Polónia cria Ciclovia que brilha no escuro e é recarregada pelo sol
Andar de bicicleta é uma das formas mais ecológicas de viajar ou passear. Em Portugal, muito se tem feito no que toca à criação de ciclovias e infraestruturas dedicadas a quem usufrui da bicicleta, mas ainda não chegamos ao nível da Polónia.
Este país criou uma ciclovia que brilha no escuro e é recarregada pelo luz solar. Vamos conhecer esta fantástica inovação.
Este projecto, que tem um aspecto de pista de neons azuis, foi criado pelo TPA Instytut Badan Technicznych Sp. z o.o. A ideia é ter vias que possam ser iluminadas de noite mas que a energia seja captada pela luz do dia.
O material que compõe o piso é fósforo, um material sintético que pode gerar luz durante 10 horas seguidas, se carregado pelo sol durante todo o dia.
O segredo está nos Luminóforos
Esta pista, que foi construída perto da cidade de Lidzbark Warminski, na Polónia, foi inspirada na cliclovia “Noite Estrelada”, projectada pelo artista Daan Roosegaarde em Nuenen, uma cidade holandesa a cerca de 100 km ao sul de Amesterdão.
Este projecto holandês, contudo, utilizou uma tecnologia muito diferente. Isto porque, na Holanda, usaram LEDs que são alimentados por energia solar, enquanto o projecto polaco depende inteiramente dos Luminóforos recarregados pela energia do sol.
A via ainda está em fase de testes, mas há uma grande vontade de outros países em adoptar a ideia e implementar dentro de fronteiras. Os Luminóforos, ou partículas luminescentes utilizadas neste projecto, podem ter cores diferentes. Aqui foi escolhido o azul, cor que combina com o verde da paisagem pitoresca circundante.
Este artigo tem mais de um ano
Isto era bem usado nas marcações das estradas, que assim a noite eram mais visíveis ao longe.
Já existe nas saídas de algumas auto-estradas da UK, por exemplo na M8 mas em cor verde
” O seu comentário aguarda moderação.”
Já começa a ficar aborrecido, eu que não insulto ninguém e já ando aqui desde o inicio, já era tempo de acabar com isto. Os senhores moderador também não acham.
Nao é só a M8 que tem isso, no entanto sao apenas reflectores.
(Se conheces a M8 quer dizer que nao deves de estar muito longe de mim)
(Sim isso dos comentarios a aguardar moderacao tambem acontece comigo, ja reclamei com o Vitor e nada foi feito)
A ferramenta antispam já não tem o vosso nick, deixa ver se resolve.
Abraço.
Na verdade nao me faz muita diferenca, por vezes apenas torna-se frustrante quando estás a tentar fazer um comentário e voltas umas horas depois e este ainda nao foi aprovado fazendo com que a conversa ou seguimento desse mesmo comentário deixe de fazer total sentido.
Em outras ocasioes, pura e simplesmente os comentarios nao sao aprovados e desaparecem, sendo que os mesmos nao tinham qualquer tipo de comentário ofensivo ou que vá contra qualquer regra.
Vamos lá ver se este nao fica preso.
o MEU CASO SE MANTE PORQUE ?
Acho que basta não usar palavras que estão referenciadas, menos simpáticas, por vezes até mais rudes e o sistema deixa de moderar. Pelo menos este nick não está preso no SPAM. Deve ser algo temporário, julgo eu. Pode até ser um IP “estranho”… mas estou atento.
Muito bom, no Brasil talvez chegue no ano 2099 ou sabe se lá quando, pais em que a corrupção impera, e em que os brasileiros estão dormindo.
Discordo Renaldo, se tudo correr bem e o desvio das verbas forem pequenos até 2080 teremos a inauguração.
nao esquecendo a travessia de pioes
sim.. esses piões malucos sempre a andar a roda 🙂
“(..) em Nuenen, uma cidade holandesa a cerca de 100 km ao sul de Amesterdão”. Porque não em Nuenen, uma pequena cidade a 8 Km de Eindhoven? 🙂 Para um país pequeno, 100 Km é bastante longe.
Sol na polónia? Uma piada certamente
Por incrivel que te possa parecer há bastante sol por aqueles lados…
Sol é diferente de calor.
“Em Portugal, muito se tem feito no que toca à criação de ciclovias e infraestruturas dedicadas a quem usufrui da bicicleta, mas ainda não chegamos ao nível da Polónia.” – Nunca iremos chegar ao nível de nenhum país com pessoas a pensarem apenas no seu próprio proveito.
A forma mais ecológica de viajar ou passear é mesmo andar a pé e não de bicicleta.
Pode quanto muito ser a segunda mais ecológica.
Podes explicar porquê?
Pneus, alumínio, borrachas, fios, metais, lâmpadas, plásticos e óleo para a corrente… 😛
Em Portugal com a quantidade de dias com sol que temos por ano, era bem implementado por cá.. não só em ciclovias, mas sim nas marcações das estradas, passadeiras e em curvas com maior sinistralidade/com maior dificuldade que tal colocarem a cor vermelha nas marcações? Fica a dica…
Este sistema, embora que não saibamos se é muito caro, seria perfeito para passadeiras de peões, em stops em cruzamentos, estacionamentos de deficientes e porque não em riscos contínuos em curvas… Mas, de certeza que só lá para 2080 é que se vão lembrar disso, é pena… :/
Este tipo de implementação não pode ser vista como poluicao luminosa? Visto iluminar bem durante a noite? Não nos podemos esquecer q há muitas coisas estradas (principalmente auto-estradas) q passam no meio habitat de muitos animais… Não sei se a luz provocada por esta tecnologia seria assim tão poluente mas fica aqui a questão e preocupação.
A minha questão é:
(1) Você está a comentar no sentido de que a luz poderia ser perigosa no sentido de atrair animais às estradas/autoestradas?
(2) Você está a comentar no sentido de que a luz poderá poluição luminosa para os animais nas estradas/autoestradas?