Podemos fazer um iPhone 6s peça a peça? Sim, veja como…
O iPhone é sem dúvida um smartphone notável. Quer gostem, quer desgostem, a verdade é quem este gadget já foi alvo de todos os estudos possíveis, testes de guerra e experiências do arco da velha.
Scotty Allen é um programador que se convenceu que seria possível montar um iPhone 6s peça a peça comprando cada componente na cidade Meca da tecnologia, Shenzhen, China. Será que conseguiu?
O iPhone cativa muitas pessoas a realizar certas experiências que extrapolam a utilidade para a qual este smartphone foi criado. Contudo, nunca o mais louco desafio é o último, há sempre alguém que quer fazer a loucura maior. Foi isso que pensou Scotty Allen.
Este programador, com grande afinidade com a electrónica, criou o desafio de construir um novo (ou remodelado) iPhone 6S 16GB mas peça a peça. Estes pedaços que compõe o iPhone foram comprados em Huaqiangbe, um mega mercado de componentes de smartphones na China.
O persistente viajante pelas terras asiáticas levou vários meses a concluir este projeto, recorreu a ajuda de vários especialistas em cada um dos processos necessários até à aventura de fazer a montagem de todos os componentes.
Depois de 9 meses a viver na China e já com alguma desenvoltura no mandarim, o programador conseguiu, com muita paciência, fazer o seu próprio iPhone 6s de 16GB.
Como podemos ver no vídeo e no testemunho deixado no site que suporta esta aventura, a Apple tem um equipamento extremamente bem pensado, fácil de montar e reparar e, acima de tudo, um dispositivo que todo ele é reciclado.
Um desafio que saiu caro
O iPhone 6s custa atualmente cerca de 600 euros no mercado nacional, mas a montagem por peças feita da forma que Scotty Allen fez ficou muito mais cara. Segundo o próprio, foram gastos mais de 1000 dólares em todo o processo de montagem.
Os componentes em si, no final, não atingiram esse valor, ficando ele completo por cerca de 300 dólares. Mas durante o processo acabaram por se partir alguns componentes ou outros comprados de forma desnecessária, além das ferramentas onde foi também feito algum investimento.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
Se a moda pega não tarda nada temos telefones para montar em casa…
Em 2018 teremos a apresentação do: iPhone DIY
Desde quando isso é “montar um iPhone peça a peça”?
Isso é substituir o ecrã e as costas!
E o resto do material que ele foi comprar? Até parafusos comprou. E olha o trabalho feito no LCD. Vê lá o vídeo para saberes ao que se refere o artigo. 😉
Que é que interessa os parafusos?
A logic board, énonque interessa, e ele foi buscar uma à sucata.
Concordo, para ser feito a seria deveria de ter fabricado todos os componentes através das matérias primas e ainda desenvolvido o sistema operativo de raiz.
já que és tao bom, porque nao o fazes tu para mostrar como se faz?
Melhor seria ter ficado calado!
😀
Esta malta é muito exigente. Por mais perfeito que fosse iam exigir garantia e factura Lol
😀
Ahahahhaha +1 mas esse ruiz é mesmo ruim com os brasileiros dizem, o gajo faz hate na maioria dos posts
Bem, está visto para que tipo de pessoa este vídeo se dirige, e se convenceu ou não…
Alguém que tire a pá das maos deste homem que ele cada vez se enterra mais.
Arrebentei a tua bolha, era isso que queria, e consegui…
és tão palhaço Ruiz.
aproveita e vai brincar com o teu 320d de 2015
Mas tu achas que ele tem um 320d? Alguém de tao mau humor e a embirrar em todos os posts nao pode estar bem da vida. So ver para crer. Mas deve ser maid para o, ahh é o carro do pai mad na net posso dizer que é meu..
Mas quantos nicks diferentes é que são?
Nem sei que é que o meu carro tem de ser para aqui chamado…
Ainda por cima tem grande charutão ahahahah, vá lá podia ser pior… Podia ser um 116d 😀 😀 😀
Mind Blowing Logic.
É impossível acompanhar esse raciocínio.
Há é um problema: os chips não tem o registo da Apple, por isso nunca poderá ter um IOS oficial instalado, nem ser reconhecido no Itunes.
É parte do contrato de compra de qualquer equipamento Apple, que ele é identificado pelos dados que a Apple possui. Foi por causa disso que quase 4000 iphones 6 foram bloqueados na Austrália, porque uma empresa de reparações sem ligação à Apple, trocou écrans oficiais da Apple pela versão base, fabricada na mesma empresa que a Apple contratou para produzir os seus. Como não tinham a identificação da Apple, os telemóveis foram bloqueados aquando do update para o IOS 10.1.3. Só depois de irem a uma loja, os que tinham a extensão de garantia, a Apple montou-lhes um écran oficial novo. Os outros, ou pagavam 320 euros ou a Apple revertia à versão anterior do IOS e não podiam actualizar. Estão em tribunal mais de 3000 processos, por causa dos bloqueios desses telemóveis, pois a Apple diz que só está a defender os clientes ao só permitir que as suas empresas podem reparar e montar componentes nos telemóveis deles, mesmo depois da garantia terminar.
Como ele refere, o iPhone 6s estava totalmente funcional, até com o Touch ID a funcionar, isto porque ele comprou a board e o Botão Home juntos. Mas também o que não se consegue naquele mercado?
Num futuro não muito longínquo a Apple vai decidir o que os seus seguidores podem comer, vestir, dizer…
Tem, porque ele foi buscar os chips a outros telemóveis…
…montar componentes nos telemóveis deles, hein?!
Inicialmente, ele estava a planear fazer as construção total da motherboard ( ferramentas e chips), dai ele ter gasto dinheiro desnecessário.
A motherboard que ele comprou foi uma recondicionada, mesmo tendo trocado por outra. Sendo recondicionada, é legal ..e não uma copia.
Achei interessante o facto de haver literalmente “shoppings” de componentes para telemoveis … que mundo… Nós aqui temos as feiras, com roupa e coisas do genero…. o modo pagamento bem avançado QR Code e já esta.
Seria o fim do mundo usar esses pagamentos por QR code em Portugal, era já o SIBS e o fisco a confiscar tudo quanto fosse telemóvel!
Mas podes usar, não sabes onde o problema é teu.
Não, não podes. Tens pagamentos (que funcionam muito mal), mas são baseados em cartões de crédito.
“foram gastos mais de 1000 dólares em todo o processo de montagem.”
Era bem mais barato ter comprado um montado na loja, que andar em aventuras. 🙂
Ele não o fez com a intenção de “sair mais barato”, como o próprio diz “I wonder if you can build your own phone”
Acaba de montar já está ligado, depois volta de um corte no video volta a mostrar o Iphone com um wallpaper diferente. Fake.
Para uma primeira vez sim, acabou por ficar caro e até admira-me não ter ficado mais caro mas com tempo e prática sairia sempre muito mais barato montar.
È um IKEAPHONE.
Muito boa partilha! Grande aventura!
O mais impressionante no vídeo foi ver como funcionam as coisas numa cidade chinesa…
Alguem sabe onde consigo a lista de todos os componentes necessario para construir?