Portugal: Finanças evitam que WLTP aumente preço dos veículos
Setembro é o mês que entrará o novo protocolo para avaliação de emissões poluentes dos veículos. Como já revelámos, a partir do dia 1 de setembro deste ano, entrará em vigor um ciclo ajustado transitório designado de NEDC2 e a 1 de janeiro de 2019 todos os veículos terão de apresentar os valores de consumos e emissões de acordo com o protocolo WLTP.
Tais alterações poderiam traduzir-se num aumento do preço dos carros novos, mas tal não vai acontecer em Portugal.
WLTP... o que é?
Chama-se WLTP ou Worldwide harmonized Light vehicles Test Procedure (Procedimento de Teste Global harmonizado para Veículos Ligeiros) e visa determinar de forma mais fidedigna os níveis de CO2 consumo de combustível, no caso dos veículos com motor de combustão, ou consumo de energia nos veículos elétricos, emissões poluentes, etc. Saber mais aqui.
Finanças evitam que WLTP aumente preço dos veículos novos em Portugal
Depois de várias pressões, incluindo da Associação Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais deu instruções à Autoridade Tributária (AT) para alterar as tabelas de impostos aplicadas aos automóveis e assim neutralizar alterações significativas de imposto devido ao WLTP.
O despacho emitido pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais dá algum "descanso" a várias marcas que começaram a realizar campanhas para que os consumidores comprassem já os seus veículos, antes do aumento de impostos que se previam com a aplicação do novo protocolo de emissões.
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
A alteração para o novo protocolo para o cálculo de emissões poluentes de veiculos não podia ter por consequência o aumento da carga fiscal. A UE foi muito clara relativamente a isso .
O Sr Secretário de Estado apenas fez aquilo que lhe era exigido em termos fiscais…
Exatamente. Mas não, o fisco é que gosta muito do pessoal e deixou esta passar (cof por baixo da dupla taxação cof)
Já são mais caros em relação a outros países, portanto, ficamos na mesma, não ficamos pior. 🙂
Convinha saber o conteúdo do Despacho.
O problema tem a ver com a dificuldade das marcas em cumprir com os requisitos dos testes….
Pois, quando não interessa…
Tens carros que poluem menos mas pagam o dobro do IUC…