Por que razão é quase impossível roubar um Tesla?
As marcas dos modernos produtos que usamos no dia a dia, além de criarem usabilidade criam também mecanismos de segurança contra o furto. No mundo automóvel não há nenhuma marca que esteja livre dos amigos do alheio, principalmente as marcas de luxo que são muito apreciadas pelos ladrões. A Tesla poderá estar a mudar esse cenário.
Embora haja registo de furtos dos carros Tesla, a verdade é que a taxa de roubos do fabricante norte-americano é bastante baixa e, o que é mais impressionante, quase todos os roubados conseguem ser recuperados. Mas qual é a "magia"?
Tesla é difícil de roubar ou de comprar?
É verdade que o número de veículos no mercado, a quantidade, tem influência no resultado final em números. O número de Tesla roubada tem aumentado conforme a produção. Em 2011, apenas um roubo foi registado, mas poucos roadsters eram produzidos.
O número começou a crescer como a produção, com 6 unidades em 2013, 15 em 2014, 9 em 2015, 28 em 2016, 57 em 2017 e 23 de janeiro a junho deste ano de 2018.
O leitor então dirá "afinal também são roubados", sim é verdade, mas aqui a magia acontece quando praticamente todos os veículos furtados foram recuperados mais tarde. Todos exceto 3, incluindo o primeiro roubado em 2011 que nunca mais houve notícias dele (será que foi desmantelado?).
Em termos de taxa de recuperação, a Tesla anda perto dos 100%. Um número que podemos comparar com os 58,4% que medem a indústria em mercados como os Estados Unidos.
Mas qual a razão para o sucesso na recuperação dos Tesla roubados?
O sucesso tem a ver com as novas tecnologias que, como temos nos nossos smartphones, também existem nos carros da Tesla (e não só). Os veículos Tesla têm um sistema de monitorização GPS. Têm comunicação de dados independente o que, conjugados com as tecnologias de geo-referenciação, permite com alguma facilidade às autoridades encontrar o carro rapidamente.
Outro fator utilizado por especialistas em segurança é que é difícil para os ladrões fazerem grandes viagens com um carro elétrico.
Quando um carro elétrico vai recarregar, ele é identificado em vários momentos, isto porque nos locais públicos de carga o veículo tem de "falar" com a máquina. O que é um fator só por si localizador. O carro ao ser identificado é comunicado de imediato às autoridades e o ladrão é apanhado e preso em flagrante.
Outro aspeto que mantém os ladrões longe dos Tesla é precisamente o pequeno número de veículos na estrada. Muitos crimes são encomendados para que o veículo seja desmantelado para vender peças de reposição. Elementos como assentos, malas airbag... etc. Mas há muito poucos carros na estrada e, portanto, a procura por peças ainda é baixa. O mercado negro ainda não tem expressão por falta de clientes.
Model 3 poderá trazer um aumento de furtos nos Tesla
Contudo, a Tesla está a esforçar-se ao máximo para colocar o Model 3, o tal Tesla mais barato e acessível, num mercado sedento de Teslas. É possível que haja um aumento de furtos para reposição de peças. O Model 3 está a ser fabricado na ordem das 6 mil unidades por semana. Isso poderá significar mais roubos deste modelo que em relação aos Modelos S e X. Por exemplo, em 2016 a Tesla entregou 76.000 unidades, 103.000 em 2017 e neste ano, só no segundo trimestre já entregou 53.339 unidades.
Como vemos, mesmo que consigam ter acesso ao veículo e iniciá-lo, a parte mais difícil virá mais tarde, quando tentarem levá-lo a um local seguro para o recarregar. Uma operação complexa para as características de um carro elétrico, e que, como vemos até agora, se tornou um território proibido para os ladrões.
Ladrões conseguem roubar os Tesla através da "chave"
Houve uma onda de "ataques de retransmissão" nos últimos anos, onde os ladrões destravaram remotamente as chaves. No mês passado, a Tesla enviou um e-mail aos clientes para pedir que eles alterassem as suas configurações:
Quando ativada, a nossa configuração de entrada passiva desbloqueará automaticamente as portas do seu Modelo S quando o abordar com a sua chave. Ataques de retransmissão, um tipo de invasão de veículo que pode ser direcionado a veículos de muitos fabricantes, incluindo Tesla, permitem que um atacante transmita um sinal da sua chave num local para seu carro que está noutro local, criando assim o potencial de acesso não autorizado e entrada.
Referiu a Tesla pelo seu departamento de segurança.
O futuro não está fácil para os larápios de automóveis
Nos carros Tesla aplica-se a velha máxima de "podes correr, mas não te podes esconder" e de facto, cada vez mais os sistemas de localização, identificação e comunicação em tempo real tornam o furto mais difícil de ocorrer e mais fácil de recuperar o material roubado.
Este artigo tem mais de um ano
Tretas, principal razão são os números.. quando existir um número elevado serão roubados como os outros.. aliás até acho que será mais fácil que os sistemas tradicionais.. só será necessário software e algum hardware..
Provavelmente e verdade mas tambem e verdae que logo que carreguem num local publico sao logo apanhados e sao dos poucos carros que teem dados ilimitados tendo sempre acesso a internet e assim poder se saber sempre a sua localizaçao
Enquanto todas as alminhas deste mundo não começarem a saber fazer comparações, vamos andar sempre com coisas de treta como o “carro mais roubado”, o “telemóvel que avaria mais”, etc.
As tabelas e comparações devem ser sempre X fabricados VS N roubados/avariados. Aí sim, estamos a comparar alguma coisa.
A comparação aqui feita é X roubados N recuperados.
Este numero é interesante porque podes ver a % de recuperação, falando sobre a dificuldade de serem roubados, este numero é o que é comparado.
Que é o titulo da noticia “quase impossível roubar”.
Em nenhum lugar do artigo fala em carro mais ou menos roubado.
Exatamente. A questão nem se trata de comprar, se lerem bem a questão trata-se no saldo final onde as recuperações são cada vez maiores.
Para dizer a verdade este tipo de comparaçōes devem ser sempre feitas ao nivel de percentagem e volume. Um produto que vende 10 unidades não pode ser comparado com um produto que vende 10 mil, percentage não é praqui chamada nesse caso. Por exemplo um F40 roubado equivale a 2.5% de taxa de roubo, se for recuperado quer dizer 100% de eficacia a comparar, se não for quer dizer 100% perdido em comparção o grupo PSA vendeu 60 mil unidades em 2017 2.5% taxa de roubo quer dizer 1500 unidades mas em 2017 so foram roubadas 603 unidades isso quer dizer que os carros da PSA sao mais seguros que os da Ferrari? Claro que não, comparações de percentagem sem volumes semelhantes valem o que valem, ou seja, ZERO
Então mas ó cfpinto, sera que não dá para comparar dois conjuntos com cardinalidade até bem diferente? Não me digas que anda meio mundo enganado.
Ora bolas, está a estragar a notícia. Agora o número pode já não ser aquela coisa. Você é um desmancha prazeres.
Pplware fala sobre o novo PS4 Pro edição especial de 500 milhões de unidades! Está brutal!
+1
O carro é roubado, entra num camião com reboque de características de inibição de sinal que está perto do local e é desmantelado lá dentro.
andas a ver muitos filmes meu menino.
deixa de ver televisao esta a fazer te mal
“Outro aspeto que mantém os ladrões longe dos Tesla é precisamente o pequeno número de veículos na estrada”. Este é o parágrafo que mais justifica a “razão” do artigo…o mesmo acontece com os SOs! Só se justifica o “trabalho” de fazer uma “invasão” aos que têm uma expressiva utilização…por esse motivo as distribuições Linux se “gabam” de não necessitarem de A.V.!
Sim, e no artigo refere isso mesmo ao apontar que poderá haver um aumento com a saída do Model 3. Mas o importante a reter é mesmo a taxa de recuperação, isto será no futuro próximo o ponto fundamental. É onde a Tesla já está a trabalhar com bons resultados.
Vitor M. é precisamente o que eu penso e por isso sublinhei um parágrafo do artigo que,na minha opinião,sintetiza a principal razão para NESTE MOMENTO os Tesla não terem “grandes problemas” de roubo. Daqui a uns tempos o cenário será certamente outro…
Pode ser sim, mas o que se tem visto é que as medidas modernas de segurança, principalmente a permanente possibilidade de localização, a saída do perímetro de segurança, o condutor não identificado, poderão reduzir os furtos a uma percentagem mínima. Claro que roubar e desmantelar ainda poderá ser algo possível, mas depois há sempre a ultima localização do veículo, imagens do interior, e exterior, cada vez há mais câmaras ao redor, câmaras de trafego, etc… que foram importante, diga-se, na localização de muitos dos veículos recuperados.
Mas vamos ver, como dizes, mais carros… mais alvos.
Por outro lado, a maioria dos computadores a funcionar ligados à internet (cerca de 70%) correm em linux server
ProstoS, quem tem um tesla anda MESMO a ser controlado. Roubado ou comprado.
por o carro ter gps e dados sempre ligado a internet ? tens uma boa soluçao nao compras um tesla mas se te roubarem o carro tambem ja nao aprce mais mas ao menos nao es “controlado”.
Este e como o google recolher a localizaçao dos utilizadores boa se usam o google maps como e que querem que nao recolham e dps acham isso o maior crima da historia mas dps ver o transito em tempo real ja e bueda giro boa acham que isso e feito como?
Título enganador. Trata-se de mera possibilidade estatística. Façam contas. Sejam sérios. A Tesla é a nova vaca sagrada do Pplware??
nao e uma mera possibilidade quase todos os carros hj em dioa quando sao roubados nunca mais aparecem os teslas quase 100% sao recuperados e as razoes estao la e fazer 1+1