PJ avisa sobre a Internet
A Polícia Judiciária tem em curso diversas investigações relacionadas com situações de burla resultantes da aquisição de bens através da Internet.
Muitas dessas situações correspondem a aquisições de bens de valor elevado, como sejam, viaturas automóveis, obras de arte e de colecção, verificando-se que a maior parte dos sites onde aparecem as propostas de vendas se encontram domiciliados no estrangeiro, levantando acrescidas dificuldades na investigação e na identificação dos responsáveis.
Sabendo-se que as vendas através de lojas virtuais têm tendência a aumentar, até pelo que representam pela facilidade do acesso apenas a um terminal de computador, possibilitando a transacção de produtos nos sítios mais recônditos, a Polícia Judiciária, numa perspectiva preventiva, alerta para alguns cuidados que os compradores on line devem ter, sempre que recorram a esta actividade que envolve alguns riscos, desde logo,
- por não se ter um contacto pessoal com os promotores dos produtos
- e pelo facto de não poder ter uma observação in vivo desses mesmos produtos
Nesse sentido alertamos os utilizadores para que respeitem as seguintes regras nas suas compras on line:
1 – LOJA SEGURA
Procure comprar em sites ou lojas virtuais seguras, certificadas, recomendadas ou conhecidas, de preferência que indiquem o seu objecto social e contactos, ou outros elementos que permitam verificar a idoneidade.
2 - NÃO CLIQUE, ESCREVA Digite sempre o endereço para o site respectivo, assim evitando destinos falsos ou indesejáveis.
3 - DESCONFIE DE PECHINCHAS E DE FRETES GRÁTIS Antes de comprar, informe-se sobre a garantia do produto, compare qualidade e preços, qual a moeda da operação, o valor da respectiva conversão cambial, assegurando-se de estar ou não ainda sujeito a impostos e a acréscimos de transporte.
4 – RESISTA A PRESSÕES DO VENDEDOR Estes procuram fragilidades demonstradas pelos clientes, por exemplo, muito interesse no produto e urgência na obtenção. Nos leilões cuidado com licitações fictícias com objectivos inflacionários do preço e do número de interessados.
5 – NÃO SE AFASTE DO CANAL DE PROMOÇÃO INICIAL Uma alegada proposta do vendedor propondo fazer uma transacção particular, fugindo à comissão da empresa gestora do site, acarreta riscos de fraude que devem ser considerados.
6 - GUARDE/ARQUIVE COORDENADAS De todas as etapas do pedido, para poder reclamar se algo de errado acontecer ou mesmo se alguma promoção não for cumprida. Esses registos podem ser úteis no caso de falhas, de comprovação da encomenda ou fraude.
7 – USE PREFERENCIALMENTE CARTÃO DE CRÉDITO Prefira pagar com este meio de pagamento, é mais fácil cancelar a compra e identificar o vendedor no caso de ter de recorrer aos tribunais. Evite o pagamento através de sistemas de remessa de dinheiro, de comprovativo meramente numérico e/ou que não obrigue à identificação do destinatário.
8 - REDUZA OS RISCOS DE FRAUDE Tenha cuidado ao divulgar dados pessoais e de contas bancárias. Caso faça frequentes compras on-line, obtenha um cartão de crédito de valor limitado ou específico para a situação em concreto, ou use sistemas de NET/pagamento que limitam os riscos.
9 – CONFIRA Quando a encomenda chegar confira se o produto corresponde, o valor cobrado e outros elementos que constem da aquisição (manual de instruções, certificado de garantia,…).
Este artigo tem mais de um ano
Ora ai está o manual completo de compras com segurança na internet.
Cada vez mais se utiliza este meio para fazer as compras e penso que com o tempo a segurança tem vindo a aumentar se bem que é preciso ter cuidado com as ditas lojas que o artigo acima refere.
http://www.pc-tudo.com
Já dizia a minha mãe: “Ninguém dá nada a ninguém…”
Volta e meia aparecem aqueles tipicos scam/spam no email… é logo lixo com eles… No entanto há pessoas muito crédulas, provavelmente também acreditam no Pai Natal… por amor de deus, acham mesmo que a microsoft ou a coca-cola vos dá X euros por cada mail enviado!?
Chain letters/mails/sms just: SUCKS!
Em termos de compras online, só sites de confiança, e quanto a ebays… cuidado, eles (scammers) andam sempre a arranjar novas formas de enganar o pessoal. Principalmente pessoal do Reino Unido…
Mais um pormenor, quando receberem um mail com uma oferta fora do normal, que supostamente venha de uma empresa conhecida, não façam reply, copiem e colem o endereço de onde veio supostamente, e perguntem mais detalhes.
99% das vezes o scammer usou outro endereço no “reply-to”… e atenção ao endereço em si, se o domain não for exactamente igual ao dessa “empresa” conhecida… desconfiem ou ignorem.
Recebi aqui à dias um engraçado supostamente da Nokia, mas o endereço era algo@nokia.qqkoisa.org … Poupem-me… Scammers amadores 😛
Apenas mais um conselho, temos um optimo serviço chamado MBNET.
Ao invés de usarmos o nosso cartão de crédito normal, podemos recorrer a este serviço, pois ele gera uma espécie de cartão virtual VISA, com o qual podemos efectuar pagamentos “normalmente”… MAS… e aqui vem a grande diferença… Tem PRAZO. ou seja…. vamos supor que alguém consegue obter a base de dados de alguma loja online, mesmo que queira usar os nossos dados, não adianta porque entretanto o cartão expirou 😀
O problema do MBNET é que paga-se 1 dolar cada vez que registamos esse cartão mbnet virtual no paypal.
Fora isso é de aproveitar agora para fazer compras nos EUA que o euro está a 1,5 doláres.
Boas dicas. 😀
@AR
Eu uso o MBNET. Só não percebo para que é preciso meter o Paypal ao “barulho” se o MBNET faz o pagamento directamente. Há alguma vantagem em registá-lo no Paypal?
Boas…alguem podia postar um tutorial pa ver como funciona o paypal e mbnet?
É isso mesmo pplware, um tutorial para pagar por MBnet usando cartões de crédito seria muito bem vindo!
Eu já usei Mbnet umas duas vezes, mas sempre com receio, porque há pouca informação acerca de como colocar acertadamente os códigos numéricos, etc etc.
Pensem nisso 😉
Paga-se cerca de um dólar no Paypal pela taxa de câmbio, dado que o Paypal funciona em USD. No entanto quem tiver um cartão American Express, por exemplo o emitido pelo BCP (não, não sou accionista…) não paga essa taxa no Paypal, nem se associar o seu cartao AMEX ao MBNET. A vantagem de usar o Paypal no EBay é o seguro de 500Euro para pagamentos efectuados por esta via.
Comprar coisas usadas por exemplo no miau, ebay, entre outros sites do genero, pode sair caro. desisti de comprar coisas na net em segunda mao. a grande maioria nao tem garantia e tem acrescidos os portes, no final de contas, novo e com garantia e loja para suporte técnico na minha cidade vale a pena. a nao ser que nao haja mesmo cá o produto em questão, evito comprar produtos online a nao ser software
Se alguém recebeu um tijolo ultimamente não fui eu embora tenha aqui uma palete suspeita em stock.
Se alguem precisar de viagra ou alongadores eu vendo barato 😀
Aparte, tudo o que tenho comprado vem por contra-reembolso e como tenho meio de ver a coisa antes de efectivamente lhe por a mão em cima facilita bastante.
Do esntrageiro só tenho mandado vir tralha de lojas com feedback bastante positivo, nomeadamente da alemanha e espanha.
Atenção às compras com origem na Costa do Marfim (Cote D’Ivoire)
Se pedirem o pagamento de uma taxa para debloquear a transferência bancária- é uma fraude
Cuidao com Mr Silvane Delane e Yapi Amon Constance