Open RAN: A tecnologia que pode diminuir a fatura de comunicações
A tecnologia Open RAN é a base das infraestruturas sem fios de próxima geração, impulsionadas pela inovação e por padrões abertos. Em 2019 informamos aqui que a Vodafone tinha já em testes esta nova tecnologia rádio no Reino Unido.
A VodafoneZiggo e a NEC Europe anunciaram a realização conjunta da primeira chamada de voz bem-sucedida efetuada sobre uma Rede de Acesso Rádio aberta e virtual (Open RAN), através da rede da VodafoneZiggo na Holanda.
Open RAN permite criar uma infraestrutura de comunicação proprietária
A Open RAN foi desenvolvida pela Vodafone e Intel. Esta tecnologia permite que a operadora não dependa de terceiros (ex. Huawei, Ericsson e Nokia), para a sua infraestrutura de comunicação. Desta forma pode oferecer preços mais atrativos aos clientes finais no futuro.
A VodafoneZiggo e a NEC Europe Ltd., uma subsidiária integralmente detida pela NEC Corporation, em parceria com a Altiostar, acabam de anunciar a realização conjunta da primeira chamada de voz bem-sucedida efetuada sobre uma Rede de Acesso Rádio aberta e virtual (Open RAN), através da rede da VodafoneZiggo na Holanda.
Yogarajah Gopikrishna, da NEC, afirmou que...
estamos orgulhosos por embarcar com a VodafoneZiggo nesta viagem que irá transformar a economia das redes móveis, através da implementação de tecnologia com maior flexibilidade, maior eficiência e mais agilidade.
Ao integrar as melhores soluções disponíveis no mercado, e tendo em conta a sua experiência enquanto integrador de sistemas Open RAN, a NEC está empenhada em trazer mudanças que vão transformar as telecomunicações, tirando para isso partido da sua já longa história e da experiência que tem em soluções de rede móvel
A tecnologia OpenRAN padroniza o design de hardware e software na infraestrutura. Além disso, é também um standard para mastros e antenas que compõem a rede de acesso por rádio capaz de transportar chamadas e dados móveis.
Este artigo tem mais de um ano
Uma utopia. Preços mais baixos não, mais lucro sim. É o que sucederá. As poupanças dos operadores não passam para o lado do consumidor em Portugal.
Uma pequena correção.
A O-RAN Alliance foi fundada pela AT&T, China Mobile, Deutsche Telekom, NTT Docomo e pela Orange em fevereiro de 2018
Ou tens 15 anos ou tens a memoria curta. Por uns míseros 10€ tenho chamadas para o mês todo e mais 10 Gigas.
Se fosse num país europeu desenvolvido se calhar por esse preço tinhas tráfego ilimitado.
em que operadora? por 10€ tenho 500mb
E o preço que pagas é devido ao OpenRAN?
gostava de saber que tarifário é esse porque se procurarmos não se encontra, pelo menos aqui em Portugal
Deves ter deves. Cuidado rapaz, é Natal mas daí a seres mentiroso vai uma enorme diferença!
És tu e o Pai Natal.
se me derem 50/50 megas de net fixa por 10 euros/mês assino já contrato
Continuem a sonhar. Vai continuar a ser necessário o desenvolvimento de HW e SW para correr nesse mesmo HW, Esse HW e SW vai ter de continuar a ser testado em laboratório, nas redes live etc. E o fabrico? Será que irá ficar mais barato? Não creio…
O HW, segundo dizem acima vai ser padronizado, o que pode limitar a criação de novas soluções inovadoras.
E se os operadores pouparem algum dinheiro, nunca será para repercutir na redução do custo dos tarifários.
Mesmo que se traduza num reduzir dos preços para os operadores via padrões abertos e que qualquer um possa implementar facilmente se tiver pessoas especializadas na área permitindo assim que em vez de 3 ou 4 empresas possam ser 20 ou 30 empresas a nível mundial a criar e distribuir tais equipamentos, para o cliente final não deverá traduzir-se em preços mais baixos, talvez com alguma sorte ter acesso a serviços com maior rapidez e a beneficiar de uma rede pública telefónica ligeiramente mais segura. Os accionistas sim, provavelmente ficarão mais felizes… que também é importante, acho.