PC, tablet e telemóvel serão proibidos como bagagem de porão?
Parece que não é bem assim...
Actualmente estes três gadgets estão em xeque se podem ou não estar abrangidos por uma norma que irá entrar em vigor já no dia 1 de Abril deste ano de proibição das baterias de lítio no porão dos aviões.
Mas... Será que estão abrangidos?
Este é um tema que tem estado a gerar alguma confusão e para o qual há igualmente várias preocupações no âmbito da segurança. Uma das determinações há algum tempo solicitada foi agora decidida.
Em comunicado, a Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), noticiou que será obrigatório que as pessoas, sempre que viagem de avião e levem bateria de lítio como carga (power banks), terão de as transportar como bagagem de mão.
A obrigatoriedade entrará em vigor já a partir do dia 1 de Abril de 2016 e proibe que as baterias sejam transportadas no porão dos aviões. Na base desta proibição está o perigo e risco de incêndio das baterias.
No entanto, as baterias dos PCs, smartphones e tablets, levados pelos tripulantes/passageiros não serão abrangidas por esta medida que apenas envolve as baterias de lítio transportadas como carga.
Esta lei irá afectar todas as companhias aéreas e surgiu após vários pedidos feitos por diversos agentes do ramo da aviação.
No entanto sabe-se que esta proibição irá estar em vigor, pelo menos, até ao ano de 2018, altura em que se espera que surjam novas directrizes e regras para o transporte das baterias de lítio.
Safety is always our most fundamental priority in international civil aviation.
This interim prohibition will continue to be in force as separate work continues through ICAO on a new lithium battery packaging performance standard, currently expected by 2018.
Dr. Olumuyiwa Benard Aliu, presidente do conselho da ICAO
Trata-se, assim, de mais uma medida de segurança uma vez que diversos testes já provaram que os sistemas de extinção de incêndios dos aviões não respondem adequadamente, ou seja, não estão aptos a apagar um incêndio provocado pela explosão de uma bateria de lítio.
Actualização
Notícia actualizada e corrigida às 23:30.
Este artigo tem mais de um ano
Leiam a notícia como deve ser, sff:
“It pertains only to Lithium-ion batteries shipped as cargo on passenger aircraft, and not to those contained in personal electronic devices carried by passengers or crew.”
Só se aplica a baterias levadas como carga, e não em dispositivos eletrónicos!
Bem visto Ricardo “(…)and not to those contained in personal electronic devices carried by passengers”
As baterias dos dispositivos electrónicos pessoais dos passageiros não estão contidas na proibição aparentemente,
Exclui à não proibição os power banks e baterias de reserva que as pessoas transportam na bagagem de porão. Sito é, são proibidos a partir do dia 1 de abril.
Sim Ricardo. Nesta norma estão afectadas as baterias “avulsas”. Notícia corrigida.
Obrigado 🙂
Atenção que os power banks são abrangidos.
Nao ‘e bem como disseste, quer dizer que nao abrange as baterias transportadas por passageiros ou tripulacao, ou seja. que sejam transportadas na bagagem de mao, aquela que vai armazenada por cima das cabecas…
Então e os aviões comerciais que levam encomendas para transportadoras no porão? sabem la eles o que vai dentro das caixas…
Ridículo,… De qualquer maneira, nao vejo quem quererá levar um portátil ou algo desse género no porão… as malas sofrem la dentro e não é pouco…
Estou de acordo com a decisão das companhias.
Sobre os transportes comerciais de encomendas, existem aviões apenas para esse efeito sem terem de levar passageiros. Fazem apenas transporte de carga e mesmo assim, é suposto que qualquer carga venha de um remetente conhecido e com cruzamento de informação.
Não é a toa que se expede equipamento desta natureza sem se ter em conta as regras de segurança.
Alarmante seria o contrário. Obrigar todos os gadgets a ficarem no porão e proibirem levar na bagagem de mão.
Existem avioes de passageiros a fazerem transporte de correio/encomendas no porao.
De qualquer maneira continuo a afirmar o que disse… Quem quer deixar ir para o porao um portatil? Agora se forem baterias extra etc ja concordo que as pessoas mandem para o porao…
A aviacao civil está a chegar ao ridiculo… qq dia temos que entrar nus…
Isto aplica-se apenas para aviões de passageiros
As baterias de litium estão “proibidas” há muito tempo de serem transportadas por avião comercial, sendo que se tentares comprar um bateria online na china, por exemplo, não tens a opção de transporte aéreo e remete-te a uma viagem de 3 a 6 meses (transporte terrestre).
Uma coisa que me esqueci quando fiz o meu outro comentário, há muita gente que transporta baterias de litium na bagagem de porão: baterias de câmaras de fotografar/filmar; baterias extra para telemovel; powerbanks; etc.
Ora nem mais. Power banks têm estado na mira principalmente.
Objectos de valor, telemóveis, tablet’s, máquinas fotográficas, etc. levo sempre comigo! Não se deve deixar nas malas de porão.. já que têm tendência a se extraviar e depois lá se vai uns belos milhares de Euros! Quanto a baterias/powerbanks e afins.. para uso profissional, tipo fotógrafos e assim, deve haver alguma solução.
Uma lei que foi claramente feita por causa dos hoverboards, que estão a dar imensas dores de cabeça a todo o tipo de transportadoras devido à facilidade em arder. Já foram proibidos em muitas companhias aéreas, e pelos vistos agora será geral 🙂
A TAP já aplica.
Num voo Porto/Funchal, foi necessário retirar da mala de porão um portátil.
E fazem bem. Há pouco tempo foram instaurados vários processos disciplinares num dos aeroportos portugueses por roubo de conteúdo de malas de porão. Ao que parece, vários computadores portáteis desapareceram durante este processo…
A mim até um porta chaves da mala me roubaram no Porto. Canalhada…
A minha grande questão que todos parecem se estar a esquecer e: qual a diferença entre ir no porão e de mão? o avião e pressurizado da mesma maneira. na cabine tem mais meios de extinção de incêndios?
É mais fácil detectar e extinguir um incêndio na cabine do que no porão…