Quantcast
PplWare Mobile

Pela primeira vez a Samsung supera Apple em popularidade

PUB

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. mzzr says:

    a velha frase. samsung nunca mais. sem updates, touchwiz lento, smartphones de plástico…

  2. fran says:

    pra mim já é a mais popular desde à 3 ou 4 anos que tenho um galaxy gio smartphone que custou 120 euros na altura e antes de ir deitar ainda dá para ver uns videos no youtube. grande máquina, equanto os iphone 2 e 3 já estão com musgo ou transformados em garrafas de água, apple é lixo, desculpem lá

    • Tiago says:

      Apple é lixo?
      Bem, atingiste um nível tão alto que não tenho capacidades para te responder.
      Realmente a Apple é mesmo um lixo!

      • João says:

        Como utilizador de iphone desde os primórdios do mesmo, lamento dizer, não é lixo, mas atualmente é decepcionante ter um iphone com um so limitado e que pouco evoluiu durante anos.

        • Lourenço says:

          jailbreak!…

        • o pior mesmo é ter de pagar para ter mais memoria no says:

          o pior mesmo é ter de pagar para ter mais memoria no icloud, apesar de o iphone ter tantos gb de memoria. devia dar para meter cartao de expansao de memoria. É O unico defeito que aponto juntamente com o quao caro sao os produtos da apple, mas admito, sao bons produtos. actualmente tenho um telefone sony, um tablet samsung e um mp3 (ipod) da apple.
          é tipo guerra das marcas ca em casa xd

    • Não Não says:

      Pronto, está provado o estudo a 200%

      Com fãs destes, como é que é possível alguém competir com a Samsung?

      Bem diziam os estudos que os utilizadores de iPhone eram mais inteligentes…

      • Balmer says:

        Não ia por ai, no lado da Apple tens precisamente o mesmo tipo de fãs. De vez em quando tens aqui um a dizer que o iPod dele tira cafés enquanto reproduz musica como se uma banda estivesse ali ao vivo na sala de estar, enquanto o Android XPTO derreteu-se na mão ou qualquer coisa do género.

        Se queres achar isso inteligente, bem…

        Por outro lado, dizer que um Gio é uma grande máquina… fo… eu até apreciei alguns dos smartphones da série S, mas dai a um Gio.

      • XXT says:

        A maioria dos fãs da Apple são americanos, o que prova que ser fã da Apple significa não dever muito à inteligência. Aliás, comprar equipamentos com preços super inflaccionados e que fazem o mesmo que qualquer outro smartphone não é nada inteligente e é isso precisamente que fazem os utilizadores de iphone, compram um para depois enviarem mensagens, navegar na net, chat, jogos, etc, coisas perfeitamente normais que qualquer equipamento faz sem qualquer espécie de dificuldade.

        • wishmaster says:

          Concordo contigo.
          E tem a ver com a popularidade de um produto, toda a gente quer…independentemente de existirem produtos que fazem o mesmo por menor preço e muitas vezes fazem melhor.

          Para mim, as principais qualidades da Apple (n só nos smartphones mas no geral) são a qualidade dos seus produtos e o sistema operativo.

          Mas a qualidade n justifica o preço que eles pedem pelo produto e por isso não compro Apple. QUanto ao sistema operativo, nos computadores, a diferença vem-se esbatendo com o Windows a ficar mto mais estável…e nos telemóveis, o Android apresenta estabilidade suficiente, pelo menos nos bons telemóveis, por isso também não se justifica pagar mais e ter algumas restrições.

          • lol says:

            Nos computadores a diferença vem-se esbatendo??? Epa não podendo descordar da maioria do comentário, está frase parte tudo.

            Só prova certamente que estamos perante um usuário que não tem ou não sabe do que fala.

            Tenho pcs de ambos e posso afirmar que com as bostas constantes dos novos sistemas da Microsoft a diferença está cada vez maior. Até nos pcs windows tenho o sistema operativo Apple, usando windows apenas para um ou outro jogo.

    • Jonathan Fitzgerald says:

      LOL! Versão de Android super ultrapassada, memória interna nem chega a 256Mb, memória RAM mal passa os 256Mb…amazing…

      Depois metes-te a comparar com modelos que são mais antigos que esse, mas acho que mesmo assim… http://memecrunch.com/meme/3DM2L/my-bullshit-detector/image.jpg

      Fanboys (seja de que marca for) are amazing…

  3. Tiago says:

    Como é que fizeram este estudo?
    Pelos likes no facebook ou instagram?
    O quê? Agora a Samsung armou-se em pita a meter fotos de bikini e com isso ganhou mais likes e sente-se mais popular?

    Ironias à parte.
    Este estudo é estupido. Em primeiro lugar tinha de estar a Google. Quem não conhece a google vive provavelmente num buraco escuro.
    Acho estranho a Samsung vir em primeiro num ano que pouco vendeu, isto parece-me marketing puro.

    • Cabecinha Pensadora says:

      Pouco vendeu… Este pessoal pensa que a Samsung é so telemoveis topo de gama… Pois bem:

      A Samsung tem uma gama de Smartphones para todas as classes.
      Uma gama de tablets para todas as classes.
      Tem televisoes, portateis, eletrodomésticos etc, etc.

      O seu reconhecimento vem de diversos sectores e nao apenas do sector dos SmartPhones.

      Alias este estudo é da marca em si e não dos seus departamentos. Como podes ver o primeiro lugar vai para uma cadeia de mercado alimentar.

      Mas pronto, ha que pensar so num lado…

    • Francisco Pinto says:

      O estudo mostra toda a sua qualidade quando diz que a Samsung tem melhor performance financeira que a Apple…) 🙂

      • Helena says:

        Foi mesmo nisso que reparei… na altura em que a Apple se tornou a empresa mais valiosa aparecer a Samsung com melhor performance financeira… estudos a pagantes dá nisso, quem paga mais aparece mais alto.

      • JJ says:

        A Samsung não é só smartphones e tablets!

        A Samsung como marca deve vender mais do que a Apple como marca.

        Para quem não sabe a melhor marca de maquinas de lavar roupa é a Samsung. As TVs da Samsung são das melhores. Todos os electrodomésticos da Samsung estão entre os melhores nas suas categorias.

        Por isso a Samsung como marca é facilmente mais conhecida como Apple. Porque até os clientes super fãs da Apple, são capazes de ter em casa algo da Samsung.

    • Carlos says:

      Sabes que a Samsung é MUITO mais que uma marca de smartphones correto? Até frigoríficos tens da Samsung.

      Deixem de ser facciosos e aprendam um bocado.

  4. Mikes says:

    A Samsung não está em pressão pela Apple, a Samsung está em pressão pela concorrência emergente das novas marcas dentro do Android.
    Aliás, este artigo mostra bem isso.
    Porque é que a Apple desceu? Porque a sua imagem de inovação, exclusividade, estabilidade e prestígio em 2014 foi sempre a cair. Novos OS cheios de bugs, novela U2, fotos dos famosos, quebra de confiança, festa anual com muito fumo mas fogo fraco… 2015 não me parece melhor.

    • Lara says:

      A Apple esteve a cair? Deves viver num buraco, lá para os lados do bin laden… A Apple não so revolucionou a área dos smartwatchs e ainda não lancou absolutamente nada como atngiu o maior numero de vendas de sempre.

      Essa dos bugs deves estar a confundir o kitkat porque sempre que o IOS sai tem bugs que depois são corrigidos… já o kitkat ainda lá anda como um falhanco total do Android.

      Já 2015 deve ser pior, com o lancamento do Iwacth e do lancamento do potencial projecto do Icar…. realmente devias sair mais vezes do buraco para veres o mundo.

      • Mikes says:

        Sim. Como mostra a tabela, a Apple caiu!
        Se encontrares por aí um wifi perdido, deve ser do meu imac. Desde o yosemite que tenho este problema e a apple não corrige.
        Tem um bom dia.

        • Rui C says:

          Não sabes o que dizes.

        • Não Não says:

          Ninguém acredita em ti, sabes?

          O lollipop não tem chegado a ninguém e está cheio de bugs, só não ves nas notícias, porque ninguém tem para se queixar, a Google não lança as atualizações devidas, etc…

          O problema do iCloud, só quem for idiota é que dá culpas à Apple, ou hater, que é a mesma coisa… ninguém tem culpas que a gaja tenha posto perguntas de recuperação de pass muito fáceis.

          Já malware no android… Directo da store?

          • Mikes says:

            Olha. Já nem vou dormir por causa disso.

          • Darkvoid says:

            Eu acredito no mikes!

            Além de que o lolipop em alguns dispositivos depois da versão 5.0.2 já começa a mostrar rendimento, quer performance quer de bateria.
            Como tudo hoje em dia que sai.
            Sai 1º com erros e depois vai-se resolvendo.

  5. Benchmark do iPhone 6 says:

    Quer-se d’zer, a tal cadeia de supermercados na lista anterior não aparecia, como é que agora ganha em 4 das seis categorias (fica em segundo nas outras duas)?

    E que é que estão tantos supermercados na lista a fazer?

    E como é que a Samsung ganha à Apple em desempenho financeiro? Nas outras categorias ainda vá que não vá – devem ter perguntado “Destas marcas, de que electrodomésticos gosta mais?”

    Que é que aconteceu à Coca-Cola? E às tabelas da marca mais valiosa (value brands), em que a Apple está sempre em primeira, diga-se de passagem?
    http://www.bestglobalbrands.com/2014/ranking/

    • JJ says:

      Uma coisa é marca valiosa outra é a popularidade da marca.

      Por exemplo o “Touro de Osborne” apesar de ser de um produto/empresa espanhola, tornou-se um símbolo de Espanha e é uma marca/símbolo bastante valioso por ser conhecido em todo o mundo. Mas, não é popular.

      Por exemplo, se uma empresa de estatísticas, perguntar-te quais são os anúncios publicitários que se lembra de ter visto na ultima semana na TV, mais rapidamente vais dizer que foi do Continente ou outra cadeia de supermercado, do que da Apple.

      Uma cadeia de supermercado, visitamos quase todos os dias já uma loja da Apple só vamos lá quando queremos comprar alguma coisa da marca ou para alguma problema técnico.

      Outra coisa é o que eu costumo dizer… a Apple esta a voltar a popularidade que tinha nos anos 90.

    • João says:

      Tanta asneira dita de uma só vez. Lol. Desde quando a cotação em bolsa significa poder financeiro. Outra coisa, a performance dos iphone vai depender dos processadores samsung rapaz. LoL

      • Benchmark do iPhone 6 says:

        E desde quando “marca mais valiosa” é apenas cotação em bolsa? E desde quando é que os iPhone depende dos processadores da Samsung, boy?

        • Imparcial says:

          Desde que a Apple pediu processadores para iPhones à Samsung! Sim, a Samsung produz SoC’s!

          A Apple já encomendou em tempos processadores à Samsung e há quem diga que nos próximos tempos voltará a fazê-lo! O Pplware já publicou isso, não leste? Onde estiveste? Actualiza-te!

          • Benchmark do iPhone 6 says:

            Encomendou, em tempos … o fabrico.

            A Apple nunca usou um processador/SoC “da” Samsung. Não és capaz de perceber a diferença entre conceber um chip e fabricá-lo (seguir as instruções de quem o concebeu)? Olha que a diferença é muito grande. Desde o iPhone 5 que é a Apple que desenha os seus próprios SoC. Quanto ao fabrico, há-de ser encomendado a quem oferecer melhores condições. O do iPhone 6 e 6+ foi encomendado à TSMC

            P.S. O que não o torna o processador da TMSC, até porque, como se diz, foram feitas encomendas menores à Samsung – que também soube seguir as instruções 🙂

          • Francisco Pinto says:

            E desde quando produzir para a apple processadores desenhados/concebidos por esta(Apple) torna os processadores da Samsung??

    • 100 unhas says:

      We are free to do what you tell me!

  6. Rui Silva says:

    O lema “Apple é Apple” coincide com a verdade e sempre vai existir para aqueles que optam pelo status, segurança e simplicidade.

    Digo e sempre direi que o Android já ultrapassou o iOS em termos de qualidade. Enquanto assim se mantiver o direi. O meu primeiro foi uma desgraça até sondar o mercado e encontrar um a bom preço.

    Marketing dá o seu devido sucesso, tal como a Nike. Mais nova que a New Balance e, no entanto tenho visto muitos com o calçado dessa marca nos últimos tempos. É tão cara como a Nike mas gosto muito.

    Porquê gastar 899€ por um 6 Plus que dobra (um smartphone tão caro e que deveria ser tão resistente como o 6) enquanto posso comprar 3 1+1 de 64 GB?

    Das coisas que trouxeram má imagem em 2014 foi a iCloud, fenómeno bendgate, imensos bugs (do tempo do Jobs não me lembro),…

    É tal e qual como a história do Honda NSX vs concorrência. Custava uma fração do valor de um supercarro normal e distinguia-se pela fiabilidade e condução. Não tinha um motor propriamente potente mas era um peso pluma.

    • Rui C says:

      Parei de ler quando começaste a falar em status.
      Ás vezes coloco a duvida se a malta que aqui vem dizer mal da Apple e bem de Android’s cheios de lag fala a sério .. plz!

      Como nunca tiveste um iOs não sabes o que é não ter stresses, nem bloqueios nem lags. Portanto tens essa triste opinião.

      Tive Android, Windows Phone e por ultimo iOs , fui utilizador durante 5 anos dos dois primeiros, à coisa de 1 ano comprei Apple , os outros 2 equipamentos já foram de vela, e eram os topos de gama.
      Realidades diferentes em tudo, a qualidade nota-se. Nunca fiz um reboot , nem uma app crashou. Tenho imensas abertas e os equipamentos continuam rápidos.

      • wishmaster says:

        Nunca deves ter mexido num android em smartphone topo de gama de certeza. Aqui não há lag, amigo. E em quase dois anos de utilização bloqueou uma vez. É mau?

      • JJ says:

        Tendo em conta que o WP8 saiu só em 2012 e estamos em 2015, esse equipamento Windows Phone que tiveste era com WP7.

        Nesse sentido, não deves ter testado o WP8/8.1…

        Outro ponto, quando uma app falha por vezes tem-se a mania de culpar o SO, mas normalmente a culpa será da utilização ou do programador. Quando um programa falha num computador, não se diz que a culpa é do Windows ou Mac, mas sim do programa, porque é que no mundo dos mobile a conversa é outra? Enfim…

      • Rui Silva says:

        O meu pai tem um iPhone 5S (que eu próprio lhe recomendei na altura) e aquilo chateia sempre que me pede ajuda em alguma configuração.
        Quero ir a App Store pede passe. Ele não vai muito aí e esquece-se sempre da passe.

        Como o Android é muito conhecido em Lags aconteceu-me na Sexta-feira pela primeira vez no iPhone.

        Mais provas não posso dar. E Windows Phone, para mim não vale a pena. Dou mais apoio aos SO do Núcleo Linux.

      • Carlos says:

        Rui,
        Aprecio o teu comentario mas tens falta de conhecimento. Comparas IOS com Android e WP. Não falas de Blackberry OS. Ja utilizei todos como tu. Tive um lumia dei como prenda a um sobrinho. Tive um Galaxy 4s, vendi. Tenho um Apple 5S na secretaria que deixei de utilizar ha cerca de 4 meses. Sempre tive em paralelo um Blackberry. A evolução do OS da Blackberry foi incrível e agora com a ultima versão no Passport (único telefone que utilizo) e de longe a mais intuitiva, fácil de utilizar, rápida e eficaz. Continuo a utilizar o Ipad (de longe o melhor tablet no mercado) mas a nível de telefone sem duvida que como um “overall package” o Blackberry esta muito acima de qualquer outro telefone/OS.
        Cumprimentos.
        BB forever.

  7. Marcelo Barros says:

    Estamos a falar da marca Samsung e não apenas de telemóveis.
    Vão aparecer muitos fan raivosos a dizer que o meu iPhone e xpto.
    Marca Samsung com todo o seu universo.

  8. Rebelde says:

    Quando falam da Samsung vêm logo com a meia maçã. A Samsung é: telemóvel, tablet, portátil, PC, processador (neste caso até dá Apple), disco rígido, TV, telefone, frigorífico, máquina de lavar louça/roupa, máquina fotográfica, máquina de filmar, bluray discos, CDS, bluray leitor, DVD, auto rádio, sistema de som, máquinas de saúde,à até esferográficas fábrica e na loja da Apple usam dessas. Lol como se pode comparar com uma marca que do vende telemóveis e alguns PCs.

    • JJ says:

      Falta ainda: discos rígidos HDD e SDD, pen’s, cartões de memoria, gravador de CD/DVD internos/externos, gravadores voz portáteis, heatphones, etc…

    • Não Não says:

      PCs Windows

      Telemóveis e tablets Android…

      Como os outros… qualquer chinês…

      Vai ter de comer muita sopa…

      A Apple desenha os seus CPU e entrega a quem fabricar melhor e mais rápido, essa dos CPUS serem Samsung é só para fanboys, até porque agora estão a dar à TSMC o contrato, e a Samsung chupa no dedo e tem prejuízos…

      • Rebelde says:

        PCs Windows e Linux, depende da escolha, até podes por o OSx. Depois telemóveis não devem ser Android, mas sim smartphones, a Apple não tem telemóveis. Mas a Samsung também tem smartphones com Tizen e Wp.

        Fora o resto que fazem.
        E podes dizer que a Samsung Eletronics não faz tanto lucro como a Apple (prejuízo não tem), agora a marca Samsung está presente em mais países e em muitos, mas muitos mais dispositivos/eletrodomésticos.

      • JJ says:

        A secção mobile da Samsung pode ter prejuízos, mas a Samsung por um todo não tem prejuízos.

        • Francisco Pinto says:

          A Samsung por um todo não teve prejuizos mas teve quebras nos seus lucros! Logo teve uma perfomance financeira pior que a Apple que foi exatamente o contrario! Teve aumentos nos seus lucros!! 🙂 🙂

          Vender mais(frigorifico,maq.foto,etc) produtos não que dizer que tenha melhor perfomance financeira que outra que Vende menos produtos!

          • JJ says:

            Sabes qual foi o principal motivo para ter prejuízos?

            Foi porque perdeu em 2014 algumas batalhes de patentes, logo fez com que perdesse alguns rendimentos face ao ano anterior.

          • Francisco Pinto says:

            Não JJ! O Principal motivo está na divisão de Telemoveis que teve perdas e quando falo em perdas não estou a falar em prejuzios mas sim quebras de lucros! E isto deve-se à estrategia da Xamxung que lança 10 ou 20 smartphones novos ou variantes dos mesmos por ano, e para os vender tem de fazer promoções dos mesmos. basta ver que que umas semanas depois de lançar um novo galaxy este já se encontra em promoção nums loja “perto de ti” e à quantia “astronomica” que gasta em markting(cada vez é mais)! toda a gente fala do markting da Apple mas a Samsung gasta 10 vezes mais em markting que a Apple!

  9. Miguel says:

    Para mim nem samsuxa nem apple!

    XIAOMI 😉

  10. CSilva says:

    Impressionante os disparates que aqui se dizem! Parecem empregados das marcas. Fico com a ideia que recebem por dizer bem de uma marca e mal de outra. Cada um compra aquilo que quer, pode ou consegue, o resto é conversa de mercado!

  11. B@rão Vermelho says:

    Há pessoas que estão a confundir Samsung com telefones e Androide, mas a Samsung é mais que simples telefones, é uma gigante com diversos setores e os mais variados ramos de atividade.
    Se o estudo apenas fosse dedicado aos telefones ai sim este estudo não tinha credibilidade nenhuma.

  12. JJ says:

    O que as vezes acho mal nestas comparações é o facto que a Apple só vende PCs, Tablets e Smartphones (e respectivos produtos relacionados).

    Já a Samsung, alem de PCs, Tablets e Smartphones… vende uma grande variedade de electrodomésticos, que são dos melhores dentro das suas categorias.

    Ou seja, não se pode fazer uma comparação directa a nivel de marca entre a Samsung e a Apple, porque apesar de terem produtos no mesmo tipo de mercado, a Samsung como marca tem muito mais mercados de venda do que a Apple.

    Acaba por ser o mesmo de dizer que uma cadeia de supermercado é mais popular que a Apple… É normal a Apple ainda não vende maças, mas a cadeia de supermercado pode vender produtos para a Apple.

  13. darth says:

    a KRAFT agora chama-se Modelez… por isso este estudo é um pouco tanga

  14. Pedro almeida says:

    No mundo só há uma marca Apple o resto são tudo cópias sou cliente da Apple e nunca tive problemas isto são tudo tretas o que é bom tem um valor

  15. Apolo says:

    Continuo a preferir Sony, Motorola ou LG do que Samsung, os motivos vários. Em relação à Apple o problema continua a ser o sistema bastante fechado e limitado, mas lá está para manter fluidez teem de sacrificar funcionalidades.

  16. Benchmark do iPhone 6 says:

    Como gostam destas coisas e como saiu hohe, deixo-vos o: “2015 BRAND KEYS CUSTOMER LOYALTY ENGAGEMENT INDEX”

    Procurando pelas categorias hão-de encontrar a Apple e a Samsung.

    O que mede: por tipo de produto/serviço, é a marca em se verifica maior compromisso de lealdade para os próximos 12 a 18 meses.

    (Clicar em: VIEW LEADING BRANDS IN THE 2015 CUSTOMER LOYALTY ENGAGEMENT INDEX)

    http://brandkeys.com/portfolio/customer-loyalty-engagement-index/

    • Benchmark do iPhone 6 says:

      … A Apple é primeira nos smartphones, tablets e headphones (Beats). A Samsung nos televisores.

      • João says:

        No estudo, marcas “de luxo” como Plantronics, Beats by Dr. Dre, Skullcandy, Koss, Creative e Philips aparecem com as piores notas no ranking (entre 57 e 72 pontos). De acordo com Ben Taylor, que dirigiu a pesquisa, essas fabricantes até possuem alguns modelos de boa qualidade em seus portfolios, mas também comercializam fones desconfortáveis e com baixa qualidade sonora. Ou seja, investem mais em marketing do que em aspectos técnicos.

      • João says:

        A Beats melhor em quê? Só se for em phones medíocres a preços inflacionados! Com essa demonstraste o que entendes do assunto. lol Nunca ouviste falar em Bose, AKG, Sony, Pioneer, Klipsch, Grado e Shure entre outros tantos bem superiores aos Beats que é um produto de puro markting sem a qualidade necessário face ao que custa…..

  17. andre says:

    Duas notas:

    1- o benchmark tanto fala do trimestre emcque a Apple vendeu mais como se fosse uma grande coisa, deve ter engolido esta notícia a seco, já te sirvo um copo de água

    2- fosse ao contrario e o título dos senhores do peoplware era “já se nota o fim da Samsung, apple já ultrapassou a Samsung em popularidade.”

    Abraço a todos.

  18. andre says:

    Benchmarking pq falas da Apple em primeiro se o telefone do ano foi um HTC? Tanto em 13 como em 2014…

  19. Srgsnts says:

    Para não variar já anda aqui tudo em guerra para dizer que marca é melhor… meus amigos, a samsung está no top de Popularidade, não quer dizer que seja o melhor.

  20. João says:

    A Beats melhor em quê? Só se for em phones medíocres a preços inflacionados! Com essa demonstraste o que entendes do assunto. lol Nunca ouviste falar em Bose, AKG, Sony, Pioneer, Klipsch, Grado e Shure entre outros tantos bem superiores aos Beats que é um produto de puro markting sem a qualidade necessário face ao que custa.

  21. João Pinturas says:

    Se calhar a revista fortune é um bocado mais fidedigna do que esse estudo de vão de escada que aparece na notícia.

    http://fortune.com/worlds-most-admired-companies/

  22. Benchmark do iPhone 6 says:

    E a empresa mais admirada do mundo é …

    Não desistam até encontrar a Samsung 🙂

    http://fortune.com/worlds-most-admired-companies/apple-1/

    • Joca says:

      Esse teu fanatismo já se torna ridículo e irritante. Já dizia o outro senhor: “porque não te calas?” Cada um compra o SO que quer, o telemóvel que quer e que melhor lhe serve e gosta. Todos os SO têm o seu bom e mau, nenhum é perfeito e o iOS está longe de o ser também. Tenho todos os SO e possuo um iPhone, um iPad, um Samsung wp, um Tab S, um iPod Touch e um Surface Pro, e meu amigo, posso-te dizer que tenho prazer de usar cada um deles com todos os defeitos e virtudes de cada um, não venhas para aqui atirar postas de pescada com argumentos “copy/past” baratos só porque és um fanboy da Apple.

  23. EacHTimE says:

    Quem sao os wegman food markets? Esses gajos são os maiores

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.