PplWare Mobile

EuVoto: A app portuguesa que o ajuda a decidir em quem votar

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Marisa Pinto


  1. tavares says:

    Eu voto…mas pela minha cabeça! Era o que faltava ser uma app a “escolher” por mim…género de um “Salazar” eletrónico!!

    • Marisa Pinto says:

      A app não vai escolher por ninguém… leste o post? 🙂

      • Pedro says:

        E será que não se irá saber em quem votou este “ninguém”? (ou em quem é provável que vote)

      • redefoca says:

        tavares estiveste bem. salazar eletronico lol.

        Marisa é tudo conversa. Étratar os eleitores como ignorantes. Assumindo que é tudo gente séria desses criadores de app. Os partidos têm todos propostas e cabe ao eleitor pesquisa-las usando diferentes meios não deixando que um unico meio simplista tome a decisão por ele.

        Votes em quem votar mas vota e nisso estamos de acordo.

        • Cátia Godinho says:

          Como os eleitores não lêem os programas eleitorais (e normalmente são documentos entre as 50 e as 100 paginas) o desafio foi esse. Tornar os programas acessiveis ao utilizador.
          Por isso foram recolhidas 50 propostas de cada programa, divididas em 10 areas tematicas para facilitar a vida a quem quer tomar uma decisao informada e consciente.
          Esperamos desta forma despertar a curiosidade de algumas pessoas para procurar e ler os programas eleitorais dos vários partidos.

    • Freitas says:

      O quê? ahahahahahahahaah

    • nope says:

      http://www.politicalcompass.org/

      É baseado num método que tem um modelo bem definido. De facto, e desta forma, as tuas respostas a problemas concretos validam esta métrica axial. É claro que a qualidade da escolha das perguntas pode influenciar de certa forma o teste mas estas são até são muito equilibradas. No entanto, a grande vantagem é que retira o filtro de muitas influências culturais e torna-se mais dirigida ao indivíduo.

      Baseado nisto, e ao que respondes a problemas concretos, podes estar mais à esquerda ou mais à direita do que possas pensar. Enquanto que normalmente pensamos na política como sendo um partido que define as minhas opções, com testes como este pode-mo-nos aproximar de uma partido através das políticas que escolhemos.

      De qualquer forma, não passa de um modelo e deve ser entendido como tal. Mesmo assim, é minha opinião de que é bem aproximado.

    • Cátia Godinho says:

      Tavares, a app não vai escolher por ninguem. Nem sequer lhe diz vote no Partido A ou B.
      Esta app desafia o utilizador a votar nas propostas tiradas directamente (e sem alteração) dos programas eleitorais de cada partido. Para cada proposta tem a possibilidade de dizer se concorda, discorda ou se não responde, sem saber quem propôs. Apenas após avaliar a proposta saberá quem foi o partido proponente.
      Conforme vai fazendo pode a qualquer altura verificar os resultados que lhe indicam a taxa de afinidade com as propostas de cada partido (Por exemplo PS: concordou com 40%, discordou de 50% e absteve-se em 10%). Este exercicio é feito para todos os partidos para que possa tomar a sua decisão de uma forma mais consciente. Serve ainda para que as pessoas tomem consciencia das várias propostas das várias alternativas. Independentemente de aparecerem na TV ou não.
      Todos os partidos/coligações constam da app, e têm representadas 50 propostas divididas por 10 areas temáticas. (só não disponibilizamos as propostas de quem não as disponibilizou ao publico, nem mediante o nosso pedido).
      Só aparecem ao utilizador as propostas dos partidos que concorrem no seu circulo eleitoral. Embora estejam todos na app para que as pessoas tomem consciencia da sua existencia.

  2. Jorge says:

    From GooglePlay:
    Carlos Manuel September 28, 2015
    É apenas uma janela de Browser para uma página do site web, daí precisar de ligação permanente à Internet para ser usada… Sendo assim, porque não disponibilizar o mesmo no site web?

    Lol!

    • The Onee says:

      “Desta forma, a startup Digiemotions, uma pequena equipa sediada em Aljustrel, lançou-se durante o último ano ao desenho da aplicação EuVoto, designação que traduz de forma imediata o espírito do projecto.”

      Ups, deveria ser assim:

      “ao desenho do site mobile EuVoto”

      Porque não passa de um site lol

      Em 5 minutos consigo transformar qualquer site numa aplicação android haha O site sim, deve ter dado trabalho mas nada de especial.

    • Cátia Godinho says:

      Precisa de ligação à Net pois as propostas constam de uma base de dados que vai sendo actualizada com as propostas dos partidos conforme estes vão disponibilizando.
      Nem todos os partidos disponibilizaram as propostas em tempo util da app ser lançada.

      • Waldir says:

        Não deixa de ser desnecessário fazer disto uma app em vez de um simples site. Até porque assim excluem-se as pessoas que não têm Android ou que não querem (ou não podem) instalar uma nova aplicação. Em comparação a apenas abrir um site é algo que se faz num instante e sem pensar duas vezes. Continuo curioso em saber a razão desta escolha.

  3. Wachrno says:

    Era fixe se houvesse para outras plataformas.. visto que queria usar e n tenho android XD

  4. Benchmark do iPhone 6 says:

    “Defender e exigir o respeito escrupuloso pela autonomia do Ministério Publico e …”

    Quê? É por isso que se vota num partido ou noutro?

    O que se pede é só e apenas – esforce-se por perceber em quem é melhor para governar o país (ou para estorvar os que querem governar o país de uma maneira que você não gosta). Se não estiver muito certo escolha aquele em que tem mais fezada – mas vote.

  5. Daniel says:

    Nem os portugueses nem terraquios quanto mais androids virem votar lol

  6. Johnny says:

    Os Portugueses nem sabem em quem votar, votam sempre nos mesmos mas quando acabam de votar, dias depois ou meses estão a reclamar, ou seja se votaram no ano passado no PSD, durante estes meses vejo gente a reclamar, mas quando vai la vota no PSD novamente.. é incrivel, a minha vizinha é assim.. reclama reclama mas acaba sempre por votar no PSD.. é irritante ver pessoas destas.. queixarem-se e no dia das eleições vão la votar nos mesmos, ok existe piores no entanto é sempre melhor mudar de presidente do que ficar sempre com um fixo! 🙂

  7. André says:

    é engraçado pedir permissões para:
    _ Fotos/multimédia/ficheiros
    – ID do dispositivo e informações de chamadas

    • GPS says:

      Já enviei um email aos proprietários, vamos lá ver a resposta que eles vão dar para justificar tantas permissões sem nexo.

    • Equipa EuVoto says:

      Boa noite. Obrigado pelo interesse e participação! Por predefinição a app pede essas permissões (Fotos multimédia e informações de chamadas) na altura da instalação, sem que isso seja efectivamente necessário para o funcionamento da mesma. Vamos alterar essa situação na actualização que pretendemos realizar em breve. De qualquer forma, é possível instalar e fazer a app funcionar sem concordar com essas duas permissões.

      • GPS says:

        “sem que isso seja efectivamente necessário ” então porque requisitam?
        Enquanto não retirarem esses pedidos de permissão intrusivos, nem eu nem os restantes utilizadores vão confiar em instalar tal aplicação, embora aparente ser útil e ter um óptimo design, é pena meus caros, mas é assim que funciona.

  8. mondialiste says:

    Boa noite, venho por este meio deixar o meu feedback ao site pplware, ao qual acho excelente, mas que desta vez publicou uma app para android “que o ajuda a decidir em quem votar”.
    Será democrático (se é que a democracia ainda existe), num grupo de partidos onde no final no resultados só muda a sigla PS ou PSD, ou até qualquer outro partido, haver uma aplicação para um dispositivo electrónico que nos “ajuda” a decidir? Existirá democracia, se certos partidos possuem meios de projecção diferentes entre eles?
    Ou antes, que cria uma base de dados sobre as nossas intenções de voto de acordo com as nossas posições sobre diversas matérias da conjuntura actual, para que depois seja usada essa informação por terceiros (talvez??).
    Existem duas aplicações fora da app store do google, chamadas “cérebro” e “consciência”, usando a segunda diz-me para pensar por mim mesmo, e a primeira diz-me que a app apresentada não passa de um meio de propaganda indirecta dos partidos políticos de sempre, na qual se guardam informações sobre o que defendemos ou não.

    • Vítor M. says:

      De política nada sabemos, só tecnologia. É uma área que estamos longe de perceber os meandros.

    • joao says:

      que exagero de flor de estufa.
      isto não passa de um site tipo quiz que no fim te dá um resultado conforme as respostas.
      só se guia pelo resultado quem quer.
      estás com medo de uma base de dados sobre as intenções de voto?
      mas porque raio?
      só tens de repetir o “teste” n vezes e obter resultados diferentes.
      usa lá as duas aplicações fora da google store antes de comentares sff.
      isto é uma app banal com um motivo banal, e no entanto está a gerar mais ruido que valor às custas dos “puritanos da democracia” e restantes “pseudo-intelectuais”.
      já existem sites com isto e ninguém dizia nada… enfim…

    • Equipa EuVoto says:

      Esta app surgiu também para dar uma oportunidade igualitária a todos os partidos para exporem as suas ideias. Independentemente de serem mais ou menos conhecidos, maiores ou mais pequenos.
      Todos os partidos estão representados com 50 propostas cada (excepto quando o programa eleitoral tem menos do que isso).

  9. Luis M. says:

    E para quando o voto eletrónico?

    • Fazedor de Roscas says:

      Nem conseguimos votar em qualquer mesa de voto só com o CC/BI quanto mais um voto eletrónico! lol

      O CC devia de dar para votar em qualquer lugar do paises não acontece.
      Precisamos de descolar constantemente a zona de residência para votar, por estas, e outras, é que aumenta a abstenção! Um pais tão a frente de tecnologias e somos básicos nisto.

    • Miguel Horta says:

      Inviável. Não há garantias de segurança suficientes.
      Neste momento se quiseres alterar significativamente as votações tens que te dirigir a milhentas mesas de voto espalhadas pelo país.
      Para alterar as de voto eletrónico nem precisavas de sair de casa, e tu sozinho criavas um estrago enorme à primeira brecha que encontrasses.

      • redefoca says:

        Por acaso alguem já pensou nisso a muitos anos atras e acabou por criar a eletricidade porque viu que uma mesa de voto eletronica n serve os interesses politicos.

        • Miguel Horta says:

          Voto eletrónico não serve os interesses políticos? O primeiro a descobrir uma falha no sistema ganhava as eleições.
          Ou achas que é mais fácil ir a cada mesa de voto, subornar todas as pessoas, dos diferentes partidos, que estão presentes aquando da contagem de votos, e adulterar as votos?

        • Fernando says:

          deve ser por isso que a eletricidade em Portugal é um roubo

          • Fernando says:

            certa pessoa até ficou admirada e perguntou porque os portugueses pagavam tanto de eletricidade a resposta que deram foi a maior parte é importada acho que vem nos submarinos que o outro comprou.

          • Fernando says:

            certa pessoa até ficou admirada e perguntou porque os portugueses pagam tanto por eletricidade a resposta que deram foi a maior parte é importada eu acho que vem nos submarinos que o outro comprou

        • Fernando says:

          Pois é andaram a comprar submarinos

    • ZarkBit says:

      Má idea…

  10. Pedro says:

    Se o objectivo é apenas “conhecer as propostas” porquê a ligação à Internet? Não se justifica tal ligação, se objectivo é uma aplicação meramente informativa, bastava juntar todas as propostas (tal como faz) e no final apresentar estatísticas (tal como faz). Mas tudo isto sem enviar dados para nenhum servidor
    “Voto electrónico”: LOOL

    • joao says:

      isto é um site disfarçado de app, logo precisa da net.
      já existiam sites destes antes.
      pode chamar “voto eletrónico” a todos.

      alias, é mesmo uma pena o voto eletrónico não ser possível, dava imenso jeito e rebentava com a abstenção (em teoria).

    • Equipa EuVoto says:

      Precisa de ligação à Net pois as propostas constam de uma base de dados que vai sendo actualizada com as propostas dos partidos conforme estes vão disponibilizando.
      Nem todos os partidos disponibilizaram as propostas em tempo util da app ser lançada.

  11. Fazedor de Roscas says:

    Quem deve ter feito a App, foi alguém do BE?
    É que publicidade mais encapotada é dificil.

    • Equipa EuVoto says:

      Não existe ligação a nenhum partido. A app é apartidária e imparcial.
      Todos os partidos foram convidados a colaborar no sentido de selecionarem as 50 propostas mais importantes que gostariam de transmitir. uns colaboraram outros nem tanto, tendo sido as propostas retiradas dos programas eleitorais disponibilizados online.
      Curiosamente o BE foi um dos que não colaborou.

  12. GPS says:

    Adoro estas aplicações com os seus pedidos de permissão obscuros:

    – Fotos/multimédia/ficheiros
    – ID do dispositivo e informações de chamadas

    • anónimo says:

      startup hoje, endup amanhã

      • joao says:

        assim esperemos. lixo deste já existe demasiado. a diferença é que dantes tínhamos de o procurar, agora entra-nos pelo telemóvel adentro.

        uma app que é um site a pedir estas permissões, só um tolo é que aceita.

    • Equipa EuVoto says:

      Obrigado pelo interesse e participação! Por predefinição a app pede essas permissões (Fotos multimédia e informações de chamadas) na altura da instalação, sem que isso seja efectivamente necessário para o funcionamento da mesma. Vamos alterar essa situação na actualização que pretendemos realizar em breve. De qualquer forma, é possível instalar e fazer a app funcionar sem concordar com essas duas permissões.

  13. Jose says:

    Esta aplicação é ridícula em todos os aspectos, não instalava isto no meu Smartphone nem que me pagassem para tal.

  14. ultraLord says:

    Eu voto CDU!

    • No-Cdu says:

      Mas eu não! Era o faltava, os comunas a goveranar, outra vez! Da última vez que governaram, originou a vinda do FMI, em ’77.

      • Vlad says:

        E eu que pensava que o PCP nunca tinha efectivamente estado no poder. Quem trouxe para cá o FMI foi o Sr. Soares a sua intenção de transformar Portugal novamente numa sociedade de direita. Ou será que quando o Soares meteu cá novamente em 83 o FMI também foi culpa dos comunas?

        • No-Cdu says:

          Pensava, mas pensava mal! É tantos anos a mesma cassete – os outros é que governaram!, dizem eles – que agora não me surpreende que você e muitos outros pensem assim.

          • Vlad says:

            Parece que tu é que tens uma cassete. Indica-me uma única altura em o PCP teve alguém efectivamente no poder. Quero que também me indiques quem é o culpado de ter colocado cá o FMI em 1983 e em 2011. Os culpados são os mesmos que introduziram o FMI em 1977, e não foi o PCP.

          • redefoca says:

            O problema n foi ter vindo o fmi. o problema foi deixar o pais neste estado que obrigasse os politicos a pedir ajuda externa.

  15. Miguel Marques says:

    Deve estar manipulada para dar indicação de voto no PS ou PSD…

  16. DeLaGhetto says:

    A ideia é boa, a execução nem por isso. Não sei se quem criou isto vai alguma vez ler isto mas cá fica. Em vez de apontar em que partido deve votar, devia era aparecer em que posição se encontra face ao espetro político (esquerda-direita) e os vários partidos apresentados consoante o resultado ( se “esquesdista” determinados partidos, “direitistas” outros). Algo como: http://www.politicalcompass.org/ – obviamente com as propostas e tópicos apresentados pelos vários partidos e não com as perguntas aqui apresentadas -.

    • joao says:

      aposto que planearam isto para um mês e 3 pessoas, mas fizeram e lançaram em 2 semanas e 1 developer.
      o típico por cá.

      a tua proposta é boa, mas duvido que se dessem ao trabalho.
      provavelmente só querem guito da publicidade (se tiver).

    • Equipa EuVoto says:

      Obrigado pela sugestão! A ideia com esta app foi tornar mais acessíveis as propostas eleitorais ao cidadão, tal como os partidos políticos as redigiram, procurando, desta forma, colocar mais responsabilidade sobre os partidos políticos quanto à qualidade das propostas, e oferecer uma estatística simples da apreciação que cada utilizador faz das mesmas. A solução de indicação de um posicionamento politico no final das respostas, utilizada noutras ferramentas como a que refere é uma hipótese a rever no futuro. Desta vez tentámos criar algo que ajudasse a decidir mas que não “empurrasse” para uma decisão.

  17. A. says:

    Não se percebe a moda de descarregar apps, para depois ter que usar uma pagina web, desde que o trabalho seja sério, até acho bem, acho que excesso de informação nunca fez mal a ninguém, por muitos que a esta hora, já tiveram o seu voto definido, mas valia um site web acessível por telemóvel o que é uma revolução enorme!!!

    Quanto ao voto electrónico, para mim não precisamos, apesar de já ter havido experiências com o voto electrónico em Portugal, não vinculativo, mas obrigava sempre a um deslocamento até a mesa de voto pela web ainda não se viu maneira, de se resolver os vários problemas, que coloca ora para isso batatas! Se tenho de me deslocar é preferível o voto em papel mais seguro e muito menos manipulável…

    Outra coisa era se disponibilizasse os cadernos eleitorais e actas e outras burocracias, necessárias em formato digital, permitia ao eleitor votar no local que lhe fosse mais conveniente, o que era uma vantagem, e além disso acelerava todo o processo eleitoral e a sua fiabilidade, após o encerramento das mesas…

  18. Miguel says:

    Para quê estas permissões?

    – Fotos/multimédia/ficheiros
    – ID do dispositivo e informações de chamadas

    • Miguel says:

      “PRIVACIDADE E PROTEÇÃO DE DADOS PESSOAIS
      Os dados fornecidos são anónimos serão usados para fins estatísticos, não sendo contudo recolhida nenhuma identificação pessoal do utilizador nem forma de o contactar fora da aplicação. ”

      Usados para fim estatísticos?!? E porque razão recolhem dados??

      • Equipa EuVoto says:

        A app tem como função informar o utilizador e criar uma maior ligação entre o eleitor e o partido.
        Toda a info gerada por esta app pode ser um bom feedback para as várias forças politicas perceberem qual a recetividade dos eleitores às suas propostas e canalizar melhor as suas politicas para o que faz mais sentido para a população. Criar de uma forma simples e mais generalizada uma via de comunicação entre os dois lados (partidos e eleitores) cuja a tendencia dos ultimos anos é um distanciamento.
        Não há qualquer identificação do utilizador, só são pedidos dados generalistas que são essenciais para a análise dos dados. Um utilizador com masculino com 30 anos, com curso superior e a trabalhar por conta de outrem pode ser quase metade das pessoas que estudaram na escola seundaria desse ano.
        Nem tudo neste mundo é feito com más intenções ou tem intenções obscuras. Há coisas que se fazem por bons motivos. Podiam ser melhor executadas? Provavelmente, mas estamos abertos a sugestões construtivas para melhorar.

  19. Equipa EuVoto says:

    Obrigado pelo interesse e participação! Por predefinição a app pede essas permissões (Fotos multimédia e informações de chamadas) na altura da instalação, sem que isso seja efectivamente necessário para o funcionamento da mesma, nem as mesma são possíveis de obter através da app. Vamos alterar essa situação na actualização que pretendemos realizar em breve. De qualquer forma, é possível instalar e fazer a app funcionar sem concordar com essas duas permissões. Tal como está explicito nos “Termos e Condições” a recolha das respostas serve precisamente esse fim: fazer uma análise estatística das mesmas, sem que se obtenha algum elemento ou informação que permita identificar o utilizador, respeitando a privacidade e protecção dos dados pessoais.

  20. Tiago says:

    O meu voto está decidido. Em quem acreditar? VOTO NULO!

  21. Celso Meireles says:

    O que é certo para mim é que não voto, nem nunca votei, em ladrões.

    E tenho para mim que quem vota nestes partidos das (des) governação ou é cúmplice, ou não está a par da realidade dos portugueses!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.