Novo algoritmo da Google será terrível para milhões de sites
Actualmente, o sector dos dispositivos móveis tem sido um dos mais rentáveis em todo o mundo e em consequência disso, 60% do tráfego registado pela Google é realizado via smartphones e/ou tablets, o que levou a empresa norte-americana a actualizar o seu algoritmo Google GOOG.
Milhões de sites vão sofrer graves perdas, isto porque não estão preparados para o mundo mobile.
É um dado adquirido, os dispositivos móveis estão cada vez mais na moda para navegar e com isso também os fornecedores de serviços online têm de seguir esse crescimento e esse acompanhamento passa por desenvolver os seus serviços de modo a puderem ser visualizados perfeitamente nestes mesmos dispositivos, isto é, que os seus serviços sejam mobile-friendly.
Desta forma, e com esta alteração no algoritmo, a Google desde ontem que começou a apresentar os resultados das pesquisas com base naqueles que são mobile-friendly, o que pode ter implicações negativas para os serviços cujas suas formatações sejam inadequadas para dispositivos móveis.
“Esta alteração irá afectar buscas móveis em todas as línguas em todo o mundo e terá um impacto significativo nos nossos resultados de pesquisa. Consequentemente, os utilizadores terão mais facilidade para obter resultados relevantes, de alta qualidade de pesquisa que são optimizados para os seus dispositivos.”
Google através do seu blog em Fevereiro de 2015
Em Janeiro, a Google registou um aumento no valor das suas acções em relação ao ano anterior, passando de uns 6 dólares, para uns 6,88 dólares. Quanto às receitas, durante o ano passado, a empresa norte-americana atingiu os 18,1 mil milhões de dólares, valores históricos para a empresa.
Mas valores à parte, será esta medida bem aceite tanto pelos utilizador como pelos fornecedores de serviços online?
Google alterou resultados das suas pesquisas
Por Hugo Sousa para PPLWARE.COM
Este artigo tem mais de um ano
Esse algoritmo é péssimo, quando vou a sites sobre programação, Linux, fóruns em geral a qualidade do site é no máximo mediana porque aí o que interessa é o CONTEÚDO e nunca se fica bem no seu Apple ou no smartphone -_-
Isso vai estragar a vida a quem usa a Internet para coisas que realmente interessam.
Não compreendo o teu comentário, o que são sites que realmente interessam? E porque é que achas que a google mudou o algoritmo para “ficar bem” nos smartphones? Eu cá acho que é uma boa medida, obriga as empresas a cumprir normas de html5, a garantir que a visualização delas é plataforma independente além de criar um nicho de mercado para programadores web, e que mesmo assim nem é dificil de se fazer. Soube disto à um dia por parte de um amigo da area e partilho a opinião a 100%. Mas por favor diz-me a tua opinião em relação a estas ideias.
Eu percebi o ponto de vista, basicamente o que interessa para este algoritmo é mais o aspecto do que o conteúdo.
E sim é certo e sabido que muitas comunidade muito especificas estão se a marimbar para o aspecto da coisa, desde que a informação esteja la.
Vai estragar a vida a muita gente que vive do seu trabalho na Web… digo eu!!!
Melhor assim.
Incentiva a dar um up no site.
Completamente de acordo, por vezes a informação não está em sites todos XPTO. Por acaso discordo totalmente com isto, qualquer dia teremos a google a forçar todos os sites a usarem material design para sairem no top.
Já estive mais longe de mudar de motor de busca principal.
Há sempre a possibilidade de utilizar outro motor de pesquisa. Se os resultados não são os que nos interessam vamos por outro caminho.
O que é necessario ter o website para o google entender que é mobile friendly? Falta essa explicação..
Possivelmente irá verificar se nos CSS são usadas media queries…
Possivelmente adaptar se ao ecra :3
Pedro, bem visto, isso até dá um óptimo artigo.
Vê este link:
http://googlewebmastercentral.blogspot.pt/2014/11/helping-users-find-mobile-friendly-pages.html
Tem lá o que precisas saber 🙂
A Google colocou este post quando avisou do que iria fazer, em novembro de 2014
Parece que não foi assim tão em cima, pois não?
Só avisaram à 5 meses….
Quem me conhece sabe que não vou nada com as “fuças” da Google mas neste caso não sejam tão mauzinhos com eles pois podem não ter assim tanta razão.
Sim dá que fazer, sim vai dar confusão e sim quem anda neste mundo da informática sabe que 3 meses é uma eternidade quanto mais 5!!!!
Porque é que o Pplware tem de ver sempre o lado mau das coisas? Se é verdade que vai estragar a vida a muita gente, também é verdade que muitos vão sair beneficiados (aqueles que tem sites preparados para o mobile).
No fim de contas o que deveria importar é se a mudança afecta de forma positiva os utilizadores e era isso que deveria estar em causa.
Não é o lado mau, é o lado real. Tem razão, nós próprios fizemos essa passagem a prever já isso e outras coisas, contudo, quem potenciou os sites tal como eles estão, quem “habituou” as pessoas a trabalharem dessa forma, porque dava dinheiro à Google… foi a Google.
A Google não tem culpa que só em 2015 o Pplware se tenha dignado a incorporar media queries para tornar o seu site responsivo.
Tal como a Google não tem culpa que quem coloca os sites na web não tenha o mínimo cuidado com as necessidades actuais de acessibilidade para os utilizadores em dispositivos móveis.
A Google, como empresa cotada em bolsa e que necessita de fornecer o melhor serviço aos seus utilizadores, tanto agora como no futuro, está a fazer o correcto: caso contrário era 2018 e ainda havia gente a fazer sites com tabelas.
As classificações que a Google atribuiu aos sites, a forma como ao longo dos anos foi “vendendo” publicidade nas pesquisas face aos resultados de tudo o que era site e as tecnologias que usam desde há uma década para cá… responsabilizam, em quota parte, a Google neste processo. Não são inocentes.
Quanto ao PPLWARE, por arrasto nesta onda tsunami que são as pesquisas Google, determinadas alterações fora do tempo podiam ter resultados terríveis, depois é o somatório do tempo e da enorme empreitada em retro-compatibilizar os conteúdos com as novas e modernas normas. Leva o seu tempo!
Em 2018 ainda veremos sites com tabelas, isso é certo e veremos a Google também aí a vender publicidade. Mas sim, há uma necessidade grande de modernizar nisso estou de acordo totalmente.
Os crawlers devem checar as meta-tags https://developer.mozilla.org/en/docs/Mozilla/Mobile/Viewport_meta_tag
Recomendo: https://developers.google.com/webmasters/mobile-sites/mobile-seo/
Outra palhaçada da google.
Eu quando pesquiso algo, estou interessado no que pesquisei e nao no formato que o site que contem o que me interessa tem.
Para mim podem ser paginas do velho terravista, desde que tenham o que quero saber, esta tudo bem.
Quem perde com isto somo todos nos, mais uma vez temos uma empresa a decidir por nos o que é relevante ou nao.
Sugiro-te a utilização de outros motores de busca…
Bing, DuckDuckGo, Ixquick e por aí fora…
No meu motor de busca de eleição pesquisei “internet search engines” e obtive a seguinte resposta
https://duckduckgo.com/?q=internet+search+engines&ia=about
Sempre que me lembro uso o duckduckgo.
É bastante fiavel, e acerta bem no que precisamos de encontrar.
Se estiveres a pesquisar num smartphone ou num tablet acredita que preferes que o site esteja optimizado para dispositivos móveis.
A não ser que sejas masoquista.
Acredito que quero que apareça o site que tem o que eu QUERO.
Ter um site todo bonito no smartphone so porque esta optimizado e depois nao tem la o que preciso, é verdadeiramente util.
Mais um motivo para não usar o Google.
queres lenços papel para limpar as lágrimas?
Sinceramente não te estou a perceber nem a ti nem ao Vitor M.
Não tens hipótese, isto está nas mãos da Google, quer seja de forma directa, quer seja de forma indirecta.
Já não uso Google há uns 2 anos e nunca senti falta!
Não sentes falta de quê? Não deves estar a perceber a questão.
Ter bons resultados nas pesquisas são o ganha pão para muitos owners de sites, obviamente que tenham conteúdo decente, nos quais eu me incluo.
Como utilizador do Bing é um bocado indiferente que a google tenha mudado o algoritmo.
E se calhar se a malta fosse menos “carneirada”, a Google já não fazia o que lhe interessa ignorando o utilizador .
A questão é que muitas empresas usam o Google Adwords…
A Google é acima de tudo uma empresa de publicidade e quem a quiser usar deverá seguir as suas recomendações.
Sinceramente, acho que foi tudo dito pelo Alvaro Costa ^
Ainda bem que o PPLWARE já se antecipou e lançou uma versão mobile 😀 , que por sinal ficou ótima!, agora fica bem melhor acompanhar pelo navegador mobile, no meu caso o Windows Phone, hehe.
Tens a app pplware para WP que recomendo vivamente.
Alguns de vós já percebeu esta mudança, ao pesquisarem no Google. Estive a testar e não me apercebi.
Falta alguns aspectos nesta noticia:
Primeiro : para quem duvidas se o site é “mobile friendly” tem este link para testar a pagina
https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/
Segundo: este tipo de criterio só é aplicado em pesquisas que são feitas em dispositivos moveis
http://searchengineland.com/tomorrow-is-mobilegeddon-are-you-ready-for-the-google-mobile-friendly-update-219291
Terceiro: “continua a ser possível que mesmo um site não mobile-friendly tenha ranking superior a um mobile-friendly, se for considerado de melhor qualidade.”
Espero que isto acalme os humores do pessoal
Boa informação. Obrigado.
TO adorando tenho agencia!!
Em primeiro lugar espero que não haja “censura” neste meu post, pois o meu ultimo e como não era abonatório ao ppw. foi simplesmente erradicado.
Em relação a esta medida do Google existem aspectos positivos e no imediato negativos.
A parte positiva é a que em teoria todos os sites terão de ser actualizados e essa medida só por si é já é benéfica. Depois irá fazer com que exista uma limpeza natural da muita “porcaria” que paira na NET, entre outros aspectos que também serão positivos.
Para a parte negativa e mencionando só alguns deles, em primeiro lugar passa pela grande estratégia do Google ser a de vender mais publicidade… Neste caso não vai interessar se é um site “responsive” ou “mobile friendly” basta pagar e já está.
Outro aspecto e falando do nosso cantinho (leia-se Portugal), as empresas que já estão em regime de “sobrevivência” terem agora de suportar mais este grande encargo, certamente não irá ser fácil. Alguns sites são tão anticuados (relevantes ou não) que têm de se construir um de raiz. Mesmo para os outros que estão actuais o valor da alteração pode ir até aos 2.000,00€ (muitos €). Em suma no imediato, nós os utilizadores da net vamos ficar a perder, no entanto e à medida que estas medidas forem implementadas será benéfico.
Pois, essa do abonatório é reveladora, só a título de curiosidade, deste seu mesmo comentário estão 4 iguais, e o sistema automático não o filtrou por qualquer coisa menos abonatória, filtrou por SPAM 😉
Ja agora para os developers aqui do PPLWARE fica aqui uma tool para testarem os vossos sites https://www.google.com/webmasters/tools/mobile-friendly/. A google ainda nos da uma ajudinha…
Enfim.. Já é o habitual na pplware, se fosse a Apple a fazer era inovação, era ter visão, era puxar o mundo para a frente, era.. tudo e mais alguma coisa. Mas como é a Google, chamem um padre, tragam os crucifixos e a agua benta, que é coisa do demónio concerteza..
Porque é quando partilho para o facebook, partilho a fotografia e não o artigo?
Deve haver algum problema, vamos já atacar o problema então. Obrigado pelo reparo.