Portugal: Legislação para carros autónomos já no próximo ano
Um das áreas em clara evolução dentro do segmento automóvel/tecnológico é a condução autónoma. A Tesla tem sido uma das que mais se tem destacado, pela positiva e negativa, mas há várias marcas a investigar e a investir nesta área, até porque, provavelmente, será um mercado com bom retorno financeiro.
João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria, revelou hoje que o Governo irá avançar já no próximo ano com legislação para carros autónomos.
Apesar de considerar que o retorno da Web Summit apenas chegará daqui a cinco ou dez anos, o efeito deste grande evento já se começa a sentir em Portugal. Segundo João Vasconcelos, em declarações à Antena 1, o Governo vai avançar brevemente com legislação para carros autónomos para que, estes, possam circular brevemente, em modo teste, em Portugal.
Queremos criar legislação que permita usar as ruas de Portugal para piloto, para testes de carros
João Vasconcelos, secretário de Estado da Indústria
O secretário de estado considera ainda que esta é uma área estratégica para atrair startups e centros de investigação. Além da legislação para carros autónomos, o Governo vai também regulamentar os drones e as novas empresas tecnológicas ligadas à área financeira, as "fintech".
Não estou satisfeito que a maior plataforma de ‘equity crowdfunding’ da Europa que é a Seedrs, que movimentou o ano passado 120 milhões de libras, que tem um fundador português, que tem uma equipa em Portugal, tenha sede em Londres porque o Reino Unido é o país onde a regulação mais rapidamente avançou. Isso não é admissível.
João Vasconcelos
A legislação para circulação de carros autónomos e drones deverá arrancar brevemente. No caso das “fintech” ainda não há uma estratégia definida.
Este artigo tem mais de um ano
Tenham juízo e sejam realistas. Antes de 2020/2025 não vamos ter carros autónomos a circularem nas estradas portuguesas.
Pélo contrário, ja temos bastantes com sistemas de auto piloto em circulação (tesla e outros), e necessário legislar o mais rápido possivel
10 ou 15 carros em milhões? lol.
Auto piloto é diferente de carro autónomo. O auto piloto não dispensa o condutor.
Ainda serão um minoria. As pessoas nao irão a correr em massa trocar de carro. A tecnologia paga-se.
Vamos esperar que venham para depois legislar….. Se tudo fosse feito por antecipação metade dos problemas não existiam
+1
Os da Tesla, com o hardware de 2ª geração que começou a ser instalado por defeito no mês passado, já só dependem de actualizações de software (OTA). Serão graduais, mas esperam que no final de 2017 já possam enviar a actualização que tornará esses carros totalmente autónomos.
Não se diz “por defeito” o termos português é “por omissão” ou “por padrão”.
Agora temos “fascistas da gramática” em Portugal?
https://www.flip.pt/Duvidas-Linguisticas/Duvida-Linguistica/DID/1074
Eu uso “por defeito”, por ser uma coisa naturalmente implícita na minha profissão. Sempre é mais rápido dizer do que “por prédefinição”
Se ja’ existem hoje, eperar por 2025 porque?
Estás tonto! Já tenho confirmação que o meu chega em 2018! Estás desatualizado. Carros autónomos nível 4 estão quase a chegar. Nível 5 em São totalmente autónomos será máximo em 2020
Tretas. Estou para ver como vão definir carro autónomo.
Tanta legislação deficiente que deveria ser alterada e andam como sempre a brincar às politiquices que ficam bonitas.
Dando o exemplo de uma fábrica, esta deixa de produzir apenas porque tem de rectificar alguns produtos que não saíram perfeitos?…
Legislação???? LOLOL aumentem é os impostos aos carros eléctricos.
Temos de ajudar os políticos a sobreviver.
@Berrio +1
De acordo. Tal como temos de pagar mais IMI porque a casa tem boa exposição solar, também temos de pagar por ter um carro silencioso.
E é com as ” excelentes ” estradas que temos
Por mim, venham lá quando vierem, não quero nenhum nem dado…