PplWare Mobile

Portugal: Diplomas do 12º ano à venda na Internet por 150€

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Teófilo Campos says:

    Isto prova que a teoria de q o computador será o responsável pelo fim da nossa civilização.

  2. MiguelDias says:

    150€ é caro, nas Novas Oportunidades em 1 mês tinha-se o 12º ano e ainda pagavam subsidio de alimentação!

    • Pedro Barros says:

      LOOOL lindo 😀 Já serviu para dar umas boas gargalhadas 🙂

    • Paulo says:

      Em 1 mês? Deve haver aí algum engano, vá lá rever as suas fontes.
      Era tão fácil, mas tão fácil que havia gente que não conseguia. Eu reprovei muitos.

      • Rui says:

        Mas os que reprovaste eram para as estatísticas 🙂

        Há casos de pessoas que têem o 12º pelas novas oportunidades e não sabem ler e a redação da vida não foram eles que fizeram……

        • Venâncio says:

          uiiiii…
          isso seria como fazer entrevistas à entrada de instituições de ensino superior reputadíssimas e perguntar aos alunos do ensino regular que entraram se sabiam fazer uma raiz quadrada de forma manual parece-me, ou outra questão ainda mais básica…
          isto na televisão foi que se fosse para os apanhados….
          Foi só rir, quando se devia chorar..

        • SARGENTO says:

          Sabes Rui, eu e muitos indivíduos fizemos o tal RVCC, sei ler escrever e muito mais,após a conclusão desse modelo tão criticado segui para uma Universidade muito conceituada em Portugal, fiz um curso que acabei com média de 13 valores a trabalhar e estudar, eu fiz e conheço muita gente que o fez. Tenho 36 anos e nessa media de idades conheço muita gente que seguio esse exemplo. Depois existe muita gente que faz comentários destrutivos do RVCC que não acrescentou grande conhecimento mas abriu portas a quem ambiciona ter algo mais. Mas sabes o que me causa estranheza é que conheço tanta gente com o ensino secundário feito em escola normal que são burros eu que supostamente não o fiz não temo ter que me sentar ao lado de muitos desses e fazer exames. A inteligência não está na escola normal mas sim na capacidade intelectual individual de cada um.

          • Paulo Jorge says:

            Claramente faltou às aulas de Português

          • Miguel Oliveira says:

            Olá sabes como posso ter um certificado desse curso rvcc obrigado

          • SARGENTO says:

            Atualmente os Centros Qualifica permitem terminar o ensino secundário que é equivalente 12° ano, nível 3.
            O tempo mínimo para a conclusão dessa oportunidade é de pelos menos 12 meses, sendo possível que o período seja substancialmente superior.
            Existem também cursos de dupla certificação que se chamam EFA, são cursos que podem demorar 12 meses,presenciais e com estágio.
            No meu entender estes últimos abrem portas, o RVCC acaba por ser um documento um meio para obter um fim, exemplo, entrar para a função pública ou ganhar força e determinação para seguir estudos.
            Cumprimentos e felicidades.

      • Aguamenti says:

        Então vá fazer o ensino secundário *a sério* e depois falamos sobre o que é difícil 🙂

      • carls says:

        deve de ser uma honra ter participado nas novas oportunidades.
        Cunha de algum partido? ou será de um sindicato?

    • Pérolas says:

      Noobs, 🙂 o cartão R é imbatível: https://www.youtube.com/watch?v=wZEB0Vn3u6k

  3. Rudy says:

    Para quê falsificar? A não ser para altos cargos, ninguém vai verificar o currículo profissional, quanto mais o escolar.

    • Ze says:

      Lol, não sei para quem trabalhas mas eu em todos os empregos que tive até hoje pediram registo criminal, comprovativos de conclusão de cursos assim como de certificações e inclusivamente fizeram background check para verificar que tudo o que apresentei conferia à realidade.
      Qualquer empresa que se preze TEM, OBRIGATORIAMENTE de fazer este tipo de verificações, senão continuamos na república das bananas com médicos a exercerem sem nunca tirem ido à faculdade, entre outros casos que vamos vendo neste país de quando em vez.

      • Just Saying says:

        lol
        já trabalhei em 3 diferentes empresas. Das maiores tecnológicas e multinacionais do país e nunca me pediram sequer o certificado de conclusão do curso superior.
        Se a pessoa se mostra competente nas entrevistas, nos possíveis testes que fez nas entrevistas para que essas verificações todas?

        • Cenas says:

          +1 , varias multinacionais e nacionais e não pediram certificados nem fizeram background check.

          • darkvoid says:

            +1 Nunca me validaram as certificações, habilitações ou experiência profissional em mais de 3 sítios por onde passei!

          • Venâncio says:

            Isso é porque não precisas de exercer uma profissão regulada talvez.
            Não leves a mal, mas para muitas funções o que o que conta apenas é fazer um determinado trabalho bem feito e desde que cumpras… é um pouco o exército de infantaria… há a carne para canhão que era a infantaria, e para casos especiais, as tropas especiais.
            Imaginemos um programador… desde seja muito bom na linguagem pretendida, até pode ser o jardineiro, desde que programe muito bem essa linguagem.
            No entanto, se for alguém que vai conceber uma nova linguagem de programação duvido que se queira um jardineiro, por melhor que seja…
            Quem diz linguagem, diz um edifício, um automóvel… estou a falar em conceber, criar…
            Não estou a falar sequer em se ter um curso superior, estou a referir que essas pessoas devem ter competências em vastas áreas que um executante apenas não terá. Tudo depende dos requisitos para as funções. De outra forma, de que me serve ter um doutorado em literatura, quando eu quero conceber um prédio? Tudo depende. As multinacionais e as empresas públicas onde a gestão tem bom senso, pensam, numa visão de negócio, quais são os requisitos para uma função e o custo mínimo que se pretende. Se podem ter um tipo com o 12º ano ou a 4.ª classe que ganha 100, não vão ter alguém com habilitações superiores que ganhe 200, a não ser que depois precisem dessa pessoa para outras funções, que é normalmente o que fazem.

        • Bruno Fernandes says:

          Nem mais… A mim também nunca me pediram. Um papel não prova que sabes tudo.

        • Ze says:

          Então passaste pelas maiores mais pequenas, porque as por onde passei, não sei esse o cenário.
          Já vi tantos erros de recrutamento, muitas vezes o que uma pessoa é numa entrevista não é o que ela é na realidade, mesmo em entrevistas técnicas há aqueles que têm capacidade de “dissimular” conhecimento. Além disso em consultoria, as empresas têm sempre obrigações para com os seus clientes, e daí no mínimo têm obrigação de verificar as certificações. O curso superior vale zero.
          Maior parte dos clientes com quem trabalho em projectos de grandes dimensões exigem no mínimo registo criminal actualizado, outros certificações.
          Cá para mim deves ser tarefeiro (AKA programador) que não acarreta grandes riscos nem grandes responsabilidades.

          • Cenas says:

            – “Qualquer empresa que se preze…”
            – “não sei para quem trabalhas mas eu em todos os empregos que tive até hoje pediram registo criminal”
            – “Então passaste pelas maiores mais pequenas,…”
            – “Cá para mim deves ser tarefeiro (AKA programador)…”

            Queres ver que o Ze ‘e afinal o Jose Socrates disfarcado? 😀

            Fica o desafio – Por que empresas ja passas-te em que te pediram tudo isso? 🙂

          • Just Saying says:

            Ter mais de 2000 colaboradores é das “maiores mais pequenas”? ter mais de 50% de volume de negócios provenientes de projectos internacionais (na ordem das centenas de milhões) é das “maiores mais pequenas”?
            -“Cá para mim deves ser tarefeiro (AKA programador) .”
            Amigo, aposto contigo que todos os dias usas serviços que correm código meu ( para não falar que desenho e programo soluções em tecnologia que tu no máximo ouviste apenas falar em conceitos), seja em telecomunicações ou banca, mesmo que viajes para o outro lado do mundo também tens grandes hipóteses de o usar, e ainda aposto o meu ordenado que neste momento estou numa situação profissional maior que a tua, a receber muito mais do que tu estás, num cliente gigante europeu. Lá porque só conheces o teu quintal não te faz conhecer de grande coisa. 😉

        • Pérolas says:

          +1 o que é importante mesmo são as skills. Basicamente ou demonstras que tens conhecimentos ou então bye bye… o canudo é um backup para o caso de faltar a renova lolololol

        • João says:

          Quais? Daquelas que se dizem “líderes do mercado” mas que na verdade ninguém as conheces?

    • Rui says:

      Depende do empregador ou mesmo Ordem. Estou inscrito em 2 Ordens profissionais e pediram-me sempre os comprovativos escolares. O mesmo se passa com a entidade empregadora. Uma coisa é entregares o currículo, mas assim que entras para uma empresa eles vão pedir-te os comprovativos do que alegas ter no currículo.

      • Ze says:

        Banca, Utilities, Pharmaceutical e Consultora IT.

        Tanto quanto sei de colegas, amigos e familiares, isto é procedimento normal em qualquer empresa a sério que efectivamente cumpre as ISO’s que agrupam com orgulho junto ao logotipo, principalmente a 9001.
        Andar a brincar à qualidade é típico tuga e depois apanham-se casos de médicos sem diploma, de oftalmologistas que operam sem sequer terem tirado um curso. Se formos para a área de IT então, a incompetência e leviandade são tão grandes que até me faz ter vergonha de ser informático.

        • Miguel Luis says:

          Na minha sincera opinião ter um curso superior, ter um registo criminal limpo, e até ter um bom portfolio hoje em dia vale ZERO, até mesmo as entrevistas ás vezes falham imenso em traçar um perfil de um possível colaborador.

          Na minha opinião, hoje em dia, vivemos num mundo feito de competências e responsabilidade e infelizmente isso não se vê em papel, sou apologista que uma pessoa deve mostrar as suas capacidades, as suas competências para a posição/cargo que possivelmente virá a ocupar.

          O conhecimento, a vida, tudo é feito de experiências, existem tantos casos de pessoas sem cursos, muitas delas sem qualquer certificado que têm um desempenho de longe de outros certificados, formados, com experiência e etc…

          Já estive em duas empresas, estou empregado numa há 6 anos e contrataram-me pelas minhas competências, força de vontade, auto-aprendizagem, honestidade e a boa relação com clientes, e devo dizer que sou a única pessoa sem qualquer tipo de formação superior na empresa e sou o mais consultado quando alguém precisa de alguma informação ou alguma coisa…

          Cada vez mais este é o cenário que vemos não só em pequenas empresas mas mesmo em multi-nacionais e internacionais de grande dimênsão nas mais diversas áreas.

          Agora vai depender também da área que se trata, a meu ver áreas como a saúde, finanças, transportes entre outros devem sim requer a formação necessária

  4. int3 says:

    Rídiculo.
    Há uma forma ainda melhor e legal de “falsificar” o diploma. O centro das novas oportonidades até pagam para se tirar o 12º em 2 semanas.
    Depois queixam-se que os altos estudos estão desvalorizados…

    • Atento says:

      *oportunidades…

      • Maria says:

        Preciso de um certificado habilitações 12ano
        O estabelecimento onde tirei fechou e agora ??
        Já fui a muitos sítios e ninguém tem como resolver, e os empregos vão indo ao ar …

    • Paulo says:

      Ridículo é dizer que tirava isso em 2 semanas.
      Podia era ter que fazer módulo de 25 horas caso tivesse apenas uma disciplina em falta para completar o dito 12º ano. Mas foram raros os casos em que aconteceu.

    • Ze says:

      Não é para menos, hoje em dia o ensino secundário resume-se a isso mesmo.
      E o ensino universitário em 95% das instituições Portuguesas não se resume a 2 semanas mas acho que já se encaixa nas 4 semanas.
      É um dó o facilitismo, por isso é que vejo com bons olhos a inclusão de testes de DNA como método de recrutamento como se vai começar a ver daqui por uns 10 anos.

  5. Prodígio says:

    Adianta muito falsificar certificados do 12º ano…
    Já faziam isso nas novas oportunidades, nestas formações subsidiadas pelos fundos europeus, etc etc etc…
    Acabar com o ensino secundário nocturno foi das piores decisões na educação nestes últimos anos. Agora é só malta com “secundário enchouriçado, prontinhos para arrumar roupa numa loja perto de si”.

    Se já há licenciados a ganhar o ordenado mínimo… Imagino estes desgraçados. São os millennials!

  6. Asdrubal says:

    Diploma do 12º ano…. pffff grande diploma….

  7. Hugo Silva says:

    Mais uma oportunidade para o Relvas aproveitar 😀

  8. Patrão says:

    Tchééé patrão, só agora é que perceberam que, pela preço certo tudo se compra hehehe

  9. Abel says:

    Está explicado porque muitos professores nem para eles sabem…

    • Homo Erectíssimo says:

      A brincar,a brincar se dizem muitas verdades.Compartilho o que afirmou,Abel.Há muitos/as “professores/as” hoje em dia que até se borram todos/as nos estágios,quanto mais nos anos a seguir.Segundo sei,fala-se que vai haver umas certas cadeiras de formação em disciplinas como a Didáctica(para todos os cursos e de todas as áreas em que a saída é o ensino),a partir do ano de 2017 no ensino superior,em que muitos/as vão cair que nem tordos,como dizia e bem o José Miguel Júdice aqui há uns anos sobre o acesso à Ordem dos Advogados de quem se tinha licenciado recentemente.Vai ser lindo,vai vai.

  10. BM says:

    Está caro! 😉 … uma folha ,um carimbo.. e um “sarrabisco”… 😉

  11. Homo Erectíssimo says:

    É só trafulhas neste mundo,meu Deus do céu. 🙂

  12. David says:

    Este tipo de práticas já acontece à muito tempo no Brasil. É uma forma de manchar a imagem do ensino. Mão dura nestas pessoas!

  13. JJ says:

    Logicamente que não concordo com isto, nem o faria. Mas, vejo neste problema, um outro a meu ver muito maior.

    As empresas cada vez mais valorizam as teorias que são dadas na escola e estão a borrifar-se para a experiência do indevido.
    Por mais cursos que uma pessoa tenha, nunca vai conseguir fazer frente alguém que já tem 15/20 anos de experiência no ramo. Pode ter novas ideias, conhecimentos de novas tecnologias, mas acaba por perder em experiência, que no fundo é o aspecto fundamental para as coisas poderem continuar a funcionarem bem.
    E a experiência aprendes, no terreno não na escola, e adquire-se com os que já estão no terreno a 15/20 anos.

    Logicamente, que esta tipo de situação varia conforme a área profissional. Mas infelizmente hoje em dia muitas áreas profissionais, valoriza-se de mais cursos e “canudo” do que experiência.
    Por exemplo, já vi muito site feito por pessoas que tinham tirado cursos superiores na área, fazerem erros super básicos, com não fechar sentenças abertas…

  14. Valadares says:

    Podia ser pior… Na Universidade Lusófona costumam brincar aos professores e reprovar os alunos que queiram continuar os estudos noutras instituições de Ensino Superior.

    Quanto ao Secundário… Quem obter diploma não se inscreva na Universidade Lusófona, ou vão arrepender-se.

  15. luis santos says:

    Diploma de engenheiro arranja-se ?

  16. Mestre gonçalves says:

    Se souberem algum para doutoramento deixem messagem nas messagens pessoais não façam caso sff. Fico á espera. Muito obrigado.

  17. Pedro says:

    Boas,

    Já agora alguém sabe onde posso comprar uma licenciatura ??? Só quero mesmo o papel com o carimbo e o rabisco. Será que é mais de 150 euros ?

  18. Alvega says:

    Volta Relvas, estás perdoado.
    Nao conhecem ?
    Estao desculpados, que eu hoje estou bem disposto, mas o Sócrates conhecem?
    Também nao ?
    Meus amigos….onde tem parado ?
    Talvez no facebook ou a jogar pokemom, a vida vai passando mas a treta é cada vez pior.

  19. Alvega says:

    Volta Relvas, estás perdoado.
    Nao conhecem ?
    Estao desculpados, que eu hoje estou bem disposto, mas o Sócrates conhecem?
    Também nao ?
    Meus amigos….onde tem parado ?
    Talvez no facebook ou a jogar pokemom, a vida vai passando mas a treta é cada vez pior.

  20. Rodrigues says:

    Email da pessoa referida?

  21. Miguel says:

    O problema é as empresas pedirem o certificado do 12° ano porque se avaliassem o funcionário pela sua educação, cultura geral e cumprimento de trabalho não seria necessário essa burucracia sendo que há pessoas com o 6° anos com mais cultura e mais formação que gente que fez de favor o 12° que são uns burros

  22. Eugénia Maria Galveias Bicha says:

    Eu possuo 11ºano de inglês só,que já dá acesso à faculdade, First Certificate in English e .o certificado do Instituto Françês de Lisboa. Gostaria de saber a equivalência disto tudo e se dá equivalência ao 12º ano que eu gostaria de ter.

  23. Eugénia Maria Galveias Bicha says:

    Eu possuo 11ºano de inglês só,que já dá acesso à faculdade, First Certificate in English e .o certificado do Instituto Françês de Lisboa. Gostaria de saber a equivalência disto tudo e se dá equivalência ao 12º ano que eu gostaria de ter.

  24. vitor tavares says:

    olá boa tarde, quando visualizarem esta mensagem, e caso seja viável a alguém, por favor enviem o Mail da respectiva PESSOA, para o Meu Mail, que passo a descrever, vjctavares64@gmail.com

    Desde já o Meu Muito OBRIGADO
    Abreijos

  25. Vitor Tavares says:

    Bom dia, estou a utilizar esta ” ferramenta ” no sentido de esclarecer uma provável incorrecção interpetativa, a minha pessoa á uns tempos atrás como muitos de vós questionou, somente se alguém sabia que arranjava Certificados, nada mais.
    Eu não arranjo, nem tenho conhecimentos. nem competências, pois entrei neste diálogo escrito por curiosidade .
    A todos Saúde e Boa Sorte
    Repect

  26. Silvia says:

    alguem consegue arranjar o contacto da pessoa? preciso urgente, quem tiver me de o mail para entrar em contacto.
    agradeço

  27. Silvia says:

    conseguem dar me o contacto por mail?

  28. vitor fcporto says:

    boa tarde. preciso de certificado de habilitações 12º ano com urgencia…sabem de alguem que arranje e o preço….

  29. Maria says:

    Olá , preciso por motivos de conseguir emprego de um certificado habilitações ou diploma do 12 ano.
    Para call center ….
    Preço ?

  30. Vera Lopes says:

    Olá boa tarde, preciso de um certificado de habilitações 12 ano como posso fazer…

  31. Jorge Costa says:

    O que faz isto é os patronatos deste pobre e ignorante país exigirem altas habilitações literarias para empregos de baixa categoria e ordenados miseráveis.
    Em muitos países da Europa com uma nobre Cultura de sociedade não exigem nada de nada apenas sabes ler escrever tens uma boa arte ou muita vontade de trabalhar e estás lá.
    Depois claro aparecem aqueles que praticamente dão calinadas no Português erros à toa e muitos pontapés na gramática que aparecem com 12 Ano das novas oportunidades ou sabe-se lá mais o quê!?
    A culpa é concerteza dos governantes e dos patronatos deste pobre e ignorante país.

  32. Peter says:

    Contactos para tratar desses curriculuns?

  33. Mestre André says:

    Boa tarde,

    Alguem já conseguiu o contacto ?
    Obrigado

  34. Silva says:

    Alguém sabe como posso adquirir?
    Grata

  35. AP says:

    Quem tiver o contacto por agradecia . Obrigada

  36. Ana says:

    Alguém tem o contacto? agradeço.

  37. Glória Silva says:

    Olá ,alguém consegue um certificado de auxiliar de acção educativa?eu já tenho o 12oano. Por favor é urgente.
    Obrigada

  38. Daniela says:

    Ola, pode me contactar . estou muito interessada em comprar umn tambem. Cumprimentos

  39. Bruno Gomes says:

    Bom dia, preciso de informações como arranjar o certificado do 9 ano e valores com alguma urgência.
    Obrigado

  40. Monica says:

    Boa tarde, tava percisando desesperadamente de um certeficado escolar do 11 ano

  41. Monica says:

    Se alguem aqui soubar quem me possa ajudar me mande o numero de cell por favor…

  42. gonca says:

    Ola,

    algum conseguiu obter algo por aqui ?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.