PplWare Mobile

Novo MacBook Pro é o modelo Pro mais encomendado de sempre

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Vítor M.


  1. Logic says:

    Isto é fake, vindo da própria Apple.
    Este macbook pro é alto scam, eu tava ansiosamente a espera disto para renovar o meu e fiquei sem saber o fazer…

  2. B@rão Vermelho says:

    Sou cliente Apple em varios produtos, cada vez menos porque os preços são pernograficamente altos, e na minha modesta opinião o único produto da Apple que ainda vou gastando dinheiro é no Ipad, tenho um velhinho Ipad 2 3G, e é a última viagem que vamos fazer juntos espero que o Pai Natal se lembre de mim, em PC, acho que para quem trabalha com criatividade e bom.

  3. Mike says:

    Que grande treta.

    • Mário S.M says:

      Explica essa grande treta, estás a implicar que a Apple está a mentir aos investidores?

      • Mike says:

        Não era a primeira vez!! Isto não é comunicação para os investidores, isto é conversa de marketing! Chamar a atenção, criar o desejo no consumidor…. normalmente estas mensagens surgem quando o sentido é inverso ao comunicado

        • LM says:

          Pessoalmente não é por haver mais ou menos gente a comprar que vou tomar a decisão de ir a uma loja. Se alguém o faz é porque não sabe o que anda a comprar.

          • balelas says:

            Pessoalmente. Mas para as massas infelizmente resulta. Bastava ele dizer que as vendas não estavam como o esperado que as bolsas iam logo reagir….

          • balelas says:

            Pessoalmente. Mas para as massas infelizmente resulta. Bastava ele dizer que as vendas não estavam como o esperado que as bolsas iam logo reagir….

          • LM says:

            Mas as bolsas ou mercados são algo de diferente dos consumidores. Seja como for, é mais um case study ler aqui comentários a dizer que os números das vendas são falsas, é só experts em mercados e em análises por aqui.

        • Mário S.M says:

          Não há mesmo limites de aldrabice.

          Isto não é conversa de ânimo leve, se o gajo mentir aos investidores, ele vai preso.

          Não sabes do que falas, não me insultes com a tua ignorância.

        • Hugo says:

          Não existe um canal “oficial” de comunicação com investidores, que tipicamente são privados, por isso qualquer comunicação publica é considerada pela FTC nos estados unidos como sendo oficial. Tecnicamente mentir ao publico lá não é ilegal, o problema é que mentir aos investidores é.

  4. The Onee says:

    “mudar alguns conceitos de trabalho” tal como passar a usar adaptadores lol

    • Jorge Rodrigues says:

      Ya, isso das 4 portas usb tipo c / tunderbolt é a meu ver a pior das alterações, a touch bar não fica atrás no entanto.

    • Vítor M. says:

      Realmente nem sempre acertam, por exemplo, não faz muito sentido no iMac 5K termos as portas numa zona de difícil acesso, assim como não faz sentido estar no mesmo sítio o jack 3.5mm, pior ainda é estar lá o slot de cartões SD.

      Fora isso, a máquina em si é fantástica.

      No que toca a esta “revolução# ou tentativa de… bom, há que dar mérito por ter coragem. Até porque nos iPhones, por exemplo, nunca a Apple quis ter uma bateria removível e vimos que os outros seguiram essa tendência. Nunca quis ter cartões micro SD e muitos dessa indústria seguiram essa tendência. E sabemos que no futuro todos, sem excepção, irão abandonar esse slot.

      Bem ou mal a Apple força o mercado a mudar para recursos modernos. Há mercados onde faz sentido mas há outros que ainda não faz… farão um dia.

      No que toca aos computadores, a Apple sempre foi inovadora ou pelo menos forçou o mercado quando no passado apresentou várias novidades e removeu funcionalidades. Quem se lembra dos Apple sem slot de disquetes? E depois teve a coragem de remover as drives ópticas e já no Macbook Air de 11” havia removido o slot SSD.

      Em termos de portas, igualmente testou levar que o mercado adoptasse as suas, em vez de se vergar ao mercado. A Porta de 30 pinos foi copiada por terceiros, a porta Lightning foi a primeira nos smartphones a trazer uma série de recursos (inclusive o som) e nos Macs idem aspas.

      As Thunderbolt é uma interface de comunicações desenvolvida pela Intel com auxílio técnico da Apple. Uma interface que cada vez a Apple usa mais… e que tem sido importante nos atributos dos seus acessórios.

      Mas não tem por trás a vertente comercial?
      Sem dúvida que sim, mas a Apple, como a Microsoft, Google, Samsung e afins… não são a santa casa, são empresas que visam lucro.

      Obviamente que em acessórios a Apple realiza muitos milhões por ano, basta ver o exagerado preço dos mesmos e as receitas alcançadas. Agora, vemos que os outros players já faze o o mesmo, basta ver alguns dispositivos da Microsoft que trazem já a necessidade de comprar acessórios. E quem diz a Microsoft, diz outros grandes players desse mercado.

      Portanto… aqui passa pela escolha das pessoas. Quem gosta e necessita e pode… compra, certamente tem uma opinião. Os outros, os que não gostam., não precisam e não podem, só por si estão representados a não compra. Quando dizem mal… quando são cáusticos não é por não gostar, não é por não precisar…

      O bom que tem o mercado é que produz alternativas, ou melhor, produz outras escolhas e cada um tem o que quer, que necessita e que pode comprar.

      Tudo gira em torno de negócio, dinheiro, lucros. É o mundo a ser mundo.

      • Filipe F says:

        O seu comentário é um tanto ou quanto a defender com parcialidade a Apple.
        No entanto Vitor M, o engraçado para começar é que a Apple é boa a substituir ideias, mas nunca criou nada assim de revolucionário nos ultimos anos. Isto é, como diz e bem, retirou as disquetes, mas não foi ela a criar. Retirou as drives de DVD, mas não foi ela a criar, agora retira a dos SDCard, etc… Ou seja o que eu quero dizer é que a Apple parece ser mais contra o que é padrão, do que propriamente ela criar NOVOS padrões.
        Porém a grande verdade é que a Apple não tirou nada, apenas substituiu com adaptadores. Por exemplo retirou o sdcard do macbook, mas a alternativa é : um adaptador sdcard…. Tirou a USB convencional para dar um adaptador e isto das USB tem algo tão banal como por exemplo as Pen USB, os ratos USB, tanto acessório que existe ainda com pouca alternativa ao ”fio”, e que a Apple no fundo tirou para não tirar, obrigando a ter adaptadores. Isto não é inovar, isto não é dar um passo à frente, isto é como diz no fim, negócio.

        Fala que os outros seguem a Apple, mas igualmente a Apple copia os outros. Alias todos se copiam… Sinceramente não vejo no presente grandes ”novidades” criadas pela Apple. Vejo sim algo nunca antes pensado que era a dependência de adaptadores.

        Cada qual com a sua opinião, mas o melhor do macbook ”antigo” era a portabilidade. Era eu poder levar só o portátil, sem qualquer carregador, acessório etc, e usa-lo uma tarde toda no trabalho, numa apresentação etc… Agora para fazer isso preciso de levar vários adaptadores. Já não basta levar o macbook debaixo do braço, já preciso de uma mochila para os acessorios. Isto é inovar?

        No iPhone a mesma coisa, preciso adaptadores para tarefas como ouvir musica… é mais um fio no bolso ou se preferir, preciso de um adaptador para usar os meus phones lighting em aparelhos convencionais como nos avioes, comboios, dispositivos de casa etc.

        Por isso deixo a pergunta: Acha que é inovação e dar um passo à frente, criar um mundo de acessorios? Isso é simplificar?
        Agora aquela pequena provocação que alguns ”anti” diriam, inovação é carregar um telemóvel sem fios ligados ao mesmo…

        Em suma, a Apple não removeu de vez nada, a Apple criou adaptadores para tudo e deixo aqui a imagem que resume as inovações recentes da Apple: https://cdn-images-1.medium.com/max/600/1*vEuoxfLSzaCKHzVJ1cX64w.jpeg

        • Vítor M. says:

          Filipe, para justificares não teres a minha opinião (o que agradeço) escusas de dizer que és imparcial, que não és 😉

          Agora, a Apple criou sim senhor vários standards, basta olhar para dentro dos Macs e tens lá imenso hardware com portas proprietárias, como protocolos proprietários, SoC proprietário… etc. Estás distraído, mas quem criou por exemplo a porta de 30 pinos foi a Apple, que, como sabes, removeu a mesma e criou a Lightning, verdade? Outro exemplo, a Thunderbolt é uma interface de comunicações desenvolvida pela Intel com auxílio técnico da Apple, mas há mais no que toca a ligações.

          Agora tu dizes assim: mas então a Apple está a remover o que é um standard da indústria e a colocar as interfaces da sua propriedade?

          E não é inteligente? Assim tem o domínio total do desenvolvimento sem necessidade de pedir licença a ninguém. Contudo a Apple também usa interfaces como USC-Tipo C que é universal, porque achou ela que traz utilidade e modernidade.

          Se a Apple copiou os outros? Mas a Apple não é uma ilha, obviamente se os outros fazem algo de bom e é onde o mercado está a fluir, que remédio tem ela de olhar para os outros, há muitas empresas que trazem mais valia a vários mercados.

          À tua pergunta: Acha que é inovação e dar um passo à frente, criar um mundo de acessorios? Isso é simplificar?

          Está erradamente classificada a inovação. OS acessórios são apenas pontes para a actualidade, quando usares auscultadores wireless para que queres os acessórios? Quando usares a cloud para que queres o acessório para o leitor SD? Quando usares teclados sem fios, ratos sem fios, para que queres os acessórios que usam para os ligares? Percebes?

          Se tiveres um router sem fios, para que vais ligar o cabo rj45? Tu já fazes o que a Apple idealiza há mais de uma década, faz-me lembrar que hoje falámos todos de cloud mas a cloud apareceu ainda nem se chamava cloud: https://www.youtube.com/watch?v=Or7zaUaP-J8

          Carregamento sem fios… concordo que o iPhone já deveria ter, até porque uso o Apple Watch e é uma funcionalidade muito interessante. Mas mesmo essa tecnologia ainda não está tão apurada, repara que ainda são poucas marcas que apostam nisso, por alguma razão. Mas sim, gostava que o meu iPhone 7 Plus tivesse isso.

          Mas vê esse vídeo.

          • Miguel Sousa says:

            O problema é que a remoção do cartão SD irá provocar um corte de muitas horas na utilização da bateria, não só do computador como dos outros dispositivos. A ligação bluetooth ou por rede wireless consume 250 a 500 vezes mais energia, para descarregar um simples cartão de 128gb. Isso vai pesar em quem usa estes computadores para trabalhos mais técnicos. Muitos especialistas de imagem, usavam os cartões, porque era mais eficaz para a bateria das máquinas, tirarem o cartão e descarregarem no computador. Do que estar a gastar uma imensidade de bateria para enviar os vídeos. Pior é a parte em que a Apple está a obrigar quem usa estes dispositivos a ter de usar a cloud. Ficam totalmente dependentes de existir uma ligação à internet. Quando ela não está lá… 90% do IOS deixa de funcionar. A microsoft recuou no 365 mesmo por causa disso. Estar dependente de uma ligação permanente à internet é algo que qualquer profissional não quer depender. Porque se tem o azar de a ligação não estar activa… não trabalha.

          • Vítor M. says:

            Verdade, mas até nisso as coisas estão melhores, hoje um MacBook tem uma autonomia muito maior que há um ano atras (ou dois), esses pormenores de evolução dos componentes terceiros não podem ser justificação para o mundo parar de evoluir, penso que umas coisas arrastam as outras.

            Eu, como muitos de vocês, tenho o que preciso na cloud e não me faz falta nenhuma os cartões SD. Claro, preciso de Internet decente, mas isso são outros 30…

          • Alpha says:

            Mete a carroça à frente dos bois, chama-lhe inovação e vende um adaptador para a geringonça funcionar.

        • Mike says:

          A Apple retira standards não é por uma questão espaço, é mesmo porque não dão dinheiro.

          • Vítor M. says:

            Eu diria que são ambas as coisas. Mas também tem a ver com o trazer novos standards para os seus gadgets.

            Lembras-te da Samsung que removeu o cartão microSD e o acesso à bateria? E os telefones da Google? E os da Microsoft?

            Volto a dizer, é o mercado a ser mercado.

          • just a normal guy says:

            tao sempre a dizer que a samsung removeu o sdcard removeu removeu,mas depois voltou a introduzir no S7,porque viu que os utilizadores gostavam mais com SDcard.e isto de mudar radicalmnente tudo para thunderbolt e depois termos k andar carregados de adaptadores realmente nao tem muita logica,e eu falo do que sei porque sinto a mesma coisa.

        • Adrien says:

          Comentário perfeito

      • Rui LUX says:

        “E sabemos que no futuro todos, sem excepção, irão abandonar esse slot.” – ??

      • balelas says:

        Vitor M.
        Sim é verdade puxam o mercado, mas na realidade não existe grande inovação. Digamos que pegam numa pequena e insignificante ideia (que por muitas vezes já se tinha ouvido falar por empresas mais pequenas) e transformam aquilo na inovação do ano….
        Na minha opinião a Apple é TOP em marketing e design. Também é boa para tomar decisões pelos outros hehehe.
        Há uma coisa que me incomoda pelo facto de terem retirado o jack 3.5 no iphone, estão a puxar o mercado para uma tecnologia que já provaram ser perigosa quando estamos várias horas expostos a radiação radio. Vai haver muita gente (principalmente mais nova) a levar com aquilo nos neurónios horas e horas. Vai ser mais um assunto preocupante no que toca a saúde mas que as pessoas não querem saber por ignorância.

        • Vítor M. says:

          Isso é uma treta, pois a radiação só por si está no equipamento e cada vez mais temos mais equipamentos, mais fontes de ondas rádio… portanto, isso é uma falácia. Alguém que prove isso.

          Quanto ao que faz a Apple, é capaz, cada um tem uma opinião e nem vou discutir isso (tempo perdido). Os milhões de utilizadores que todos os dias compram algo Apple têm uma opinião certamente diferente e ao longo dos anos, muitos que se tornaram clientes vieram de outros sistemas operativos e marcas, isso chama-se diversidade de escolha.

          • David Ramos says:

            Todos os equipamentos emitem rafiacao

          • David Ramos says:

            Todos os equipamentos emitem radiação. Mas uma coisa é teres a fonte de radiação a 1metro e outra é teres a fonte de radiação mesmo na tola. Não te esqueças que o micro-ondas tb é uma fonte de radiação 🙂

      • Bernard says:

        A Apple, Samsung, Microsoft e outras empresas estao fizando simplesmente o lucro. A Apple fez o mercado a fazer mudanças nos padrões isso é bom pois força o mercado a buscar inovações, agora simplesmente porque a Apple pratica preços altos as pessoas sem conhecimento ficam falando que a Apple não inovou e não inova. Não se esqueçam que a Samsung, Microsoft também praticam preços abusivos. O que nos resta e aceitar que não podemos comprar os produtos e comprarmos o que cabe no orçamento.
        OBS: Meu celular e um Samsung Note 5, meu notebook é um HP Folio ( para não falerem que eu estou defendendo a Apple , na verdade estou sim pois as pessoas criticam uma marca, um produto sem conhecer eles realmente).

  5. David says:

    Tudo na Apple é sempre o melhor de sempre.

    • Vítor M. says:

      Não, até porque neste segmento até tem havido um abrandamento, o MacBook 2015 não teve grande impacto e ficou mesmo muito aquém do que se esperaria. Na minha opinião foi alto tiro no pé que a Apple deu, mas…

      Por isso a tua certeza não é de certeza com certeza.

      • David says:

        Eu sei Vítor, mas é de certeza um dos slogans mais usados pela Apple! Quanto à notícia, uma semana depois do lançamento e ter estes resultados não significa nada. Os entusiásticos com tudo o que a Apple lança cá para fora são sempre os que fazem fila no início para adquirir. Essas vendas são sempre certas. Em Janeiro é que vão poder tirar conclusões.

    • Pedro Cruz says:

      Melhor comentário!

  6. APereira says:

    O que é certo é que agora anda tudo a falar mal dos USB-C e da touchbar, mas daqui a nada vao aparecer aí mais nao sei quantos modelos com o mesmo e vem logo os paladinos dizer que é um espetaculo.

    • toni da adega says:

      Existem muitas marcas a vender portáteis com USB-C.
      E nunca vi ninguém a dizer mal do USB-C, o que o pessoal se queixa é por serem todas USB-C, simplesmente podia trazer 1 porta com USB-A por motivos de compatibilidade.

      • Manuel says:

        Ha uma frase popular que se ouve com frequência “não pegou”, assim não há porque não pegar, é dar o passo para o tipe-C e mais nada. Se deixam uma porta porque motivo não iríamos usar sempre essa mesma porta, assim em breve tudo que conhecemos em USB será alterado, não chores, siga, para a frente é que é Lisboa.

    • Jorge Rodrigues says:

      USB-C até entendo que tenha um par de portas, agora ter só USB-C é que não compreendo…
      E no que me toca a mim a touch bar é mesmo uma treta, o botão de impressões digitais é que dá jeito.
      E a diferença de preço entre USA e Europa… digo que a diferença paga a viagem aos States e sobra guito.

    • LG says:

      APereira… E já há algum tempo…

      Mas eu sempre achei que uma marca e produto devia adaptar-se à necessidade do consumidor. A Apple dá se ao luxo de fazer o utilizador adaptar-se à marca.

      Sim, USB-C é o futuro, mas a transição leva o seu tempo… Fabricantes de hardware ainda estão a produzir as ligações dos componentes em USB-A…

      Proque é que a Apple lança 4 entradas USB-C? 4….? Não era melhor 2xUSB-C + 2xUSB-A 3.1? Mas não! 99.5% dos componentes USB vão agora necessitar um adaptador porque a Apple quer assim mas nem USB-C tem no iPhone…

      No caso tou touchbar tenho uma opinião neutra… só critico a deslocação do botão Esc para lá…

      Sim são portas Thunderbolt… Como adoraram apresentar 2 monitores 4k ligado ao MacBook Pro… …. … … com placa gráfica Intel… enfim..

      • Henrique says:

        A Apple não fiz misturas, se USB-C é o futuro então empurra-se tudo para USB-C e o consumidor que se adapte, a Apple nunca foi conhecida por fazer a vontade ao consumidor mas sim por empurrar as suas ideias e ideais nos seus produtos e espetá-las ao consumidor, depois cabe ao consumidor comprar ou não.
        Eu concordo com a visão da Apple de que o consumidor não sabe aquilo que quer e por isso é preciso alguém dizer-lhes o que querem e o que precisam, isso era a filosofia do Jobs e para mim quanto mais vejo pessoas a falar de tecnologia mais percebo quão certo ele estava.

        P.S.: Not an Apple consumer.

    • Vítor M. says:

      Na verdade e iremos ver isso, a Apple lança, os haters dizem mal e as marcas adoptam. Vamos ver dentro de pouco tempo os portáteis a arrumar com os slots SD, com as outras portas porque o mundo é Wireless, é bluetooth e é cloud. Sabemos que é verdade, apenas os velhos do Restelo lutam contra a evolução. 😀

      E a Apple tem de fazer dinheiro nos adaptadores… assim como as outras marcas. É o chamado preço psicológico 😉

      • Pedro Cruz says:

        A apple lança e as marcas adoptam? Tas equivocado. As marcas lançam e a apple imita, coisas que outros já têm há muito tempo.

        • Flavio says:

          Nao sejas triste

        • winetree says:

          Não, tu estás enganado, mas eu posso explicar-te. Se leres a resposta do Vitor no inicio ficas a perceber melhor e há outros exemplos de opções que a Apple toma nos seus produtos e que depois os outros seguem. Isto é diferente de inventar. Por exemplo, a Apple não inventou o rato, mas foram eles que verdadeiramente o difundiram no mercado quando lançaram um PC com GUI e um rato e todos foram, eventualmente, atrás. Isto é a diferença entre inventar e inovar.

          • Mike says:

            Alto aí com a historia do rato. A apple abandonou o scroll do rato porque dizia que ninguém queria aquilo. Hoje rato sem scroll é inutil, portanto, calma aí com a historia do rato! 😉
            A apple continuou a insistir em ratos sem scroll fisico… e são a treta que são, que só servem para navegar na net.

        • Henrique says:

          Vocês não conhecem a historia, muitos são novos e não acompanharam a revolução nos EUA.

          http://www.networkworld.com/article/2230092/software/five-technologies-in-the-mainstream–thanks-to-apple.html

          Isto são só algumas das tecnologias que a Apple fez jump start. Há inúmeras outras, por norma a Apple faz e os fabricantes vão atrás.
          Aí falta, o Wireless, as drives CD, as drives DVD, posteriormente também foi a primeira a acabar com as drives opticas, o Thunderbolt 400/800, podia enumerar muitas mais tecnologias que a Apple foi a primeira a adoptar no mercado de consumo e que hoje em dia são tidas como standards de qualquer computador.

          • Mike says:

            A história do rato está tão mal contada… LOL

          • Daniel Moreira says:

            mouse apple?… interface gráfico Xerox, e por ai… apple nao cria nada! simples, alguem criou e eles pegaram nessa ideia e melhoram…

            Por exemplo, neste momento nao vamos criar a roda denovo, vamos melhora-la por exemplo… Isto é o que a apple faz

          • Henrique says:

            Repara, ninguém disse que a Apple criava, ou inventava tecnologias, simplesmente força a sua adopção ao consumidor. E o mercado até agora, todo tem seguido. A Apple é inovadora por ser a primeira a fazer uma série de coisas que outros fabricantes têm medo de apostar por julgarem que “ainda é cedo” ou por estarem bem parados.

      • Flavio says:

        Nao concordo tanto de o mundo ser wireless, Acho que o cartao sd ainda dá muito jeito. E outra, pra quem comprou o iPhone 7, a apple oferece um cabo lightning to usb-c port? Acho que ainda é cedo, mas mais uma vez, só compra quem quer.

        • Mário S.M says:

          O cartão SD dá jeito só porque a maioria das câmeras velhas Ainda não tem WiFi, porque senão, era desnecessário.

          Sim, quem comprou um iPhone e um MacBook USB-C, a Apple dá-te o cabo de borla.

          • Miguel Sousa says:

            O problema é o consumo energético… transferir 128gb de um cartão de memória via wireless ou por bluetooth gasta 200 a 500 vezes mais energia do que colocar o cartão no leitor do computador e descarregá-lo. E numa máquina que tem bateria para 8 a 10 horas, perder 1 hora de bateria para descarregar um cartão é um gasto desnecessário.

          • nppafonso says:

            What?!? Entao guardas as fotos onde quando as tiras??

          • Flavio says:

            Se dá o cabo então menos mal, mas em relação aos cartões, nao é desnecessário pelo facto que wireless ainda demora muito mais tempo de transferência. Quando o tempo for o mesmo, aí sim será apenas uma questão de ter uma máquina antiga ou nova.

        • Vítor M. says:

          O mundo da tecnologia pede evolução, pede risco, pede novidades que mudem os hábitos das pessoas. A Apple está apenas a ser Apple e isso obriga os outros a terem essa abertura.

          Há uns anos, quando a Apple removeu do iPhone e iPad a possibilidade de se carregar sites em flash, caiu o Carmo e a Trindade e na verdade o mercado apenas foi obrigado a evoluir. São riscos.

          • Miguel Sousa says:

            E o Safari perdeu quase 59% de utilizadores que nunca recuperou.

          • Vítor M. says:

            E quantos perdeu o Firefox? Eu há uns anos escrevi um artigo quer se chamava “Chrome plug-ins… o principio do fim do Firefox!!!” foi o fim do mundo… mas eu tinha razão. O Chrome domina por completo e dificilmente terá algum outro a tirar-lhe o pódio e vais ver que tende a aumentar a sua distância para o seu mais directo perseguidor.

            Agora, eu sou utilizador no macOS do Chrome, para mim é a melhor ferramenta dentro do segmento, mas sei que o Safari é muito mais rápido, muito mais ágil que o Chrome e o Firefox muito mais estável… mas nenhum é tão bom como o Chrome. E agora?

            Não basta ser muito rápido, permitir uma interactividade com o sistema operativo… a Apple não sabe fazer separadores, não há plugins tão úteis como os do Chrome no Safari… por isso é que o Safari também é muito mais rápido, porque é mais pobre. Já no iOS… não dá chance o Safari.

      • Mário S.M says:

        Fazer dinheiro nos adaptadores?

        Sabes que o USB-C é um standard da indústria, e não precisas de comprar adaptador nenhum da Apple?

        Quanto ao resto, concordo plenamente. É só velhos do Restelo.

        Saliento o anúncio da Apple:

        https://m.youtube.com/watch?v=xpmfTNjpF8U

        Eles dizem que começamos a confundir abundância com escolha, a melhor escolha é USB-C, abundância é por todas as portas que há para cima do portátil, e depois o utilizador nunca tem a porta que precisa.

      • Alpha says:

        E onde fica o Jack 3.5? O mundo não é wireless? Não era tecnologia ultrapassada para colocar no iPhone? Quantos profissionais da fotografia recorrem ao wireless em vez do SD? Não façamos de conta, Vítor, a Apple nalgumas coisas está a por a carroça à frente dos bois… Noutras parece até pô-la ao lado destes… As acções estão em queda, vamos ver se estas declarações travam um bocado a coisa.

        • Vítor M. says:

          O Jack tem os dias contados, isso é certo, pois a oferta dos auscultadores bluetooth é cada vez maior e ainda bem que assim é.

          Se um dis usares os AirPods, que pese o facto de serem caros, têm uma óptima qualidade de som e são super rápidos a sincronizar com o iPhone 7, verás que é esse o caminho… som sem fios.

          Os profissionais da fotografia no passado usavam DVDs, usavam tantos suportes e cada vez mais têm a facilidade de adaptar o seu trabalho às novas tecnologias.

          A cloud está a mudar, a oferta é maior e mais barata, as máquinas estão a trazer nativamente suporte WiFi (penso que tens percebido isso) e os dispositivos dedicados a essa actividade estão igualmente a evoluir, basta ver as novidades nas novas máquinas.

          PS: tu tens uma mania de perseguição contra a Apple 🙂 e as suas acções, não tenhas medo, elas não vão bater no fundo, quando terminarem este ano fiscal verás que o encaixe deles será de milhões 🙂 dá impressão que desconheces o tamanho da Apple 😀 não te preocupes tanto com eles, ainda te dá uma coisa ruim 😉

          Abraço.

          • Alpha says:

            Se tem os dias contados, porque ainda está presente no Mac, lançado depois do iPhone? Não entendes a disparidade? Acrescenta o facto dos airpods ainda não terem saído (a carroça à frente e os bois bem atrás) e as desvantagens dos mesmos.
            Máquinas fotográficas com DVDs, ou estamos a fazer de conta que não sabemos a importância do SD entre os profissionais da fotografia? Quantos têm sequer máquinas com WiFi? Lá vai a carroca…
            Como bem sabes, a flutuação do valor das acções reflete a opinião de mercado aos eventos da empresa, seja grande seja pequena, mas podemos continuar a fazer de conta e falar dos lucros da Apple, ultimamente é a única coisa a que os fãs se agarram para a defender, ou seja, se é para comprar algo da Apple, que sejam acções, e mesmo isso, neste momento, não será grande investimento. Antes de me dar alguma coisa a mim, dará alguma coisa a quem gasta mais tempo que eu, a defender a marca da maçã 😉
            Abraço!

          • Miguel Sousa says:

            Os airpods a própria Apple já disse que vai usar 3000 milhões de dólares para desenvolver uma “ideia revolucionária” chamada “web spider”. Algo que as pessoas que viram nascer os walkmans conheceram pois era a forma de segurar os phones nas orelhas, sem usar a “bandelete”.
            É que, depois dos primeiros testes, a maioria das pessoas deixavam cair os airpods ao cabo de 30 segundos de os terem nas orelhas… e gastar mais 60 euros em cada adaptador para os segurar, não será interesse de ninguém.

          • Vítor M. says:

            Alpha, estás a colocar no mesmo nível um iPhone e um MacBook, baralhas tudo. Num iPhone a Apple oferece o auscultador, tens alternativa porque mudaram a porta, está correcto, mas num Mac a Apple não tem de enviar um auscultador e são segmentos diferentes, até porque hoje aquele jack 3.5mm serve para ligar outras coisas.

            Lê o que disse Phil Schiller:

            “But many users have set-ups with studio monitors, amps and other pro audio gear that do not have wireless solutions and need the 3.5mm jack.”

            Tem calma… esse ódio ainda se confunde com amor 😀

          • Alpha says:

            Vitor, eu não percebo é a confusão que queres criar… a Apple não tem de oferecer o auscultador com produto nenhum. Oferece uns auscultadores com o iPhone que não tem jack 3.5… e não funcionam no Mac que tem jack 3.5 e não tem porta lightning… que ecossistema é este?! manda vir mais um adpatorzinho, ou uns auscultadores diferentes para cada device.
            Experimenta assim: “many users have set-ups with cameras and other pro photo/video gear that do not have wireless solutions and need the SD card.” Mesmos argumentos, mantém-se a incongruência!
            Essa confusão é normal, há coisas que eu adoro na Apple e há outras que odeio, sendo que o que mais abomino devem ser mesmo os iFans, que amam tudo o que sai dali.

          • Vítor M. says:

            Não me respondeste, andas às voltas, já percebi que não percebeste. Expliquei-te o ponto de vista diferente de um segmento para outro, os haters fazem sempre questão em não perceber. Mas está tudo explicado, até porque a Apple trouxe um adaptador nos auscultadores, lembras-te? Aposto que não. 😉

          • Alpha says:

            De facto não percebi que tinhas colocado uma questão (e continuo sem perceber), como também não percebo como é que alguém que sempre encheu a boca no ecossistema da Apple agora o queira segmentar, como se a música fosse diferente para justificar dois auscultadores diferentes, ou um adaptador (como posso esquecer algo que crítico avidamente?), ou como se o Mac fosse exclusivamente ou sequer maioritariamente para profissionais do som (vamos continuar a ignorar os profissionais da imagem?).
            Não percebeste tu que “há coisas que eu adoro na Apple e há outras que odeio”? Se calhar os lovers é que”fazem sempre questão de não perceber”, hum? 😉 Bom fim de semana.

          • Vítor M. says:

            Misturas tudo 🙂 mas entendo porque o fazes, desconheces o que falas (normal, não és utilizador). Enches a boca com Ecossistema (se usasses aí sim saberias do que está em causa, assim, só de ouvido é que falas) e não fazes a mínima ideia do que seja (normal, não utilizas, não compreendes o valor). Para quê estares a truncar o que eu digo (fazes questão de nunca responder ao que te pergunto, andas sempre em volta da mesa…)?

            Só tu te ouves a ti (porque persegues a Apple, os seus produtos, mas vais lendo tudo, vendo os vídeos, és um espectador atento (peso o facto de não usares e escapa-te muita coisa, falta-te a experiência). Agora, acredito que um dia queiras ser Apple user, porque teoria já tens 🙂 era interessante era usares, teres uma percepção realista e depois sim conversares sobre o assunto.

            Ecossistema nada tem a ver com o facto da Apple ter abandonado num segmento uma interface de som e colocado uma superior, nos MacBooks, um segmento à parte, o assunto é completamente diferente tal como EU te expliquei e tu fugiste 😉

          • Alpha says:

            Essa não pega, Vitor, não tenho de ser utilizador para conhecer o ecossistema, os produtos, os adaptadores, a falta de jack 3.5, a falta de leitor de SD, e outras coisa mais, que se fosse utilizador/pagador preferiria ignorar por não ter alternativa. Só me ouço a mim, mas sei que falas constantemente do “ecossistema”, como é isso? O que dizes é infundado e começas a repetir-te e a ignorar os meus argumentos (quando te vais lembrar dos profissionais da imagem/video?), será que és tu quem só se ouve a si?
            Eu persigo tudo o que seja tecnologia, por obrigação e por gosto, quando quiser ser “Apple user” (note-se que se adquire um estatuto/designação… lol!) nada me impede de o fazer, como nada me impediu até agora, ou estás a ver alguma razão retorcida que me esteja a escapar?
            Como já te disse, o assunto – som, é o mesmo, tu é que o queres segmentar, não fugi, até me estou a repetir, tu é que se calhar não me ouviste 😉

          • Vítor M. says:

            Hahahaha que treta hahah “não tenho de ser utilizador para conhecer o ecossistema” hahaha claro que não… óbvio que não. Estás aqui estás a dizer que por jogares Flight Simulator já sabes pilotar 😀 😀

            A falta das drives ópticas, da disquete de 3.5? Não falaste? Eu falo no ecossistema porque sou utilizador há muitos anos, tu não. Logo, não fales do que não sabes.

            Profissionais de vídeo? O que lhes falta? Quantos ainda usam DVDs? E quantos fabricantes já removeram essa drive das máquinas de produção? E eles o que fizeram? Usam uma drive externa, outros começam a usar outros recurso. Chama-se modernizar, mas tu não percebes isso, não recuaste no tempo para perceber que é assim desde há décadas a esta parte neste segmento.

            Eu além de me ouvir uso, tu não, falas sem saber e porque não tens essa experiência, tu sabes que estás errado, que falas de algo com uma vontade secreta 😉

            Não argumentas nada, tu foges aos temas, eu sobre o som expliquei devidamente o ponto de vista. Verás que mais um ano e terás todos os fabricantes de smartphones a fazer o mesmo, a acabar com o jack 3.5 mm e adoptar outras portas mais modernas. Até porque como já vimos, os fabricantes vão adoptar a porta USB-Tipo C para levar o som, tal como a Apple decidiu fazer com o iPhone 7 e iPhone 7 Plus. Penso que não há mais nada a acrescentar.

        • André Barbosa says:

          Nisso eu tenho de concordar, uma quota de clientes Macbook são pessoas ligadas à fotografia. E agora para por o cartao de memoria? Vão ser obrigados a ligar o cabo?! Que já agora só pode ser Type C… Falharam no aspeto das portas. No iPhone acho que para qualquer audiófilo o futuro, definitivamente NÃO passa por earphones sem fios. Já sabe que vai sempre haver perdas de qualidade… Agora se me disserem que o futuro passa pela reforma do jack 3.5mm… acho que pelo menos em aparelhos domésticos, como é o caso dos smartphones, sim. O futuro passa pelo USB-C, já tenho lido que a qualidade de earphones via USB-C, é soberba, acredito mesmo que esse seja o futuro. Claro que é preciso aperfeiçoar mas isso é como tudo. Contudo, acho que a Apple não devia ter lançado a nova linha de iPhones sem o jack, para já não. Podiam nesta geração passar a vir com earphones lightning (ou Type-C) e na próxima aboliam o 3.5mm… afinal, alguém tem de dar o primeiro passo.

      • Celso says:

        Não tenho nada contra as portas USB-C, é uma transição que, especialmente nos telemóveis e pens USB, já tem vindo a acontecer há algum tempo.

        Honestamente não teria ficado chocado se o iPhone 7 viesse com porta USB-C em vez de lightning.

        Mas o leitor de cartões bem que podia ter ficado. Não acho que seja algo que vai desaparecer nos próximos 5 anos.

        • Vítor M. says:

          Provavelmente, mas lembro-me que foi exactamente o que disseram à altura que a Apple fez desaparecer as drives ópticas (que a mim dava tanto jeito).

          • Miguel Sousa says:

            Aí a diferença foi ao contrário… reduzir o espaço ocupado e reduzir o consumo energético. Neste caso, o espaço mantêm-se mas, vão aumentar, brutalmente, o consumo energético dos dispositivos. A longo prazo é criar consumos energéticos muito superiores aos actuais.

          • ruca says:

            não nos esqueçamos que a Apple “eliminou” o leitor de CD à uns valentes anos atrás, manteve esse mesmo leitor como oferta no macbook pro até 2016.

            agora foi diferente, não tens opção.
            ao mesmo tempo é igual: “as teclas de Função são ultrapassadas, inventadas à um longínquo passado, não faz sentido, vamos elimina-las porque temos coragem e somos o futuro” – continua a oferecer opção do mesmo modelo com teclas de função.

          • Vítor M. says:

            Vamos ver, eles normalmente (salvo raras excepções) costumam acertar, no iPhone muitas pessoas reclamaram pela falta de micoSD na altura qua os outros colocaram, depois essas mesmas pessoas compraram iPhone e nunca mais lhes fez falta.

            Neste poderá passar pelo mesmo sentido, embora ache que falharam aqui em termos de algo (interface) comum ao iPhone, iPad e MacBook.

  7. LG says:

    Schiller disse que este MacBook Pro bateu recordes face ao MacBook Pro anterior em encomendas online

    Eu trabalho em uma empresa de Marketing e têm noção quanto crescimento que o comércio online tem?

    Schiller podia tanto referir que HA 3 ANOS, X MacBooks Pros foram vendidos dos quais 10’000* em encomenda online. Agora 12’500* foram vendidos… novo recorde!!!! A pergunta mantém-se: quantos MacBook Pro foram vendidos?

    * = Numero inventado

    O certo é que este MacBook teve mais préencomendas online que o MacBook ha 3 anos teve.

    Podemos generalizar que o MacBook Pro atual é o mais encomendado de sempre?

    De qualquer fora sabemos que a Apple sempre se manifestou na primeira semana de vendas e nunca no resto…

  8. Vítor M. says:

    Sempre ouvi dizer “quem desdenha quer comprar” e não há como ver os números. 😉

    • Rgj says:

      Os números valem o que valem! O BES também estava muito bem e não faltavam “números” a mostrarem isso e no final foi o que se viu! Show off é o que nao falta por aí, e é muito importante as pessoas tirarem os óculos e perceber que o que interessa às empresas são lucros, logo não vão dizer que os pedidos estão abaixo do esperado! Cumprimentos.

      • Vítor M. says:

        Sim, mas o que vale então? A tua opinião ou a minha vontade, sonhos ou desejos? Não, valem os números como é óbvio 😀 agora num mundo onde tudo se sabe, os números deles, como os da Google, Microsoft, IBM, Coca Cola e afins, são escrutinados à vírgula.

        Ainda bem que assim é, estas empresas empregam milhões de pessoas directa e indirectamente, ficas feliz por elas falirem? Penso que não verdade?

        Abraço.

  9. jp_atum says:

    Apple is the new Microsoft… A Apple está amorfa e sem ideias. É muito pouco para aquela empresa que nos habituou a querer coisas que nem sequer sabiamos bem para que serviam. Parece que deram a cambalhota com a Microsoft. A apple está que nem um conjunto de contabilistas cinzentos…

  10. André Barbosa says:

    Nunca fui um defensor da Apple, sou o tipico fanboy do Android (eu sei que estamos a falar de SO desktop)… No entanto, acho que se deve dar o devido mérito quando é merecido. Sempre gostei dos Macbooks, são belissimas peças de hardware, este é incrivel, a touchbar é algo que nunca ninguém executou de forma perfeita até agora. Relativamente às portas USB-c só posso dizer que é o futuro, esqueçam todos os tipos de USB que conhecem porque daqui a uns 5 anos, o standard vai ser USB-C. Na minha opinião até a Apple vai deixar os conectores próprios e passar a “C”. No entanto, sendo um portatil “Pro”, acho que devia ter o maior numero possivel de recursos diversificados para o utilizador. A meu ver, fica a faltar o leitor de cartões e pelo menos uma porta USB normal 3.0 . Relativamente ao OS, para mim não dá mas para muitas pessoas sim.

    • Alpha says:

      “este é incrivel”… “fica a faltar o leitor de cartões e pelo menos uma porta USB normal 3.0 ”
      Onde é incrivel? Na touchbar? A ergonomia é excelente, ter “teclas” em que está sempre a mudar a função…

      • André Barbosa says:

        Sim, a ideia da Touchbar é uma ideia muito boa com as mais variadas aplicações no dia a dia. O touch ID também está bem pensado. É incrivel pelo detalhe e capricho com que a Apple faz um portátil. Claro que quem quer este tipo de tratamento tem que o pagar. Se me perguntares se eu comprava um, eu digo prontamente que não pelos simples facto de que não sou abastado mas se eu fosse mesmo muito rico já tinha encomendado o meu. Um PC é-me mais útil no quotidiano do que um Mac, ou seja, não preciso de um. Eu também não preciso de um Tesla ou um F-Type mas se tivesse dinheiro comprava só porque gosto.

        • Alpha says:

          Como já te expliquei, a touchbar falha redondamente na ergonomia, é apenas um gimmick. O touchid vem finalmente colmatar a falta de um leitor de impressões digitais. O detalhe e capricho também não são novidades na Apple, se achas isso incrivel, tens de dizer que os Macs são incríveis, ou melhor, os iDevices são incríveis, não “este”.

          • André says:

            No que toca a hardware, sempre achei topo de linha. São produtos puramente de segmento premium, nada mais. Acho grande parte dos macbooks incriveis assim como os iphones e ipads (a nivel de hardware, acho o mac os interessante mas não gosto nada do iOS, já usei e prefiro Android pela liberdade que me dá). No entanto, os produtos Apple nunca vieram colmatar grandes necessidades desde o primeiro iPhone. São acessórios, ninguém precisa de produtos Apple, assim como ninguém precisa de um Galaxy Note 7. Eu diria que quase todas as pessoas que têm um smartphone ficavam mais do que bem servidas com um Nexus 5X, é competente em todos os campos. Faz mais do que qualquer iPhone mas lá está, para teres aquele extra que na realidade ninguém precisa e não passa de um luxo, tens o 6P ou contextualizando de forma generalizada, os produtos da Maçã. No entanto, como um produto do segmento premium, está, mais uma vez, muito bom.

          • Bartolomeu says:

            O que dizes sobre o TouchBar é uma falácia, referes apenas a existência de perdas como se não houvesse ganhos funcionais, referes apenas que é substituir teclas por outras teclas, quando o interface do TouchBar não é só através de teclas. Ignoras que as teclas que são substituídas tinham utilidade mais limitada nos dias de hoje.
            Foi o “ter “teclas” em que está sempre a mudar a função…” que mudou aquilo que era o smartphone há 10 anos atrás.

      • Nitroglycérine says:

        No preço! Ah! Ah! Ah!
        Eu cá, acho que vou comprar um Mi-Book…!

  11. Barão Vermelho says:

    ” a porta Lightning foi a primeira nos smartphones a trazer uma série de recursos (inclusive o som) e nos Macs idem aspas. ”
    Não sei se estamos a falar da mesma coisa, mas os antigos modelos HTC, usavam míni USB, para carregar, e os Edfones também eram míni USB.

    • Vítor M. says:

      Como sabes, a porta lightning é reversível, bi-direccional, como é a Apple que controla o standard Lightning é ela quem decide o seu desenvolvimento, não está limitada aos 9 watts, pode fornecer 12 ou mais (o que permite ligar dispositivos mais poderosos) e tem maior compatibilidade com futuros standard. Por isso nem compares 😉

      • Miguel Sousa says:

        A firewire também era muito superior à USB só que a Apple queria 1,6 dólares por cada porta instalada em computadores e equipamentos que não fossem da empresa. Quando a USB começou a ser instalada por 0,003 dólares, a firewire só foi sendo usada em equipamentos da Apple ou patrocinados pela Apple (como várias marcas de equipamentos de música electrónica que foram pagos para só terem portas firewire e obrigarem as pessoas a terem de ter macs para os configurar).

        • Vítor M. says:

          Pois, mas lá está durante anos foi usada até ficar ultrapassada. Por isso a Apple quer cada vez mais ter as suas interfaces. Como eu referi, a Apple visa o lucro (que empresa não tem esse foco?)

  12. Ru.dua says:

    Já agora os novos MacBook não são compatíveis com os dispositivos TB3 com controlador da Texas Instruments.
    Será uma falha da Apple ou poderá ser resolvida com uma atualização?
    Já tem clientes que cancelaram a reserva por causa disso.

  13. rui says:

    A hp devia processar a apple… Tive um portátil hp que já tinha uma touch bar. Haha 😛

  14. lolipop says:

    Macbook adapter…quero dizer “pro”

  15. Alberto says:

    EU QUERO A TECLA ESC FÍSICA

    • winetree says:

      COMPRA O MODELO SEM TOUCHBAR…

    • Flavio says:

      Entao nao compres este modelo. ah e tens um modelo sem touch bar.

    • Vítor M. says:

      Quando, há uns anos, passei do Windows para o macOS e para os teclados da Apple, o backspace fazia-me imensa falta. Hoje não, porque percebi que quando o tenho de usar, raramente, há alternativas que estão lá.

      Antigamente o ESC era muito mais usado que hoje, as interfaces estão muito mais “gráficas”.

      • Alberto says:

        O programa de gestão que utilizamos na empresa utiliza o ESC para voltar ao menu anterior, é tipo a segunda tecla mais usada, e usamos MAC´s Pro em todo o pessoal, para atualizarmos para os novos Mac´s Pro estou a imaginar , na rapidez do momento, carregar numa tecla “virtual”. acreditem que em alguns casos, nomeadamente o nosso, vai ser complicado. Em comparação seja-se os teclados antigamente dos telemoveis, qualquer pessoa escreviam SMSs sem olha para o teclado, agora quem faz isso com ecrans táteis?

      • Daniel Moreira says:

        Isso é hábito de teclas, ou carregar em teclas em ecrãs é o maior nojo de sempre (falo isto para pc, nao smartphones)… aquele feedback fisico é essencial.

  16. Rui Miguel says:

    Quem tem dinheiro compra Apple, quem não tem vem para a Internet mandar bocas.

    • Celso says:

      Esse argumento já está um pouco batido não?

      Especialmente quando não faltam actualmente alternativas de qualidade com Windows/Android (conforme o caso) com preços para todos os gosto, desde o baratinho ao mais caro que Apple.

    • Miguel Sousa says:

      Quem quer parecer muito rico compra Apple e usa 1% das coisas. Quem tem capacidade de pensar compra de outra marca, vai passar o fim de semana fora e ainda sobra dinheiro para comer.

    • Alpha says:

      Quem tem argumentos esgrime-os, quem não tem, vem com essa ladainha mais que gasta.

    • toni da adega says:

      Olha para mim a comentar num portátil (em plástico, com pouca autonomia, pesado e com muitas portas) mais caro que um Macbook.

    • Belmiro says:

      Rui Miguel, a Apple era uma filosofia perfeccionista que era mais cara e exclusiva;

      mas nisso tens razão, hoje a Apple perdeu tudo e continua cara mas sem as vantagens de outrora. Se não queres adaptadores tens que te singir ao lento wireless (eu tenho AC e mesmo assim é uma anedota vs cabo Ethernet ou USB) e tens que trocar todos os aparelhos.

      Exemplo USB-A: impressora, pointer, scanner, impressora plástico, aparelho do banco, meia dúzia de pen, 2 disco externos, rato. Tenho uns auscultadores de 120€ com Jack.

      Vendo tudo para tentar (que não há) arranjar USB-C? Ando com o iPhone com um … adaptador para os auscultadores? Lol

    • LR says:

      O teu caso, certo?…

  17. Belmiro says:

    Se virem o mundo ficou farto de diferentes standard e daí que surgiram os USB, SATA (em vez de ide/scsi no mercado consumidor), SD, micro USB nos pequenos, directx, hdmi etc.

    Já há muitos anos que se compram periféricos, auscultadores, tv etc sem ninguém se preocupar: USB tem todos pc, tv, máquinas etc; jack som também “todos”;

    A Apple teve muitos e bons anos e se por um lado impôs ideias ou standard bons porque antigamente os avanços demoravam, hoje em dia a concorrência está à frente e a Apple estraga mais do que o que faz: ao impor USB C, lightning e tirar o Jack em vários produtos vai fazer com que 99.9% dos aparelhos necessitem adaptadores. Parece-me demasiado pedir que o consumidor que tem várias pen, impressoras, digitalizadores WACOM, scanner e outros aparelhos USB-A, câmaras sem Wi-fi etc etc etc precisem agora de adaptadores ! E quem investiu centenas de euros em auscultadores?

    Vai agora o “Zé” vender tudo para comprar novas versões USB-C, câmaras com Wi-fi e auscultadores Bluetooth com compatibilidade para som HD? Parece-me que calcularam mal, podiam ter deixado uma porta USB-A, tecla ESC, o iPhone com USB-C também + Jack som e não forneciam auscultadores para fomentar a compra do modelo wireless.

  18. Vitor Correia says:

    Sem usb standard, sem hdmi, sem saida VGA, sem ethernet, sem leitor de cartões, sem as teclas de função, sem a tecla ESC fisica ? A sério ?
    Isto é um equipamento pra levar pro Starbucks …

  19. Vitor Correia says:

    Ao comprar um IPhone 7 vem com uns phones de ligação lightning … depois compras um macbook e vais liga-lo onde … ?
    Enfim …

    • Vítor M. says:

      Tens razão… houve aqui no meio uma parte que a Apple não ligou os tais pontos. Não sei qual foi a ideia de, sabendo o que vinha nos novos Macs, no iPhone 7 não trazer já o cabo. Nabos!

  20. João Carvalho says:

    Este MacBook de Pro só lhe resta o apelido… i7 com 16 GB de RAM e SSD de 512 GB?????? grande salto!!!, sem qualquer tipo de conectividade, onde só com truques e apêndices posso ligar qualquer coisa… é justamente isso que um profissional necessita… com uma “coisa” que substitui as teclas de função e ao que parece ainda ninguém conseguiu desvendar como isso torna o trabalho mais produtivo e repito “TRABALHO”, não a satisfação de alguns fetiches… sem magsafe, até a dignidade lhe foi retiram ao lhe desligarem a icónica do logo. Tudo Pro!

  21. João Carvalho says:

    Este MacBook de Pro só lhe resta o apelido… i7 com 16 GB de RAM e SSD de 512 GB?????? grande salto!!!, sem qualquer tipo de conectividade, onde só com truques e apêndices posso ligar qualquer coisa… é justamente isso que um profissional necessita… com uma “coisa” que substitui as teclas de função e ao que parece ainda ninguém conseguiu desvendar como isso torna o trabalho mais produtivo e repito “TRABALHO”, não a satisfação de alguns fetiches… sem magsafe, até a dignidade lhe foi retiram ao lhe desligarem a icónica luz do logo. Tudo Pro!

    • Vítor M. says:

      Sim, mas se tiveres um sistema mais optimizado, aplicações melhor desenvolvidas e recursos bem aplicados, para quê mais do que o que apresentam num portátil? Depois um tamanho nunca serviu toda a gente, não esperes um estúdio cinematográfico equipar-se de portáteis para fazer edição. Mas isto ainda há dias vimos no que a Microsoft lançou, teve igualmente contenção no hardware, será que isso irá comprometer o desempenho ou o que é demais é erro?

  22. Yordanov says:

    Eu pessoalemente concordo com o Referiu Schiller

  23. Filipe Teixeira says:

    Tirar o usb é um erro, e não beneficia em NADA os utilizadores, concordo com a transição, mas esta não deve ser feita de forma radical, só as pessoas imparciais é que acham isto bem.
    Quanto ao artigo, é um monte de mentiras obviamente, as desculpas não tiveram nexo nenhum, agora isto para mostrar que afinal estão certos.
    A única parte engraçada é ver o autor do artigo a dar voltas ao mundo para defender o indefensável, nada que não nos tenha já habituado.

  24. Jorge says:

    Senhores, foi precisamente a Apple que desenvolveu a usb c.

  25. Alvegasat says:

    “o novo MacBook Pro tem já vendas recordes”, a industria discográfica também aldrabava as vendas, pois “mascarava” estas com o envio para um armazém, dai para outro, e logo era considerado vendido, e como tal contava para os rankings, e discos de ouro, platina e mais umas tretas.
    Querem lá ver que até eu comprei um MacPro e nao sei?
    Números, onde estao eles?
    Nao sou eu que quero, sao uns tipos que compram açoes em bolsa.

    • Mário S.M says:

      Eu quero saber quantos SurfaceBook a Microsoft está a vender, e quantos Pixel a Google está a vender.

      Mas eles não dizem, sabes poquê? Porque não vendem nem um, fora a meia dúzia de fanboys.

  26. Luis FA says:

    A Apple é muito boa em propaganda e design mas mediucre em engenharia e usurária em preço. Entretanto as acções caiem… Não vou trocar o meu MBP por uma porcaria q precisa de peças extra para se ligar ao que quer q seja. Bye Apple! Be happy!…

  27. ExitLight says:

    Parece-me que está a vender tanto como o iphone 7!!! vende tanto tanto, que no evento dos macs tiveram que voltar a falar do iphone 7!!! aumentarem os bonus aos maiorais apenas quer dizer…xulem mais o pessoal!!! A luz da apple/steve está a esvanecer tal como a luz nos pros… eu como ligado ao mundo da musica, e sempre gostei da apple, mas o Dj na apresentaçao a fazer scratch num “touch bar” e acharem pro… é que nem lá perto!!! apple parece a microsoft uns anos depois do xp…

  28. Rui Lapa says:

    Ninguém acha estranho o senior VP Marketing perder tempo a justificar algo apresentado pela equipa dele?

    O maior problema deste MacBook, não é o equipamento e a mudança de “portos”, foi o marketing PESSIMAMENTE feito.
    Muita coisa mudou, mas o foco foi todo para a TouchBar e a sua integração com as aplicações.

    Todos defendem: devia ter mais RAM, mais storage e não deviam ter retirado algumas features, entre elas o MagSafe. Concordo com algumas.
    Mas o pior foi que o evento foi feito para PUTOS que babam com coisas, que a meu ver, são inúteis para um dia a dia de trabalho.
    Honestamente: se puseram a barra é porque existe uma deficiência no UI ou na sua “interacção” com o meio físico.
    Com um touchpad quase metade do teclado… forçam as pessoas a mover as mãos acima do teclado para uma zona sem relevo?
    Quem usa rato e teclado sabe, sem olhar, qual a tecla onde está cada dedo, graças a algo chamado “memória muscular”, que por exemplo me faz neste momento digitar sem olhar para o teclado.
    Vão ser malabaristas com 3 inputs em 2 mãos.

    Hoje em dia muitos Apple fans cresceram, fazem contas à vida e pretendem mais honestidade de uma empresa milionária que eles próprios justificam por todos os meios e gadgets que adquiriram e mostram.
    Agora não dizem mal, pois estariam a dizer mal de todo um investimento passado e todos os prazeres, ou não dissabores, que usufruíram.
    Como tal, resumem-se a adiar a decisão de comprar!

    Uma coisa é certa e eles já se esqueceram disso… Estão “LOCKED-IN”!
    Criticavam o Windows que à anos tinha o mesmo UI e agora são eles que estão nesse “barco”.
    À tantos anos usam MacOS, que já nem sabem apreciar algo que seja “diferente” ou perceber o porque de ser assim.

    Eu uso desktops: Linux (portátil pessoal), Windows (desktop jogar) e Mac (MBP 2015 – trabalho) DIARIAMENTE!
    São diferentes e não existe um melhor em tudo… existe sim uma preferência.

  29. Nelson says:

    Boas. “Esta linha já não era actualizada há 3 ANOS, novidades ???? Nova Touch Bar!” WOW…por 2.299,00 €, barato??
    vou já comprar um!!! éra lindo…isso é que é faturar…

  30. Toni da Adega says:

    A Apple todos os dias anda com justificações. Agora já admitiram que sim as ligações nao USB-C são importantes e necessárias e por isso todos os adaptadores estão com desconto. A maioria à venda por 9$, os restantes com 20$ de desconto. É de aproveitar

  31. Troglo says:

    Da-me um imenso gozo vir aqui e ver os “profetas da desgraça” de todas as vezes que a Apple faz um anuncio e ler que estavam a espera de mais , que a marca vai abaixo , que não presta , que é limitado , que é caro…bem…a minha opiniao e visão sobre a marca é esta : Nao vai atras daquilo que as pessoas querem so porque sim, como todas as outras fazem . Ainda nao perceberam que isto funciona assim : Amigos , querem compram , não querem desandem que ha gente na fila a querer comprar! O mais engraçado é perceber que os que mais mal falam , QUANDO USAM COMO DEVE SER um produto Apple , não voltam atras , e percebem que estao tecnologicamente retardados .

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.