Portugal: 95 mil carros carros com software fraudulento
Uma das noticias de maior destaque nos últimos dias é sem dúvida o escândalo das emissões da Volkswagen. A par dos veículos Volkswagen, sabe-se também que alguns modelos Audi, Skoda e SEAT estão também equipados com o software que manipula as emissões poluentes.
Ao todo, em Portugal, são cerca de 94 400 veículos afectados por tal problema.
O número de veículos equipados com o software fraudulento foi revelado pela SIVA que é representante em Portugal da Audi, Skoda e Volkswagen. No total são 94 400 veículos: 53.700 da marca Volkswagen, 31.800 Audi e 8.800 Skoda.
Além das marcas referidas há ainda a Seat Portugal que pertence ao grupo Volkswagen mas que não é representado em Portugal pela SIVA.
Sabe-se entretanto que as marcas estão já a trabalhar nas soluções técnicas para resolver tal problema e deverão ser já apresentadas em Outubro. Entretanto serão também disponibilizadas páginas online para que os clientes possam saber quais os veículos afectados.
Segundo a SIVA, os problemas com as emissões não afectam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a circulação automóvel.
Este artigo tem mais de um ano
Como se pode saber se p carro está afectado por esta fraude ?
As marcas vão disponibilizar páginas online que vão dar essa informação.
Pedro…sera melhor nao se confiar nos “lobos” que te devoraram os “carneiros” !
E melhor ir atras, do que o carro tem, do kit fraudulento com os motores diesel EA 189 EU5 e afins. Se ficam a espera, pode correr mal. Que confiança, merece essa turba de ladores, vigaristas, mentirosos, cabotinos, obnoxios, estultos ??? eles agora vao sp tentar ocultar o mais que puderem, so sai o que nao conseguirem blindar de nehuma forma !
Depois o Ceo, encena uma demissao, mm tendo a lata de dizer que continua a achar que nao fez nenhuma acçao errada ( como se ele pudesse desconhecer uma fraude colossal como esta e de qq forma como nº1 sera sempre o grande responsavel , ou so o era para receber os louros e os bonus ) e depois vem a saber-se, ao inves de ser demitido com justa causa, pelos tsunamicos prejuizos que vai causar ao grupo, conseguiu uma saida negociada princepescamente, levando para casa, entre indemnizações, prémios e pré-reforma, cerca de 60 milhões de euros. Á VALENTE..Sera pa compensar o tombo que as stocks levaram, de 35% em dois dias…depois la recuperaram 10%( mas ja sobre um preço bem inferior ) com a sua demissao! Mas a procissao ainda vai no adro…vale a pena ir lendo isto…http://www.dn.pt/inicio/economia/interior.aspx?content_id=4797647&page=-1
e já agora quem, como eu tem um carro com motor do grupo VAG, pode-se ir preparando com esta informação
http://expresso.sapo.pt/sociedade/2015-09-29-Comprou-um-carro-apanhado-pelo-escandalo-Volkswagen–Guia-de-perguntas-e-respostas–incluindo-sobre-devolucao-do-dinheiro-
nao se esquecam dos 1.2 e 1.6 tdi tambem tem o mesmo codigo:
“This concerns diesel vehicles with the EA189 engine (EU 5 standard) and with a displacement of 1.2 l, 1.6 l and 2.0 l, for the brands Volkswagen, Volkswagen Commercial Vehicles, Audi, SEAT and Skoda.
D’Ieteren Auto wants to ensure that these vehicles are fully compliant…”
“Segundo a SIVA, os problemas com as emissões não afectam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a circulação automóvel.”
Sim, porque andarem aí a poluir o ambiente que é de todos, não interessa para nada! É só um detalhe… desde que ande…
E ja agora..a fraude fiscal ??? os beneficios fiscais, por tecnologia mais ambiental ???
E a vigarice ??? Enganar organismos oficiais e os clientes ? pela teoria da treta, se os produtores de leite, atendendo aos insustentaveis custos de produçao, começarem a vender leite com 80% de agua, depois tb poderao dizer, n ha qq problema, nao prejudica ninguem, nem faz mal a saude…ate ficam mais bem hidratadas!!! esta gente deve pensar que o “povao” ainda anda de olhos tapados, no obscurantismo, como nos anos 60.
O que a SIvA ja esta a fazer , eh tentar esvaziar acçoes nos tribunais ! Mas eles que leiam isto….http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia/Interior.aspx?content_id=4805683&page=-1…pode ser, que aprendam qq coisinha !
a grande questao,é q se durante 7anos conseguem fazer isto num modelo,sera q nao fizeram tb nos outros motores tanto a diesel como gasolina? Sera q agora todos os premios anuais de melhor carro e melhor motor q os vw receberam vao ser devolvidos,ou a europa vai “limpar” o assunto? eu nao acredito, qem rouba facil durante tantos anos ,vai continua a roubar. e nao se esquecam dos 1.2 e 1.6 tdi tambem tem o mesmo codigo:
“This concerns diesel vehicles with the EA189 engine (EU 5 standard) and with a displacement of 1.2 l, 1.6 l and 2.0 l, for the brands Volkswagen, Volkswagen Commercial Vehicles, Audi, SEAT and Skoda.
D’Ieteren Auto wants to ensure that these vehicles are fully compliant…”
Saudades ACAPOR, MAPINET e outros… 😛
“Segundo a SIVA, os problemas com as emissões não afectam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a circulação automóvel.”
Pois,mas deve afetar o IUC e não deve ser pouco xD
Simplesmente o que vão fazer é reprogramar o mapa da centralina para se manter nos níveis permitidos por lei! Easy.
Isso seria continuar a fraude, pq de origem vem eles desconformes, dai a necessidade do kit fraudulento! ! Seria quase, oficalizar a fraude, se isso fosse possivel. So alterando/ substuindo o “coraçao” dos carros e/ ou penalizando as suas caracteristicas e performance. O que continuaria a ser fraude, vender uma coisa e dp ficar-se com outra !
E ainda ha a desvalorizaçao comercial associada, pq o mercado ou foge deles ou quer …desconto !
E qdo os carros forem pa oficina, vao ter que ceder outros de substituiçao, ou suportar os alugueres, pq nao foi uma avaria fortuita. foi uma FRAUDE planeada ao detalhe.
Esta aqui um embrulho maior do que se pensa, mas como sempre o mexilhao e que se vai…xxxxx.Pq no litigio, so alguns tem guito pa tribunais ou mm centros de arbitragem.
Era assim simples se o resto do mundo fosse como Portugal, mas felizmente não é. A VW vai aprender com quantos paus se faz uma jangada!
Talvez não… O IUC é calculado em função das emissões de co2 e da cilindrada. Os gases em causa acho que não são co2… Acho!
Na inspeção a um veículo a gasóleo antigo, por exemplo, é mais relevante a opacidade do fumo!… co2 vai estar ok, logo… pode circular! É absurdo, eu sei!
Com essa lógica das emissões e cilindrada, só não percebo porque é que o meu smart de 2004 a diesel com 800cc pago 90€ de IUC. Ainda por cima o carro tem emissões de CO2 baixíssimas…
Não, não vai.
Neste caso, a culpa é do governo, que não fiscalizou os dados com que os carros foram vendidos!
Não vais pagar mais IUC.
a grande questao,é q se durante 7anos conseguem fazer isto num modelo,sera q nao fizeram tb nos outros motores tanto a diesel como gasolina? Sera q agora todos os premios anuais de melhor carro e melhor motor q os vw receberam vao ser devolvidos,ou a europa vai “limpar” o assunto? eu nao acredito, qem rouba facil durante tantos anos ,vai continua a roubar. e nao se esquecam dos 1.2 e 1.6 tdi tambem tem o mesmo codigo:
“This concerns diesel vehicles with the EA189 engine (EU 5 standard) and with a displacement of 1.2 l, 1.6 l and 2.0 l, for the brands Volkswagen, Volkswagen Commercial Vehicles, Audi, SEAT and Skoda.
D’Ieteren Auto wants to ensure that these vehicles are fully compliant…”
Onde anda a ASAE? As primeiras palavras que vi do Primeiro Ministro foi a dizer que AutoEuropa não ia sofrer com isto…. Mas não se preocupou com quem foi lesado e com os criminosos alemães… Europa tem 2 pesos 2 medidas! Em maior parte das atitudes dos Americanos crítico , mas sou obrigado a dizer que ao menos exexiste justiça a sério doa a quem doer…
LOL…
Mais um Android…
Que é que a ASAE tem a ver com isto?
Fecharam-te o tasco?
Completamente de acordo, dois pesos duas medidas.
Alguém na Europa vai fazer algo contra a Alemanha dos Euros? O que devia ser feito era uma queixa em conjunto com os donos dos carros, milhares deles juntarem se e seguirem ate às instâncias europeias.
Quem diz em PT diz em toda a Europa. Uma marca Alemã está a aldrabar o sistema à vários anos para cá, deliberadamente, e isto deve ter consequencias para o país aldrabão.
Alemanha/Merkel e seus Ministros consecutivamente catalogaram PT como país de aldrabões, agora gostava de ver em que buraco se vão meter.
Quem acha que as autoridades Alemãs não tinham conhecimento deve ser muito ingénuo, já o sabiam a anos o Governo também mas claro, protecção ao que é deles, já é bom de se aldrabar.
Domingo vão todos votar Merkel pelo que as sondagens dizem, continuem assim, boas ovelhas são dificeis de arranjar. Abram os olhos enquanto é tempo.
Isto é mais uma questão politica do que outra coisa. Outra marcas fazem o mesmo, mas talvez por isso nem todos os paises tem marcas de automoveis, não sabem aldrabar para manter em negocio tao bem como as marcas Alemãs.
Diz o “JN”:
“O grupo alemão Volkswagen anunciou hoje que vai apresentar em breve uma solução que elimine a manipulação das emissões de gases poluentes dos seus carros a gasóleo, instalada em 11 milhões de veículos.”
Ói. Em que é que ficamos? E quanto ao problema propriamente dito que levou à manipulação?
E o que acontece aos carros que não passarem na inspeção porque acabou a manipulação? Quem é que paga por se ter que ir à à oficina, antes da inspeção, para estrangular a admissão de combustível para passar no teste?
A manipulação nao é detectada nos inspecções normais que se fazem ca ou no estrangeiro.
As inspeções vão saber quais os modelos que estão manipulados. O mais certo é que quando apareça alguém com um carro desses – ou comprova que o carro já está desmanipulado ou lhe dizem – “Vá à Audi/ VW/ Seat desmanipular e depois volte cá – seu xunga”.
Embora não o diga de forma direta isto é consistente com o que eu disse – é escusado ir à inspeção sem primeiro ir fazer a desmanipulação – os carros vão ser identificados.
http://www.publico.pt/economia/noticia/mais-de-94-mil-carros-em-portugal-afectados-pela-fraude-da-volkswagen-1709538
Fala só do processador e coprocessador, porque disto estás a zero.
Ah sim jovem? Ora expende lá os teus argumentos 😉
Para pensar:
De que marca são os carros oferecidos na fatura da sorte?
Qual é a marca dos carros que o policia tem comprado ultimamente?
Pois é. PSP a maioria da SKODA.
E GNR.
Sabes que pelos vistos a coisa não se fica pelo grupo VW?
Seguindo a tua lógica, a psp teria de andar a pé.
não, porque os restantes carros são do tempo em que não havia centralinas
A seat não é do grupo também ?? Tenho 1 seat ibiza 1.4 tdi e o motor é audi 😛
É, mas em Portugal nao é representado pela SIVA:
Pedro Pinto
29 de Setembro de 2015 às 23:30
É, mas em Portugal nao é representado pela SIVA:
Quem disse???
tem a certeza????? informe-se bem!!!!
É o que li. Tem outra informação?
Basta abrir o site: http://www.sivaonline.pt/Pages/Cubo.aspx
Não vejo nada sobre SEAT…mas se calhar tem um Easter egg escondido algures no site.
No caso da SEAT, não é da SIVA.
E existem vários representantes da VW para além da SIVA…
A SEAT tem representação directa em Portugal. Eles vendem directamente cá os carros. Também a sede é logo aqui ao lado, em Espanha. A representação da Seat em Portugal sempre foi muito turbulenta, já despacharam pelo menos 2 representantes oficias, a Sociedade Hispânica Automóvel e outro que não recordo agora o nome.
Eu vou à marca e quero a devolução do dinheiro do carro que comprei à 10 anos. Comprei marca e modelo X porque pagava apenas determinado imposto (que está directamente ligado ao nível de poluição) agora se sou penalizado por me terem enganado, tenho que ser indeminizado ou a marca assumir as despesas dos custos extras que terei em imposto!
E há outro custo que afecta indirectamente. O valor de mercado dos carros do grupo VW vai caír, prejudicando os donos.
Segundo a SIVA, os problemas com as emissões não afectam a segurança dos veículos em causa nem representam qualquer perigo para a circulação automóvel.
Claro que não, apenas para os que respiram o ar são afectados por isso está tudo bem. Vergonha atrás de vergonha o que esta gente escreve! Calcula-se que possam já ter falecido milhares por causa desta brincadeira. A questão é que não se vê. Resolverão o problema não se sabe bem como por alterações nos ditos carros, o que tecnicamente parece impossível. Talvez inventem mais uma fraude obscura para tentar silenciar isto. Entretanto todos já fomos e seremos directa ou indirectamente afectados pela ganância desta corja que é este grupo automóvel. Agora iremos ver realmente como funciona a UE e se existirá imparcialidade nas consequências que advirão deste vergonhoso caso. Revoltem-se, isto afecta toda a gente!
Morrem milhares por causa da construção de smartphones e ninguém se preocupa ( como não é na minha porta, que se lixe, né?)
Se fosse so isso. E o desporto automovel? Não polui?
Eles dentro de dias começam a reporgramar os carros com esse “problema”. Agora quantos de voçes vão trocar de carro ou fazer a alteração?
Aqui está uma entrevista com quem fez os testes aos VW, BMW e Mercedes. https://www.youtube.com/watch?v=scGoHy6VLIk
É só mecânicos nesta página….. Não se fiem em tudo o que lêem na Comunicação Social e nos Jornais. A pouca informação que existe até ao momento, não justifica esta peixeirada toda. Erraram? COm certeza que sim! Admitiram publicamente o erro? Admitiram! Vão resolver o problema de todos os veículos afetados? Espera-se que assim aconteça. Agora, absurdos como impostos e afins, por favor tenham juízo! Se o Nox não tiver uma relação direta ou que influencie o Co2 pelo qual somo taxados em sede de IUC, nenhum utilizador terá qualquer dissabor nesse sentido.
Cultivem-se e informem-se convenientemente antes de comentar!
Ou não lês as notícias todas ou só seleccionas algumas…..
Factos:
– A VW adulterou os níveis de poluição nos carros que vendeu, Audi idem, Seat idem, Skoda idem….
– Os carros pagaram menos impostos nos países todos, enganando o fisco, tal e qual como o comerciante X vende 100.000€ mas só factura 50.000€!
– Não foram só nos Estados Unidos, mercado onde a VW vendeu 500.000 carros, estamos a falar em 11 milhões só da VW em todo o mundo, portanto não está em causa só o valor do NOx!!!!
– A Seat vai ter de devolver todos os subsídios recebidos do governo espanhol para fazer carros mais amigos do ambiente!
– Nada impede o fisco de corrigir os valores de imposto de circulação cobrados aos carros do grupo!
– Os donos vão ficar prejudicados irremediavelmente, não é só a VW que desvaloriza, os carros VW, Audi, Seat, Skoda, Porsche, etc vão desvalorizar no mercado.
Isto são factos e ainda não sabemos onde é o fundo do poço!
Podes ter a certeza que sei o que digo, se fonte segura 😉
Não admitiram o erro porque não houve erro nnehum. Houve uma burla, é diferente. Foram apanhados e não lhes restou outra alternativa se não admitir.
Resolver o problema? como assim? Os motores emitem mais Nox que o anunciado e ponto.
Quanto à questão dos impostos, mesmo que não afete o IUC em Portugal, pode afectar noutros paises, pode afecta (e afecta) outros impostos e benefícios fiscais, subsídios, etc.
Parece-me que também lhe falta informação Maria Josefina.
http://www.teslamotors.com/modelx
ui meu deus… a vw anda a poluir mais um bocado , que xulos que isto e que aquilo,
mas ninguem mete um olho ali nos chinocas que esse é só poluir a força a toda.
depois ha os que compraram os carros e estao a reclamar. reclamar porque ? eu aposto que muitos do seat vendidos cá ja teem repro lol ou seja ja faz mai poluição que de origem XD
meus amigos, isto é corrupção por todo lado, desde o governo até ao zé da tasca.
enquanto o ser humano nao mudar a mentalidade, nunca vai haver nada feito dentro das normas. esquecam isso, o ser humano é só ganancia, mas um dia vao todos pelo mesmo caminho ( baixo da terra )
Aiii meu fumarento!!
Se a solução passar pela reprogramação da centralina, duvido que não se perca performance. Lá se vão os cavalos escondidos.
Está meio mundo preocupado com as emissões de 11 milhões de veículos quando o outro meio polui e queima muito mais oxigénio que os VW. Não é fácil encontrar um equilíbrio entre 11 milhões e 4 biliões de agentes poluidores. Moralismos de treta por pessoas que provocam desmaios à distância quando não lavam a boca e seguem alimentando a típica farsa de quem está preocupado com o meio ambiente.
Alguém consegue arranjar o software fraudulento?
😀 Devem ser apenas umas linhas de códico “C” no cérebro centralinesco doas automóveis. Às tantas ligam um cabo do automóvel a um PC e apagam a linha 3728 e a fraude desaparece. Eu não acho que deviam mecher nos carros. Estes não tem nenhum problema. Deviam era ser reclassificados e os donos Indemnizados.
Grave é alguns proprietários de carros a gasóleo reprogramarem as centralinas mal, ao ponto de quando se vai atrás dum deles se ficar com o para-brisas todo cheio de gasóleo e não se conseguir ver nada com a fumarada preta que eles largam pelo tudo de escape. Vai ser muito interessante com o que vai acontecer aos carros quando entrar em vigor a norma euro VI. É que nem andam !!! Ainda vamos ver muito boa gente a mijar para os depósitos dos carros para poderem estar dentro das normas anti-poluição. Vai ser tão giro!
Eu sou proprietário de um VW Golf 6 1.6 TDI bluemotion (versão galardoada pelo seu consumo e pouca emissão de gases nocivos para atmosfera…LOOL..), o meu carro veio importado de França…estou a espera que saia a tal lista para ver se o meu carro é um do afectados, eu comprei VW por acreditar ser uma marca de confiança, hoje em dia vejo-me como tendo uma batata quente na mão…o valor comercial do carro actualmente é baixo devido á crise da VW, portanto não posso pedir uma devolução pelo valor do veiculo,,,e por outro lado se me vão alterar a centralina e o filtro de partículas estreei a ser lesado…comprar gato por lebre…der por onde der o valor comercial destes carros vai descer mais que o normal e um dia que queira trocar de viatura será complicado.
Olá André, também tenho um veiculo importando, em relação ao nosso caso, como se aplica esta “reparação/ resolução do problema” visto que não foi adquirido em portugal?
obg
Estes; sim são os verdadeiros Piratas.
Bom dia!
Tudo se preocupa com os ditos carros da Volkswagen poluentes, no entanto serão só eles a terem feito as manipulaçoes, não creio… Além disso quem melhor que os humanos para poluir o planeta quando deitam para o chão porcarias, quando deitam fogo as florestas, quando poluem os mares com porcarias. Devemos é provavelmente perguntar-nos se não temos culpa também e não deitar a culpa aos outros … Mais digo só a Volkswagen foi descoberta e testes nas outras marcas ?????
Tudo o que faz fumo polui, se muito ou pouco fica ao critério de cada, só volto a referir de que gostava que as entidades competentes, seja elas quais forem tivessem o mesmo critério de acção como tiveram para bloquear os diversões sites onde alguns conseguiam ter algum entretenimento…… Fico triste mas nada admirado com a forma de ver e de descrever alguns pontos de vista, como fez aqui o amigo Chris, em que fala da forma como tratamos os oceanos o planeta e as baleias e dá o nome de manipulação o que eu chamo pirataria. Pela foto associada ao nome poderia dizer que me aparentava uma pessoa com alguma maturidade de pensamentos…………