Pedrógão Grande: Site sobre fundo de apoio disponível
Está disponível, a partir de hoje, toda a informação sobre o fundo de apoio, baptizado de REVITA que tem como objetivo ajudar na revitalização das áreas afetadas pelos incêndios do mês de junho que afetaram a região centro do país.
O anúncio foi feito pelo Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social no site oficial do Governo.
Os incêndios de grandes proporções que afetaram os concelhos de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande em junho de 2017, acarretaram graves e trágicas consequências, das quais resultaram a irreparável perda de vidas humanas, bem como sérios prejuízos materiais.
Neste contexto, o XXI Governo Constitucional decidiu criar o REVITA, um fundo de âmbito social, com o objetivo de gerir os donativos entregues.
O REVITA agrega a recolha de donativos em dinheiro, em espécie de bens móveis ou em serviços, com vista à sua aplicação integral na revitalização das áreas afetadas pelo incêndio, prioritariamente na reconstrução ou reabilitação de habitações e seu apetrechamento.
Como aderir?
Podem aderir ao REVITA todas as entidades públicas ou privadas que desejem fazer donativos em dinheiro, de bens móveis ou serviços.
As manifestações de interesse de adesão ao fundo devem ser enviadas por e-mail. Saber mais aqui.
Toda a informação aqui.
Este artigo tem mais de um ano
Tá bonito
O estado apodera-se das ajudas das pessoas e faz dele o que entender………. será que vai algum para Pedrógão ou fica todo em Lisboa, como costume?
+1
As pessoas dão dinheiro e depois o Governo lampeiro vai lá com os jornalistas entregar o dinheiro que foi dado pelas pessoas!!!!!
Pois, é a nossa política no seu melhor…. o pior é que funciona e dá votos.
As ajudas das pessoas são geridas por várias entidades privadas, não pelo o estado. Se o dinheiro não é entregue então são as entidades privadas que se apoderam destas e não o estado. Até porque as doações para a caridade são livres de impostos e o estado não vê nada desse dinheiro.
Não dou nem um cêntimo a associações ou este tipo de projectos, muito menos depois de ter lá ido dar uma ajuda e ver que ainda há gente que mal recebeu ajuda!
Querem ajudar, façam como eu.
Juntem uns amigos, arranjam coisas do dia a dia(fruta, legumes, verduras), enlatados (atum, feijão) e façam lá um fim de semana a andar por lá.
Talheres, pratos e tachos também são bem vindos(é verdade que existe pessoas que nem isso têm) e também não esquecer, ração para animais (quase ninguém se lembra deles)
Não crítico esse projeto, mas duvido muito que essa ajuda chegue onde realmente deva chegar, tal como toda a ajuda já feita não chegou, infelizmente .
Está a ser doado tanto dinheiro e acho bem que assim seja mas não sabemos exatamente para onde vai… Deveria de existir um sistema qualquer em que eu doava X euros e depois eu sabia onde é que o dinheiro tinha ido parar (reconstrução das casas, plantação das árvores, etc).
Uns dias atrás ouvi na rádio para apoiar as vítimas mas esse dinheiro ia para a cruz vermelha. Neste caso ajudaria pois sei que o dinheiro iria para uma instituição que iria mesmo ajudar quem necessita.
The Onee acredita… se esse sistema existisse seria corrompido.
Onde há dinheiro há corrupção, salvo raríssimas excepções.
Então e o milhão de euros que se angariou com a televisão, onde está ?
Está na União das Misericórdias Portuguesas.
Nossa! Se eu não tivesse lido o título, acharia que a imagem se tratava de uma cena da série The Walking Dead.
(Pergunta meramente retórica – pois, neste país, nada irá acontecer aos responsáveis por isto…)
Alguém aqui conhece algum sítio na Internet que esteja a reunir os esforços para processar judicialmente o governo e a instituição público-privada, SIRESP – com o objectivo de eventualmente prender pessoas – responsáveis por esta tragédia?
(Ou, em alternativa, se a não funcionalidade destes sistemas de emergência vai passar impune: Alguém aqui conhece algum sítio que esteja já a recolher donativos para ajudar as vítimas da próxima tragédia?)
O SIRESP não é uma instituição público-privado, mas sim totalmente privada. É sim uma parceria público-privado, e como todas as restantes parcerias deste tipo, não tem o interesse da população como objectivo principal, mas sim aumento de capital.
Eu cá nunca dei nem dou dinheiro para lado nenhum e aconselho a nunca darem, mesmo bens alimentares ou coisas do género nunca ponham nada de qualidade, sei se casos de instituições de animais bem conhecidas do grande público onde rações de veterinário e mantas boas ficam para os colaboradores, os pobres animais que as pessoas querem realmente ajudar ficam com o que sobra. A verdade é que as pessoas não gostam de outras pessoas nem de animais, gostam dos seus familiares e dos seus animais, são um lixo de seres humanos.
Doei algumas centenas de euros em águas, alimentos, pomadas para queimadas e ligaduras (que ninguém dá por ser caro) e entreguei nos bombeiros VOLUNTÁRIOS da minha confiança, não dei um único cêntimo nem fiz uma única chamada pois já sei que esse dinheiro serve para encher tachos de entidades que supostamente vão gerir o dinheiro, mas no final vão dar mais dinheiro tanto à Maria Jaquina que não tem onde cair morta e ficou viúva e com 3 filhos como ao Ti Manel que tem 300k debaixo do colchão não declarados, porque o Ti Manel tinha mais terrenos, casa maior e mais gado.
Dinheiro não dou a ninguém, comida não a nego a ninguém.