PplWare Mobile

Portugal e Marrocos poderão ser “ligados” por cabo eléctrico

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. jose says:

    Exportar energia renovável para Marrocos…. Apetece me rir se fosse solar 😉

  2. Nuno Palma says:

    A mim o que me faz rir é “reduzindo depois os custos para os portugueses”.

    • Pedro says:

      Na verdade o isco é sempre esse, mas no final a factura ainda é maior.

    • Antwin says:

      De acordo com o texto o excesso de produção actual está a ser vendido muito mais barato a Espanha, o que não ajuda em nada o défice tarifário da electricidade Português.
      A conseguir vender mais cara essa electricidade noutro lado ajudaria a reduzir esse défice que tem repercussões no preço a pagar durante as próximas décadas, isto é, ajudaria a evitar subir muito mais os preços, podendo até vir a permitir descer preços.

    • ervilhoid says:

      A mim o que me faz rir é o excesso das renováveis, e também “o objectivo de exportar a energia em excesso a preços mais elevados”, lá vai alguém tentar enganar os marroquinos 🙂 já parece o banif que os angolanos pensavam que eram donos

      • Antwin says:

        não tem nada a ver com enganar os marroquinos, tem a ver com a “lei” da oferta e da procura. Neste momento a Espanha deve estar a receber alguma electricidade portuguesa a preços mais baratos do que aquela que se paga cá pois não há outro destino possível para essa electricidade e mais vale receber alguma coisa do que não receber nada, havendo competição em preço com outras fontes de produção que também têm excesso.
        Podendo ter marrocos como destino aumenta o mercado possível para procura, um mercado que está muito dependente de fornecedores externos e com preços mais inflacionados.

  3. Rafa says:

    Se diminuíssem a fatura da luz , eu gastaria o dobro dela sem dúvida
    cada vez piores , assim nunca saímos do buraco.

    • Miguel says:

      concordo, se pagamos tanto de fatura porque temos de comprar energia a frança, nao sei porque raio vamos vender a que produzimos em excesso, baixem o valor do Kw

      • Antwin says:

        porque muita energia renovável é produzida quando não há consumo suficiente para essa produção, havendo depois alturas em que há picos de consumo superiores a toda a produção

        • darkvoid says:

          Se isso é verdade então apostem a sério nos bi-horários para equilibrar a coisa!

          • Antwin says:

            A consequência de não ser possível controlar a produção de muitas das fontes renováveis é não saber a que horas vai haver excesso e a sua amplitude.

  4. Ricard says:

    Marrocos é um pais um tanto esquecido por Portugal, é uma boa maneira para nos desembaraçarmos finalmente do constrangimento histórico que é ter a Espanha mesmo ao lado.
    (sim é por isso que não podemos ter coisas boas!)

  5. Hugo says:

    Se temos em excesso porque vamos destruir Património Nacional como o Tua por exemplo???

    Bah….Portugal no seu melhor, para variar……

    • Pedro says:

      Há alguém a ganhar milhões com isso e por isso que vão destruir. A classe alta e que esta bem.

    • pedrostrik says:

      tem em excesso nas horas de menos consumo, e estas politicas ”verdes” não passam de falácias, sempre houve gato escondido com o rabo de fora, mas alguém no seu perfeito juizo acredita nesta balela?
      A verdade é que Portugal tem quartel na electricidade e muita empresa rouba o estado, que por sua vez rouba os utentes pagadores, pois há muito por ai que paga menos de metade do que gasta, mas isso era tema para outra conversa

    • IR says:

      tb sou contra a destruição do património nacional como o tua no entanto as barragens são umas das unicas formas (qd bem feitas) para armazenar energia, ou seja durante o pico mais alto (noite) produz energia descarregando e durante o dia com a produção em excesso de energia solar/eolica podem voltar a encher. basicamente é como se fosse uma bateria.
      No entanto considere que os preços praticados no nosso pais uma brutidade.

  6. Jose Contodos says:

    Eu estive em Marrocos cerca de 6 meses a construir Turbinas Eolicas, sei que existem projectos da EEM Energie Eolien de Maroc para construir parques eolicos gigantescos e que ja tem excedente que estao a vender para a Europa e agora vem ao cimo esta noticia!!!
    Algo aqui esta mal noticiado, acreditem que MArrocos nao precisa de energia do exterior.

  7. jAugsuto says:

    Hilariante!! Criam os problemas obrigam-nos a pagar um balúrdio em rendas e na factura e depois ok vamos para marrocos!! Fui viitar a minha tia a marrocos:https://www.youtube.com/watch?v=-ks5W3itEC8

  8. rui says:

    Produzimos em excesso? Então porque é que dependemos em quase 90% da energia, vindo ela de fora por causa disso (a eléctrica também)? Grande mentira que espetaram ao povo mais uma vês.

  9. Ppalma says:

    há energia a mais, mas o preço não desce…

  10. Jorge says:

    Em vez de baixarem o IVA da Restauração para 13%, e os preços da restauração ao consumidor não vão baixar, , deviam era rever os 23% da electricidade, pois é bem essencial.

  11. Tiago says:

    temos excesso de enegia…..e os preços a SUBIR? faz-me rir isso…. so pode

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.