PplWare Mobile

O misterioso objecto mais esférico já encontrado no Universo

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Douglas Ferreira says:

    “O nosso Sol… o raio da sua circunferência é 10 quilómetros maior na sua linha do Equador do que nos pólos”

    Não entendi, de acordo com a pesquisa do Google, o raio do sol é de 695.700 km. Pelo que entendi, se o raio nos pólos são são apenas 10 quilômetros menores que na linha mediana, significa que o Sol é praticamente um cilindro! Ou estou errado?

    • PM says:

      “10 quilómetros maior” != ter 10km
      🙂

      • Douglas Ferreira says:

        Então, não entendi ainda. Se na metade da altura do eixo o raio é de 695.700 km, e nas extremidades (pólos) do eixo o raio é de 695.690 km, acho que a aparência é praticamente um cilindro… na verdade, parece mais com um barril daqueles que madeira, do Chaves (Chavo del 8).

        Uma esfera tem o raio diminuindo exponencialmente ao se aproximar dos polos, até que finalmente termine formando uma curva assentada perpendicularmente ao eixo.

        • tf says:

          Eu penso que percebi. o raio desde o centro até à superficie na linha do equador, é 10 km maior do que o raio do centro até ao pólo norte ou polo sul. No fundo eles comparam os raios das circunferencias resultantes de um corte na horizontal e na vertical do planeta. Sen do 10 km mais curto na vertical, o planeta é achatado.

          • Douglas Ferreira says:

            Ah, agora sim! Entendi, o Sol é 20 km mais baixo do que largo, kkk. Finalmente!

            Eu só conseguia pensar no eixo de revolução, mas ,realmente, os raios de uma esfera saem do centro da esfera em direção a qualquer lado.

        • Pirata says:

          Juro que não entendo o que disseste… Mas numa esfera perfeita, o raio tem sempre o mesmo tamanho quer seja para ‘equador’ ou para um pólo ou meridiano… O raio é a média do centro da esfera a uma superfície… Não importa o ângulo.

    • Carlos Pereira says:

      Douglas, eles referem-se à diferença do raio na “horizontal” (linha do equador), quando em comparação com o raio na “vertical” (pólos). Daí a diferença de 10km e o facto de a Terra não ser uma esfera, por estar “achatada” nos pólos (que são os tais 10km de diferença) 😉

  2. Luís says:

    enganastes

    é assim o acordo ortográfico

  3. PL says:

    É complicado explicar sem recorrer a desenhos mas o raio é a distância que existe entre o ponto central até a borda periférica.

    Sem querer induzir em erro, imagine uma laranja como se fosse o Sol, agora coloque a laranja numa mesa com a rama para cima, a rama seria o polo do sol, corte transversalmente a laranja a partir da rama e tire a medida do centro da laranja até à rama(polo), assim este seria a medida do raio a partir do polo, siga as mesmas instruções mas agora num raio de 90º da rama, este seria o Ecuador.

    Espero não ter gerado mais confusão.

  4. me and me says:

    Será que não pode ser uma mega death star?

    Ahaahha

  5. censo says:

    Descobriram a Death Star …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.