PplWare Mobile

Novo cartão de cidadão vai ser gratuito para recém-nascidos

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Keyboardcat says:

    Muito bem, acho que vamos conseguir ganhar à Bulgária na introdução dos novos cartões de identidade. Há que mostrar que estamos sempre na vanguarda. Tão inovador, não sei como é que conseguiram desenvolver tal cartão carregado com tanta tecnologia.

    Isto é uma boa bofetada na cara para os que dizem que estamos sempre em último. Mas com esta vitória conseguimos provar o contrário. Porque desta vez somos os penúltimos! Apenas dois anos depois da data limite.

  2. AlexS says:

    Porque é que designar algo que é pago por outros como “grátis” não é fake news?

    • k says:

      Até aqui era pago pelos outros e por ti 2x. Agora é só pelos outros e por ti. Devia ser “gratuito” para toda a gente. O único problema desta medida é que é só para os novos. Sou de acordo em pagar à parte quando é algo que és tu que decides se queres ter. O cartão de cidadão não é opcional, já devia estar coberto pelos impostos que toda a gente paga.

  3. _RJCA_ says:

    Para solicitar novos códigos para o CC é preciso fazer um novo?

  4. Figueiredo says:

    A tecnologia sem contacto deve poder ser desactivada pelo cidadão, como acontece nos cartões multibanco, por forma a impedir o roubo dos dados presentes no Cartão do Cidadão (CC).

    Fazer novos Cartões do Cidadão é uma boa medida, tendo em conta que as empresas privadas fazem cópias desse documento, colocando em causa a segurança e privacidade dos Portugueses.

    • Keyboardcat says:

      Não sabes do que falas.

      A tecnologia não pode ser desativada, da mesma forma que não consegues desativar num passaporte.

      Ninguém rouba nada a ninguém a não ser que tu queiras.

      • Joao Ptt says:

        Não pode ser desactivada porque não querem! Nas chaves de segurança FIDO da Yubico, o NFC pode ser desactivado no software, por isso sim: é possível, mas é preciso que quem disponibiliza a tecnologia NFC nos cartões o queira fazer.

        Por outro lado, alegadamente, será necessário um PIN para conseguir aceder à informação, e acho que ao fim de 3 tentativas fica bloqueado o acesso por essa via. São 11,110 possíveis combinações, a probabilidade de alguém descobrir ao acaso será baixa (mas não impossível).

        Pode sempre utilizar uma carteira que bloqueie sinais RFID ou comprar uma capa que bloqueia os sinais RFID para prevenir tais ataques. Não existindo possibilidade de desactivar tal funcionalidade isto é uma opção.

        Outra opção é você mesmo colocar 3 códigos errados através dessa funcionalidade para bloquear o acesso por essa via. Provavelmente para ter novamente acesso terá de pagar, mas se você não quiser de jeito nenhum tal funcionalidade isto deverá solucionar. Dependendo da forma como o implementarem as restantes funcionalidades deverão continuar disponíveis.

  5. OS says:

    Posso me enganar, mas não foi sempre gratuito?
    Eu quando tirei para a miúda era gratuito, mas já foi alguns anos
    Ultimamente tem sido pago?
    Obrigado

  6. Miguel says:

    Pior do que pagar o CC é ter de levar o papel do comprovativo de pagamento! Estamos em 2023.

  7. mamba says:

    A malta gosta de ser enganada.
    Nada nesta vida é gratuito. Ainda por cima vindo do estado. Alguém vai pagar isso. Adivinhem quem..
    Os mesmos de sempre!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.