O que gasta mais: Circular com janelas abertas ou com Ar Condicionado?
Os dias têm sido de enorme calor e viajar com estas temperaturas não é propriamente agradável. Felizmente os carros têm ar condicionado ou podemos simplesmente abrir as janelas. Mas o que gasta mais combustível: Circular com janelas abertas ou com Ar Condicionado (AC)?
A resposta parece ser direta! Quando viajamos com AC ligado o consumo de combustível é superior. Mas, tal como refere o ACP, o valor do gasto depende da tecnologia utilizada no sistema de ar condicionado. De referir também que nos veículos com motorizações mais fracas, ter o AC pode também ter impacto negativo no desempenho.
Janelas abertas ou ar condicionado: qual a melhor opção?
Aparentemente quando circularmos com as janelas abertas tal não influencia no consumo... mas não é verdade! Circular com as janelas do carro abertas tem um impacto crescente no gasto de combustível, à medida que a velocidade aumenta. É uma questão de aerodinâmica, uma vez que há entrada de ar no carro, tornando-o mais lento. Para manter a mesma velocidade o motor tem de "trabalhar mais".
Segundo o ACP, em condições normais de condução, viajar com o AC ligado é sempre mais dispendioso do que circular com as janelas abertas. Caso circule a velocidades superiores a 80 km/h, a solução mais indicada é a utilização do ar condicionado, sobretudo se tiver um sistema de gestão digital (Otimiza a refrigeração, tendo um consumo mais eficiente). Se circular a uma velocidade inferior a 80 km/h, viajar com as janelas abertas pode ser a melhor solução
Este artigo tem mais de um ano
Para quem estiver interessado, procurem esse teste feito pelos Mithbusters, eles comprovam o que está indicado.
Depende, se tiver 40 graus prefiro o AC seja a que velocidade for.
O artigo não é sobre preferências mas sim performance baseada em dados fidedignos.
Lá está escrito o que gasta mais e não o que tu preferes… Nunca interessou o que tu preferes achavas mesmo que ia ser hoje?
Isto já foi provado que o carro gasta mais de janelas abertas porque compromete a aerodinamca do mesmo. Logo o consumo mesmo com AC e janelas fechadas é bastante inferior…
Mais um que nao leu o artigo completo
+1
acho melhor es tu leres outra vez para perceberes o que ele disse, pois ele está correto.. 😉
O conforto de cada um é aferido pela sua necessidade, quer com AC quer com janelas abertas. seja numa situação outra as diferenças de consumo é o custo do nosso conforto.
Nem a nem já elas abertas. Sao os impostos nos combustíveis que gasta mais.
Os mithbusters fizeram esse teste numa pista, 2 carros iguais com exactamente a mesma quantidade de combustível, um de janelas abertas e outro com AC, e foi andar até ficar sem combustível.
Completamente errado e eu sei do que falo. Eu circulo com as janelas abertas e não há aumento do consumo mesmo a 90km/h, é mais mas deve-se politicamente correto.
E fizeste mais estudos ao longo dos anos, com vários diferentes e apresentaste os resultados em revistas científicas?
HAHAHAH, hilariante, não há aumento de consumo, Conta lá quantos metros fazes por ano de carro, pois já se percebeu que km’s não fazes nenhuns para fazer medias de consumo a depósitos cheios…
Com essas velocidades de velhota é normal que não notes. Começa a andar à homem a 120 ou mais e vais ver se não há aumento.
lolololololol
No avião apesar de o ar estar fresco lá em cima nem deixam abrir as janelas para não fazer vento para quem está no banco de trás.
Não deixam porque gasta mais combustível 🙂
Com certeza deve depender muito dos automóveis, porque eu no verão ando sempre com o A/C ligado e o consumo é praticamente o mesmo.
Não depende dos carros, depende é do tipo de utilização, já deu para perceber que a malta aqui a comentar não anda quase de carro, pois se gastassem em media 1 ou dois depósitos por semana viriam que há realmente diferenças nos consumos a efetuar os mesmos percursos…
O meu anda sempre ligado e não noto diferença nenhuma, não baixa de 10l/100km
O que gasta mais combustível? Andar a pé ou de carro?
Há com certeza, muita gente preocupada em esmiuçar até ao pint*lho, mas com temperaturas de 43/44 graus e mais, estou mesmo preocupado com 2 dl de gasóleo!!
Anteontem, na área de serviço da A23 em Abrantes, por volta das 16h, o termómetro do carro marcava 49 graus!!!
Ter que fazer uma viagem de 300 km, nestes dias, a atravessar a Beira Baixa e o Ribatejo, que grande preocupação que tenho se gasta mais com as janelas abertas ou com o A/C ligado!!
Andar em AE com janelas aberta, isso sim é de macho 🙂
LOL
So podia ser o ACP
nao percebem nada.
para começar nem todos os compressores funcionam da mesma forma….
mas enfim nem vale a pena.
AC -> ON
Dependendo da potencia do carro o AC tem maior ou menor consumo, por isso varia conforme o motor do carro, e da velocidade que circule. Se for a 80km/h é um consumo de vidros abertos, se for a 140 km/h é outro…
no meu caso é sempre AC ligado, mesmo de inverno, sei que gasta mais mas não quero saber, aliás, ligo o AC através da app do meu bolide 5 min antes de ir para o carro para maior conforto
Também é preciso cuidado com o excesso de pressão que se forma quando se mete ar a vir de fora mas não se abre nenhuma janela, pois o ar vem de fora mas não tem por onde sair e ao fim de uma viagem grande até parece que se sente uma pressão na cabeça.
A resistência aerodinâmica aumenta na proporção do quadrado da velocidade, o consumo do A/C é sempre igual. Logo, até determinada velocidade que, variando com o Cx do carro anda à volta dos 70/80, é o A/C que gasta mais, daí para cima é vantajoso fechar janelas e ligar o A/C.
Ora aqui está uma boa resposta científica. Só falta ter em conta a temperatura exterior vs a temperatura desejada no interior e o isolamento térmico do carro 😉
Aí já teríamos de levar em linha de conta as preferências pessoais dos ocupantes do carro, de temperatura a partir da qual eles exigem e ligam o A/C, que são muito diferentes. Eu por mim nunca ligo abaixo dos 30.
Também faço o mesmo. Dou preferência a ter uma nesga das janelas abertas mas se o calor exterior for demasiado alto ou tiver uma viagem grande ao fim de um bocado troco a janela aberta por ac (principalmente porque faz menos barulho ao pé dos ouvidos).
Outra coisa que tbm faço (porque tenho um PHEV) é nas descidas maiores logo o ac que vai usar energia gratuita gerada na descida em vez de carregar apenas a bateria (claro que muitas vezes em descidas pequenas não chega para arrefecer mas depois deixo ligado mais um bocadinho e ajudou no arranque do arrefecimento).
Em termos de conforto e a velocidades baixas, até prefiro os 2, o AC ligado e as janelas abertas. Frescura a ar puro ao mesmo tempo.
AC sempre janelas raramente abertas.
Tudo que faz força ao contrário vai gastar mais seja combustível ou energia..
Mas o que eu queria mesmo é que o governo tomasse vergonha e parasse de contaminar o combustível e nós vendesse um combustível puro e com um preço justo….
Basta de combustível contaminado.