O que apresentou de novo o Facebook?
O evento de hoje do Facebook prometia trazer aos seus utilizadores uma grande novidade. Especulava-se sobre a possibilidade de, finalmente, ser lançado o telefone da empresa, da criação de uma nova versão do Android, e muitas mais ideias.
Mas o que o Facebook apresentou, mostrou ser muito mais do que isso. Apresentou uma nova forma de vermos o Facebook, e tudo o que connosco partilham. Foi apresentado o Facebook Home.
O Facebook Home é uma nova aplicação que estará disponível para telefones e tabets que corram Android, e que trará para destaque toda a actividade social do Facebook.
Segundo o Facebook, esta será uma nova experiência social onde os contactos têm mais importância que as aplicações. É o centrar da nossa vida social num único ponto, e sempre onde mais interessa, perto do utilizador e acessível de forma rápida e fácil.
Com esta aplicação vamos ter acesso a todas as novas mensagens e imagens que forem colocadas pelos nossos contactos do Facebook e onde realmente importa, no destaque do nosso telefone.
Com o Home não vamos ter apenas substituída a interface inicial, mas sim toda a forma como interagimos com o nosso dispositivo Android que é mudada, centrando a componente social no utilizador e tornando-o num acesso completamente distinto ao Facebook.
É também uma substituição do ecrã de bloqueio onde vão poder ter acesso a toda a informação relevante, e que vos importa. O ecrã de bloqueio irá mostrar as principais notícias da nossa conta do Facebook. Este actualiza-se durante o tempo de descanso do telefone e é mostrada sempre que o ligarem.
Ao carregarmos no botão home, temos acesso a um conjunto de opções que permitem interagirmos de forma ainda mais intensa. Podemos aceder a mensagens, aplicações e ao Facebook.
Cover Feed
Ao ligarem o vosso telefone num qualquer momento vão poder aceder ao Feed de capas onde, com um simples olhar, vão poder ter acesso a todas as novidades do Facebook e também do próprio telefone.
O Cover Feed não requer qualquer gesto para passar a informação. Esta é apresentada de forma dinâmica para que a possam ver sem terem de interagir com o telefone.
Se pretenderem interagir com uma qualquer mensagem podem fazê-lo com um simples toque. Um like é feito com o um duplo toque.
Notifications
Porque o Home não pretende concentrar em si apenas a informação do Facebook, podem também aceder aí a outras mensagens do telefone, bem como às do Facebook.
É aí que vão aceder aos alertas do vosso telefone, tais como emails ou chamadas. Comentário e outras mensagens do Facebook vão estar também aí presentes.
Messenger
A qualquer momento, e mesmo quando estiverem a usar outras aplicações, o Home pode interagir convosco. Sempre que vos chamarem para um chat ou quando receberem uma mensagem, será mostrado um alerta.
Neste alerta é mostrada a imagem do remetente e podem aceder a essas conversas.
App launcher
Podem também a qualquer momento, e dentro do Home, aceder às aplicações que usam no Android. O App Launcher mostra as últimas aplicações usadas e onde podem aceder a essas aplicações. Está também disponível a possibilidade de adicionar novas aplicações favoritas.
Disponibilidade
O Home vai estar disponível no dia 12 de Abril para download. Para já o Facebook vai limitar o acesso a esta aplicação a um conjunto restrito de equipamento.
A lista de equipamentos que já a 12 de Abril vão poder usar o Facebook Home é a seguinte:
- HTC One X,
- HTC One X+,
- Samsung Galaxy S III,
- Samsung Galaxy Note II
A versão para tablets chegará nos próximos meses, sem que tenha sido anunciada uma data.
HTC First
Mas o evento do Facebook, apesar de não ter ter sido lançado o telefone "oficial", não deixou de ter presente um novo telefone Android. A HTC apresentou o HTC First, o primeiro telefone a vir nativamente com o Home instalado e funcional.
Este dispositivo da HTC vai ser lançado inicialmente nos Estados Unidos, pela AT&T e tem um ecrã de 4.3', uma câmara de 5Mpx e com ligação LTE.
Está assim resumida a novidade que o Facebook apresentou hoje. Pretende revolucionar a forma como interagimos socialmente, e pretende colocar os nossos contactos sociais onde mais importam, e acessíveis a qualquer momento!
Será este o caminho certo a ser seguido pelo Facebook?
Homepage: Facebook Home
Este artigo tem mais de um ano
Htc First em portugal é que era bem vindo, pelo preço!
É só na AT&T mas como sempre com contrato.
Ainda que viesse para cá iria ser vendido sem contrato e logo mais caro.
449$ é um bom preço? esta certo…
$99.99 pela AT&T…
Isso só com contrato de 2 anos.
Livre são 450$!!!
Gostei. Mas problema pelo menos em Portugal vai ser a ligação há Internet, apesar de já ter melhorado bastante.
Eu não percebo, mas..
“Ao carregarmos no botão home temos aceso a um conjunto de opções que permitem interagirmos de forma ainda mais intensa. Podemos aceder a mensagens, aplicações e ao Facebook.”
Eu ao carregar no botão [] do meu tlm, já tinha acesso a todas as apps, mensagens, e se quisesse facebook
Nada de novo. Estão a imitar o Windows Phone que já tem isso tudo de base. Nem me lembro da ultima vez que fui ao facebook.
A grande verdade é essa. Este sistema não passa de uma cópia da interface centrada nas pessoas do Windows Phone.
Vá agora a sério… o que é que o facebook apresentou mesmo? Foi isto? Um launcher? Pfff….
+1
O Android tem destas coisas, podem ser feitas aplicações fantásticas que tornam o nosso telemóvel como novo, ou mais ou nosso gosto. Algo assim muito dificilmente sairia para o iphone, gosto de ver que algumas empresas se dedicam a utilizar todas as funcionalidades do sistema para melhor a utilização das suas aplicações apenas a limitarem se a fazer aplicações iguais para sistemas diferentes, sendo que cada um tem os seus pontos fortes.
Vou testar quando sair, e espero uma experiência nova mas interessante.
+1 para o Facebook
para te monitorizarem cada vez mais!? ja nao basta a google, apple, microsoft, agora o facebook tbm quer monitorizar tudo o que faço no meu “smartphone”!?
Tanta coisa que te monitoriza no dia a dia, ninguém te obriga a usar nada.
A melhor novidade foi mesmo a de que:
“There are no ads in this yet, I’m sure that one day there will be,” said Mark Zuckerberg when asked about how Facebook Home would make money. Another member of the team clarified that ads would be coming to Cover Feed, though they won’t be there when the app launches on April 12th.
Um launcher sem widgets, sem pastas e ao que parece sem um fácil acesso a notificações (ter de navegar por uma carrada de coisas do facebook e provávelmente publicidade para lá chegar) que ainda por cima nos vai obrigar a pegar no telemóvel e ver publicidade. Laucher *****
Pelas imagens pensava que o primeiro dispositivo que ia ter o Facebook Home era o iPhone 3GS, ora bolas é um HTC 😛
+1
LOLOLOL pensei o mesmo!!!
A montanha pariu um rato…obrigado e boa noite 🙂
A única vantagem que vejo mesmo nisto é que a Google vai ter que inovar no Android se quiser ter sucesso no G+ e no uso do laucher default.
A ideia de ver as notificações de sms e qualquer mensagem está fantástica e não me importava nada de ter isso no laucher default. De resto passo eu bem, vou à app do facebook quando entendo e quando quero, não preciso de estar sempre lá. Já estou a imaginar fotos (spam) a passar no home screen, há-de ser bonito :X.
nao achei grande pistola :$
Pronto agora vamos ter o Sino em Tamanho Gigante nos Smartphones.
E?!!!!!!
Afinal qual a novidade ?
Blahhhh.
Mais uma vez, agora até já o facebook se interage com smartphones como “home”.
Sinceramente, daqui a pouco já temos o smartphone “Passos Coelho”…
Se ao menos criasse um S.O ainda valeria algo. agora baseado em Android?
Não gostei da ideia.
Se até hoje as pessoas já andavam coladas no smartphone por causa de aplicações deste tipo, ou então sempre a olhar para o smartphone para ver se tinham alguma SMS ou chamada, então agora é que esse olhar para o smartphone vai passar a ser mais regular e irritante.
Esqueci-me também de dizer que quanto ao HTC, achei-o muito feiinho…
Cada um faz o que quer 😉
Incluindo dar opiniões fundamentadas 😀
Uma venia ao Senhor Mark Zuckerberg!
Porquê investir $ e tempo a construir um telemovel se podemos com apenas umas aplicaçao tornar praticamente todos os telemoveis android num telemovel Facebook.
Na minha opinião é de gênio!
Lá vão os consumos de bateria e consumo de dados disparar com isto…
Pensei no mesmo…
Nao percebo é a birra com a microsoft.
Porque não desenvolvem nada para os produtos da ms?
Deixa-os tar longe da m$ que so nao comprei o lumia 800 (se nao me engano) porque nao dá para colocar sd, que penso adquirir futuramente algum, se der sd
Por isso, é dispensável o feice para aqueles lados!
https://plus.google.com/u/0/115145812983523155770/posts/hqJvVX9WKcA
esse htc não é muito parecido com o iphone 3?
E não são todos os telemóveis parecidos entre si!? Hoje em dia são todos iguais!
Isto que foi apresentado não passa de um launcher, que basicamente tem várias aplicações agregadas como por exemplo o Go launcher tem varias aplicações proprias como o GoSms etc…
Eles não inovaram apenas mostraram uma das formas de se poder fazer uma boa aplicação para android e também mostrar aos fanáticos do iphone, para que serve a liberdade do sistema.
São estas pequenas coisas que se podem fazer num sistema livre
E já agora… tanto mistério para isto! Um launcher com informação do facebook!? Agora sim é que além dos consumos de net, as baterias vão à vida em menos de um dia!
Mais uma maneira de coletarem tudo sobre um individuo.
Boa maneira de se porem a par com o google.
alguém te obriga a usar?
ninguém obriga ninguém a usar, mas os mais leigos não sabem no que se metem.
Por não saberem no que se metem, são esses (as massas) que fazem isto virar moda.. e os outros deixam de ter grande escolha
Mais uma inutilidade para a canalha 🙂
NÂO GOSTEI!!! se na porra do meu face já só metem só cães doentes e cenas da tanda, sendo o conteudo util de 2% tou mesmo a ver isso a correr no fundo do meu smartphone; no thanks.
Mas tu podes ter algum controlo sobre o que está no teu Facebook. Qualquer um de nós pode. Os “likes” que eu faço sobre sites dos quais pretendo obter informações são da minha responsabilidade. Os amigos que eu vou coleccionando tb são da minha responsabilidade. Algum que eu ache que esteja a mais não me custa nada bani-lo e nem preciso de arranjar qualquer justificação.
Uma pessoa pode tentar ter o Facebook a seu gosto. Claro que estando a utilizar algo que não é meu mas me é facultado nunca vou poder ter a privacidade, tal como se estivesse em minha “casa”.
A ideia de criarem um Launcher em vez de uma derivação do Android foi uma jogada de génio.
Tem acesso a milhares de potenciais clientes em vez de terem de competir e produzir um novo telemóvel. Para além disso os updates do home não estão dependentes das operadoras…deixam a Google a chatear-se com isso 😛
A execução parece-me bastante boa, tudo muito fluído e com bom feeling.
Mas para mim, parece-me que existe um problema. Existe sem dúvida muito conteúdo no facebook não útil e vai estragar a experiência. Assim como fotos com pouca qualidade (as fotos usadas no evento são promocionais e aí fica tudo bem), e para não falar da futura publicidade, que deve ser discretas conforme as politicas da empresa mas que está lá a chatear. :S
Que palhaçada, lançar um evento para apresentar um launcher….
Digo eu que em caso de perda/roubo do equipamento com o Facebook Home, lá se vai a privacidade.
Para o Galaxy S IV também.