Picon – Configure facilmente o seu Raspberry Pi
Overclockings no PI é simples e rápido
O Raspberry Pi é um dos mini PCs mais populares e potentes, que tem servido de base a muitos projectos interessantes (pode consultar os projectos na página do projecto aqui). Este mini equipamento, do tamanho de um cartão de crédito é capaz de reproduzir vídeo com qualidade Blu-ray e renderizar gráficos 3D, entre outras tarefas.
No seguimento da nossa parceria com a INMotion apresentamos já uma lista de componentes essenciais e também opcionais, de termos ensinado a instalar/configurar um conjunto de serviços (ler artigos no final).
Hoje vamos conhecer o projecto Picon, que permite configurar um Raspberry Pi de uma forma muito simples e intuitiva.
Os utilizadores que têm menos conhecimentos em Linux e possuem um Raspberry PI, têm agora à disponibilização o Picon - Gestor Gréfico de Configurações que permite definir um conjunto de paramentos no ficheiro config.txt. Este ficheiro é usado para o sistema ler e guardar várias configurações do Raspberry Pi que normalmente são feitas ao nível da BIOS (apesar do Raspberry Pi não ter uma BIOS convencional).
A aplicação, desenvolvida em Java, não é para correr dentro do PI (apesar de ser possível) mas sim a partir de qualquer PC com Windows, Linux e MacOS.
Principais configurações
O Picon permite um conjunto de configurações (que normalmente são de alguma complexidade sendo realizadas via CLI), das quais se destacam:
- Overclocking ao nível do CPU, GPU e SDRam
- Opções avançadas para overclocking, definição das voltagens da GPU e SDRAM, modo turbo, alteração da frequência do processador da GPU, etc
- Opções para configurações relativas à saída de vídeo: Alternar entre NTSC e PAL, rotação do screen, personalizações ao nível do HDMI 3D, etc
Como usar o Picon?
A utilização do Picon consiste em criar o ficheiro config.txt com as configurações (no PC/Mac) e depois passar esse ficheiro para dentro do cartão SD do PI. Para isso,basta descarregar o Picon (aqui), aceder ao cartão via PC/Mac e colocar o ficheiro config.txt, que é criado pelo Picon, dentro da partição de boot.
Para os utilizadores do Linux, a execução do Picon é realizada através do seguinte comando
java -jar PiCon.jar |
Depois de realizadas as configurações, não se esqueçam de as gravar para que estas fiquem no ficheiro referido.
Licença: GPL
Sistemas Operativos: Windows | Linux | MacOS
Download: Escolha aqui a sua versão
Homepage:RaspberryPI
Artigos sobre o Raspberry Pi
- NOOBS – Novo sistema de instalação para Raspberry Pi
- BerryCam – Controle a câmara do Raspberry Pi com o iPhone
- Conheça o Macintosh mais pequeno do mundo…e a funcionar!
- Como configurar uma impressora USB?
- RAspyFI – Mais um sistema operativo para o seu Raspberry Pi
- NOOBS – Novo sistema de instalação para Raspberry Pi
- Vamos por o Raspberry PI a postar a temperatura no Facebook
- Como ligar um disco externo…
- Sistema de notificação do twitter com LED
- Transforme o seu Raspberry Pi num servidor de VPNs
- Crie a sua própria Cloud
- Enviar e-mails via Gmail
- Como aceder-lhe remotamente?
- Lista de componentes essenciais e também opcionais
- Instalar o SO RaspbianOS no Raspberry
- Como ter vários sistemas operativos…
- Configuração do teclado
- Configuração de rede Wireless e Wired
- Primeiras configurações
Este artigo tem mais de um ano
Desculpem la mas este “Raspberry Pi” serve para quê mesmo???
Ai ai ai ElectroescadaS, onde andas tu? 🙂
Bem, o PI serve para quase tudo. Basta ter ideias. Basicament eé uma placa electrónica que podes programar as mais diversas funções. Além disso, tens muitos sistemas operativos para meter la dentro e transformar, por exemplo, o PI num media Center.
Valores mais altos se levantaram e a habitual cusquice aos vossos blog, fóruns e Facebook já não são tão habituais quanto gostaria. Daí ter que fazer alguns ajustamentos. O que vale é que conto sempre convosco para tentar estar em cima dos acontecimentos…
Interessante!
O Ppplware esqueceu-se de referir o mais importante: fazer overclock no RPi corrompe os dados do cartão de memória.
Nelson, onde leste isso?
Por experiência própria, e podes confirmar aqui:
http://elinux.org/RPiconfig
Na secção “SD Card Usage with Overclocking”
Concordo plenamente contigo, já fiz overclocking ao meu PI… Corrompe dados do cartão de memória e dados da pen drive . É que eu tinha o Berryboot, em que a função do cartão de memoria apenas servia para dizer qual a partição/dispositivo onde esta montado o S.O. e com o qual S.O. (distribuição) que queremos arrancar. Era na pen drive que lia, gravava, carregava e fazia todas as modificações ao S.O. E era uma pen da Kingston de 16 GB que pifou.
Pode corromper e pode não corremper. Depende de vários factores, por exemplo fonte de alimentação, cartão de memoria e do batch que saiu o raspberry. Tenho dois raspberry, um as vezes corrompe com overclock e portanto não uso nesse. Outro com o mesmo overclock nunca corrempeu dados.
Muitos dos problemas de corrupção de dados com overclock podem ser resolvidos com uma combinação decente de fonte de alimentação + cabo USB. Estabilidade e nível de tensão na extremidade do cabo USB (e não à saída do transformador) são muito importantes. Especial atenção a quem usa periféricos USB tais como discos externos, dongles wi-fi e afins.
Se calhar corrompe os dados porque não dispões de uma alimentação suficiente. É pelo menos necessário 1.5A para que o RPi se aguente decentemente sendo que 2.0A é o melhor. Caso sejam usados carregadores de telemóveis convencionais dificilmente se consegue tal potência.
Um Pi com dissipadores…
eh eh eh, nao precisas. Não aquece assim tanto..e é controlado.
Se ligares o “force_turbo”, não.
A nova versão do Noobs 1.3 beta suporta a instalação de multiplos SOs bem como uma interface de multi boot no raspberry pi!
http://www.raspberrypi.org/archives/4863
Yups, ja tinha lido sobre isso. Vou analisar.
PP
Obrigado pelas dicas uma vez mais pplware!!
Boa noite
Iniciei agora o raspberry Pi mas nao consigo que ele aceite comandos do terminal.
Diz comand not foud
e não faz mais nada.
Se me poderm dar uma ajuda agradeço desde ja
Obrigado