O seu a seu dono!
A Trackitback, um sistema internacional de identificação de objectos perdidos, chegou a Portugal. Uma simples etiqueta é suficiente para simplificar a devolução de objectos desaparecidos aos seus legítimos proprietários.
Ao contrário do que se possa pensar, a maioria dos objectos desaparecidos não resulta de roubo mais sim de simples perda. E, infelizmente, grande parte das vezes os proprietários não chegam a reaver os seus bens. Segundo a Trackitback, os estudos apontam para que esta falta de devolução se deva simplesmente à dificuldade de identificar o proprietário e, mais importante ainda, de encontrar os mecanismos apropriados para a devolução. Ou seja, na maioria das casos as pessoas que encontram os objectos até gostariam de os devolver, mas não sabem como.
E é sobre este pressuposto que o sistema da Trackitback funciona. Os clientes apenas têm de afixar umas etiquetas especiais desta empresa e registá-las no site. Como cada etiqueta tem um código de identificação único, se o objecto for perdido a pessoa que o encontrou pode facilmente identifica-lo junto da Trackitback, até porque a etiqueta tem a indicação de como proceder ao contacto. A devolução dá direito a um prémio da Trackitback e existe a possibilidade de quem perdeu o objecto poder adicionar um prémio em dinheiro para potenciar a devolução.
Os serviços de recolha e entrega, disponíveis 24 horas por dia, são gratuitos e os preços das etiquetas começam nos 7,95 euros. Os utilizadores poderão adquirir as etiquetas on-line e através de diversas lojas que começarão a vender estas identificações nos próximos dias. Este serviço foi criado especialmente para dispositivos electrónicos, como sejam telemóveis, computadores portáteis, PDA ou leitores de MP3.
Fonte: Exame Informática
Este artigo tem mais de um ano