu à tecnologia de localização usada pela tmn, o que mostra uma grande falta de informação acerca do projecto em questão que seria para ajudar pessoas, algo baseado no que temos actualmente em serviços de domótica e assistência a idosos. Quando não se sabe do que se fala acaba por ser mais fácil ofender os outros. Fico feliz por te fazer feliz.

    • Helder Coelho says:

      Enredo digno de um filme… Um Operador de Call Center numa reunião que não sabe distinguir um Coordenador/gestor de Linha… Sabes pelos menos o que é um SP? Es um profissional digno de trabalhar no privado!!

    • darth says:

      lol… ha cada um. sim, deve ter sido isso

  2. Raúl Almeida says:

    Mas não tem de haver uma ordem judicial para as ‘secretas’, organização estatal, fazer este tipo de escutas?

  3. Zefra says:

    Olha que novidade… eu nunca tinha desconfiado disso.. Quem nao deve nao teme. Eles que vejam se os cidadaos tem cuecas borradas… os maiores ladroes sao os que estao no poder.

    • ppfoasld.1 says:

      sim por mim podem espiar a vontade, se isso fizer a diferença entre apanhar criminosos ou não

      • NT says:

        Proponho o mesmo de sempre… “…sim por mim podem espiar a vontade, …” basicamente quem não deve não teme.
        Então mete lá aí o teu email e respetiva senha, já agora logins para as redes sociais, pin do telemóvel (se tiveres interessado porque não um software de monitorização que dá acesso à câmara e micro) isto tudo para evitar que recebas emails de terroristas ou se passar um terrorista em frente à tua janela e assim pode ser que seja apanhado, também quando estás com a tua mulher/namorada/namorado em um momento intimo porque não deixar o telemóvel … digamos a jeito. Não quero que nenhum criminoso te assalte a casa estando tu com as calças na mão, antes a net estar toda a ver um tipo espetáculo amador voyer/porno tudo em nome da “segurança” tá claro.

        Por mim NÃO, NÃO podem espiar à vontade!!!!

  4. BTN says:

    Nosso país é uma festa, fazem tudo o que bem lhes apetecerem… este país é mesmo o país das bananas…

    • NT says:

      O que mais me assusta é que não é só neste país… O “povinho” está nas mãos de meia dúzia de indivíduos e/ou famílias. E continuamos todos de braços baixos a dizer “e o que posso fazer”… mas quando um dos grandes clubes de futebol ganha/perde o campeonato temos programas televisivos, pessoal na rua a festejar/ou a culpar os árbitros ou relvado etc…
      Vejam o pessoal das “teorias da conspiração” diz porque, apesar de muita fantasia, tem uma ponta de verdade no que dizem. Passo como exemplo o gajo que come cenas dos pés, o Sr. Richard Stallman que sempre disse que estávamos a ser espiados e que deveríamos usar software de código aberto e ter pessoal que tivesse de volta desse código. Primeiro disseram que ele era um fundamentalista e paranoico, mas quando o Snowden ‘deu com a língua nos dentes’ lá deram razão ao Stallman.

    • Rui says:

      Sim, sim, em todos os outros países do mundo: EUA, Rússia, China, Alemanha, GB, …… etc…. lá não espiam os cidadãos, claro que não. São é mais espertos, nenhum tribunal pode obrigar a divulgar informação confidencial.
      Se queremos segurança, a privacidade tem de ser diminuída……. como achas que por exemplo apanham terroristas em França? Obviamente têem de vigiar de muito perto tudo o que fazem, e mesmo assim conseguem escapar alguns!!!!!

  5. judas iscariotes says:

    tem em todo mundo o porquê do espanto com a notícia?

  6. Zézinho says:

    Em Angola não e diferente, não tem de haver uma ordem judicial para nada, teras de apresentar uma lista com nomes escolhidos por eles e só fica por tua conta como agente olhar um bocadinho a mais apenas olhar e sem falar nada…a penas dar o que eles querem, eles é que escolhem a Lista negra…

  7. Pies says:

    …de que serve ter espiões na Banca se não conseguiram dar pelo desaparecimento dos tais milhares de milhões.
    …já agora pedia o favor ao espião de serviço na MEO se consegue descobrir para onde foram os 4000 minutos que eu tinha por mês, os quais foram a razão pelo qual eu mudei para a MEO, que desapareceram logo no segundo mês e que ninguém sabe explicar para onde foram.

  8. Miguel says:

    lol queres ver que Portugal faz escola de espioes?
    Em todo o mundo é assim… lol

  9. Mendes says:

    Basta ir a uma sala de servidores da PT e começar a abanar os cabos amarelos…. Aparecem logo todos 😉

  10. alvegasat@gmail.com says:

    Por muitos que sejam, nos dias de hoje os “espiões”, pouco ou nada secretos, serão sempre poucos comparando com tempos idos e que espero para bem de todos não voltem…será ?
    Os catraios que por aqui costumam divagar por certo nunca escutaram ou desconhecem por inteiro os métodos da PIDE, pois estes baseavam-se na inveja e delação pelos seus pares do comum cidadão, hoje em dia os métodos podem ser mais refinados, e são baseados na GANANCIA desmedida, como demonstra o Sr Ricardo Saraiva, vai morrer um pouco mais rico mas ainda assim vai morrer como os demais, mas sem pinga de carácter , se é que sabe o que isso é.

  11. Joao 2348 says:

    Só é escandaloso porque os serviços secretos só deveriam andar a recolher noticias de jornais e informações de dentro das instituições do estado para identificar eventuais perigos em larga escala para a população & estado.

    Os serviços secretos deveriam ser extintos, já que não conseguem manter-se dentro da legalidade. Isto é caso para o ministério público e policia judiciária investigarem e prenderem todos os que violam a lei quando tem especial dever em protegê-la! Assim como para os políticos darem ordem definitiva de extinção do serviço de informações sem substituição.

    Aquilo que alguns defendem como espionagem, já é feita pela policia judiciária, sempre que existem suspeitas de crime… e é a Policia Judiciária, com uma autorização de um juiz, que está legalmente habilitada a espiar as pessoas para verificar se existe indícios de crime ou não.

    Pode gostar-se ou não do sistema, mas é assim que actualmente funciona.

  12. Rui says:

    Basta pesquisarem onde é que estão a funcionar os maiores supercomputadores do planeta e agora imaginem a que é que se dedicam a fazer!!!!!!

  13. jonas says:

    no meio de tanta espionagem como conseguem aldrabar/roubar tantos milhões na mm!.. deixo aki no ar esta questão!

  14. anjo says:

    Eles deviam ter acesso a tudo. E mais não digo.

  15. Madagascar says:

    É tal coisa do “soberania do país.8”

  16. George Orwell says:

    Nos regimes totalitários,os serviços secretos assumem o papel de repressivas polícias políticas que têm, na história e na actualidade, o papel tenebroso que todos conhecem ao actuarem com as mesmas limitações do regime, ou seja, quase nenhumas.

    Mas também nos regimes não totalitários, têm-se revelado como verdadeiros aparelhos de desvio de poder e à lei, sendo um contundente e recente exemplo, as escutas feitas por um país aliado em relação ao telefone móvel da chancelerina alemã, Angela Merkel.

    Também na pátria dos fundamentos do Estado de Direito moderno, o Reino Unido, os serviços secretos foram historicamente o maior viveiro conhecido de “toupeiras” ou agentes duplos que trabalhavam para outras potências chegando ao ponto de exilaram-se nestas.

    No caso de Portugal, presumivelmente devido ao seu de grande relevo mundial, conta com dois serviços de informações ( um só parece não ser suficiente ), e certamente atarefados com tantas informações para adquirir, não conseguiram evitar o ataque à embaixada da Turquia ou o assassinato de um destacado membro da OLP no âmbito de um congresso político internacional de grande relevo ocorrido no Algarve, casos estes em 1983 ( o suspeito deste último caso foi solto pela razão meramente formal de não possuir identificação o que provocou a chacota da imprensa internacional que então advertia a quem quisesse matar impunemente em Portugal tivesse o cuidado de não levar consigo documentos de identificação no momento da detenção) .

    Mas a jóia da coroa do desvario total foi quando uma lista de membros dos serviços de informações saiu publicada na imprensa depois de um ministro ter entregue na AR um relatório contendo tal lista , o pior possível que a imaginação pode alcançar para um serviço tido por secreto, razão mais que suficiente para a respectiva e imediata extinção ou a auto demissão generalizada dos envolvidos, o que, muito “honradamente”, não aconteceu.

    Se a isto juntarmos os casos relatado no “post” e outros pela comunicação social, mesmo existindo um Conselho de Fiscalização do Sistema de Informações da República Portuguesa assente no Parlamento que não conseguiu evitar tais ocorrências, somos levados a pensar que, independentemente de toda a problemática jurídica, apenas e só fundados nos resultados à vista que dizem muito mais que todo o manancial legislativo aplicável publicado no Diário da República, que se Portugal extinguisse estes serviços e concentrasse as competências de prevenção do terrorismo e crime organizado no modelo clássico mas reforçado da trilogia PJ, MP e Juiz, não viria grande mal para Portugal ou para o mundo, como diria o palhaço e deputado brasileiro Tiririca , “pior não fica”, no mínimo, teria o mérito de evitar toda esta espiral de escandaleiras.
    No verdade, se por contenção de custos e racionalidade de meios, são revogados contratos de associação com escolas privadas inseridas no ensino público, por que não aplicar o mesmo critério de contenção em redundância de competências que visam objectivos idênticos ?

    Se não forem extintos, a novela de escândalos vai continuar e tal persistência fará pensar aquilo que um outro humorista brasileiro, Millôr Fernandes, diria da hiperinflação brasileira, “se existe, é que é um bom negócio”, adaptando ao caso, se persiste é que interessa para certos e determinados fins e interesses, os quais, pela amostra, podem não ser os melhores para a segurança do país ou dos cidadãos ou até não nada terem nada a ver com isto.

    • George Orwell says:

      Devo corrigir que, no fatídico de ano de 1983 em que ocorreram em Portugal os dois atentados citados, não estavam ainda instituídos os serviços de informações da República actuais, só o tendo sido algum tempo depois. A proximidade de datas a já longínqua existência destes serviços levou-me ao erro que de imediato corrijo em justa e devida reposição da verdade. As minhas desculpas.

  17. Diogo says:

    anjo eles bem queriam ter acesso a tudo. mas não conseguem.
    Mas ateção que esses senhores tem acesso finanças, bancos, facebook, twitter, skype, windows, android, ios, osx e muitas outras coisas.
    Agora pensem lá numa coisa vejam la se eles apanharam as comunicações dos terroristas em frança e na belgica, onde os terroristas planearam, organizaram e comunicaram todos os atentados e actos sem serem detectados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.