Portugal: Já há semáforos para quem anda agarrado ao smartphone
Cada vez mais as pessoas vivem agarradas ao seu smartphone. Seja em casa, no trabalho, no carro e claro, na rua, enquanto passeiam/andam pelas vias de circulação.
A pensar na segurança dos peões a Câmara Municipal da Amadora decidiu instalar um tipo de semáforos no chão… para os utilizadores que andam agarrados ao smartphone.
Há cada vez mais acidentes com os chamados ‘zombies digitais’, pessoas que nem para caminhar guardam o telemóvel. Nesse sentido, a Câmara Municipal da Amadora implementou junto a algumas das principais artérias da cidade as ‘smartcross’. Estes sistemas luminosos, pioneiros em Portugal, conjuga os semáforos colocados em postes a faixas luminosas instaladas no chão.
Semáforos especiais para quem vive no smartphone
A luz alterna entre o verde o vermelho, tal como no sistema vertical, e serve principalmente para aqueles cuja posição mais comum é cabeça baixa, com os olhos postos no telemóvel. O objetivo desta medida passa por prevenir acidentes causados pela distração com o uso do telemóvel e de outros aparelhos eletrónicos.
Para além das vantagens neste âmbito, as ‘smartcross’ têm-se revelado úteis para compensar a luminosidade dos dias mais claros quando, por vezes, a luz solar encandeia os transeuntes.
Ruas onde podem ser encontradas as ‘smartcross’...
- Rua Elias Garcia com a Rua 1.º dezembro
- Rua Elias Garcia com a Av. Sacadura Cabral
- Rua Elias Garcia com a Rua Heliodoro Salgado
- Rua Elias Garcia com a Av. Nuno Álvares Pereira / Rua António Feijó
- Rua Elias Garcia com a Rua das Indústrias
- Av. Conde Castro Guimarães (Nó do Borel)
- Rua Elias Garcia com a R. Eng.º Ângelo Fortes
- Estrada Serra da Mira, R. Oliveira Martins, Rua Joaquim Namora e Praceta Notícias da Amadora
- Alto Maduro (Estrada Salvador Allende)
- Av. D. Carlos (acesso ao túnel)
- Largo 1.º Maio (Brandoa)
- Av. D. José com a R. Dr. Arlindo Vicente
Leia também...
Este artigo tem mais de um ano
Desperdicios de dinheiro publico, é o que isso é….
… e um roubo.
Amadora? Têm a certeza que os semáforos xpto ainda estão lá? xD
na reboleira ainda estão
Na Madeira já existe à bastante tempo lol…
Verdade já a mais de 5 meses.
Verdade já a mais de 5 meses.
Típico! Em vez de consciencializar e educar as pessoas a algo melhor, não?!…vamos antes descer ao nível onde a cultura, falta de consciência e altruísmo dominam!
‘altruísmo dominam’- errado! Infelizmente há poucas pessoas altruistas.
Só me deste mais razão e provaste o meu ponto!
Falta de consciência e altruísmo estão juntos na mesma frase é a falta de ambos.
Sabes ao menos o que significa altruísmo?
Sei! …e tu, sabes?!?? Sabes também que uma sociedade, por forma a poder melhorar, tens de incentivar os seus membros a aspirarem a algo melhor, a serem desafiados a se auto desafiarem e, dessa forma, poderem melhorar… só consegues isso se, em vez de dares peixe a alguém, os ensinares a pescar (que é o oposto do que o assunto desta publicação está a fazer). O altruísmo escasseia exactamente porque as pessoas estão habituadas a terem tudo de bandeja e sem esforço. A partir do momento que sais de casa, deverias perceber que tens responsabilidades além de deveres e, como tal, se queres atravessar uma passadeira, então foca-te em atravessar essa passadeira sem causares danos a quem não tem culpa. Eis um exemplo de altruísmo!!
A tua publicação teve tanta utilidade quanto um visualizador numa porta de vidro!!!
Ataquei?? Toda a primeira parte da minha resposta foi um desenvolvimento ao meu comentário original que, pela curta e mal desenvolvida resposta do Alcino Major, em tudo deu a entender não ter percebido o que eu quis dizer…a segunda e última parte foi uma constatação de factos. O Politicamente Correcto deve ser contagioso…todos vêm ofensa em todo o lado.
Beber água com açúcar dizem que acalma. Já experimentaste ?
Já! …o pico de glicemia fez o efeito oposto ao que especulas, revelando que já ficavas bem calado em uma nova situação!
Para fazer isso, teria de haver palestras, ou pessoas para o fazerem… Seria muito mais caro e muito menos efetivo porque sendo realista, eu não ia querer saber do que me diziam.. Então por uns leds fica muito mais barato e é muito mais eficaz. Mas cabe a cada um fazer o seu julgamento, os mais inteligentes aceitam os mais retrogados ficam na ignorância. 😉
À semelhança do que acontece com os condutores serem autuados por utilizarem o TM durante a condução, também os peões o deveriam ser enquanto utilizam o smartphone no atravessamento das vias, não no modo de telefone, mas na visualização de conteúdos / SMS / “redes sociais”, mesmo nas passadeiras e ainda que o sinal estivesse verde para os peões. Mas lá está, o automobilista é sempre o bode expiatório e o alvo principal do saque.
+1
+1
Concordo plenamente
+1
em vez de desincentivar comportamentos nocivos e perigosos para si e para os outros, os municípios incentivam-nos criando medidas para minimizar os efeitos da utilização desadequada dos telemóveis…
já para não falar no custo adicional de implementar estes novos semáforos…
Era engraçado se em vez de se penalizar o uso de alcool e drogas ao volante se implementasse uma luz ao redor dos carros com condutores embriagados para que os outros se apercebessem de quem anda assim ,não é?
Não digas dessas coisas aqui que vais ser escrutinado!!
As pessoas querem tudo feito para elas, sem esforço e, de preferência, sem que tenham de adaptar ou mudar o seu estilo de vida!
As pessoas estão de cada vez mais egoístas e preguiçosas e nós ainda alimentamos mais esse egoísmo, preguiça e falta de altruísmo nelas, ao criarmos semáforos para pessoas que não conseguem desgrudar do smartphone, nem quando precisam de atravessar uma passadeira.
Os semáforos deviam era registar e passar logo uma multa a esses peões (desmiolados)!
Apoiado
Estes equipamentos facilitam a continuidade do risco ou até o aumentam. Passo a explicar: o utilizador da passadeira vai usar o sentido da visão (que já está ocupado na leitura do ecrã) para tomar decisões de vida ou morte, para o próprio e para os outros utilizadores da via pública.
O outros sentido como a audição, já poderá estar também ocupado (auscultadores, p. ex.).
Concluindo, mantenho a obrigação de sempre no cruzamento de vias:
– PARE, ESCUTE, e OLHE !
Ora bem, sugiro que “alguém faça alguma coisa antes que o mundo acabe”:
E a coisa é (não podia deixar de ser) uma APP. Sim a APP que eleva o desleixo aos confins de coisa nenhuma: Detector de Passadeira no seu smartphone! Usando as mais modernas tecnologias de GPS, localização, wi-fi, 5 e 6G, poderá atravessar passadeiras em segurança enquanto dá banho ao cão que está sozinho lá em casa!
Procuram-se startups.
E tenham juizinho na via pública, que eu também tento ter. Todos os dias sou peão, condutor de motociclo e automóvel encartado e com formação. Por isso vejo muitas pessoas correrem risco e provocar risco sem necessidade ou motivo maior.
Bem hajam.
+1
Alguém que tem noção de que, para vivermos em sociedade, precisamos de sair do local de conforto! Dava mais jeito sair de casa sem termos de nos preocupar se as nossas acções prejudicam os demais?!…dava!!!…e até poupávamos energia ao não precisarmos de ocupar tanto o nosso cérebro com coisas exteriores a nós, mas assim não evoluímos e muito menos melhoramos, seja pessoalmente ou colectivamente!
Já cansa ver, todos os dias, novas políticas e decisões que só nos emburrecem!
E acrescento mais, apesar de estarmos em dia de eleições, seja quem quer que ganhe ou que consiga constituir governo estável, o comum cidadão não tem forma de actuar no decurso da legislatura, que no fundo seria o que interessava. O dia de hoje acaba por ser um pouco para o passarinho.
O dia do cidadão local, aquele que usa a sua via pública na sua comunidade próxima acaba por ser todos os dias. As eleições nacionais resultam em leis que demoram anos a ser apreciadas antes de serem publicadas. Logo, é no município, na junta de freguesia que começa a cidadania e a participação. Participemos localmente e a vida do dia a dia melhora.
Bem hajam.
Está mal. Esta medida interfere com a seleção natural.
A seleção natural já não é o que era.
Fogo sempre a reclamar com mínimas coisas não há mais nada para fazer do estar a reclamar . Eu aqui a dar o trabalho para escrever essa -** fazem uma coisa nova ficar a reclamar.naobfazem nada fazem o mesmo
Depois temos muitas,mas muitas passadeiras e semáforos espalhados por esse pais fora que não são minimamente amigos de quem tem algum tipo de incapacidade.
Já para não falar da falta de iluminação que deveria ser obrigatória em todas as passadeiras
Já estão cá os choramingas das redes sociais?
Já estão cá os conformados que não se importam de ser roubados onde dinheiro publico vai para esta palhaçada quando temos tanta coisa para resolver a nível rodoviário ?
Eu retirava isso tudo, e haveria uma selecção natural 🙂
1+
O semaforo ideal para zombies era sair do chão uma marreta e partir o tlm a quem anda assim a passar a estrada.
Era apenas preciso um sensor e um identificador no local dessa marreta
Tipo alguém passava lá e havia tipo uma câmara a tirar foto de quem era e apanhava multa,
E um sensor para sentir o telemóvel.
E triste ninguem se lembrar das ilhas… Pois por exemplo na Madeira temos desses pela cidade do funchal a mais de 1 ano e meio.
O planeta dos idiotas…
E as passadeiras listadas com semáforos? O que é isso?