Nova técnica de química transforma resíduos de plástico em combustível limpo
Os resíduos plásticos estão a invadir os oceanos e estão a contaminar o planeta. Várias ações têm sido tomadas para conter o uso de plástico. Por outro lado, investigadores desenvolveram uma técnica revolucionária onde quimicamente conseguem transformar resíduos plásticos em polímeros úteis - ou até mesmo em combustível limpo.
Mas, como será transformar lixo plástico em combustível amigo do ambiente?
Mais que reciclar é transformar o plástico num consumível limpo
Sacos, garrafas, caixas, pratos, garfos, copos e palhinhas de plástico formam concentrações eternas de lixo. Tudo isto está a contaminar o mundo. Igualmente, esta poluição está já a ser "consumida" pelos humanos, através do canal alimentar. Urgem medidas que trabalhem de forma reversa.
Assim, o desenvolvimento destes cientistas debruça-se numa nova técnica que trabalha o polipropileno.
De acordo com um novo artigo publicado na revista Sustainable Chemistry and Engineering, este produto químico é usado para fazer de tudo, desde brinquedos a recipientes de comida.
A nova abordagem levou os investigadores a superaqueceram a água para converter o plástico num combustível tipo gasolina que poderá ser usado para abastecer veículos convencionais.
A nossa estratégia é criar uma força motriz para a reciclagem, convertendo resíduos de poliolefinas numa ampla gama de produtos valiosos, incluindo polímeros, nafta (uma mistura de hidrocarbonetos) ou combustíveis limpos.
Referiu Linda Wang, investigadora da Universidade de Purdue e líder da equipa por trás da nova técnica, num comunicado de imprensa.
Com base no que está a ser desenvolvido, esta tecnologia de conversão tem o potencial de aumentar os lucros da indústria de reciclagem e reduzir o stock mundial de resíduos plásticos.
Lixo que pode ser um produto lucrativo até para o ambiente
O polipropileno corresponde a cerca de 23% dos cinco mil milhões de toneladas de resíduos plásticos que foram lançados em aterros sanitários e no meio ambiente, de acordo com dados recentes.
Isto significa que se pudesse ser uma commodity valiosa, criaria um enorme incentivo para recuperar e reutilizar.
A eliminação de lixo plástico, seja reciclado ou atirado para fora, não significa o fim da história. Estes plásticos degradam-se lentamente e libertam microplásticos e produtos químicos tóxicos na terra e na água. Isso é uma catástrofe, porque uma vez que esses poluentes estão nos oceanos, são impossíveis de recuperar completamente.
Frisou a investigadora Wang.
Portanto, mais que o esforço em substituir e recolher o plástico, para o "tratar", há uma nova abordagem lucrativa. Usar este lixo para criar riqueza, transformando o plástico em combustível limpo.
Leia também:
Este artigo tem mais de um ano
No Regresso ao Futuro III acho eu o professor já tinha arranjado algo parecido. Bastava introduzir o lixo no reator que o deLoreon até ganhava asas.
bom muito bom
Já há bastante tempo que vi vídeos dos Tailandeses a usar este combustível nas motorizadas.
Provavelmente o método caseiro que usam não é tão amigo do ambiente, mas penso que o extracto obtido seja muito semelhante.