Polónia cria Ciclovia que brilha no escuro e é recarregada pelo sol


Destaques PPLWARE

23 Respostas

  1. Alex says:

    Isto era bem usado nas marcações das estradas, que assim a noite eram mais visíveis ao longe.

    • okapi says:

      Já existe nas saídas de algumas auto-estradas da UK, por exemplo na M8 mas em cor verde

      • okapi says:

        ” O seu comentário aguarda moderação.”
        Já começa a ficar aborrecido, eu que não insulto ninguém e já ando aqui desde o inicio, já era tempo de acabar com isto. Os senhores moderador também não acham.

      • APereira says:

        Nao é só a M8 que tem isso, no entanto sao apenas reflectores.

        (Se conheces a M8 quer dizer que nao deves de estar muito longe de mim)
        (Sim isso dos comentarios a aguardar moderacao tambem acontece comigo, ja reclamei com o Vitor e nada foi feito)

        • Vítor M. says:

          A ferramenta antispam já não tem o vosso nick, deixa ver se resolve.

          Abraço.

          • APereira says:

            Na verdade nao me faz muita diferenca, por vezes apenas torna-se frustrante quando estás a tentar fazer um comentário e voltas umas horas depois e este ainda nao foi aprovado fazendo com que a conversa ou seguimento desse mesmo comentário deixe de fazer total sentido.

            Em outras ocasioes, pura e simplesmente os comentarios nao sao aprovados e desaparecem, sendo que os mesmos nao tinham qualquer tipo de comentário ofensivo ou que vá contra qualquer regra.

            Vamos lá ver se este nao fica preso.

          • CMatomic says:

            o MEU CASO SE MANTE PORQUE ?

          • Vítor M. says:

            Acho que basta não usar palavras que estão referenciadas, menos simpáticas, por vezes até mais rudes e o sistema deixa de moderar. Pelo menos este nick não está preso no SPAM. Deve ser algo temporário, julgo eu. Pode até ser um IP “estranho”… mas estou atento.

  2. Reinaldo Lima says:

    Muito bom, no Brasil talvez chegue no ano 2099 ou sabe se lá quando, pais em que a corrupção impera, e em que os brasileiros estão dormindo.

  3. Carlos says:

    nao esquecendo a travessia de pioes

  4. Bruno Fernandes says:

    “(..) em Nuenen, uma cidade holandesa a cerca de 100 km ao sul de Amesterdão”. Porque não em Nuenen, uma pequena cidade a 8 Km de Eindhoven? 🙂 Para um país pequeno, 100 Km é bastante longe.

  5. Vendo Marisco says:

    Sol na polónia? Uma piada certamente

  6. ruca says:

    “Em Portugal, muito se tem feito no que toca à criação de ciclovias e infraestruturas dedicadas a quem usufrui da bicicleta, mas ainda não chegamos ao nível da Polónia.” – Nunca iremos chegar ao nível de nenhum país com pessoas a pensarem apenas no seu próprio proveito.

  7. Luis Coelho says:

    A forma mais ecológica de viajar ou passear é mesmo andar a pé e não de bicicleta.
    Pode quanto muito ser a segunda mais ecológica.

  8. RF says:

    Em Portugal com a quantidade de dias com sol que temos por ano, era bem implementado por cá.. não só em ciclovias, mas sim nas marcações das estradas, passadeiras e em curvas com maior sinistralidade/com maior dificuldade que tal colocarem a cor vermelha nas marcações? Fica a dica…

  9. Mf3rRo says:

    Este sistema, embora que não saibamos se é muito caro, seria perfeito para passadeiras de peões, em stops em cruzamentos, estacionamentos de deficientes e porque não em riscos contínuos em curvas… Mas, de certeza que só lá para 2080 é que se vão lembrar disso, é pena… :/

  10. Tagus says:

    Este tipo de implementação não pode ser vista como poluicao luminosa? Visto iluminar bem durante a noite? Não nos podemos esquecer q há muitas coisas estradas (principalmente auto-estradas) q passam no meio habitat de muitos animais… Não sei se a luz provocada por esta tecnologia seria assim tão poluente mas fica aqui a questão e preocupação.

    • Mf3rRo says:

      A minha questão é:

      (1) Você está a comentar no sentido de que a luz poderia ser perigosa no sentido de atrair animais às estradas/autoestradas?

      (2) Você está a comentar no sentido de que a luz poderá poluição luminosa para os animais nas estradas/autoestradas?

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.