Quantcast
PplWare Mobile

Análise: Microsoft Surface RT

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Hugo Cura


  1. Carlos says:

    Viva!
    Desde que vi este equipamento que o ponderei para a minha cara metade substituir o seu netbook.

    As tarefas a realizar são consulta de email (webmail do trabalho) e as ferramentas do office (em especial Word e Excel). E para este efeito é do que tenho visto que melhor se adequa, especialemente por causa da portabilidade, requisito que a minha esposa não abdica.

    Por isso pergunto Hugo: para uma utilizadora mais que habituada ao windows (temos um tablet dos xineses em casa, mas ela pouco lhe liga) existe alguma coisa mais interessante?! Esta serve o propósito?

    Abraços!

    • Hugo Cura says:

      Olá Carlos,
      Sim, serve perfeitamente para esse propósito, aliás, não há um que seja melhor que o Surface nesse aspecto. Talvez a capa Type Cover (com um teclado normal) seja preferencial nesse caso. Custa mais 30€ mas a comodidade e eficiência são claramente superiores… pelo menos enquanto não há prática de longa data com a Touch Cover (utilizei 3 semanas). Mas claro, tudo isso partindo do princípio que não haverá necessidade para fazer do Surface um verdadeiro PC, com a capacidade de instalação de aplicações que não constam da loja online.

  2. Carlos says:

    Tenho um praticamente desde que saiu (comprei na FNAC do Vasco da Gama) e é um espetáculo.

    E eu era um “cético do tablet”, mas a verdade é que hoje em dia quase só uso o PC de casa ou para jogos ou para trabalho a sério com o Visual Studio.

    Seria ainda melhor se o Office tivesse o Outlook, ou se a aplicação de e-mail fosse decente. Desde o update de ontem que ficou melhor, mas ainda é bem fraca.

    Por outro lado, toda a forma como o Windows 8 está concebido, os gestos, os charms, os live tiles, e a integração entre as aplicações realmente funcionam muito bem.

    Ah, e o SoC Tegra3 deixa um bocado a desejar, é fraquito comparado com o do iPad mais recente ou com o do Nexus 10. Mas se lá para o fim do ano sair um com o Tegra4 e como “Blue”, vai ser brutal.

  3. SamC says:

    Boa análise, os meus parabéns!

    No entanto, a minha opinião difere da opinião do autor do artigo visto que acho que um tablet “de topo” como este, deve ter uma câmara à altura. Um tablet não deve substituir uma máquina fotográfica (por isso não faz muito sentido ter flash), mas a qualidade deve ser razoável para dois usos muito comuns que aumentam a produtividade:
    -digitalizar códigos QR com facilidade
    -fotografar documentos em papel para os enviar por email

    De resto, não podia mais concordar com os pontos fortes e fracos deste tablet.

  4. miguel L. says:

    Parabéns pelo artigo.Tenho que comprar um!

  5. Marco says:

    era um bom equipamento, não fosse entretanto já estarem a aparecer os primeiros problemas graves de fabrico… já começam a sair os reports no site de suporte da microsoft, com dezenas de queixas relativas ao wireless, a tendência é ir aumentando.
    usam chips marvell e depois querem que o produto seja viável, seriously lol…
    aparte disso, vamos ver quais as soluções da microsoft, pois o equipamento é esteticamente bonito, é rapido… mas problemas como o que referi e como o o teclado sofrer um desgaste brutal e ficar danificado com pouca utilização, são defeitos inadmissiveis.

  6. Nuno Madeira says:

    Acho que a Microsoft devia dedicar-se apenas a SO e software. e perceberem que User experience touch é uma coisa e Desktop outra. Há muito que sei que nao vai ter sucesso.

  7. Filipe says:

    É um excelente tsblet pc sem duvida, muito simples e fácil de utilizar, apenas não gosto por ser demasiado recente tem poucas apps.

  8. Joao D. says:

    Gostos não se discutem, mas para mim a gama Surface está muito pontos acima da concorrência no que toca à qualidade do material e ao design.

  9. Carlos says:

    “Poderá eventualmente dever-se ao Kernel do Windows RT, que poderá carecer ainda de alguma optimização”

    O sr. Herbert Sutter (um dos cromos do C++ e do kernel do Windows) já disse isso mesmo, que o compilador da Microsoft para CPUs ARM ainda é de 1ª geração e tem muito por onde melhorar.

    “Necessidade de reiniciar para instalar actualizações – tal como num PC”

    E até diz “Não desligue O PC!” 🙂

    Mas no geral só é preciso reiniciar o sistema quando são atualizações do firmware. Por outro lado, acho que em todas as atualizações até agora houve atualizações do firmware…

    • paulo g. says:

      Com o kernel de linux, com certeza que seria mais rápido. A M$ como gosta de fechar tudo ou quase, não tem a flexibilidade da central de programas, que existe há muito tempo. O LibreOffice para 99% das pessoas serve e sobra, pelo que o M$Office não é necessário comprar.

  10. Vítor M. says:

    Bom trabalho Hugo. Gostei de ver alguns pormenores que me escaparam 😉

  11. Sérgio says:

    Está muito boa a análise, comparado com o que já li noutros sites.

    Dadas as minhas necessidades, continuarei à espera da versão Pro, que teima em não chegar a Portugal =/

    Já agora, como são pessoas ligadas às tecnologias, sabem de alguma noticia ou rumor, sobre a data de lançamento do Pro no nosso mercado?

  12. miguel L. says:

    Uma pergunta de bolso.

    Eu tenho no meu PC o Windows 8, comprando o Surface RT ao atualizar supúnhamos, um tile no Pc, fazendo um download de uma app, quando ligo o Surface RT é automaticamente atualizado e vice-versa?

    E para os documentos que coloco no PC, aparecem logo no Surface?

    • Hugo Cura says:

      Boas questões.
      O Windows RT funciona exactamente como um Windows 8 normal, em termos de sincronização de definições na mesma conta. Entre esses PCs com Windows 8 são actualizados alguns parâmetros, mas poucos:
      – tema do ecrã Iniciar
      – imagem do ecrã de bloqueio
      – posição da barra de tarefas no ambiente de trabalho
      – eventualmente mais qualquer pormenor que agora não me lembro

      As aplicações que são instaladas num PC, não são instaladas automaticamente no outro mas surgem na lista “As suas aplicações” na Loja de aplicações. Aí é possível escolher o PC onde foi instalado e aceder directamente à lista de aplicações correspondente ou então aceder à lista de todas as aplicações existentes na conta MAS não instaladas no referido PC (ou tablet).

      Em relação aos documentos, a sincronização possível é apenas com recurso ao SkyDrive.

  13. BV says:

    Boa análise, parabéns.
    Estive há poucas horas a mexer num (cerca de 15 minutos).

    Inicialmente estranhei a falta de feedback mecânico no teclado, mas depressa me habituei a este factor (na verdade mais depressa do que previa).
    Infelizmente não me ocorreu tirá-lo da mesa (nem sei se daria) para poder “ver” a qualidade de construção e a sensação de o utilizar desta forma.

    Gostei do OS, acho que faz todo o sentido neste tipo de plataforma.

    Tal como referido no artigo, o ponto que me deixou um pouco decepcionado foi a fluidez do Sistema (sou utilizador de um iPhone5 e de um iPad (2nd Gen)).
    Pareceu-me sempre um pouco “engasgado”, mesmo em comparação ao meu iPad.
    É claro que isto pode vir a melhorar com actualizações.
    Fiquei agradavelmente surpreendido com o Word e Excel.
    Não sei se têm todas as funcionalidades da versão desktop, pelo menos o que procurei estava lá tudo.

    Parece-me um excelente começo para a MS.

    Cumps…

  14. felippe says:

    só esse reflexo da tela ja desanimei

  15. Filipe says:

    Demorou a vir essa analise…Deve ser por não se chamar Ipad.

  16. Cristina says:

    Olá o meu marido deu-me o meu Surface à um mês e claro que não percebo disto como a maior parte dos senhores mas a minha pergunta é não consigo ligar a minha pen móvel da net será que tenho de instalar alguma aplicação e qual é ou não dá mesmo a internet de pen ? Obrigada

    • Hugo Cura says:

      Cristina,

      Não sei qual a rede que utiliza mas só a Vodafone tem uma aplicação na Loja Windows (Vodafone Mobile Broadband) que permite utilizar as Pens de Internet móvel no Windows RT (sistema operativo que equipa o Surface).

      Se a sua necessidade for para utilização em casa, existem routers com suporte para rede móvel, o que permite ter sempre um ponto de acesso em casa sem a necessidade de contratação de um serviço de rede fixa.

      Se por outro lado necessita de internet fora de casa e em pontos não fixos, e caso não seja cliente Vodafone, então a solução é utilizar um smartphone para fornecer internet ao Surface.

  17. Fábio says:

    Boa tarde. Tenho um surfasse rt e estou bastante satisfeito com o meu equipamento, tenho é apenas uma duvida e gostava que me ajudassem a resolver a mesma que é a seguinte: qual o nome do programa que tenho que sacar na loja para poder jogar por exemplo o pokerstars no meu surface? Ficava imenso grato se me conseguissem explicar. podem também me esclarecer esta duvida enviando o que devo fazer para o meu e-mail fabioteixeira1988@hotmail.com cumprimentos.

  18. Ana Cristina Silva says:

    Comprei o equipamento em questão e tenho uma pen da vodafone mas não consigo ter internet para ir à loja Windows para adquirir a aplicação. No entanto tenho um smartphone como posso utilizá-lo no tablet?

  19. Claudeci says:

    tenho um surface RT e a tela do ecrã esta escura e não consigo mudar isso, alguém sabe o que fazer?

  20. JoaoSilva says:

    Bom dia, alguém me sabe dizer se é possível ver filmes online ou televisão online, como por exemplo nos sites onde transmitem os jogos de futebol?

  21. Antonio Oliveira says:

    Boa noite,
    Tenho um surface com Windows RT 8.1 pelo que gostaria da saber com fazer para instalar uma pen net móvel, pois o surface não permite a instalação do software do dispositivo.

    Alguém sabe dizer?
    Att.
    AOliveira

  22. Pedro Dinis says:

    Bom dia Hugo,

    Excelente trabalho sem dúvida. Tenho uma questão, eu gostaria de usar GPS neste tablet, posso comprar um módulo externo que se liga facilmente por bluethoot, a minha questão é, há programas na loja online da windows de gps para este modelo? Ou o módulo que eu comprar já tem que vir com o software necessário? Estou um pouco perdido aqui, e esta questão é crucial para a compra do tablet.
    Obrigado.

  23. helena says:

    como posso instalar a minha pen da net

  24. Jorge Bruto says:

    .o meu irmão ofereceu-me o surface windows RT, no entanto tinha perdido o carregador, como é que o posso pôr a carregar? obrigado

  25. Jorge Bruto says:

    O meu irmão ofereceu-me o surface RT, no entanto tinha perdido o carregador, 1- como é posso entretanto carregá-lo? 2- onde comprar outro carregador?

  26. Ermelinda Alves says:

    E agora o meu surface rt avariou e…. não há ninguém que tente a reparação!
    Resposta da Microsoft: se for um problema físico, como já não está na garantia, a Microsoft não repara.
    Ou seja, é LIXO.
    Nunca pensei ser possível.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.