PJ: Programador Informático aliciava menores pelo Facebook
As redes sociais, em especial o Facebook, são hoje espaços onde, como em tudo na vida, existem pessoas com boas e más intenções. Nos últimos anos são muitas as notícias que dão conta de crimes praticados pelas vias digitais, normalmente tendo como alvo vítimas crianças.
Recentemente a PJ informou que deteve um programador informático, de 25 anos, que usava uma rede social para seduzir e coagir menores .
A informação foi publicada na própria página da PJ e revela que um jovem programador de 25 anos foi identificado e detido por estar fortemente indiciado pela prática dos crimes de pornografia de menores e de coacção agravada.
Segundo revela o comunicado,
“…o suspeito selecionava e abordava as vítimas nas redes sociais, de forma predatória, por regra menores do sexo feminino, usando, para o efeito, perfis de utilizador fictícios. Estabelecida uma relação de confiança, aliciava-as a desnudarem-se perante uma "webcam", a troco de contrapartidas monetárias elevadas, cujo pagamento protelava. Numa fase posterior coagia as menores, sob a ameaça de divulgação na internet das fotografias íntimas obtidas através daquele modus operandi, obrigando-as a despirem-se e a exibirem a zona genital.”
A investigação da PJ surgiu na sequência de denúncia do aliciamento de uma menor com 14 anos de idade, através do Facebook, tendo sido identificadas, entretanto, pelo menos mais duas vítimas, uma delas coagida a encontro pessoal com o suspeito para manterem um relacionamento sexual.
Na sequência de busca domiciliária realizada na casa do suspeito, numa freguesia do concelho de Sever do Vouga, foram aprendidos dois computadores usados na actividade delituosa.
O detido, de 25 anos de idade, vai ser presente às Autoridades Judiciárias competentes para interrogatório judicial e aplicação de medidas de coacção tidas por adequadas.
Este artigo tem mais de um ano
Eu não defendo quem abusa das crianças no entanto não pude reparar nisto “Estabelecida uma relação de confiança, aliciava-as a desnudarem-se perante uma “webcam”, a troco de contrapartidas monetárias elevadas, cujo pagamento protelava” Ora muito bem segundo isto, elas sabiam que iriam receber dinheiro em troca de ficarem nuas por assim dizer onde esta o crime? elas sabem perfeitamente que vão ficar nuas e foi uma decisão delas aceitarem este acordo, CERTO ELE NÃO PAGOU no entanto onde esta o crime? Os jovens tem a consciencia e sabiam perfeitamente que iriam ficar nuas em troco de dinheiro..
O que houve aqui foi burla..
Só passa a ser crime, quando o individuo faz chantagens e ameaças se ele fez isso então tudo bem, mas agora quem não faz ameaças e chantagens que crimes esta comentendo? Não faz sentido..
Eu digo o que tem essas raparigas ou jovens na cabeça? sabem que vão mostrar o seu corpo e depois queixam-se! TRETAS, e é esta a educação que falta em casa, isto tudo por causa de dinheiro..
Não me venham defender “Ela só tem 14 anos.. é uma boa menina não sabe pensar nos seus actos” poupem-me! Deixem de defender os jovens de hoje fazem isto porque querem dinheiro.. e eles sabem perfeitamente que as fotos podem muito bem ir parar a internet..
Com mais de 10 anos uma jovem ou criança como lhes querem chamar já não é nenhum bebe isto é já sabe pensar nos seus actos.. Sabem as consequencias.. se não sabem paciencia aprendessem quando ainda eram crianças..
A educação da-se a partir de criança.. até a fase “jovem” que é entre as 14-29
E pronto é isto.. enquanto não se culpabilizar a jovem tambem por ter cedido ou ter feito isto..
Devia dar multa para a familia.. então ela sabe que pode ver as suas fotos na internet e mesmo assim faz e depois faz uma denuncia? ai ai multas.. onde andam elas?
Quase de acordo com tudo.
E também muito de acordo com “Devia dar multa para a familia.. então ela sabe que pode ver as suas fotos na internet e mesmo assim faz e depois faz uma denuncia? ai ai multas.. onde andam elas?” porque sou pai e, por exemplo, a ligação à internet só funciona na sala onde está toda a família. E não existe essa coisa da ‘violação de privacidade’ o meu rebento mete os phone e fica a falar à vontade com os ‘amigos’. Por vezes lá está o pai, ou a mãe a dar uma vista de olhos nos facebooks e afins ver se encontra algo menos bom.
Sabes que no facebook podes escolher com quem partilhas algo. E diz-me uma coisa, tu pensas que tens controlo absoluto sobre os teus filhos?
Porque é que a fase jovem é por volta das 14:30?
epic!
A capacidade de determinar o que está correcto e errado, a noção de que certas acções têm consequências, bem como a maturidade para lidar com essas consequências pelos visto para ti é igual entre uma criança de 14 anos e um adulto. A grande maioria das crianças/adolescentes, por mais cuidado que os pais tentem incutir nela, são facilmente desencaminhadas porque são inexperientes/ignorantes/ingénuas quanto à vida. Mas eu queria ver se um dia isto acontecesse aos teus filhos se cantavas assim tanto de galo.
“Só passa a ser crime, quando o individuo faz chantagens e ameaças se ele fez isso então tudo bem” a partir do momento em que a vitima é jovem e envolve actos sexuais é crime.
A diferença entre um adulto (25 anos) e uma criança (14 anos) é que o adulto já tem/devia de ter consciência das suas ações, certo ?
Infelizmente a nossa lei relativamente ao abuso sexual de menores é extremamente branda. Apenas é considerado menor todos aqueles que forem menores de 14 anos. Aqueles que tiverem sexo com um adolescente com a idade compreendida entre os 14 e 16 apenas leva dois anos de cadeia se for provado que abusou da sua inexperiência. A partir dos 16 anos só se houver violação, prostituição, ou se a pessoa que fizer sexo com esta estiver responsável pela sua educação. No entanto alguém com a idade inferior a 18 anos não pode consumir nem álcool, nem bebidas alcoólicas. Antes de mais eu não estou contra à proibição dos menores puderem adquirir tabaco ou bebidas alcoólicas. Mas que existe uma discrepância estúpida entre estas leis isso ninguém me tira da cabeça.
Link para as fotos?
Sejamos civilizados por favor… Se fosse a sua filha queria ver se dizia a mesma coisa.
Menos comentários idiotas…
Se fosse a minha filha para alem de a encher de porrada e de a por fora de casa teria a decência mínima de publicar as fotos para ela aprender!
É tão bom cuspir para o ar…
Aposto que se fosse não terias essa opinião…
Tanta estupidez junta…. Vê se que não deve ter Filhos…
Este publicam… Morri para o pplware.
noticia tendenciosa… porque razao temos de saber a profissao do homem? da a entender que os profissionais de TI nao têm mais nada que fazer a nao ser aliciar menores ou jovens….
quem o fez deve de ser punido severamente… acho que nestes casos nao devia de haver atenuantes…
ps: se ele fizesse isso a um/a filho/a meu nunca mais andava na vida.
É a info da própria PJ
eu sei disso.
mas acho que nao tem interesse nenhum para a noticia ou para o caso. mas isto é a minha opiniao e vale o que vale