PplWare Mobile

O que gasta mais: Circular com janelas abertas ou com Ar Condicionado?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Bruno says:

    Para quem estiver interessado, procurem esse teste feito pelos Mithbusters, eles comprovam o que está indicado.

  2. Alves says:

    Depende, se tiver 40 graus prefiro o AC seja a que velocidade for.

  3. Ever says:

    Isto já foi provado que o carro gasta mais de janelas abertas porque compromete a aerodinamca do mesmo. Logo o consumo mesmo com AC e janelas fechadas é bastante inferior…

  4. Antonio Santos says:

    O conforto de cada um é aferido pela sua necessidade, quer com AC quer com janelas abertas. seja numa situação outra as diferenças de consumo é o custo do nosso conforto.

  5. João Carlos says:

    Nem a nem já elas abertas. Sao os impostos nos combustíveis que gasta mais.

  6. Naodouonome says:

    Os mithbusters fizeram esse teste numa pista, 2 carros iguais com exactamente a mesma quantidade de combustível, um de janelas abertas e outro com AC, e foi andar até ficar sem combustível.

  7. mikado says:

    Completamente errado e eu sei do que falo. Eu circulo com as janelas abertas e não há aumento do consumo mesmo a 90km/h, é mais mas deve-se politicamente correto.

  8. Miguel says:

    No avião apesar de o ar estar fresco lá em cima nem deixam abrir as janelas para não fazer vento para quem está no banco de trás.

  9. Nuno Amaral says:

    Com certeza deve depender muito dos automóveis, porque eu no verão ando sempre com o A/C ligado e o consumo é praticamente o mesmo.

    • bat says:

      Não depende dos carros, depende é do tipo de utilização, já deu para perceber que a malta aqui a comentar não anda quase de carro, pois se gastassem em media 1 ou dois depósitos por semana viriam que há realmente diferenças nos consumos a efetuar os mesmos percursos…

    • Kabalu says:

      O meu anda sempre ligado e não noto diferença nenhuma, não baixa de 10l/100km

  10. RuiF says:

    O que gasta mais combustível? Andar a pé ou de carro?
    Há com certeza, muita gente preocupada em esmiuçar até ao pint*lho, mas com temperaturas de 43/44 graus e mais, estou mesmo preocupado com 2 dl de gasóleo!!
    Anteontem, na área de serviço da A23 em Abrantes, por volta das 16h, o termómetro do carro marcava 49 graus!!!
    Ter que fazer uma viagem de 300 km, nestes dias, a atravessar a Beira Baixa e o Ribatejo, que grande preocupação que tenho se gasta mais com as janelas abertas ou com o A/C ligado!!

  11. B@rão Vermelho says:

    Andar em AE com janelas aberta, isso sim é de macho 🙂

  12. PEDRO says:

    LOL
    So podia ser o ACP
    nao percebem nada.

    para começar nem todos os compressores funcionam da mesma forma….

    mas enfim nem vale a pena.

    AC -> ON

  13. PAULO SILVA says:

    Dependendo da potencia do carro o AC tem maior ou menor consumo, por isso varia conforme o motor do carro, e da velocidade que circule. Se for a 80km/h é um consumo de vidros abertos, se for a 140 km/h é outro…

  14. Zé Fonseca A. says:

    no meu caso é sempre AC ligado, mesmo de inverno, sei que gasta mais mas não quero saber, aliás, ligo o AC através da app do meu bolide 5 min antes de ir para o carro para maior conforto

  15. Miguel says:

    Também é preciso cuidado com o excesso de pressão que se forma quando se mete ar a vir de fora mas não se abre nenhuma janela, pois o ar vem de fora mas não tem por onde sair e ao fim de uma viagem grande até parece que se sente uma pressão na cabeça.

  16. Grunho says:

    A resistência aerodinâmica aumenta na proporção do quadrado da velocidade, o consumo do A/C é sempre igual. Logo, até determinada velocidade que, variando com o Cx do carro anda à volta dos 70/80, é o A/C que gasta mais, daí para cima é vantajoso fechar janelas e ligar o A/C.

    • Miguel says:

      Ora aqui está uma boa resposta científica. Só falta ter em conta a temperatura exterior vs a temperatura desejada no interior e o isolamento térmico do carro 😉

      • Grunho says:

        Aí já teríamos de levar em linha de conta as preferências pessoais dos ocupantes do carro, de temperatura a partir da qual eles exigem e ligam o A/C, que são muito diferentes. Eu por mim nunca ligo abaixo dos 30.

        • Miguel says:

          Também faço o mesmo. Dou preferência a ter uma nesga das janelas abertas mas se o calor exterior for demasiado alto ou tiver uma viagem grande ao fim de um bocado troco a janela aberta por ac (principalmente porque faz menos barulho ao pé dos ouvidos).
          Outra coisa que tbm faço (porque tenho um PHEV) é nas descidas maiores logo o ac que vai usar energia gratuita gerada na descida em vez de carregar apenas a bateria (claro que muitas vezes em descidas pequenas não chega para arrefecer mas depois deixo ligado mais um bocadinho e ajudou no arranque do arrefecimento).

  17. João says:

    Em termos de conforto e a velocidades baixas, até prefiro os 2, o AC ligado e as janelas abertas. Frescura a ar puro ao mesmo tempo.

  18. iDespairing says:

    AC sempre janelas raramente abertas.

  19. Ney do Valle says:

    Tudo que faz força ao contrário vai gastar mais seja combustível ou energia..
    Mas o que eu queria mesmo é que o governo tomasse vergonha e parasse de contaminar o combustível e nós vendesse um combustível puro e com um preço justo….
    Basta de combustível contaminado.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.