NSA andou a espionar a empresa chinesa Huawei
O mundo atravessa um momento de desconfiança no que toca à segurança informática e muito por culpa da já famosa Agência de Segurança Nacional (NSA). Verdade ou não, as notícias fazem-nos reflectir sobre a questão da nossa privacidade, mas também têm-nos feito perder a confiança nos fabricantes de software e hardware.
De acordo com publicações recentes do "New York Times" e "Der Spiegel", a NSA terá feito espionagem à empresa de telecomunicações Huawei.
E mais uma vez a Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos volta a ser notícia. Segundo reporta o "New York Times" e "Der Spiegel", a NSA terá acedido a ficheiros associados ao e-mail, a documentos internos, mas também terá interceptado comunicações dos funcionários assim como descoberto código secretos dos equipamentos da empresa.
No início do ano, a empresa chinesa tinha desmentido tal cenário mas há agora documentos, disponibilizados por Edward Snowden, que confirmam tais acções de espionagem.
A empresa chinesa de telecomunicações Huawei, baseada em Shenzhen referiu, este Domingo, que irá agir caso se confirmem tais acções de espionagem.
"Se as acções relatadas forem verdadeiras, a Huawei rejeita tais actividades de invasão e infiltração na nossa rede corporativa interna e de monitorização de nossas comunicações", referiu o chefe de cibersegurança global da Huawei, John Suffolk, à Reuters.
Segundo informa o New York Times o objectivo desta acção levada a cabo pela NSA, apelidada de "Shotgiant", tinha era descobrir quaisquer acções entre a Huawei e o Exército de Libertação do Povo Chinês, mas também saber se a Huawei tinha em desenvolvimento algum tipo de software para espionagem para comunicações.
Já a revista alemã Der Spiegel, diz que a NSA copiou da Huawei uma lista de mais de 1.400 clientes e documentos internos, e que esta prepara uma ofensiva digital contra a liderança política chinesa, indicando o ex-primeiro-ministro Hu Jintao e os Ministérios do Comércio e das Relações Exteriores como alvos.
Este artigo tem mais de um ano
… amando da Apple! 😀
Espionou? Não será “espiou”?
Sinónimos…
mesma coisa 🙂
Não é bem a mesma coisa!! Se fores pago ao caracter dá mais. Termos de eficiência é melhor não usar tantos rodriguinhos e ter uma escrita mais menos “brasileira”.
“mais menos brasileira” – não percebi…
Significa a mesa, coisa, mas resulta num um português muito mais feio, deselegante e infantil! Ultimamente tenho lido esta expressão qua se extinta do nosso vocabulário muitas vezes, ainda estou para entender o porque ou a necessidade disso.
O teu português nesse comentário é que está um bocadito feio…
Isto é hilariante…
Estes jornalistas fazem-me rir, então no planeta inteiro só a NSA é que espia, boa…
Nem vale o esforço do comentário, os jornalistas que ganhem uma coisa chamada testiculos e que falem nos outros nomes também…
eu diria mais, qual é que é um dos objectivos para a existência da NSA? Espiar, obviamente!
Havendo tantas dúvidas sobre as ligações Huawei, é assim tão estranho que seja um alvo de espionagem por parte duma agência americana…?
enfim… qualquer dia começam a achar que devia ser proibido espiar!
Sim, os Estados Unidos estão muitos furos acima do resto do Mundo…..Se analisares é TUDO Americano, o software Linux, Windows ou iOS, as redes internet são da Cisco, os emails da Google e Outlook…..tudo nasce nos Estados Unidos, desde o Facebook até ao Whatsapp….até o GPs é Americano para saberes onde anda cada um.
O interessante deste leak é que os Estados Unidos acusaram a Huawei de fazerem o que eles (EUA) também estavam a fazer. Ou seja, “não podes fazer, mas nós podemos”.
há uma diferença muito grande! O problema dos EUA com a Huawei era contra o uso de equipamentos desta marca nas suas redes de comunicação, para evitar futuros problemas de “infiltração” em infra-estrtuturas vitais ao país! Tendo tantas dúvidas só um masoquista é que aceitaria o risco! Infelizmente a Europa está cheia de masoquistas!
Esse ponto de vista é interessante e também o partilho.
Posso estar equivocado mas desde do o tempo da guerra fria (o mesmo antes no final da segunda guerra) os estados Unidos diziam que era proibido que que os países não poderiam ter armas nucleares, no entanto parece que eles são a excepção.
E parece que as tem por “protecção nacional”.
faças o que te digo e não faças o que eu faço pois é proibido fazer.
acho que é o slogan dos USA
Os Estados Unidos não são santinhos, e aprecio a crítica de certas atitudes, nomeadamente as descritas, mas quanto se está a comparar com Chineses por amor de diu, os EUA são santos, deixem-se de tretas.
Curioso é mesmo a IBM comprar a Lenovo, empresa Chinesa. Se tinham havido noticias de hardware modificado em computadores deles de forma a infiltrar servidores dos EUA, o que dizer agora da super poderosa IBM a tentar meter o bedelho dentro da Lenovo.
Roubar tecnologia chinesa? LOL
Isto é gato e rato, o melhor mesmo é que o mais rápido supercomputador do mundo é chinês, logo usado para “defesa”, tal como os dos EUA… deixem lá os rapazes brincar.
Daniel, eu acho que foi ao contrário, a Lenovo (chinesa) é que comprou a divisão de PC’s da IBM, e manteve a sede da antiga ThinkPad nos Estados unidos.
ups! True.
Sendo assim, nada contra, é ajustar contas entre eles…
Só fico espantado é a IBM vender seja o que for quando grande parte das inovações e patentes passam por eles.
Parem de espionar as pessoas!
Pronto, agora que tu mandaste, eles vão parar!
Obrigado.