O ano de 2013 no Pplware com… Hugo Cura
Chega agora a altura de recordar o que de bom trouxe o ano que passou e reflectir sobre os melhores e piores momentos a todos os níveis.
Tenho o privilégio de pertencer à fantástica equipa do Pplware, já há quase 4 anos, e poder contribuir para este grande local de informação tecnológica no nosso país.
À semelhança dos meus colegas colaboradores, deixo também aqui o meu TOP 5 de artigos do ano que passou. Deixe a sua opinião e sugestão acerca das minhas publicações!
O meu TOP 5, escolhido por mim, não reflecte os artigos mais comentados ou emblemáticos mas sim os que mais gozo me deram em trabalhar.
Análises a equipamentos
Começo por me referir não propriamente a um artigo mas a uma área onde adoro trabalhar. A análise da cada pormenor em equipamentos que acabam de chegar ao mercado é algo que me dá prazer em explorar, testar, tentar encontrar problemas e acima de tudo comparar com a oferta que existe no mercado.
A recomendação, ou não, de determinado produto consoante a sua finalidade é também algo que nos incute uma responsabilidade considerável, pois são milhares e milhares de visitantes que seguem atentamente o nosso trabalho.
Deixo 4 análises.
Comparativo 3G vs. 4G – já compensa utilizar 4G?!
2013 foi um ano de forte crescimento em termos de utilização de rede móvel e, consequentemente, da rede de última geração "3.9G LTE". A nome que acabei de referir, relativamente à conhecida tecnologia "4G", é também ela o reflexo de muito facto omisso que acabou por surgir, quer em termos de cobertura, velocidade real ou mesmo relativamente à questão do tráfego ilimitado... que nunca o foi.
Já há vários meses que o 4G entra na casa de todos os portugueses, pela TV e por outros meios de comunicação publicitária, mas apenas entra literalmente na casa dos portugueses que residem nos grandes centros urbanos.
Deixando de lado as questões de cobertura da rede, afinal, até que ponto uma ligação 4G LTE poderá beneficiar o utilizador em relação a uma ligação 3G?!
O Pplware foi novamente até Coimbra para tirar todas as dúvidas.
Plataformas com mais de Mil Milhões de utilizadores só existem 3
... e o Android foi a que alcançou essa marca mais recentemente e de forma mais rápida!
A concorrência entre plataformas que albergam milhões e milhões de utilizadores nunca esteve tão afincada. À medida que estas vão crescendo, é necessário cada vez mais satisfazer os seus utilizadores de modo a conseguir mantê-los o máximo tempo possível e continuar a conquistar novos utilizadores. Algumas plataformas têm-no feito como nunca se viu...
A marca de mil milhões de utilizadores é algo que poucos atingem mas que muitos ambicionam. É um número enormíssimo e que, até agora, apenas foi alcançado por três plataformas.
O sistema operativo móvel da Google, o Android, foi a terceira plataforma a alcançar tal marca mas destaca-se por o ter conseguido mais rapidamente que qualquer outra. As outras duas, referidas de seguida, demoraram bastante mais tempo a atingir essa marca histórica.
Os buracos na segurança do acesso ao iOS 7
Na era digital, tudo o que diz respeito a segurança é um assunto sempre com bastante imprecisão associada. Costuma-se dizer que nenhum sistema é totalmente "vedado", apenas existem uns mais camuflados que outros... e é essa questão que ainda se continua a colocar, mesmo no software de elite!
O iOS 7 tem falhas que permitem concretizar um assalto com sucesso e invadir as contas do dono do iPhone 5S.
Actualmente um smartphone, além do elevado valor material que tem, contém ainda imensa informação privada e é uma porta aberta para o acesso aos diversos serviços a ele associados. Considerando um iPhone da Apple, se o equipamento for perdido, espera-se poder contar com a boa vontade e seriedade da pessoa que o encontra, mas se a pessoa não for séria ou o iPhone for roubado, então o caso muda drasticamente de figura.
A Apple prevê casos de perda ou furto e tem mecanismos que permitem apagar remotamente todo o conteúdo do equipamento. No entanto, recentemente foram reunidos vários factos que demonstram como contornar todo o sistema, impedir que o iPhone seja apagado remotamente e invadir o acesso em diversas contas.
Publicidade no Facebook rende +1790% no iOS que no Android
A publicidade é o que alimenta a Internet e a generalidade dos serviços a ela associados. Umas empresas obtêm mais retorno que outras e, na área que mais se tem expandido, a área dos dispositivos móveis, por enquanto existe ainda um desequilíbrio bastante acentuado entre os concorrentes mais próximos.
A maior fatia de lucros nas redes sociais passa pela venda estratégica de publicidade, destinada a bombardear pelos utilizadores do serviço "gratuito" que a consomem quase inconscientemente. As aplicações móveis dessas redes são também um meio fortíssimo mas o retorno difere drasticamente entre os dois maiores sistemas operativos móveis, o Android e o iOS.
Um estudo recente revela que a publicidade que surge em equipamentos móveis da Apple, com o sistema operativo iOS, dá 1790% mais retorno do investimento do que a publicidade no Android.
O ano de 2014 promete muito em termos tecnológicos e nós cá estaremos para vos trazer todo o tipo de conteúdos.
Este artigo tem mais de um ano