Portugal: Já tem um contador inteligente de eletricidade em sua casa?
Já tem um contador inteligente? As redes inteligentes de distribuição de energia elétrica referem-se aos serviços e ferramentas ao dispor dos utilizadores e dos operadores das redes que permitem o acesso a dados de produção e consumo.
Estas redes assentam numa infraestrutura tecnológica suportada nos contadores inteligentes de baixa tensão e numa rede de comunicações e sistemas de tratamento e disponibilização de dados. Em Portugal, 3,2 milhões de clientes já têm contadores inteligentes.
A ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos aprovou em 2019 o Regulamento dos Serviços de Redes Inteligentes de Distribuição de Energia Elétrica que enquadra a prestação dos serviços no âmbito das redes inteligentes por operadores de rede e comercializadores.
Qual a vantagem de ter um contador inteligente?
As funcionalidades das redes inteligentes possibilitam fazer leituras à distância (sem recurso a funcionários dos operadores das redes ou do cliente), assim como realizar outras operações à distância como a alteração da potência contratada. Com as redes inteligentes, os consumidores de eletricidade poderão vir a beneficiar de serviços como:
- Leituras automáticas: deixa de ser necessário recolher ou dar leituras, uma vez que estas chegam ao distribuidor de eletricidade de forma automática, enviadas pelo próprio contador
- Faturas sem estimativas: com a comunicação automática de leituras deixa de ser faturado com base em estimativas. Pagará apenas o que consumiu durante o período de faturação
- Operações remotas: permite também a realização de operações remotas de rede, deixando de ser necessária a deslocação física de um técnico sempre que quiser alterar a sua potência ou tarifa
- Despiste de avarias mais eficaz: permite um despiste mais eficaz de avarias e a resolução remota de problemas técnicos
- Maior controlo sobre os seus consumos: regista informação de consumo de eletricidade em períodos de curta duração. Assim, se autorizar o tratamento dos seus dados de consumo, poderá ser-lhe dada informação pormenorizada sobre o seu perfil, ajudando-o a tomar decisões mais eficientes, por exemplo, quais os horários de maior consumo e qual o melhor tarifário para o tipo de consumo que faz.
3,2 milhões de clientes já tem contador inteligente
De acordo com o último relatório da ERSE, cerca de 52% das instalações em BTN (Baixa Tensão Normal) tem já um contador inteligente instalado, correspondendo a 3,2 milhões de clientes, e os planos dos ORD BT indicam que em 2024 será a quase totalidade.
Um número significativo de instalações em BTN tem contador inteligente instalado e já tem acesso a alguns serviços inovadores, ainda que não estejam integradas nas redes inteligentes, correspondendo a 22% de clientes. Estes serviços incluem a leitura remota mensal do contador ou a atuação remota para alguns serviços concretos.
O distrito de Évora é o que tem maior percentagem de instalações, seguido de Portalegre e Setúbal. Na "cauda" do ranking está Guarda e Viana do Castelo.
As instalações BTN integradas em redes inteligentes totalizavam, no final de 2020, 16% do total (1 milhão de clientes). Em resumo, cerca de 38% das instalações BTN já têm acesso a algum tipo de serviços remotos, incluindo leituras diárias ou mensais.
Este artigo tem mais de um ano
Pode-se pedir?
Operador?
Custo?
Há uns meses paguei aprox. 100€. Mas como a eRedes funciona mal, ainda me devolveram 20€, porque não conseguiram instalar bem nem à primeira, nem à segunda. E já tiveram de ir trocar uma ourta vez, já que o modelo “novo” que compraram não fez leituras durante um mês ou mais.
A mim vieram instalar e foi gratuito. Aliás sempre me disseram que a premissa é que seria gratuito.
Isto de contadores “inteligentes” tem muito que se diga!!
Eu fiz uma instalação de electricidade de raiz num terreno, paguei os olhos da cara para ter tudo como manda a lei e eles exigem…. ao fim de uns meses aparece-me um e-mail em que me dizem que o contsdor não está acessível (sendo que está mesmo na beira da estrada para quem quizer ver!!) E que se eu não enviasse a contagem em 30 dias o fornecimento seria enterrompido!!! Liguei imediatamente para a empresa e ao que me disseram que a funcionalidade do contador de comunicar as leituras não está activo! Por isso teria que enviar a contagem…
Passei-me!! Então eu faço tudo direitinho com a instalação, pago os olhos da cara por um contador inteligente e eu é que vou mandar as contagens!! Aguardem sentados meus amigos….
Porra, até parece que é dificil fazer isto.
Eu fiz algo semelhante à uns anos para outro projecto que envolvia enviar informação periódica tirada de aparelhos que faziam uma contagem (de algo diferente, mas o que conta é irrelevante para o caso) para um servidor, que depois é processada e mediante os valores enviados são feitos alguns cálculos básicos e emitida uma fatura para um cliente automaticamente. O que é basicamente o que estes aparelhos tem que fazer. É algo que um rbpi/arduino fazem sem suar a camisa.
Nem estou a brincar, isto é um projecto que não parece nada de extraordinário de se fazer. Ao ponto que quase parece é ser deliberado para por o povo a pagar mais enquanto eles “resolvem”.
Mas para o caso de não ser, se eles estão com dificuldades e precisarem dum consultor, eu estou disponível mediante €s a acordar.
O problema não está no modo como funciona, está na comunicação, eles querem que trabalhe por PLC, para evitar que existam custos de comunicações, tanto para eles como para o cliente, esse tipo de comunicação tem algumas limitações, neste caso a distancia, por isso ser necessário colocar equipamentos nos pontos de ligação perto do cliente.
Eu tenho e não funciona. Continuo a ter que enviar as contagens
same here
Eu tenho e também não funciona…ainda. Mas o que a eRedes disse foi que como era um processo muito demorado ainda não era para breve o meu ficar operacional
Devem ser funcionário públicos. Tenho o meu à ano e meio e ainda não comunica com nada.
O sistema de telegestão terá de ser instalado nos postos de tranformação de cada zona para que as leituras se realizem. Algumas zonas mais afastadas das cidades nem daqui a 6/7 anos estará a funcionar. Se alguma vez funcionará.
Porque estás a falar estrangeiro, ó Fonseca?
É a moda pah! tens de tar na moda e falar em portugues e ingles ao mesmo tempo! eheheh
O meu funciona a 100%. Já não mando contagens desde que o tenho, e as faturas batem sempre certo.
Como se pede?
+1, à muito tempo…
As contagens são da responsabilidade deles. Não nossas!
“poderemos dar-lhe informação pormenorizada sobre o seu perfil”.
Como é que o pplware faz isso?
Fazendo copy-paste
😀
https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/leituras/sobre-leituras/o-que-e-um-operador-da-rede-de-distribuicao-ord-e-que-operadores-existem/faq-19798/
https://www.edp.pt/particulares/apoio-cliente/perguntas-frequentes/pt/leituras/contadores/o-que-tenho-de-fazer-para-ter-um-contador-inteligente/faq-11277/
Como ter acesso aos dados que são armazenados pelos contadores inteligentes?
Os contadores inteligentes guardam dados do consumo de eletricidade da sua casa em períodos curtos de tempo, bem como dados de energia injetada na rede, caso tenha uma unidade de produção associada.
Caso a sua instalação esteja integrada em rede inteligente, poderá consultar o diagrama de cargas na Área Reservada de Clientes dos Operadores de Rede de Distribuição. Este diagrama apresenta uma análise gráfica do consumo de eletricidade em sua casa e/ou os valores de energia injetada na rede em períodos de 15 minutos.
Nesta Área Reservada estão disponíveis gratuitamente os dados de energia consumida (kWh) desde o dia anterior até períodos prévios de 24 meses. Os dados de consumo podem ainda ser exportados em ficheiro excel. Ainda na mesma página, tem acesso a informação de consumo acumulado por período e a comparação com os períodos homólogos, mês/ano anterior.
O único problema aqui, é que, e pelos comentários aqui colocados 90% da rede é burra, e sendo assim os contadores não servem de absolutamente nada, mais valia primeiro tornar a rede inteligente, depois os colaboradores das várias ORD e só depois trocar os contadores, e comunicar isso aos clientes, agora colocar contadores inteligentes informando o cliente que faz isto e aquilo, mas depois não faz nada e por vezes ainda faz com que se tenha de aumentar a potência porque eles não aguentam a pedalada. Isto faz-me lembrar a TDT, podemos ter isto ter aquilo, muito mais canais, mais qualidade, e no fim há zonas onde se via TV analógica com alguma qualidade e agora com a TDT passa o tempo a dizer “Sem sinal verifique a antena”
Sim é bastante inteligente para roubar dinheiro aos consumidores. Trocaram o contador do meu pai por um destes “inteligentes”. Depois que mudou a luz ia sempre abaixo. Aconselharam a aumentar a potência para 2 patamares acima, logo vai pagar mais. A EDP não dorme…
Essa situação já está corrigida. Pode baixar a potência para o que tinha antes, sem problema. Aliás a eredes assumiu que havia de facto esse problema. Mas já está corrigido.
Assumiram mas não informaram ninguém. Génios… Com o dinheiro dos outros tb eu…
Isto
Então, alguém dá alguma coisa a alguém? Agora já trabalhamos para “eles” telefonando e damos as leituras,mesmo assim não dá nada certo.
Boa tarde, já tenho esse contador a cerca de 1 ano e a Endesa continua a enviar estimativa.!!!
Depende do ciclo de faturação na eredes que pode e não deve estar a coincidir com o da Endesa.
Pode também acontecer o seu contador ainda não estar a enviar automaticamente as leituras, pois é necessário que do lado do posto de transformação exista o equipamento que comunique com os contadores.
Se não está a enviar as leituras diz na factura da electricidade. Ou tem estimativa ou leitura real
ENDESA? No meu caso, absolutamente para esquecer…
Para ti é Endesa e para mim é a IBERDROLA 🙁
A inteligência deste contador não é contabilizar a potencia aparente em vez da ativa? Desde que trocaram o meu contador já não consigo ter 2 discos do fogão ligados
O bigclive falou disto à tempos: https://youtu.be/G32NYQpvy8Q?t=722
Essa situação foi reportada pela eredes como já estando resolvida. Há agora uma tolerância para esse efeito. No entanto, para ter dois discos ligados, não deve ter menos de 4.6kva
Plot-twist: o fogão é a gás….
Então esqueceram-se de atualizar o meu, o único senão é o contador/disjuntor principal antigo disparar com mais amperagem do que eles tinham “cravado”
Compre um fogão a lenha
Mudam os contadores.. mas enquanto não mudarem todas as centrais onde os contadores estão ligados não funcionam como contadores burros… portanto não serve de nada:
https://contaspoupanca.pt/2021/08/15/3-anos-depois-o-meu-contador-de-eletricidade-inteligente-finalmente-e-mesmo-inteligente/
nao tenho, e nao deixo mudar, tenho 4 casos na família, que depois de mudar estão a pagar mais 20€ por mes em eletricidade. ou os antigos contavam mal ou estes contam bem de mais
Não é questão de deixar ou não deixar. É obrigada, porque o contador não é seu. Em suma, não estão a pagar mais, estão a pagar o real, porque provavelmente antes tinham consumos por estimativa.
Os contadores antigos com o tempo perdem precisão, e favorecem sempre o cliente.
Favorecem sempre o cliente? Talvez fosse importante explicar essa afirmação…
Suponho que trabalhes lá?
Não trabalho lá, simplesmente sei ir ao google e pesquisar e perguntar PORQUÊ! Ao contrário de muitas mentes iluminadas que acreditam em videos do facebook.
Exemplo no gás:
https://www.portgas.pt/particulares/apoio/perguntas-frequentes/recebi-uma-carta-a-informar-que-o-contador-vai-ser-trocado-por-que-motivo/
Experimente pesquisar um bocadinho.
Os contadores, tal como qualquer componente da rede tem uma vida útil. Já é sabido que os contadores mecanicos, em caso de avaria, paravam, ou seja nem sequer contavam. Daqui é facil de escrutinar, que tal como os da água, perdem precisão com o tempo.
A questão é que o tuga só vê para a frente e não se preocupa em dar leituras, ou entender o que quer que seja… e depois grita… ai só consumi 1000 kilobatos, são uns ladrões. Mas no entanto tem lá uma arca que consome 30 ou 40% do consumo mensal da fatura.
Como é que a perda de precisão favorece sempre o cliente?
Fiz uma simples questão
Eu sei perfeitamente disso tudo porque não é dificil utilizar o doctor google
Não precisas de tentar ser uma revolucionario porque sabes usar um motor de busca moço.
errado, uma das casas que foi mudado o contador, ja era dos “inteligentes” neste caso foi a que mais aumento teve. ou seja, então os novos também podem favorecer o cliente ? e porque mudaram quando já era dos modernos ? é que não deram nenhuma explicação.
O contador não é meu é relativo, pois por causa do autoconsumo paguei 100€ por ele, por isso é meu de certeza, e trocar de casa e não me o deixarem levar, leva um banho de água que vai desta para melhor. Ou levo ou devolvem-me o dinheiro com juros.
Então não há que me preocupar com o favorecimento do cliente era pior se fosse a favorecer a rede
Já mamam pouco??
N tenho penas deles
Cara Carolina, outra dica,
Veja se não tem eletrodomesticos a consumir de mais. Garanto-lhe que no meu caso (e porque pude) substitui maquina de lavar roupa, frigorifico e arca, e a fatura baixou cerca de 10-15€ mensais, de 60-65€ para 40-45€
“André Silva” podia contrariar muitas afirmações que fazes aqui, mas não vou perder tempo com um “especialista” como tu?
Só tenho uma curiosidade, se quiseres responder.
Quais são os teus conhecimentos técnicos, e onde os adquiriste?
Que raio de mania a do tuga, quando alguém diz uma verdade inconveniente apontam logo os canos. Se não é como o rapaz diz, diga como é, argumente.
E eu também posso contrariar as tuas.
Mas pronto, eu falo com base na experiência própria… mas claro como não estou a dizer que a EDP e a EREDES são ladrões está tudo mal.
Fiz uma pergunta valida, com o intuito de perceber que tipo linguagem terei que usar para contrariar as tua afirmações.
Linguagem técnica ou linguagem leiga qual devo usar?
Esquece o meu comentário e continua a dar informações incompletas. Busca no Google.
No entanto vais demorar 10 anos a “recuperar” esse investimento.
Dificilmente demora esse tempo todo. Dou-lhe o exemplo, em casa dos meus pais substitui uma arca frigorifica do ano de 1989 a funcionar em perfeitas condições gastava era 13 euros de eletricidade por mês, por uma nova. A nova já lá está desde 2017 e gasta aproximadamente 3 euros mês e custou 206 euros comprada numa loja online. Pagou-se a ela própria ainda antes da garantia terminar. Hoje em 2021 lá continua a trabalhar como um relógio.
Deves de ser um trabalhador exemplar, nunca erra, o gajo que vence sempre o emprego do mês lá do sítio.
Esse bullying a funcionários públicos tem que parar, tenho familiares que o são e são trabalhadores responsáveis e profissionais naquilo que fazem! Claro que há maus profissionais e eu já apanhei viários e já conheci muitos é verdade. Mas como no privado há bons e maus funcionários. O Estado não é propriamente uma entidade patronal que valorize os seus trabalhadores, as carreiras chegam a um ponto em que fica impossível de subir mais, por culpa do sistema de avaliação. Quem não diz e faz o que o seu chefe (avaliador) diz não sobe na carreira. Infelizmente é o empregador mais estável que temos no país. Muita gente procura essa estabilidade. Peço desculpa por estar a fugir completamente ao tema, mas o comentário do Pe@cê é completamente fora de contexto é só visa ofender os funcionários públicos sem critério.
Luisão, reforço a ideia, d facto essa sua afirmação está completamente fora d tema, no entanto, sou da mesma opinião ,essas pessoas, comentam sem conhecimento d causa…
S tivessem um vencimento d 680€, com 37 anos d serviço, continuavam com a mesma opinião?
não é na minha casa, é em casa de familiares. por aqui só mudam se eu lhes abrir a porta, se não, não entram em casa.
Deixe lá… há sempre um cabo que pode ser cortado por falta de acesso ao equipamento de medição 🙂
e de que maneira …
https://www.utwente.nl/en/news/2017/3/313543/electronic-energy-meters-false-readings-almost-six-times-higher-than-actual-energy-consumption
https://www.researchgate.net/publication/354331015_EMC_Testing_of_Electricity_Meters_Using_Real-World_and_Artificial_Current_Waveforms
Aqui não me posso queixar, pago o mesmo que pagava com o antigo contador analógico. Conta os mesmo Kwh por dia que contava com o antigo.
agora so falta mesmo as pessoas!
Tão inteligente que, tendo eu BI horário, contava tudo por igual, quando verifiquei o erro, era tanta a burocracia para reaver o meu, que preferi desistir….leituras automáticas
Eu estive alguns anos com bi-horario mas o relogio estava atrasado meia hora, até foi noticiado na comunicação social que havia muitos casos assim, reclamei durante meses e devolveram 12 euros, contas simples só ao consumo médio diário, dava uma diferença de mais de 200 euros, sem contar que tinha alguns relógios tomada para ligar alguns equipamentos como máquina de lavar louça e roupa e também os meus veiculos eléctricos, o que fazia com que consumisse muito mais na hora baixa.
Ainda assim só ao fim de muitos telefonemas e ao fim de um ano devolveram 12 euros.
Deixei logo de ser cliente deles.
Contadores de inteligentes tem pouco. Basta ver quem é UPAC que desde Maio tem problemas com a facturação porque os contadores não fazem as contas ao consumido vs injectado. Anda tudo com estimativas porque a e-redes quando há problemas tem de fazer as contas manualmente. Sim, leu bem, manualmente.
É o meu caso desde de Maio que ando com estimativas, na EDP não aceitam contagens por ter uma UPAC tem de ser a e-redes envidar as leituras.
Boa tarde
No fim de contas quem vai pagar é o cliente.
Instalam à revelia e depois vão enviar na fatura o valor a pagar.
Continuam a fazer de conta que os clientes têm de comer e calar.
RESUMO:
Os contadores inteligentes em Portugal são chineses!! (EDP agora é chinesa)
Isto é o belo truque para a Edp distribuição obrigar as pessoas a aumentar a potência e poupar no envio dos leitores a casa. E temos uma entidade reguladora que corrobora com eles. Neste país já nada me surpreende…
A EDP DISTRIBUIÇÂO (agora e-redes) não comercializa energia nem cobra potência. a E-REDES executa novas linhas e faz manutenção das existentes. Quem comercializa energia é a EDP-Comercial
A Edp comercial comercial paga ao distribuidor pela utilização das redes. Quanto maior o consumo e maior potência maior o valor que a ERedes recebe. E por “coincidência” o distribuidor é do grupo Edp. O nome é redes é só para inglês ver…
Pois mas tenta lá ligar para o apoio da e-redes e responde o call-center da EDP Comercial, já me aconteceu N vezes.
A credibilidade é posta em causa quando dizem que os contadores são inteligentes. Mas os contadores pensam, tomam decisões…. andamos a ser geridos por esta gentinha incompetente… já um jornalista da SIC embarcou na farsa …. inteligente foi quem criou o contador.
Quando vieram trocar o contador desligaram a luz sem dizer nada. A minha mulher ficou sem uma parte do trabalho que estava a fazer. Fiz uma reclamação e nunca responderam…
Não podem mudar contador sem agendamento autorizado pelo consumidor, não necessitando de o mesmo estar presente.
Errado, o meu (ainda não é inteligente) foi trocado do analógico para um estático sem dizerem nada e depois passado 2 meses novamente para outro sem informarem, só soube por cada vez que instalavam era fisicamente diferente.
A única vantagem que vejo neste tipo de contadores é as futuras taxas que terão de ser suportadas por quem recarrega veículos eléctricos, o padrão será facilmente reconhecido por estes contadores, não duvidem, é o que virá no futuro. As restantes vantagens só diminuem o custo de operação ao prestador do serviço, o custo da fatura não vai baixar. As contagens automáticas já as consigo com um pzem’s que permite a leitura de consumo em tempo real.
Com um quê?
Inteligente só se for para a EDP. Acabamos por pagar mais de factura. No meu caso aumentou mais de 10€.
Prefiro continuar com o antigo… Assim continuo a pagar muito menos, visto que são susceptíveis a “campos magnéticos” que os fazem parar de contar.
Deves ter um pais muito orgulhosos daquilo que criaram.
Faço o mesmo e os meus pais estão super orgulhosos, pois também fazem o mesmo. No teu caso tanto faz porque deves ser daqueles ou que vive do RSI, ou à conta dos pais
De inteligente só mesmo o Ser Humano (em alguns casos) que tira a contagem e envia pela App, porque de resto …deixa a desejar …
São muito bons?
Quando funcionarem !
Tenho painéis fotovoltaicos e EDP Comercial, desde que eles enviam os dados que passei a não ter leituras reais, só estimativas pois devido ao netmetring a coisa não está bem agora no e-redes nem leituras do contador tenho acesso….
Também tenho UPAC e deixei de ter acesso as leituras e via site e já somo 3 meses de estimativas porque as minhas contagens não são aceites por ter uma UPAC tem de vir da e-redes.
É tão tão intiligente que vem cá a casa um humanoide fazer as leituras de dois em dois meses ! Há ! E no centro de Lisboa não em qualquer ponto remoto do país !
Devem estar à espera da tradução para chinês para funcionarem !
O contador é inteligente e envia as leituras, quem as analisa é que não tem capacidade, tem sido o caos na E-REDES , para fazer as contas do netmetering e depois é faturas com estimativas, lançam a lei e depois não existe capacidade de cumprir a mesma.
Têm um inconveniente, a saber…
A distribuição manipula remotamente o contador e lá se vão 5.750Kwh do periodo
vazio e aumentam no período do cheio…mais caro…É roubar à descarada…
Foi o que fizeram comigo…
Ainda hoje se pode comprovar…
A soma das partes não coincidem…
Faltam os Kwh roubados…
Nem a erse nem a edp comercial repôs o rombo /roubo que me fizeram…
Confirmo essa anomalia (distribuição manipulada remotamente) sem o consumidor menos atento dar conta.
Peça ajuda ao “André Silva” que ele busca solução no Google.
Só para terem uma ideia, nestes contadores inteligentes é possível fazer qualquer alteração remotamente e localmente. Manuseamento deles(contadores) não vem no Google.
Ultima intervenção neste artigo.
Eu envio todos os meses a leitura do contador e o preco continua alto. Afinal o que e que esses contadores tem de inteligente se fazem as coisas mal feitas ? lol
Aguarda moderação ???!!!
O meu comentário é verdadeiro…
Tenho fotos e vídeos das leituras manipuladas consecutivamente mas que num país das ENTIDADES REGULADORAS amigalhaços de políticos …não regulam NADA…Servem -se do tacho , calados que nem ratos , para ” comer ” do orçamento do estado…Que sai dos nossos bolsos e dos impostos que o povéu paga e não bufa..
Eu sou suspeita !???
Outra vez a aguardar moderação !???
Aqui foi uma maravilha passou de um digital bi-horário para um digital “inteligente” desses chinocas (na mesma bi-horário), e a factura aumentou upa upa.
Gostaria de saber se alguém andou a testar se aquilo não anda a contabilizar mal os valores, em desfavor do cliente claro!
Dá a contagem ao dia certo todos os meses porque o contador pode não estar a comunicar a contagem automaticamente devido á falta de uma peça no posto de distribuição. Muitos pensam o contador é inteligente já não tenho que dar todos os meses a contagem mas tem de dar na mesma ao não darem a fatura vem com estimativa.
Ter até já tenho mas tenho que dar todos os meses a contagem porque o contador ainda não a comunica automaticamente dizem que falta uma peça no posto de distribuição.
Deves de ser um trabalhador exemplar, nunca erra, o gajo que vence sempre o emprego do mês lá do sítio.
Esse bullying a funcionários públicos tem que parar, tenho familiares que o são e são trabalhadores responsáveis e profissionais naquilo que fazem! Claro que há maus profissionais e eu já apanhei viários e já conheci muitos é verdade. Mas como no privado há bons e maus funcionários. O Estado não é propriamente uma entidade patronal que valorize os seus trabalhadores, as carreiras chegam a um ponto em que fica impossível de subir mais, por culpa do sistema de avaliação. Quem não diz e faz o que o seu chefe (avaliador) diz não sobe na carreira. Infelizmente é o empregador mais estável que temos no país. Muita gente procura essa estabilidade. Peço desculpa por estar a fugir completamente ao tema, mas o comentário do Pe@cê é completamente fora de contexto é só visa ofender os funcionários públicos sem critério.
Não se fiem na inteligência dos contadores eu tenho um é da sempre descrepancias nas contagens,
Não deixem de mandar a leitura da contagem para não terem surpresas
Isso é só para eles engordar mais um bocado porque assim não tem de pagar ao pessoal que fazia as leituras, mas na prática para o cliente é péssimo porque não tem noção dos consumos em tempo real como tinha nos analógicos que se via fisicamente o contador a rodar consoante o consumo.
Com os novos e com tanta confusão que lá aparece sempre a mudar constantemente, ninguém consegue perceber o que está a consumir, e em que momento está a ter ou não consumo.
Mas uma coisa é certa, pelo menos no meu caso, passei a ter consumo muito mais elevado e com cortes de energia quase todos os dias, e não é por falta de potência contratada ou consumo exagerado, isto é aleatório havendo ou não consumo.
Não é verdade que a contagem de consumo seja recolhida automáticamente. Tem que se enviar na mesma a contagem. A falta de sincronismo entre a Eredes e a EDP comercial não permite a recolha das contagens via contador. Já liguei para as entidades e nada foi resolvido, a solução foi enviar de novo via telefone as contagens
Talvez daqui a alguns anos seja possível usufruir dessa função.
Ahah. Tanta balela. Gastam o dinheiro a instalar mas depois não serve para nada . Tenho já instalado. Aderi ao e-redes online, para poder ver as leituras e efetuar o meu controlo mas nada. Não fazem leituras regulares.
O meu faz leituras a cada 15 minutos!
Tenho, e não serve de nada. O PT onde está ligado não suporta a nova tecnologia e não possibilita a intervenção remota. Nem a nível de facturação é inteligente. Tenho de dar sempre os consumos.
“Operações remotas: permite também a realização de operações remotas de rede, deixando de ser necessária a deslocação física de um técnico sempre que quiser alterar a sua potência ou tarifa”
Ahahahahah o tecnico esta-se a rir…
O montador é inteligente, mas as pessoas que fazem parte da EDP ainda são mais! O que acabei de ler, levame a que fui Roubado, se na e necessário mandar contagem, nem a estimativas, eu fui ROUBADO!! Pagou: 334,2 €
Mês anterior pagou 132.81€
PAGA
ELETRICIDADE
270,04 €
TAXAS E IMPOSTOS
65,34 €
Uma factura por estimativa, impossível. Já paguei, mas vou recorrer do ROUDO
*Contador*
Deveria ser assim. Leituras automáticas. Fatura real sem estimativa. Mas é tudo uma fantochada. Tenho esses supostos contadores inteligentes a 2 anos. Uma dor de cabeça todos os meses. Fujam
Tretas..
Em 2014 tive o primeiro contador destes… Em 2021 numa casa com contador destes teve que vir o tecnico ligar a electricidade… Estivemos duas semanas a espera que o ligassem remotamente e 5 dias ate vir um tecnico ao local.
Eu tenho esse contador, supostamente deveria facilitar, mas o mais ridículo é que com este contador temos de enviar a contagem para o E-Redes e para o fornecedor de energia que temos, pois ainda não esta previsto quando o contador começará a enviar a contagem automaticamente .. Acho completamente ridículo !
E caso não se envie a leitura, é agendada uma data para la ir a empresa fazer a leitura e são incutidos os custos ao consumidor .. E, caso o consumidor não compareça na data do agendamento o fornecimento de eletricidade é interrompido, mesmo não tendo qualquer divida ao fornecedor de energia . Concorrência ? não existe ! E-Redes e mais nenhuma ! Mais uma vez o monopólio a funcionar !
O meu manda a contagem há mais de 1 ano! Penso que entre cada contador e a “central de receção” têm de ser todos os contadores inteligentes senão a informação perde-se…
De qualquer forma, nós não temos de enviar leituras. As leituras são da responsabilidade do fornecedor do serviço.
Nada como um contador antigo com um imã super potente em cima… Só conta o que quero, ou seja, apenas 1 semana por mês.
E ainda tenho uns tantos de reserva, caso modifiquem o contador.
Tenho isto a funcionar há mais de um ano. Tenho os consumos mensais e para o ano corrente tenho os consumos a cada 15 minutos. E posso ainda fazer o download do csv por mês!
Tenho o novo contador “inteligente”, mas continuo a mandar as contagens via telefone. Se não o fizer a contagem na factura vem por estimativa. Depois de contactar ERedes ou a EDP foi-me dito que as contagens eram automáticas, mas o certo é que se não mandar a contagen a mesma é feita por estimativa. É o bom serviço prestado por empresas que lucram milhões com as necessidades dos cidadãos.
Vocês sabem que não temos de dar as leitoras certo? E sabem que ao fim de 6 meses eles não podem cobrar, certo?