Quantcast
PplWare Mobile

Obrigação de instalação de painéis solares em edifícios já em 2023?

                                    
                                

Autor: Pedro Pinto


  1. paulo says:

    Ora ai esta uma medida para tornar as casas mais económicas para os portugueses. Terminaram os dias do pesadelo de comprar casa. xD

  2. JS says:

    Acho muito bem e até é bom só tem um problema agora as casas estão muito caras e isto vai repercutir ainda mais no preço

  3. Micas says:

    Cuidado que as telhas ficam partidas…

  4. supersilva says:

    Queriam que fizessem isso no Brasil. Tem os telhados e vidros de janelas já com tecnologia de captação de energia solar.

  5. Joao Ptt says:

    Já podia ser assim talvez há décadas, mas os interesses da produtora e distribuidora mais proeminente cá em Portugal não estava alinhada… e então tudo foi feito no sentido de dificultar tal.

    Felizmente as coisas vão no sentido de aproveitar tal recurso que em si é grátis, mas que implica investimento para capturar os seus benefícios… tenho dúvidas de ser economicamente viável fazer por si mesmo, mas se já está incluído no custo (por ser obrigatório, quando for) de qualquer das maneiras, porque não usar.

  6. João Vieira says:

    Bota obrigar toda a gente a meter painéis solares para inserir a energia que não é gasta na rede.

  7. AlexS says:

    Isto é Futuro. Não terás liberdade, tudo o que não for obrigatório, legislado regulado será proibido…

  8. António Bandeira Marques says:

    Concordo mas a energia sobrante deveria ser descontada na fatura de quem a produz

  9. Awake says:

    Obrigatório…começa a tornar-se uma palavra banal na UE.

    • Manuel da Rocha says:

      Se é livre, as pessoas pagam 3000 euros mensais, de electricidade, para poderem ter carros eléctricos, box 8k e telemóveis 5G, ainda reclamam que o carro do filho é híbrido, custou 60000 euros e gasta 100 euros de gasolina mensal…
      Se já tiverem painéis incluídos para auto-consumo de uma família de 2 pessoas, o resto é o proprietário que decide. A médio prazo até trará descidas nos preços de instalação (que subiram 80% nos últimos 12 meses).

  10. B@rão Vermelho says:

    Acho muito bem, no meu concelho obrigam a um projeto paisagístico, no meu caso só quero relva, nada de arvores ou flores, e a arquiteta pediu as planta/projeto e a única coisa que fez foi pintar de verde e passa para cá 400€ mais iva.

  11. João says:

    Até porque já é tão fácil aos portugueses aceder ao mercado da habitação, de certeza que criar mais um pequeno obstáculo não vai ter consequências negativas..

  12. Jorge says:

    E a manutençao quem paga? E o armazenamento das baterias em casas sem espaço ? Td muito bonito na teoria,vai Tudo acabar por servir de pisa papeis.

  13. Realista says:

    O ideal era a baterias OU a companhia eletrifica ser obrigada a descontar os quilowatts injetados na rede.
    Não adianta ter painéis solares se depois não está ninguém em casa para utilizar a eletricidade gerada.

    • Ricardo says:

      Esta é q é a verdade!
      Rentabilizar um investimento de painéis solares para uma “casa normal” (onde não está ninguém durante o dia) demora +- entre 7 a 10 anos.
      E atenção que e eficácia dos painéis vai baixando ano após ano.

      • Mr. Y says:

        É possível vender o excedente a comercializadores se o investimento numa bateria não compensar.

      • zetuga says:

        Eu vou só dar-lhe o meu exemplo e você faz com ele o que quiser… Mas sabe que é possível programar as máquinas de lavar roupa, secar roupa, e até veja bem… a de lavar Loiça para começarem a uma determinada hora? Pois… é assim que as pessoas que têm painéis fazem.

    • VP says:

      Adianta sim, tens sempre arca, frigorifico e router internet. Podes programar as maquinas de lavar e secar para usar a produção solar. E depois quem tem aquecimento eletrico em casa pode sempre programar e ter o AC aquecer/arrefecer sem gastar dinheiro.

  14. José Antonio says:

    Informem-se bem antes de enganar as pessoas, quem quiser pode vender o excedente, lógico tem de se coletar nas finanças, mas até aí há um benefício para os pequenos produtores que até 1000€ estão isentos de tributação.

  15. windows says:

    Vou mandar construir uma casa só com painéis, paredes telhado, toda forrada a paneis, e ainda uns quanto aerogeradores, e pronto estou ecológico…

  16. Jhonny Valente says:

    Bota mais aquecimento global
    E triste mais investimentos e se chegarmos a 2023 com dinheiro para comer já não é mau

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.