Polícia vai “entrar” nos computadores sem mandato?
O Governo prepara-se para aprovar em Conselho de Ministros, em breve, uma proposta de lei que vai permitir que as autoridades possam colocar computadores sob «escuta» sem autorização prévia do juiz, com o objectivo de combater a cibercriminalidade, avança a edição deste domingo do Diário de Notícias.
Os órgãos de polícia criminal, como é o caso da GNR, PSP, PJ ou SEF vão poder interceptar qualquer sistema informático sob suspeita criminal, podendo aceder directamente aos dados de tráfego e aos conteúdos de comunicação, contando obrigatoriamente com o apoio dos operadores, que terão de ceder todos os dados às autoridades, incluindo identidade, morada e número de telefone do assinante.
O projecto, que já está terminado, incluiu a transposição para a lei interna da decisão-quadro de 2005 da União Europeia, relatica a ataques contra sistemas de informação, no âmbito da Convenção sobre o Cibercrime do Conselho da Europa, assinada por Portugal em 2001. Trata-se de «tornar claras as regras de investigação em volta do cibercrime», esclareceu o advogado, especialista em crimes informáticos, Manuel Rocha Lopes.
Até agora, não havia sequer punição para aqueles que propagavam vírus em sistemas informáticos vitais de bancos, de organismos militares ou governamentais. Com esta proposta de lei, que difundir códigos maliciosos arrisca-se a 10 anos de cadeia.
Cibercrime: Ministério da Justiça desmente notícia DN
O Ministério da Justiça desmentiu este domingo a manchete do Diário de Notícias, que anunciava que seria aprovado em breve um projecto de lei que permitiria que as polícias criminais tivessem acesso aos dados e comunicações de computadores de suspeitos sem recorrer a mandados judicias.
Uma fonte do Governo garantiu, em declarações à TSF, que nada vai mudar em relação às regras do combate ao cibercrime e que vai continuar a ser necessária uma autorização de um juiz antes de serem feitas buscas informáticas.
O DN avança que a GNR, a PSP, PJ ou o SEF poderiam vir a interceptar qualquer sistema informático sob suspeita criminal, podendo aceder directamente aos dados de tráfego e aos conteúdos de comunicação, contando obrigatoriamente com o apoio dos operadores, que terão de ceder todos os dados às autoridades, incluindo identidade, morada e número de telefone do assinante. Diário Digital
Este artigo tem mais de um ano
Não sei se sou contra nem a favor!
Não sabes se és contra ou a favor?
Então somos culpados até prova em contrário?
Que m*rda de democracia é esta afinal?
O simples facto de existir um boato já é preocupante que chegue…
Normalmente um boato não surge do nada não é ?????….???? -_-´ ou é?????:..
Lol, contra pacotes encriptados não há hipótese. Isto é fixe é contra quem anda a ver pedofilia na net e assim. Agora para quem usa email (mesmo que seja na net, não é preciso ser com um cliente tipo outlook), para quem saca no utorrent (encriptado) e coisas assim, não há mandatos que cheguem 😛
encriptado é diferente de inviolavel. Eu sou contra esta medida. O que aconteceu ao “inocente até prova em contrário”? Invadem os pcs de quem querem e lhes apetece, era uma festa…
Bom se a encriptação for acima de 1024 bits… boa sorte em desencriptarem os dados…
Ainda acreditam que vivemos numa democracia que preza e defende os direitos da privacidade?? ahahah.
Será que ainda existe algum país no mundo onde isso se pratica?
O que me revolta nem é o facto de os “governos” terem a prepotencia de invadir a nossa privacidade mas sim o facto de o fazerem porque as grades e gananciosas empresas da musica/cinema lhes pagam para isso!
Corrupção sera o mal e ruina da nossa sociedade… enfim sera o “cair do Imperio Romano” mais uma vez…
…não sei até onde estará o limite da invasão, se só para vírus ou será para detectar algo mais…
Vítor, que tipos de ciber-criminalidade é que este “lei” vai abranger?
Não sou muito entendido na materia, mas penso que seja:
– profileração de virus
– mails fraudulentos (pishing)
– mails em massa (spam)
– tentativa de entrada em sistemas informaticos
e agora não me recordo demais.
Pedofilia, corrumpção e tráfego d einfluências, crimes financeiros e download de conteúdos ilegais para alimentar o mercado paralelo.
Além destes crimes, há outros ligados a crimes “de colarinho branco” que normalmente recorrem a estes meios para transacções.
Sé é para isso… vamos em frente…
O que lhe garante que, uma vez os sistemas de intersecção implantados, são usados “só para isso” ? Até quando?
Uma sociedade onde o direito à liberdade e à privacidade sejam privilegiados não pode nem deve permitir medidas desta ordem.
Argumentos do tipo “senão a imoralidade segue impune” não devem colher fruto. Antes livre numa sociedade que peca por não apanhar todos os criminosos do que preso numa sociedade em que assume que qualquer pessoa pode ser o próximo criminoso.
Demasiado “Minority Report” para o meu gosto.
“Otherwise the terrorists will have won!!”
Alguém sabe indicar qual a referência da proposta-lei? Onde se pode consultar isto?
Tráfego de influências???
Então já não podemos influenciar ninguém pela net???
:p
O problema disto tudo é que não temos privacidade absolutamente nenhuma? Agora pergunto eu ao Vítor M. não achas isto ditadura? por alma de quem é que vão estar a espionar o meu pc? Cada vez ta pior “viva a liberdade”(não insistente)
Se não houver abusos, acho bem! Mas agir com a mesma rapidez na corrupção, que é o cancro da Democracia!
Há sempre abusos.
Acho muito bem – se são criminosos – hackers a ganhar dinheiro, quebrar códigos de bancos ou seja do que for. Isso é crime, então na rua ou no computador, devem ser punidos.
O problema está em dar carta branca aos nossos ‘orgãos de polícia criminal’… Espero que tenham o DIREITO À PRIVACIDADE DOS DIDADÕES em mente e não comecem a controlar todos os computadores e a obrigar os ISPs a divulgarem dados que são, segundo os contratos assinados, CONFIDENCIAIS…
Façam o de devem fazer, mas não se armem em ditadores como o Sarkozi em França, pois isso vai sair muito caro ao desenvolvimento tecnológico do mundo…
99,999999999999999% das pessoas que nevegam na Net NÃO SÃO CRIMINOSAS!!!!
99,9999999999% ???? tens a certeza? dizes que 99,999999999% das pessoas que navegam na Internet nunca descarregaram uma musica sem pagar por ela? 🙂
Acho que essa percentagem é na verdade o antónimo, se o que o ArtD tá correcto 😀
E só isso já dá o direito a quem quer que seja de interceptar e ver todos os teus mails mesmo que contenham informações confidenciais assim como saber tudo o que fazes na net?
Se estiveres sobre investigação por algum crime, Dá!
emannxx
está lá escrito
não sabes ler?
e em computadores com linux, eles vão conseguir entrar?
Penso que a ideia não é entrar no teu computador como um Hacker mas sim controlar a tua actividade através do ISP. Quer queiras quer não a informação sobre o que andas a fazer pela Internet passa pelo teu ISP e não é assim tão difícil de criar uma histórico sobre determinado cliente. Existem clausulas de confidencialidade nos contractos com o ISP mas mediante esta lei não sei até que ponto serão válidas.
O governo até que bem poderá querer, a constituição, essa é que não deixa (“essa coisa” chata… ;)) 😛
Que Homens!!”colocar computadores sob «escuta»”ui são mesmo maus inda quero ver isso…O MAI foi invadido agora andam com o “rabinho” entre as pernas!!!
“Com esta proposta de lei, que difundir códigos maliciosos arrisca-se a 10 anos de cadeia.” se fossem levar no ** 10 anos fogo 5 inda concordava agr 10!
Curioso… eu acho que 10 é pouco e apontaria para os 15 anos de prisão efectiva, sem direito a liberdade condicional.
Bem… mas eu sou muito rigoroso… sou apologista da pena de morte, por isso acho que não conto…
Será que ainda vou poder fazer download daquelas builds todas do Windows 7 ou vem o sr. agente da autoridade ao meu domicílio para me facultar uma contra-ordenação substancial?
pois a minha questão também passa por aí tipo.. e a malta que saca pouco e para uso privado?
Nunca pode passar. A constituição não deixa. Tanta coisa com as escutas ilegais e nao sei que e agora podem entrar no meu querido mac…NOT
acho isso bastante errado.
Poder aceder a um computador de uma pessoa sem mandato é a mesma coisa que entrarem pela casa a dentro sem mandato, porque hoje em dia usar o computador na internet passou a ser algo habitual de todos e informações pessoais também poderiam ser acedidas.
Agora tendo fundamentações legais para aceder aos computadores, já é outra coisa.
sem mandato judicial… não há qualuqer fundamento legal… o mandato é a única coisa que poermite a um agente “invadir” seja uma casa, um carro, um computador.
se a lei aprovada der “Carta Branca” ás autoridades no aspecto de obterem a informação que quiserem sem mandato… essa lei estará em conflito com a constituição …. o que desde logo anula essa dita lei.
Aparentemente esta notícia já foi desmentida
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=44&id_news=394925
Tens que por isso em letras garrafais, senão ninguém vê 😛
Sim está actualizada, no entanto quando há fumo…
peço desculpa se já la estava li na diagonal :X
…. há sempre fogo.
Que coisa linda, agora um gajo que seja infectado por um virus enviado por um qualquer marmelo, que alem de nos infectar o pc, ainda o mete a espalhar magia na net…Arrisca-se a umas ferias de 10 aninhos….que coisa mai linda
🙂
lol isto nao vai ser assim tao facil! se navegarem em ambiente seguro tipo https mesmo que interceptem nao fazem nada
Não é bem assim, segundo julgo.
Há uns meses atrás li uma notícia que uma força policial qualquer tinha comprado um “equipamento” que lhe permitia “desencriptar” as comunicações através do Skype (que como devem saber são encriptadas).
Ora, se conseguem desencriptar Skype também devem conseguir desencriptar o protocolo https: . É tudo uma questão de tempo e interesse em o fazerem…
Essa noticia saiu já algum tempo, e sim é verdade, basicamente porque as comunicações do Skype são encriptadas, mas quem gera o código secreto que mantêm o cripto a funcionar são os servidores do Skype… ou seja eles sabem qual é o código e podem decifrar tudo o que é enviado e recebido… embora possas por exemplo enviar um ficheiro encriptado com o pgp e pronto lá se vai a intercepção fácil dos conteúdos.
O protocolo https:// talvez seja possível terem acesso se conseguirem ter acesso à chave do certificado root que assina o protocolo de outra forma não será fácil (pelo menos sem gerar alertas sobre erro no certificado).
Não sei se é bom ou mau, se cria mais justiça ou acaba com a privacidade, basta saber qual a justificação para andar a ver cada cidadão, pois o juiz é a força máxima com poderes para tal.
Vamos aguardar, se for aprovada essa lei, veremos os seus frutos.
se fosse verdade, tenho aquela sensação que não passava!
Petaculo o que vale que aqui em casa há 8 pc’s…
instala-se linux num deles faz-se um servidor pa rede aki em casa e 5 estrelas looool…
😀
Não é assim tão simples…
Há uns anos atrás o FBI tentou encontrar provas incriminatórias contra um célebre “Don” da mafia nova-iorquina (se bem me lembro) mas ele era muito consciencioso com as comunicações via Internet e todos os emails que enviava eram encriptados usando o PGP. O FBI nunca conseguiu desencriptá-los… nem “crackar” a rede informática de casa dele devido a Firewall 🙂 .
Usaram então técnicas de engenharia social (o ataque mais fácil para ganhar acesso a qualquer rede): enviaram-lhe 1 ou mais emails com 1 “Trojan” e ele foi estúpido o suficiente os abriri ou usar o Outlook Express e ficou com o computador infectado com um Trojan que lhe abriu “as portas” ao FBI.
O FBI conseguiu entrar-lhe no sistema e conseguir as provas que precisavam e foi condenado.
Actualmente, todos os computadores têm firewalls e se ninguém abrir nenhuma porta manualmente (das 65536 disponíveis) e se estiverem todas em modo “Stealth” nenhum cracker consegue penetrar essa Firewall. O modo mais fácil de fazer um ataque destes é através do envio de um Trojan. Podes ter 1 computador com Linux a fazer de firewall mas se alguém no interior da Firewall abrir um ficheiro infectado vai comprometer toda a rede…
O erro humano e a curiosidade humana é o vector de ataque mais comum actualmente…
Neste caso, e principalmente nos EUA, era mais fácil e seguro terem usado a MS para enviar um pseudo-“bugfix” feito à medida e dirigido especificamente àquele(s) computador(es) – não haveria defesa possível (a não ser com programas de terceiros, que não estivessem por dentro da jogada).
li mal a noticia.. mas quem espalha codigo malicioso normalmente sabe fazer a coisa muito bem e é dificil serem apanhados!
Até porque há mais OSes entre o Céu e a Terra que o Windows e os *nixes, e nem acredito que, mesmo para estes, haja especialistas em todas as inúmeras variações.
Até agora este serviço era a cargo do SIS ( Serviços de Informação e Segurança ) e Judiciaria já tem andado os ultimos anos a investir muito na CiberCriminalidade, não só contra a pirataria mas também devido à Pedofilia e afins…
Acho muito bem desde que não seja abusivo. Mas entre isto e autorização dos Juizes, mais vale terem prioridade para faze-lo sem eles, porque os Juizes são um dos maiores causadores do atrazo na Justiça… mas mesmo assim só espero é não ver mais tarde a PJ por exemplo a ter montes de trabalho para capturar alguem e mais uma vez os Juizes deitarem um trabalho de meses fora.. .como fazem em muitos casos…
Abram bem os olhos!!!
Se uma lei dessas pudesse vingar – não tarda teríamos um Estado Polícia!
Quem acha bem… pense apenas se gostava que a “polícia” lhe lesse os emails apenas porque lhe apetecia – sim tendo as ferramentas disponíveis, porque não?!
Uma analogia: em Angola a Constituição da República não é prevê a pena de morte, mas o povo aplaude quando a polícia faz execuções sumárias na rua (ainda que de criminosos) sem que essas pessoas cheguem a ser presentes a um juiz!
Querem aplaudir agora?… Força!
Mas quando falas de criminosos falas de pedófilos, violadores e assassinos violentos psicopatas?
Se a resposta for positiva então estou a aplaudir!
Uma rica e linda desculpa para mais uma sacanagem. Quando será que os portugueses deixam de ser infantis e começam a pensar? Nunca talvez seja a resposta.
Tantas são as desculpas para se abusar e devassar a vida privada da maioria para uma minoria de malfeitores, os tais que detentores do poder usam e abusam dele.
Não acordem que o fim está em marcha e o tal do regresso não passa de uma mentira, simplesmente porque nunca neste país ou mundo existiu a dita liberdade, perceberem?
Sempre fomos e sempre seremos controlados por uma minoria que elegemos e pagamos com os nossos impostos e que de troca nos dá, fome, miséria, desemprego e para finalizar perseguição.
Tristes seres que este mundo criou e que julgam serem livres!
Amigo, sinceramente prefiro a pena de morte a aplicar a certos individuos (pedofilos, etc etc)do que eles sairem em liberdade uns anos mais cedo por bom comportamente. Ainda hoje no telejornal “vi” um “professor” que fazia parte da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Famalicão que abusou sexualmente um jovem de 16 anos.
Agora pergunto-te esta lei não faz todo o sentido para casos como este (que infelizmente são já alguns)?
Sera que que este bixo não merecia a pena de morte?
Desde sempre ouvi dizer que a minha liberdade acaba onde a dos outros começa….as pessoas tem tendencia a esquercer-se disto!
MORTE? NUNCA!!! era antes castrá-los, pegar no dito cujo e pô-los deitados numa cama durante o tempo de prisão a sofrer o que fizeram aos jovens e crianças…
Agora morte? Para quê? Para acabar com os maus tratos e sofrimentos a que são sujeitos nas prisões? Não..há que castigá-los e puní-los na mesma moeda..
Também não está nada mal, mas sugiro uma terceira variação:
Era pô-los numa prisão durante 5 anos para os tais maus-tratos e depois levavam a tal “injeçãozita” letal.
Que tal?
São opiniões..eu sou apenas contra a pena de morte..não criamos seres humanos, logo não temos o direito de os destruir..mas podemos sempre fazê-los perceber que não vale a pena fazerem o que fazem..e que melhor forma de os fazer passar pelo que passaram, ainda por cima com o mesmo “instrumento” causado pelo crime?? Penso que basta..se não bastasse, umas amputações também serviriam de reprimenda, algo que o fizesse sofrer e não ter vontade de viver..isso sim, é um castigo, obrigar alguém a querer a morte e não lha dar!
abraços
Ministério da Justiça desmente notícia DN
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=44&id_news=394925
Sem mandato, tudo bem. O que não pode é entrar sem mandado, com “d”.
Fui confirmar e é de facto mandado. Como ia apostar que nos jornais sempre vi escrito mandato, “googlei” e apareceu mandato (de captura) – mas também apareceu mandado. Confesso que nunca tinha dado por isso
http://ciberduvidas.sapo.pt/pergunta.php?id=671
eu junto-me ao clube também nunca me tinha apercebido.
Pedofilia? Pedofilos são eles…..lembram-se?
Pode servir para reduzir crimes mas com certeza também cria possibilidades para controlar oposição ( não politica mas popular ).
Anda a ser feito por todo o mundo…
Calma, pessoal!
Mesmo para as escutas telefónicas, violação de correspondência, etc, não é, nunca foi, preciso mandato. Isto porque os mandatos, em Portugal, têm uma validade relativamente curta: quatro anos para a Assembleia da República, e cinco anos para a Presidência da República. Portando, o que está em causa não são os mandatos, mas sim os mandados. Que, esses sim, são necessários para qualquer acto judicial ou judiciário que interfira com as liberdades individuais: buscas, detenções, escutas telefónicas, captação de imagens e/ou sons com vista a produção de prova, etc. MANDADOS, e não mandatos.
Pelo que não acredito que o PC, fazendo parte da esfera da vida privada, possa ser vasculhado sem MANDADO.
Cibercrime: Ministério da Justiça desmente notícia DN
O Ministério da Justiça desmentiu este domingo a manchete do Diário de Notícias, que anunciava que seria aprovado em breve um projecto de lei que permitiria que as polícias criminais tivessem acesso aos dados e comunicações de computadores de suspeitos sem recorrer a mandados judicias.
Uma fonte do Governo garantiu, em declarações à TSF, que nada vai mudar em relação às regras do combate ao cibercrime e que vai continuar a ser necessária uma autorização de um juiz antes de serem feitas buscas informáticas.
O DN avança que a GNR, a PSP, PJ ou o SEF poderiam vir a interceptar qualquer sistema informático sob suspeita criminal, podendo aceder directamente aos dados de tráfego e aos conteúdos de comunicação, contando obrigatoriamente com o apoio dos operadores, que terão de ceder todos os dados às autoridades, incluindo identidade, morada e número de telefone do assinante.
In . http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=44&id_news=394925
Estão preocupados com isto… ninguém vai entrar nos pc’s, porque não precisam. Esta lei comunitária é de 2005 e ao longo dos anos foi sendo “melhorada”, agora é o Big Brother e chama-se retenção de dados (http://tek.sapo.pt/noticias/telecomunicacoes/custos_com_retencao_de_dados_preocupam_operad_904612.html)
Eu vou estar contra essa ‘lei’, se existir.
Isso seria aprovar toda a pirataria relacionada à invasão da privacidade.
Muito bonito falar em alguns casos.. Mas não podem fazer isso, por muito que queiram.
Isso seria catastrófico. Se essa lei se colocar em vigor, os crakers nunca poderão ser punidos pelas invasões, recolhendo as informações pessoais de todos os utilizadores online.
Já que é permitido a uma entidade, as entidades já existentes (crakers), vão poder entrar no sistemas, sem que sejam restritos.
Acho muito bem a punição de envolvimento e de desenvolvimento de vírus informáticos, relacionados à obtenção/remoção de informação.
Agora permitir que qualquer tipo de entidade, seja ela qual for andar a ‘vasculhar’ na privacidade de cada um, não estou de acordo.
Temos direito sobre a nossa privacidade!
Caso a privacidade seja influenciada, penso que a maioria dos cibernautas deixarão de confiar nos serviços disponibilizados.
Nesse caso serei eu a montar uma empresa de serviço de internet na qual essa política não possa ser aplicada!
Penso que a ideia não é as forças policiais ENTRAREM nos sistemas dos suspeitos mas sim “captarem” os dados que entram e saem dos sistemas dos suspeitos. Ou seja, os dados são capturados “em trânsito” pelos próprios ISP quando solicitados pelas forças policiais.
Apesar do desmentido não me custa a acreditar que um dia destes arranjem uma outra coisa qualquer com essa pretensão. Por isso e, se sentir o meu computador espiado, tenho a mesma “autoridade” moral para andar a sacanear as páginas, bases de dados, redes de comunicação ou informação do Estado. Isto, seria, uma espécie de guerra civil cibernética. Adivinhem quem perderia?
Atenção devido a esta noticias o Procurador e a Assembleia de Republica, pois temem que as máquinas deles sejam a primeiras 🙂
Boas, desculpem desde já o off-topic.
Queria saber um pequena informação. Qual o nome do programinha para saber informações sobre drives dos periféricos do meu computador.
Para saber se por exemplo um serto OS é compativel com a minha maquina.
Para Ubuntu Linux tens o HardInfo em http://www.getdeb.net/app/Hardinfo .
Dá-te toda a informação sobre os “drives” de disco ou CD/DVD, processador, memória, USB, etc…
Penso que seja isto que procuras.
Muito bom, mais uma lei patrocinada pelas entidades anti pirataria. Ja se esta mesmo a ver o fim a que se destina isto.
Sacas um mp3 ou um filme da net e pimba, cadeia directamente sem passar na casa da partida e sem receber 2000$ XD
É vergonhoso, ja agora porque nao deixam as hipocrisias de parte e poem CCTV em casa de toda a gente?
Tambem nao entendo a conversa dos sistemas operativos, os dados passam todos nos IPS nem que seja para a Wii, logo sao passiveis de serem vistoriados e etc.. Quanto a encriptaçao a conversa muda de figura.
Bom aqui no Brasil eles pedem lá para os provedores de acesso e os caras dão a informação todinha sobre você. Mas o amigo la encima disse certamente, os que fazem o mal não são ingenuos e sabem usar proxys e barreiras.
Não equeçamos que o GOOGLE já é uma das maiores base de dados sobre a sua, a minha e a de todos os usuarios da rede. Eles avançam a passos largos com seus serviços “inofensivos” e vamos nos atras alimentando-os com nossa informação. Continuo a afirmar, independentemente da qualidade dos serviços prestados, que o Google esta passando dos limites da prestação de serviço para se tornar uma especie de dono da rede…
carlos rajas
Não faltava mais nada ter a polícia a entrar a torto e a diretio pelo meu computador sem ninguém superior autorizar tal coisa!! Felizmente ainda temos uma constituição!!
Acho muito bem que apertem o cerco.
Acho é a notícia confusa. Primeiro afirma algo, depois diz que foi desmentida a noticia do DN… que é a mesma que aparece acima. Afinal… em que ficamos?!
Se isto entrar em vigor, lá se vai o p2p em Portugal
Que entre em vigor ….
http://www.witopia.net/
Vai entrar em vigor em Agosto, mas numa primeira fase só para certos crimes.
Mesmo que esta lei seja aprovada… Qual é o informático da policia que sabe entrar num SO linux… os “penedos” só sabem mexer em Windows. digo isto porque tenho familiares a estudar na GNR e trabalham no Windows e quando amostrei-lhes o linux eles disseram “o que é isso”
Leiam bem as noticias ….
sempre a mesma historia .. linux VS windows …
Exmos Srs. Trata-se do acesso aos VOSSOS dados no
VOSSO ISP e não no pc lá de casa.
… “e quando amostrei-lhes”
Pretogues mt bem dizido…
Porreiro pah!
É bom é bom …
Sempre podem vir aqui ver a minha colecção de porno … a ver se aprendem e deixarem de nos f*der a todos …
Boa noite a todos,
Desculpem as questões que vou fazer abaixo mas não percebo de informática,
Referente aos crimes que é punidos é referente a?
-> Se tiver 24h por dia a ouvir músicas online é considerado crime?
-> Se ver tv online, tipo youtube, videosgoogle, sumo e entre outros?
-> Fazer downloads de programas via acesso rapidshare?
Já andei na a tentar recolher informação referente a estes tipos de acessos e não consegui arranjar info e gostaria de pedir a vossa opinião.
Abraço a todos,
AntónioF
Não tenhas medo que a legislação actual ainda não te condena por pirataria informática a menos que andes a vender nas feiras ou parecido. E nem esses são presos.
Isto dedica-se à partida à actos menos lícitios financeiros e outros. Pedófilia e assim, o que a meu ver até poupa um bocado a bur(R)ocracia.
O problema é que se entretanto aprovam outras leis mais obscuras … lá dilatam a coisa.
Uma dica… procura por lei 32/2008
Que tanga. A bófia não pesca a minima sobre nada.
Aqui à meio ano atras, o meu portatil foi roubado. Via internet eu consegui uma semana depois apanhar o cabrao que o estava a usar. Fui à PJ na hora, fiz queixa e até mostrei a policia como fiz e porque é que as infos que eu tinha eram verdadeiras. Os tipo ficaram admiradissimos como é que era possivel fazer tal coisa. Ficaram de tratar do assunto. De tal maneira que uma semana depois vieram ter comigo ao meu emprego com uma marca e modelo de outro portatil para ver se eu tambem conseguia dar com ele. Obviamente que eles não pescam corno do assunto porque NINGUEM encontra nada sabendo apenas que era um Asus modelo X, muito menos depois de eu lhes mostrar como fiz pra dar com o meu. Sakei o ip ao gajo e a bofia ficou-se por ali porque a tvcabo (isp do animal) disse a bofia que tavam com probs informaticos e que nao podiam fornecer o nome do ladrao à propria PJ.
Até hoje. A solução foi comprar outro.
Por isso, se eles nem sequer sabem o minimo dos minimos sobre informatica (fui redirecionado para o gajo que sabia mais de pcs la dentro, e isso resumia-se a usar um browser), não tou preocupado. mais teoria da conspiração.
Na pratica ninguem ve boi e tao pouco faz nada, considerando que ng importante é afectado.
Sabe o problema não é esses gajos da PJ que não pescam um boi, o problema são os outros com quem eles vão ter e que percebem o boi, a comida que o boi come, como come, porque come, com quem come, onde come, onde vai comer, como fazê-lo mudar de ideias…
… e sim a policia recorre a terceiros quando não entende um boi do assunto… tudo depende, se eles acharem que vale a pena… claro que no caso do isp alegar problemas técnicos para não dar, quase de certeza que à muita malta que consegue aceder ao mesmo sitio e sacar de lá a informação sem problemas técnicos…
Cada vez mais a liberdade dos cibernautas é atacada, por ser na Internet, ninguém tem direitos. A policia se quiser saber as páginas que eu ando a ver, simplesmente invade a minha privacidade com ajuda do isp que me chupa o papel.
CRIAÇÃO DE UMA ASSOCIAÇÃO DE UTILIZADORES DE INTERNET É URGENTE.
ESTE TIPO DE LEIS E ACÇÕES SÃO A CENSURA DA ERA MODERNA.
Gosto disso, como é aquela frase, “Cá se fazem cá se pagam”. É desta que os cybercafes vão ficar cheios.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=44&id_news=394925
Desmentido…
Isto anda lindo anda. –‘
Qual quer dia, também vou ter de andar com uma lista a trás de coisas que saquei na Internet e apresentar na policia. –‘
Vamos lá ver se vão conseguir entrar no linux. 😀
Não vejo esta noticia a ir para a frente, até porque já a desmentiram. Mas mesmo que assim fosse, se por um lado restringe muita gente, por outro lado abre “portas” à imaginação de como chegar ao mesmo fim. Isto é, pode-se sempre crackar uma rede wireless, e através da ligação do vizinho, fazer as ilegalidades que se quer fazer.
O vizinho é que vai ser responsabilizado, como tem acontecido por exemplo na clonagem de matriculas nos veiculos, roubos etc…
Se bem se lembram, antigamente eram assaltados ou melhor “estroncados” vários veiculos. Agora que os veiculos são mais seguros e muito dificeis de arrombar, surgem “carjackins” e outas coisas.
Vamos a ver se não aproveitam isto para o terrível crime da humanidade que é a pirataria
Tempos de blogueiros acabaram!
Adeus privacidade!
a ser realidade, isto vai obrigar mt gente a arranjar trabalho
Já entram sem mandatos, lol.
Viva o Big Brother!!
mandado, srs., mandado e não mandato
http://www.zeitgeistmovie.com/
http://www.thezeitgeistmovement.com/
http://www.thevenusproject.com/
SSL rocks 🙂 oh socrates, vai mas é sniffar as pernas da tua mãe!