Portugal: Exames do 9.º ano passam a ser digitais em 2023
A aposta no digital em diversas áreas da sociedade é uma realidade que foi bastante forçada pela pandemia por COVID-19. Ao nível da Educação não foi exceção, tendo sido necessário dar aulas em modelo online devido aos confinamentos.
De acordo com informações recentes, também as provas de aferição e exames do 9.º ano passam a ser digitais em 2023. Mas há mais novidades.
Em 2025, todas as avaliações serão digitais
No próximo ano, todas as provas de aferição passam a ser digitais, exceto as de Expressão Artística e Física, revela hoje o JN.
Segundo o jornal, este novo modelo será testado já este ano em algumas escolas, estando em curso o processo de seleção dos estabelecimentos a incluir no projeto-piloto. A fase experimental será alargada, em 2023, às provas de final de ciclo de 9.º ano e, em 2024, aos exames do Secundário. O objetivo é que, em 2025, todas as avaliações sejam realizadas em suporte eletrónico, diretamente de dispositivos digitais.
O Instituto de Avaliação Educativa (IAVE) entende que, para que a implementação seja feita, "com a maior segurança e a contribuição de todos", o processo será gradual, através da "aplicação de fases experimentais nas várias modalidades de avaliação externa". No cronograma a que o JN teve acesso, alguns alunos realizarão, este ano, as provas de aferição teóricas nos computadores, sendo que, no próximo ano, esta modalidade se aplicará a todos os estudantes do 2.º, do 5.º e do 8.º ano.
A desmaterialização das provas e dos exames prevê um investimento de 12 milhões de euros no Plano de Recuperação e Resiliência.
Este artigo tem mais de um ano
Acho que vou mudar de profissão antes…
Faz sentido. Se forem apenas testes de cruzinhas nem precisam de aprender a escrever. Se houver perguntas de desenvolvimento terá que se criar uma disciplina de dactilografia digital. /s
Não estou a ver as escolas com condições para implementarem os exames do secundário na forma digital.
Os exames de matemática vão passar a opções múltiplas?
Lembro-me de dar um exame de microbiologia à minha mãe, totalmente composto por escolha múltipla, passou com 6/10… Ela não tem formação superior.
Tudo de escolha múltipla, que ainda faz falta passarem todos a analfabetos.
Os putos já eram burros na escola, a partir dessa data é o descalabro. Passam a ser testes à lá EUA?
interessante isso.
https://www.filotchila.com/
Quem bom vamos poupar papel para ter mais orçamento na altura das eleições e encher as cidades de propaganda politica! Muito be! Parabens! Prioridades, Prioridades!
As ultimas gerações já nasceram com a tecnologia e começaram a depender dela, com a pandemia isolamentos, só veio acelerar ainda mais o processo de transição e as escolas a tornarem-se totalmente digitais.
Qualquer dia uma simples caneta esferográfica ou lápis é coisa do passado.
é guardar para se levar ao Pawn Stars para o dono chamar um especialista na matéria 😀
Não vai acontecer… pois não há dinheiro para por computadores em todas as salas do 9º ano.
Não vai acontecer, pois vais ser mais depressa que o que pensas, isso do não haver dinheiro nestas coisas já é secundário, apartir do momento que começarem a exigir quem vai pagar é os pais pelo equipamento, nada de novo até aqui.
Pelo que aqui por vezes aparece nos comentarios xenófobos, racistas e outros que tais, pelas modas injustificáveis das redes sociaisl, nem sempre se entende como é possivel preferirem não pensar ou como é possivel pensar o quem pensam…enfim, Humanidade… alguns, só pensam que pensam ou não se veria o que se vê …
O problema de não pensarem é porque hoje tem tudo à distancia de um click, ao contrário de muitos de nós que andamos aqui a comentar, vimos de outra era em que não tínhamos as ferramentas que existem hoje em dia.
hoje estamos todos interligados via web, e num instante se procura e acha o que se precisa sem grandes dificuldades, para quê a malta maçar a cabeça a pensar se obtém a reposta num instante. isto já está feito mesmo para ser assim.
O teste não ira ser de “cruzinhas”, têm perguntas de desenvolvimento, têm LaTex, entre outras ferramentas.
Daqui a uns anos nem sabem o que é um lápis/caneta.
É bem diferente em todos os sentidos, e é como já alguem chegou à conclusão hoje criam-se “raposas”, sem valores ou com eles subvertidos …. youtube.com/watch?v=0GJW_Aw6I3Q e como se facilmente prova como a propria web, como esta, viola os prencipios mais basicos, e afasta a tal ligação mais elementar “o contactado com o outro”, daí os fenomenos dos meninos do clic ou do botão, da tecla em que nunca admite uma contrariedade ( quero posso e mando ou só o seu umbigo, à imgem das grandes companhias da web ) …. originando e potenciando fenomenos ainda do foro psicológico, e psiquiátricos, de violência, anti-sócias, depressivos , viciados dos jogos e da tecla, etc, etc …. sem regras ou com elas destrucidas … por vezes em nada humanos … Não faltam exemplos. Podem sempre dizer “há mas isso é o humano”… mas que humano se cada vez tem menos consciencias das “coisas” menos laços com, menos respeito por os outros?? será que efectivamente pensa ? …. É um assunto demasiado complexo, já sei. Tal como disse antes se assim não fosse não se via o que se vê por aí…
A isso não se chama de tecnologia, mas sim falta de bofetadas. Os pais agora é que acham que os filhos são os maiores Santos do mundo e que está tudo contra eles. O problema não é as crianças, são os pais que não gostam de dar atenção aos filhos