Peças do helicóptero do INEM no OLX? Imagem que circula na internet é falsa
A queda do helicóptero do INEM em Valongo, que vitimou quatro pessoas, é uma das notícias tristes da atualidade. O relatório preliminar da Autoridade Nacional da Proteção Civil (ANPC) aponta falhas "nos procedimentos" e o Ministério da Administração Interna já pediu esclarecimentos.
Entretanto, começou a circular na internet uma imagem que mostra a venda de peças do helicóptero do INEM no OLX. A empresa já veio desmentir referindo que se trata de uma imagem manipulada.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) diz ter identificados os autores dos furtos das peças do helicóptero que caiu em Valongo.
Entretanto, na internet, mais concretamente nas redes sociais, apareceu uma imagem que mostra a venda de peças no OLX do Agusta A109S que se despenhou na Serra de Santa Justa, em Valongo, no distrito do Porto.
Em declarações ao Jornal de Notícias, fonte do OLX garantiu que as imagens que circularam nas redes sociais são falsas. "A imagem foi editada. A nossa plataforma não permite selecionar a marca e o modelo, tal como aparece nessas imagens".
Tal como se pode ver, a imagem inclui a informação "Peças destroços helicóptero INEM" sendo que o valor solicitado por tais peças é de 115€. Por esse valor podem ser adquiridas "várias peças do helicóptero do INEM que caiu em Valongo" entre elas, "bocados da hélice, vidro e o logótipo do INEM", refere o aparente anúncio.
A aeronave é uma Agusta A109S, operada pela empresa Babcock, que regressava à sua base, em Macedo de Cavaleiros, Bragança, após ter realizado uma missão de emergência médica de transporte de uma doente grave para o Hospital de Santo António, no Porto.
Este artigo tem mais de um ano
Fenix a serio???
não ha respeito pelos profissionais envolvidos neste lamentavel acidente.
isto esta tudo perdido mesmo ufff
paz e descanso as vitimas
+1
“Expresso”:
https://expresso.sapo.pt/sociedade/2018-12-18-Investigacao-a-queda-do-helicoptero-do-INEM-pode-ser-prejudicada-se-pedacos-da-aeronave-tiverem-sido-levados-por-populares#gs.0qj06fk
Para vender no OLX?! F*da-se!
publicidade…
Brincadeira ou verdade, eu pergunto-me se, o idiota que teve a infeliz ideia de se divertir ou tentar lucrar com algo relacionado com a morte de 4 pessoas, nao merecia levar umas palmadinhas nas costas com um valente BARROTE de madeira…
Imbecil infeliz, devia levar com um helicoptero vazio em cima
Ou muito me engano ou esta venda é puro sarcasmo e humor negro.
Pode ser discutido o facto de não ser o sítio mais indicado para “brincar”, mas dizer que “afinal é falso” só descredibiliza os media.
Ou então estou enganado e o facto de ver humor em tudo faz de mim um bloco de gelo. Não confirmo nem desminto.
Mal vi a imagem desconfiei logo da sua veracidade por causa do tamanho e tipo da fonte do texto que foi utilizada. O layout também não está igual ao da plataforma de venda 😉
De todo o modo, falsa ou mesmo que fosse verdadeira, é uma piada de muito mau gosto, de pessoas que não têm a capacidade de entender a situação das vítimas e familiares. E também são pessoas que não têm qualquer noção de respeito.
Humor negro ou outro tipo de humor, é lamentável. Não é tanto pelo humor (que nem deu para rir o facto de ver estas peças à venda) mas pelo facto de também envolver a ideia de tirar proveito económico com a situação, portanto, não se trata de fazer uma simples piada…
Também é importante dizer que esta brincadeira (com a ajuda dos media) só deu ideias às pessoas para, em futuros desastres, se apoderarem de objectos dos destroços, que são essenciais à investigação e apuramento de responsabilidades………
Essas pessoas devem pensar se fosse com um familiar seu ou amigo, se não gostariam que o cenário do desastre ficasse intocado para que as autoridades tenham mais probabilidades de concluir a investigação e conhecer a causa do acidente.
E além de um perfeito anormal, é inculto o vigarista.
Diz-se “o” Hélice, não é “a”
Não é evidente o género do(a) hélice, e portanto não é correcto chamar de “inculto o vigarista” quem não “acerta” no género do hélice, porque… não existe o certo! Veja-se o texto do Ciberdúvidas: “No Vocabulário da Academia das Ciências (Rebelo Gonçalves), hélice é substantivo feminino. Nos dicionários de Morais (compacto), da Academia (Malaca Casteleiro) e Porto Editora (electrónico), só se regista como substantivo masculino na acepção de rebordo exterior do pavilhão auricular.
O dicionário de Cândido de Figueiredo (15.ª edição) admite os dois géneros. No Vocabulário de A. Gonçalves Viana (Reforma Ortográfica de 1911), hélice está registado como masculino e feminino.”
Abominável. Como é que alguém pode fazer uma coisa destas? Aberrante ! Isto não é humano. Horrível. Uma palavra para aqueles herois que morreram e que salvaram muitas vidas. Merecem uma medalha do Senhor Presidente da República. As mais sinceras condolências aos familiares e amigos.
https://www.facebook.com/CMTV8/videos/352170755335476/UzpfSTYzNTE2MTA1NjUwNDIwOF8xMDAwMjQ0OTc0MDE5OTQ6Mjc0NDMxODY5ODg3NzQ4XzEwMDAyNDQ5NzQwMTk5NDoyNzQ0MzE4Njk4ODc3NDhfNjM1MTYxMDU2NTA0MjA4XzBfMTAwMDI0NDk3NDAxOTk0/?multi_permalinks=274254763238792¬if_id=1545077600110241¬if_t=group_highlights
Se essa empresa tem essa atitude era bom saber que era pois tem uma política de má fé e trapacisse. Recorreu ao Olx o que desejava vender algo falso sem pagar os devidos impostos, o que faz o Olx um canal de faturação paralela esenta de obrigações fiscais e que é do conhecimento de todos…
O autor deveria ser apanhado e ser obrigado a cumprir umas boas horas de serviço comunitário. Tristeza de mentalidade de alguém que usa a desgraça dos outros para ganhar dinheiro.
Mais valiam contar a verdade toda, poucas horas depois do acidente pessoas de São Pedro da Cova roubaram material inclusive carteiras das vitimas antes de chegarem os meios do socorro ao local.
Por detrás deste incidente tem muita história por contar!
As peças tiveram sim a venda, não entendo a razão do OLX desmentir e engraçado que 8 meses depois aqui estou a comentar algo que ainda está bem vivido na memória de nós profissionais sobre o acidente.
O local tornou se algo turístico infelizmente.
povinho miserável!