Oink, oink? Cientistas usam inteligência artificial para entender os… porcos
Ok, já sabemos que as aplicações na inteligência artificial são quase incontáveis. Por isso, um grupo de cientistas europeus dedicou-se a criar um algoritmo que tem como principal objetivo perceber o que dizem... os porcos. Os agricultores agradecem.
Estará calmo ou stressado o porco? A IA responde
A comunicação com porcos pode em breve ser possível, uma vez que os cientistas dizem ter desenvolvido uma ferramenta de inteligência artificial (IA) que consegue interpretar o que os animais estão a dizer.
Basicamente trata-se de um algoritmo capaz de decifrar os sons emitidos pelos porcos e pode potencialmente alertar os agricultores para emoções negativas, segundo os investigadores. A esperança é que esta ferramenta ajude a melhorar o bem-estar animal.
Os cientistas, provenientes de universidades na Dinamarca, Alemanha, Suíça, França, Noruega e República Checa, usaram milhares de gravações de sons de porcos em diferentes cenários para construir o algoritmo.
Os cenários incluem brincadeiras, isolamento e competição por comida, e descobriram que os grunhidos, os oinks e os guinchos revelam emoções positivas ou negativas.
As emoções dos animais são fundamentais para o seu bem-estar, mas medimos muito pouco disso nas explorações agrícolas.
Afirma Elodie Mandel-Briefer, co-líder do estudo e bióloga comportamental da Universidade de Copenhaga.
O estudo constatou que os porcos criados ao ar livre, em quintas biológicas ou de produção livre, com a capacidade de se moverem livremente e escavarem a terra, emitem menos chamados de stresse em comparação com os porcos criados de forma convencional.
Os investigadores acreditam que este método poderia, um dia, ser usado para rotular explorações agrícolas, ajudando os consumidores a fazer escolhas informadas.
Quando tivermos a ferramenta a funcionar, os agricultores poderão ter uma aplicação no telemóvel que traduz o que os seus porcos estão a dizer em termos de emoções.
Explicou Mandel-Briefer.
Então, o que significam os sons?
Veja algumas das conclusões do estudo:
- Grunhidos curtos indicam, geralmente, emoções positivas.
- Grunhidos longos sinalizam, muitas vezes, desconforto.
- Sons de alta frequência, como gritos ou guinchos, normalmente indicam que os porcos estão sob stresse.
Este é mais um exemplo para percebermos o enorme potencial da IA nos mais elaborados cenários quotidianos.
Também é verdade que nos mostra uma utilização da inteligência artificial muito no início. Isso poderá ajudar-nos a imaginar como será daqui a 10 anos!
Ora aqui está uma coisa muito útil, em portugal será uma ferramenta essencial para entender os comportamentos dos suinos.
Seria interessante usar isso nos WC dos hipermercados do centro de Lisboa.
🙂
Entrar num WC desses é como entrar no inferno… é tão traumático que nunca mais se esquece!
A ser algum dia feita uma limpeza só posso imaginar que seja feita por alguém que vista um daqueles fatos brancos de protecção biológica que cobrem o corpo todo e de máscara anti-gás.
Grunhidos curtos indicam, geralmente, emoções positivas.
Grunhidos longos sinalizam, muitas vezes, desconforto.
Sons de alta frequência, como gritos ou guinchos, normalmente indicam que os porcos estão sob stresse.
Mas acho que isto é normal..
Engraçado é um dia poder falar com o porco e lhe dizer que “temos” que lhe “cortar” o pescoço para o comer..
Eheheh
vamos finalmente passar a poder perceber certos comentários!!!
Basta passa-los pela AI!
Ahahah
Era mais útil se fosse utilizada nos políticos… talvez passássemos assim todos a perceber o que realmente significa o que dizem em vez de ficarmos apenas pelas aparências das palavras bonitas.
George Orwell entendeu muito bem os porcos e não necessitou de inteligência artificial. 😛
Oi?